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MKT House lança pesquisa inédita que aponta mudanças de perfis e diferentes formas do consumidor brasileiro se relacionar com promoção

PROMO NÃO TEM IDADE: MKT HOUSE LANÇA PESQUISA INÉDITA QUE APONTA MUDANÇAS DE PERFIS E DIFERENTES FORMAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO SE RELACIONAR COM PROMOÇÃO
A MKT House lança pesquisa inédita que analisa a forma como pessoas de diferentes faixas etárias se relacionam com ações promocionais. O estudo, desenvolvido pelo MKT House Lab, hub data driven formado pelas áreas de inteligência, promoção e planejamento, em parceria com o Portal da Promo, contou com a participação de 1.023 respondentes com idades entre 18 e 65 anos, de norte a sul do Brasil, e foi realizado por meio de uma metodologia exclusiva em que os consumidores, expostos a cards de promoções fictícias, indicavam as suas preferências.
O estudo identificou uma importante mudança de cenário – pessoas de todas as idades, em alguma medida, se interessam e participam de ações promocionais. “Historicamente, as ações promocionais vinham tendo maior adesão de um target muito específico – as donas de casa 30+. Em um movimento muito recente, estão ganhando cada vez mais protagonismo e um variado perfil de adeptos com alguns interesses em comum – a busca por vantagens, experiência de compra e relacionamento com as marcas”, afirma Claudia Rocha, CEO da MKT House.
Não é à toa que a ferramenta vem sendo adotada de forma recorrente como estratégia de comunicação com o consumidor. O brasileiro gosta de participar de promoção. De acordo com o estudo, 97% dos respondentes afirmam gostar de participar de promoções, enquanto 35% declararam já ter participado de ao menos uma promoção nos cinco primeiros meses do ano.
Outra constatação é que quem mais compra é quem mais participa. Ou seja, quanto maior o percentual, por faixa etária, de pessoas que fazem compras em lojas físicas, maior é a participação em ações promocionais. Lidera esse ranking o público com mais de 65 anos – 86% dizem fazer compras no varejo físico e 57% informam já terem participado de pelo menos uma promoção entre janeiro e maio deste ano.
Promo e o público jovem
E para quem pensa que varejo físico é coisa do passado e promoção não tem aderência do público jovem, o estudo aponta que mais da metade (54%) dos respondentes entre 18 e 24 anos vão às compras presenciais com frequência e, destes, 24% já participaram de, ao menos, uma promoção ao longo dos primeiros cinco meses do ano. Ao serem questionados sobre que tipo de canal de comunicação mais chama a atenção quando o assunto é ação promocional, 41% dos jovens indicam as redes sociais como o mais relevante.
“Com o uso crescente das novas tecnologias e a adoção de ferramentas digitais, como as redes sociais desempenhando o papel de canal de participação e comunicação, e os aplicativos fintech como meio de resgate de prêmios em ações promocionais, o processo tornou-se ainda mais fluido para o jovem. Hoje, promoção gera conversa com todas as idades”, comenta Francini Cardinale, diretora de planejamento da MKT House.
A indicação aparece como uma estratégia a ser considerada para esse público. Ao menos 40% dos jovens se mostraram dispostos a participar de ações com mecânicas do tipo “convide um amigo”, sobretudo quando se trata de prêmios e experiências emocionais e que possam ser vivenciadas coletivamente.
Formatos e prêmios favoritos
Instantaneidade é a palavra de ordem para os consumidores quando se fala em tipos de premiação – 60% dos respondentes informaram que têm preferência por participar de uma promo com muitos prêmios instantâneos em dinheiro; 59% preferem uma promoção de sorteio com um grande prêmio no final; e 31% gostam de uma promoção que devolva o valor de compra (cashback). “Prêmios instantâneos em dinheiro possuem grande apelo em todas as faixas etárias e é a opção preferida entre jovens, o que também reflete um perfil comportamental de imediatismo”, completa Claudia Rocha.
O sonho da casa própria, um desejo muito forte entre os brasileiros e que ganhou novos significados com a pandemia, aparece como premiação preferida entre todas as gerações. Quando expostos aos cards promocionais fictícios, com premiação de naturezas diferentes e igual valor, todos escolheram a ação que oferecia o prêmio casa como primeira opção, o que mostra que o consumidor tem a percepção de que a casa possui um valor maior. Em um recorte por gênero, dinheiro aparece como segunda opção de prêmio para mulheres e carro para homens.
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Bradesco terá ativações exclusivas para a banda Tardezinha

Pela primeira vez como patrocinador do Tardezinha , do cantor Thiaguinho, o Bradesco marca presença nos shows com ativações que prometem animar o público e estimular a conexão da marca com a música e a celebração.
Nas praças do Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Recife, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Salvador e Porto Alegre, o destaque vai para uma cadeira de sol em tamanho gigante — personalizada e instagramável. Mais do que um espaço para fotos, a instalação propõe uma experiência visual marcante, que convida o público a interagir com a ação de forma leve e divertida. O banco distribuiu ainda cordões da marca para celulares, oferecendo mais conforto e praticidade para quem quer curtir o show e registrar cada momento com mais liberdade. Os adereços para telefone também serão entregues diretamente no setor pista para o público das cidades de Brasília, Londrina e Fortaleza.
Além das ativações presenciais, o Bradesco prepara uma série de ações nas redes sociais ao longo da turnê, com cobertura especial nos canais oficiais do banco no Instagram e TikTok. Para completar a experiência, mubs interativos estarão espalhados nos locais dos shows, incentivando a participação do público e aproximando ainda mais o universo digital do clima vibrante dos shows.
No Rio de Janeiro, as mídias out-of-home (OOH) serão estrategicamente posicionadas em relógios de rua, bancos digitais e nos principais aeroportos, ampliando a visibilidade da campanha em pontos de grande circulação
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Solução acessível para entrega de campanhas promocionais para pequenos e médios negócios

A ENC Interativa , empresa com 25 anos de expertise no mercado promocional e mais de mil campanhas realizadas para grandes players do varejo, anuncia o lançamento da Encfy, sua mais nova plataforma para ações promocionais. Criada para oferecer soluções fáceis e eficientes, uma ferramenta permite que pequenas e médias empresas realizem campanhas de baixo custo sem abrir mão da segurança e da qualidade.
Com foco em varejistas e negócios que envolvem vendas e engajamento do público por meio de sorteios e vales-brinde, a Encfy se destaca pela praticidade, confiabilidade e economia. A plataforma entrega toda a tecnologia de front-end e back-end para cadastro de participantes, cupons fiscais e fornece relatórios detalhados, garantindo total transparência no processo.
A solução desenvolvida pela ENC Interativa inclui um site exclusivo para a campanha, hospedado em servidores Amazon AWS, com certificações de segurança como ISO 27001 e ISO 27701, além de criptografia de ponta a ponta. O painel de controle intuitivo permite uma gestão eficiente das campanhas, fornecendo estatísticas em tempo real e facilitando a tomada de decisões estratégicas pelos anunciantes.
“Nosso objetivo com a Encfy é democratizar as ações promocionais, tornando-as mais econômicas para negócios que buscam atrair clientes sem comprometer grandes orçamentos. Temos um sistema robusto, seguro e fácil de usar, permitindo que qualquer empresa implemente campanhas com rapidez e eficácia”, afirma Renato Leme, um dos sócios da ENC. Além dele, também integram a sociedade Eduardo Caruso, Diego Fenille e Daniel Lomelino.
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