Conecte-se com a LIVE MARKETING

Artigos

Marcelo Montone: Como calcular o investimento de marketing digital de sua empresa?

Publicado

em

Fundador da agência Nommad.Id ensina como realizar o planejamento de marca mais ágil e fácil

Planejar a verba de marketing de grandes empresas é um desafio anual que diretores e empresários enfrentam. Em tempos de crise, muitas marcas passaram a exigir mais resultados, com menos investimento, então ter novas ideias passou a ser um item necessário para movimentar agências de publicidade e escritórios. Atualmente, a pergunta que mais move clientes e fornecedores se tornou a mesma: Como criar um planejamento de marketing realmente eficaz?

Muito além das estratégias já conhecidas por executivos, que há anos investem no marketing off-line e sabem como analisar TRPs e GRPs, coberturas, demográficos e outras variáveis da publicidade off-line, hoje em dia a publicidade passou a precisar dar uma atenção para onde, segundo especialistas e estudiosos, a audiência mais se faz presente: a internet.

De acordo com o consultor em Marketing Digital e fundador da agência Nommad.ID, Marcelo Montone, um dos maiores problemas na hora de criar um planejamento é manter um pensamento ultrapassado para as verbas. Para ele, muitos empresários ainda focam em investimentos que apresentam altos riscos de resultados pouco aproveitáveis. “Muitos empresários e diretores passaram a recorrer às suas agências off-line, ou a indicações de parceiros ou amigos, para começar essa construção de uma imagem de marca digital. Porém, essas duas escolhas mais “fáceis” não são as melhores opções”.

Segundo Montone, os problemas que as duas opções têm podem ser diagnosticados rapidamente. “No primeiro caso, muitas das vezes, as agências off-line acabam migrando parte da verba online, que poderia trazer mais resultado com menor custo, para os investimentos em mídia off-line tradicional, onde possivelmente terão melhor negociação e menor custo de mão de obra especializada. No segundo, o gestor terá que depositar totalmente sua confiança na pessoa que indicou, e nos possíveis indicados, porém, continuará sem a base do conhecimento para acompanhar e cobrar os resultados dos seus parceiros.”, afirmou.

Criar, então, uma estratégia também focada em materiais digitais se tornou essencial. Mas como fazer?

Não basta apenas ter um site ou uma página de rede social é preciso se destacar em meio a um oceano de informações e chegar no seu cliente: aquela dona de casa que busca novidades, o adolescente que ama videogames e até o homem mais velho que é apaixonado por carros, por exemplo.

Para isso, o especialista afirma que, além de se planejar um briefing detalhado e oferecer uma concorrência realmente mensurável, é necessário seguir um passo a passo estruturado e que consiga fornecer, às empresas e às agências, uma chance de criar grandes resultados e ações interessantes para o público final.

Confira as dicas:

1) Definir que irá vender

Tenha clara a descrição do seu produto ou serviço

Obtenha dados de pesquisas de mercado sobre o produto que deseja promover nas mídias digitais.

Tenha dados sobre Digital Brand Search sobre sua marca e seus concorrentes.

2) Definir para quem irá vender

Tenha dados demográficos dos seus targets.

Pesquise sobre os hábitos comportamentais digitais dos seus consumidores.

3) Saber quanto vai custar

Qual será o custo da unidade do seu produto ou serviço para o consumidor.

Planeje as promoções ou condições especiais de compra, caso existam.

Qual é o ticket médio que almeja conquistar com as suas vendas no período.

4) Determinar qual é a sua meta em vendas

Planeje a sua meta em vendas unitárias ou tickets médios.

Distribua elas ao longo do ano, de forma crescente e consciente.

5) Concretizar o que é sucesso para a sua marca

Sucesso é ser conhecido por milhões de usuários?

Sucesso é vender unidades?

Tenha claro o que é sucesso para a sua marca entre conhecimento (awareness) e conversão em vendas.

 

6) Saber qual o período e investimento necessário

Determine o período das campanhas para se atingir as metas desejadas.

Planeje a verba que você terá disponível para que a agência invista.

 

7) Escolha o seu parceiro

Exija da sua agência um planejamento com base nos dados dos itens anteriores, demonstrando que estratégias, táticas e como farão a mensuração de resultados das campanhas para entregar a sua meta no período que deseja.

 

Sobre Marcelo Montone: Formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone é fundador da agência paulistana Nommad.Id, totalmente focada em performance digital, e vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes de marcas esportistas, empresas e órgãos públicos. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Motone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.

Continue lendo

Artigos

Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

Publicado

em

*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

Continue lendo

Artigos

Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

Publicado

em

*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

Continue lendo