Universo Live
Marcas que oferecem experiência omnichannel monitoram e geram insights em todos os pontos de contato com o consumidor
Usar os canais de mensagem e redes sociais para se comunicar com os clientes não é uma novidade entre as marcas. Segundo o Panorama de Mensageria no Brasil, divulgado neste ano pelo Mobile Time e Opinion Box, 81% dos consumidores conversam com as empresas pelo WhatsApp, 66% pelo Instagram Direct, 54% via Telegram e 52% no Facebook Messenger.
Para dar conta do alto volume de chamadas e solicitações nos aplicativos, as companhias têm aderido ao uso de bots com Inteligência Artificial: ainda de acordo com a pesquisa, 89% dos usuários brasileiros do WhatsApp afirmam que já foram atendidos por um robô, o que comprova a relevância deste mercado.
No entanto, para que a comunicação seja, de fato, eficiente, é preciso oferecer uma experiência omnichannel integrada ao cliente para não causar frustração no consumidor ao ter que repetir seu histórico e problemas. É o que garante Americo Talarico, Diretor de Pré-Vendas LATAM LivePerson, líder global em IA conversacional.
“As marcas precisam entender a importância da experiência omnichannel e de ter uma visão 360º dos clientes para que a Inteligência Artificial aplicada em contatos via mensagem funcione. Suponhamos que você tem um problema com a sua operadora de internet, você liga, explica a situação, a ligação cai e você tenta buscar ajuda no WhatsApp da empresa. Não seria mais fácil se, na hora de se identificar na conversa por mensagem a empresa identificasse automaticamente qual o problema você está tentando resolver?”, pontua o executivo.
Universo Live
Prêmio Caio celebra 25 anos
O Prêmio Caio, maior premiação da indústria de eventos e turismo do Brasil, celebra uma marca histórica no próximo dia 10 de dezembro: 25 anos reconhecendo os melhores profissionais, empresas e cases que impulsionam o setor no país. O evento acontecerá no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, reafirmando seu papel como símbolo de excelência e inovação.
Os vencedores recebem o tradicional troféu Jacaré de Ouro, Prata ou Bronze, consagrando cases de sucesso em três segmentos: eventos, serviços e clientes.
A relevância do Prêmio Caio é evidenciada pela robustez da indústria de eventos e turismo. Antes da pandemia, esse setor movimentava mais de R$ 936 bilhões no Brasil, gerando cerca de 25 milhões de empregos e representando 13,93% do PIB nacional, segundo o Dimensionamento Econômico e o World Travel & Tourism Council (WTTC). “Esse setor foi extremamente impactado pela Covid-19, porém, a resiliência e a busca constante por inovação foram fundamentais para a rápida retomada dos negócios. Somos testemunhas das transformações ocorridas nessa indústria nos últimos 25 anos e está cada vez mais evidente a entrega de experiências inovadoras e sustentáveis. O aumento da demanda por eventos presenciais e viagens tem sido acompanhado por iniciativas para fortalecer as operações e adaptá-las às novas expectativas dos consumidores, especialmente em relação à sustentabilidade e digitalização”, afirma Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos, responsável pela realização do evento.