Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Músicos de todo o Brasil participam de imersão criativa no Centro de SP em abril

Publicado

em

Red Bull Music Pulso realiza terceira edição com 30 artistas de diferentes estilos para criar novos sons, fomentar performances e falar sobre música;
Evento também abriga painéis com artistas e especialistas no mercado e workshops, todos gratuitos

Batuques, vozes, synths e riffs de diversos cantos do Brasil vão se misturar no centro de São Paulo durante o Red Bull Music Pulso, ocupação musical que retorna ao prédio do Red Bull Station, entre os dias 3 e 28 de abril de 2018. Na terceira edição, 30 músicos independentes dos mais variados gêneros irão celebrar a música e o público poderá ver o resultado desses encontros por meio de palestras e shows gratuitos.

Além de impulsionar a cena independente identificando oportunidades e desafios, o evento abrigará seis painéis abertos ao público que discutirão temas atuais relacionados ao mercado da música, além de workshops e shows gratuitos. Durante as quatro semanas de Red Bull Music Pulso, os artistas trabalharão em conjunto, divididos em cinco coletivos, para criar novos sons e pesquisas, já que possuem diferentes trajetórias e estilos musicais. Os grupos estarão pelos ateliês do edifício e gravarão no Red Bull Music Studio, também no local.

Um dos objetivos é, a partir da troca de ideias e da sinergia, mostrar a diversidade da cena independente nacional. Entre os participantes estão nomes como o duo de cantores de Togo Dois Africanos (que participou do programa Superstar, da TV Globo), o rapper e cantor carioca Ramonzin, revelação recente da música do Rio de Janeiro, a violoncelista da banda curitibana Mulamba Fernanda Koppe e o DJ paraibano Chico Correa.

Todos os artistas foram selecionados por cinco curadores convidados: Ana Paula Paulino (produtora do Heavy Baile e empresária de nomes como MC Carol), Anna Penteado (criadora do prestigiado festival paulista Vento), Anderson Foca (músico de Natal, que fundou há 15 anos o festival Dosol), Rafael Tudesco (produtor da Universal Music que já trabalhou com nomes como Lil Wayne, Jay-Z e Emicida) e Valesuchi (DJ e produtora chilena habituê da cena eletrônica brasileira).

 

