Universo Live
Largada na Fórmula 1: PETRONAS investe em lives, games e premia torcedores nas redes sociais

Se nas pistas a disputa da Fórmula 1 está pegando fogo, nos bastidores, a principal patrocinadora da Mercedes, de Lewis Hamilton, promete ações de marketing robustas e cheias de novidades para 2021. A iniciativa faz parte do PETRONAS FanZone, pacote de ações criado desde o ano passado para engajar os amantes de Fórmula 1 no Brasil.
“Vamos novamente envelopar essas ativações sob o guarda-chuva da marca PETRONAS FanZone, que já foi um grande sucesso em 2020 e promete, mais uma vez, aproximar a Fórmula 1 dos fãs brasileiros do automobilismo, já que não sabemos se será possível ter a torcida na arquibancada durante o GP de São Paulo”, comenta Rogério Lüdorf, Diretor de Excelência Comercial e Marketing Américas da PETRONAS. A empresa prevê que suas ativações sejam vistas por cerca de 41 milhões de pessoas, no período de agosto a dezembro deste ano. Entre premiações, ativações de rua, promoções e publicidade, destacam-se duas grandes iniciativas.
A primeira delas é uma competição online nomeada “Desafio dos Campeões 2”. Ela teve início em 17 de setembro e finaliza em 20 de outubro, com a apresentação dos vencedores. Na competição, os participantes devem jogar o GameZone da PETRONAS e, ao final de cada partida, ganham um número da sorte. Os 50 sorteados receberão em casa um álbum exclusivo de figurinhas contando a história da parceria Mercedes e PETRONAS, além de um boné oficial da equipe.
A segunda iniciativa aposta na participação do público nas redes sociais com a campanha Torcida PETRONAS. Na ação, a empresa irá convidar os seguidores dos perfis PETRONAS Syntium, no Facebook, e @PETRONASsyntiumBR, no Instagram, a enviarem fotos torcendo pela equipe Mercedes AMG-PETRONAS e usando a hashtag #TORCIDAPETRONAS. Uma vez por mês, a equipe irá selecionar o autor da melhor foto para ganhar um Kit Torcedor, com almofada, balde para pipoca, copos além de um cachecol personalizado. A ação dura até a última disputa, em dezembro.
Mas as ações não se restringem apenas ao mundo digital. A empresa irá investir também em ações off-line, como publicidade urbana nas principais áreas da cidade e mídia no tunel do metrô, entre as estações Fradique Coutinho e Oscar Freire, da linha amarela. A empresa prevê atingir mais de 1,7 mi de paulistanos com essas ativações.
Além das ações voltadas ao consumidor final, a PETRONAS promoverá, exclusivamente para parceiros e distribuidores, eventos online, games e envio de kits especiais. Na campanha toda, que se estende até dezembro, a PETRONAS prevê alcançar cerca 420 mil usuários em redes sociais, 242 mil em plataformas digitais e 39 milhões por meio de merchandising em TV.
Universo Live
AMPRO Awards revela vencedores e bate recorde de agências

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação de Live Marketing do Brasil, reuniu ontem, 24 de novembro, os principais nomes do setor na Estação Motiva Cultural, em São Paulo. Com 509 cases inscritos e participação recorde de 108 agências, a edição histórica de 25 anos reforçou a relevância crescente da premiação no mercado.
A cerimônia foi conduzida por Bruna Calmon e Vinicius Nascimento, que anunciaram os vencedores das campanhas inscritas em quatro verticais e distribuídas em 40 categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze – patrocinados pelo 2º ano consecutivo pela Hub4Pay.
Os vencedores dos Grand Prix foram a AKM Agência, na categoria ESG, e a PROS, na categoria criatividade. A Score Agency foi eleita Agência do Ano. Nas verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business, os Grand Prix ficaram respectivamente para a FanClub Live & Digital Marketing, End To End, PROS e Score Agency, que lideraram seus segmentos com cases que combinaram estratégia, execução e inovação. A lista completa de vencedores de todas as categorias pode ser conferida neste link.
A noite também foi marcada pelas apresentações de Paula Lima e do Duo Divas, formado por uma violoncelista e uma violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que levaram ao palco performances especiais em celebração aos projetos mais criativos e impactantes do live marketing no último ano.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.








