Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

EXCLUSIVO Marcas reinventam ações de marketing com o uso do TikTok

Publicado

em

Um novo patamar de comunicação está sendo alcançado pelas marcas e agências para atingir seus objetivos: atrair a atenção dos consumidores em mídias digitais.

Focando no público conectado, a BMW do Brasil está usando o TikTok para o lançamento de produtos. Através da transmissão na plataforma de vídeos curtos, a montadora apresentou os detalhes do superesportivo BMW M3. A ação foi feita pela apresentadora Renata Fan e a campanha foi criada em conjunto com a Ogilvy Brasil.

“O novo BMW M3 é um carro que desperta muita emoção, e foge totalmente do comum há diversas gerações desde sua criação! Com desempenho superesportivo, visual ousado e tecnologias inovadoras, ele é um carro com personalidade distinta, assim como a proposta da plataforma TikTok que inspira a criatividade e inova por meio de formatos, gerando engajamento com uma linguagem de personalidade jovem e descolada, indo de encontro ao posicionamento do nosso lançamento. Esse é mais um passo importante na estratégia da marca e digitalização, combinando adrenalina e tecnologia ao realizar um lançamento de forma inédita”, afirma o head de Marketing & CRM da BMW do Brasil, Jorge Junior. “Por ser um veículo de personalidade, com design e atitude, o TikTok foi a plataforma ideal por transcender estes conceitos e falar com novas gerações, de forma a complementar nossas ações tradicionais”, reforça o executivo.

Quem aproveitou também o Tiktok foi a Lopes Imobiliária, uma das principais consultorias de venda e locação de imóveis do país. Com a ajuda da agência F2F Digital, especialista  em publicidade e marketing digital, o foco da empresa imobiliária foi mostrar informações sobre produtos e serviços de forma leve, divertida e com leveza.

O diretor da F2F, Felipe Bogéa reforça que a intenção não é gerar lead, mas reforçar o marketing da marca com esse novo público. “O TikTok é um aplicativo de entretenimento e não uma plataforma exclusivamente publicitária. Assim, para atingirmos o público-alvo, devemos produzir conteúdos de acordo com o que o canal pede, e é isso que estamos fazendo com a Lopes, levando informação, mas de um jeito descontraído, mas que entreguem valor e consigam o engajamento esperado.”

Segundo pesquisa Opinion Box, 39% das pessoas já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que foi indicado por alguém no Tik Tok. Dentro deste contexto, entra em destaque os chamados prosumers, consumidor ativo que pesquisa sobre a marca, produz conteúdo, gera insigths e compartilha sua experiência, sem que a própria marca faça nenhum esforço. Tudo isso, com um alcance muito grande.

É por isso que os profissionais de marketing precisam abrir a mente e ampliar os olhares para novas oportunidades, como explica o consultor de transformação digital, Ricardo Martins. “Os profissionais de marketing mais antenados estão conscientes de que o Tik Tok é a plataforma ideal para trabalhar a criação de awareness (consciência da marca). Isso porque têm utilizado o app com o objetivo de firmar o primeiro contato com o consumidor em potencial, principalmente se o público for da geração Z ou Millennial”.

Continue lendo

Universo Live

UBRAFE estrutura grupo de trabalho ESG para mapear impactos socioambientais da indústria de eventos

Publicado

em

A União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) avançou na articulação de uma base unificada de dados socioambientais junto às suas empresas associadas. Conduzida pelo grupo de trabalho de sustentabilidade e ESG da entidade, a iniciativa visa mapear os impactos coletivos da cadeia de feiras de negócios, respeitando os diferentes níveis de maturidade das promotoras, centros de convenções e fornecedores do setor.

O projeto amplia a análise da agenda ESG para além do consumo de água, energia e descarte de resíduos, incorporando métricas de segurança no trabalho durante as etapas de montagem e desmontagem, bem-estar dos profissionais, acessibilidade e inclusão social. Entre os parâmetros do mercado avaliados pelo grupo está o Guia ESG 2026 do Expo Center Norte, que já adota inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), matriz energética renovável, rastreabilidade de resíduos e ações de economia circular e comunitária.

“Quando falamos em impacto socioambiental, precisamos olhar para além do consumo de água, energia e da gestão de resíduos. As condições de trabalho durante a montagem dos eventos, a segurança dos profissionais, a satisfação dos colaboradores, a inclusão e a acessibilidade também fazem parte dessa agenda. O desafio é reunir essas diferentes dimensões e entender como elas podem ser acompanhadas de forma consistente, respeitando a realidade de cada empresa”, afirma Filipe Fiuza, coordenador do grupo de trabalho de sustentabilidade e ESG da UBRAFE.

A entidade planeja estruturar ferramentas padronizadas de coleta de dados para orientar a publicação de inventários e relatórios setoriais com desdobramentos operacionais a partir de 2027. “A indústria de eventos já conta com iniciativas importantes de sustentabilidade, inclusive na gestão e na destinação de resíduos. O próximo passo é ampliar essa visão, reunir informações e compreender melhor os impactos da atividade como um todo. Como entidade representativa do setor, a UBRAFE tem um papel importante em articular essa construção, considerando as diferentes realidades das empresas e criando caminhos para avançarmos coletivamente”, complementa Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), presidente-executivo da UBRAFE.

Continue lendo

Universo Live

American Express prepara ativações na Fanzone e no VIP Village para o GP de São Paulo de F1

Publicado

em

A American Express anunciou uma série de ativações presenciais no Autódromo de Interlagos durante o Formula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2026. Como parceira oficial de pagamentos da categoria, a credenciadora leva ao evento uma estrutura com o objetivo de oferecer experiências exclusivas para fãs e portadores dos cartões da marca nos setores de convivência do autódromo.

Na Fanzone, o público terá acesso a um espaço interativo construído em formato de cubo, projetado para oferecer um impacto visual e imersivo. Já no espaço VIP Village, os frequentadores poderão registrar fotos junto a uma réplica em tamanho gigante do capacete da piloto norte-americana Ava Dobson, decorado com a identidade da marca e o uniforme da F1 ACADEMY. O local também contará com distribuição de brindes promocionais.

A iniciativa consolida a expansão da parceria global e plurianual entre a American Express e a Formula 1, iniciada no continente americano em 2023 e ampliada para o circuito mundial em 2024. Além das ativações em autódromos, a aliança prevê pré-venda exclusiva de ingressos, benefícios financeiros e experiências diferenciadas aos clientes nas frentes de esporte, entretenimento, gastronomia e viagens.

Continue lendo