Da força feminina na música aos desafios de manter-se um artista independente, o Red Bull Music Pulso também traz uma série de conversas abertas a fim de discutir as nuances e os rumos da música e do mercado atual. Ao longo do programa, haverá palestras como a do rapper norte-americano Illa J, que contará um pouco sobre a sua história no hip-hop, e um panorama da cena autoral brasileira sendo discutido por superprodutores nacionais, como Pena Schmidt.
Para quem quer mergulhar ainda mais fundo, os workshops prometem ensinar um pouco sobre discotecagem e produção, processo de gravação de vinil e a criação de aparelhos eletrônicos relacionados à música e tecnologia. Eles ocorrem no makerspace do Red Bull Basement, dentro do prédio do Red Bull Station.
“Estou ansiosa para saber o que os artistas vão criar. O evento dá condições muito boas para que eles exercitem a criatividade de forma ilimitada”, diz Valesuchi, uma das curadoras. Ana Paula Paulino, que também faz parte da curadoria, não vê a hora de começar os trabalhos. “É minha primeira experiência com curadoria musical de fato, então estou um pouco nervosa, confesso. Mas confio na mistura e na troca, já que reuni no meu time músicos da cidade de onde venho, Belo Horizonte, da cidade em que moro, Rio de Janeiro, além de artistas com quem nunca conversei, mas que admiro a obra.”
O Red Bull Music Pulso terá shows gratuitos nos dias 14 e 28 de abril, com os artistas que estarão imersos na ocupação musical e que mostrarão um pouco do que estão produzindo lá dentro. Outras informaçoes estarão em breve no site www.redbull.com.br/pulso2018.
Como esquenta para o Red Bull Music Pulso, o Red Bull Station recebe, em 31 de março, o SP: On Air – Transformando Imaginação em Realidade, evento organizado pela Nike em celebração ao Aix Max Day. Gratuito e aberto ao público, a celebração reúne arte, design, música e moda em uma tarde cultural repleta de bate-papos, workshops, shows e instalações artísticas. A pré-inscrição para as ativações podem ser feitas pelo site nike.com e, para conferir a programação completa, acesse: nike.com.br/airmaxday.
Veja a programação mensal do Red Bull Music Pulso 2018:
BATE-PAPOS
Uma conversa com o rapper Illa J
O talentoso rapper Illa J, irmão mais novo do icônico músico J. Dilla, vai fazer um breve resumo de sua carreira, contar como descobriu a música em sua cidade natal, Detroit, nos Estados Unidos, e como a influência do irmão famoso foi decisiva para seguir seu caminho no rap. Ele também fará algumas demonstrações de música ao vivo.
Dia 4/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.
Os novos players do mercado: a conexão entre marcas e artistas
Nos últimos anos o relacionamento entre grandes marcas e música se tornou mais intenso do que nunca e, para desvendar os bastidores dessas relações, convidamos Rafael Achutti, músico e dono da  Bananas Music Branding, empresa especializada em curadoria musical para marcas, para uma conversa com os artistas Tássia Reis e Tim Bernardes.
Data: dia 10/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório).  100 vagas.
Classificação: Livre.
Como a energia feminina se tornou protagonista na música atual
A cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão e a cantora e compositora Ava Rocha trarão suas experiências referentes à cada vez mais forte presença da energia feminina na música contemporânea. Quem guia o bate papo é a jornalista Debora Pill.
Data: dia 12/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório).  100 vagas.
Classificação: Livre.
Alternativa, indie, underground… Um papo sobre o futuro da cena independente no Brasil
Só quem está por trás da cena independente sabe o quanto é preciso lutar para se manter dentro dela. Produtor cultural com mais de 20 anos de carreira, Anderson Foca, criador do festival independente Dosol, de Natal-RN, comanda uma conversa sobre os desafios que os artistas autorais enfrentam para permanecer independentes na música. Participam do painel o superprodutor Pena Schimidt, que lançou artistas como Titãs, Ira! e Ultraje a Rigor, e  a cantora, produtora e empresária Mari Bergel.
Data: dia 17/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório).
100 vagas. Classificação: Livre.
O que é preciso para construir uma indústria da música no país?
O painel pretende investigar as razões pelas quais ainda não existe uma indústria da música consolidada no Brasil. O DJ, produtor e curador Akin Deckard convida o radialista e produtor cultural Ricardo Rodrigues, que também é empresário da cantora Lineker, e a DJ Amanda Mussi para trocar ideias sobre o assunto.
Data: dia 19/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas. Classificação: Livre.
WORKSHOPS
Laboratório de instalação luminosa áudio interativa 
O laboratório ensina, em quatro encontros, a criação de uma instalação luminosa e áudio interativa. Com o uso do Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica e hardware livre) e programação em C++, serão investigados seus possíveis usos em diferentes softwares que trabalham programação e artes eletrônicas. Como resultado final, será criado um objeto luminoso que reagirá a estímulos sonoros.
Data: dias 4/4 e 11/4, das 19h às 22h; 7/4 e 14/4, das 14 às 18h.
Local: Red Bull Station (Makerspace Red Bull Basement). 10 vagas.
Discotecagem e produção
A DJ chilena Valesuchi, ex-aluna da Red Bull Music Academy e curadora do Red Bull Music Pulso 2018, é uma das artistas mais requisitadas da cena underground de música eletrônica por aqui e, neste workshop, preparará uma aula básica sobre produção musical e construção de um set.
Data: dia 18/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (local a confirmar), 20 vagas.
Gravação de discos Hi-Fi
Neste curso, será apresentada a história da gravação analógica musical, com foco nos discos de vinil, além de curiosidades e técnicas de gravação. Vamos mostrar na prática a evolução dos materiais usados ao longo do tempo, desde o primeiro registro fonográfico feito por Thomas Edison no Cilindro Fonográfico, passando pelos discos de goma-laca de 78RPM, até chegar nos discos vinil atuais de 33 e 45RPM. Durante a oficina, os participantes poderão acompanhar e vivenciar o processo de gravação de uma música autoral gravada na hora, em tempo real, no disco 7” hi-fi.
Data: dias 10/4 e 17/4, das 14h às 17h.
Local: Red Bull Station (Makerspace Red Bull Basement). 15 vagas.
Ateliê Ruído Óptico  
Atividade para estudo e produção de um aparelho eletrônico que converte vibração sonora em desenhos de luz. Durante três encontros, os participantes serão orientados na criação de um captador e ampliador de som integrado à um pequeno sistema emissor laser.
Data: dias 24/4, 25/4 e 26/4, das 14h às 18h.
Local: Red Bull Station (Makerspace Red Bull Basement). 12 vagas.
SHOWS
Como não poderia ser diferente, o público também vai poder conferir um pouco do que os artistas que estão imersos no Pulso estão produzindo. Eles farão dois shows abertos, no qual mostrarão seu repertório atual e também músicas que estão compondo dentro do Red Bull Station.
Data: 14/4 e 28/4.
Horário: A partir das 20h.
Local: Red Bull Station – auditório.

 

Continue lendo

Eventos

Fito organiza primeiro evento proprietário da agência

Publicado

em

Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.

Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.

Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.

Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.

Continue lendo

Eventos

Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos

Publicado

em

Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.

Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os  episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.

Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna,  apoiando o grande legado do piloto.

Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.

“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.

Continue lendo