Eventos
Internacional Shopping inaugura exposição inédita “Do Macaco ao Homem – Transições”

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, leva a exposição inédita “Do Macaco ao Homem”, ao Internacional Shopping. A mostra acontece durante o mês de outubro, e todos poderão aprender e explorar um pouco mais sobre a Evolução Humana.
Ancorada num acervo notável de réplicas de crânios dos nossos ancestrais e de ferramentas de pedra, a exposição de fácil visitação foi concebida pelo Museu Catavento em parceria ao Instituto de Estudos Avançados-USP. A curadoria é de Walter Neves, do IEA-USP, que possui grande experiência em divulgação científica para o grande público, e traz em sua bagagem a concepção de inúmeras exposições museográficas.
A mostra “Do Macaco ao Homem – transições” trata do processo evolutivo humano, desde os primeiros bípedes, datados em 7,0 milhões de anos, até o surgimento do Homo sapiens (homem moderno), há cerca de 200 mil anos. A exposição não possui um circuito obrigatório de visitação e é composta por 5 módulos independentes, são eles: Evolução da Bipedia, Evolução Craniana, Evolução da Fisionomia, Evolução do Tamanho do Cérebro e Evolução da Tecnologia da Pedra Lascada.
Um dos pontos altos é a reconstituição facial dos nossos ancestrais, mostrando como eles eram quando vivos. Além disso, ao percorrer a exposição, o visitante poderá tirar fotografias entre a reconstituição in vivo e o esqueleto completo de Lucy, que foi encontrada na Etiópia em 1974/1975, ela pertence à espécie Australopithecus afarensis e é datada de 3,2 milhões de anos, sua descoberta revolucionou os estudos sobre o tema.
A participação é gratuita e indicada para qualquer idade. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis. A exposição é apenas um pouco do que pode ser visto em uma visita ao Museu Catavento.
O evento seguirá todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias, por isso para participar é obrigatório o uso de máscaras. O local ainda contará com álcool 70% em gel à disposição dos participantes e realização de limpeza constantemente. Durante a permanência no evento os visitantes também serão orientados a manter o distanciamento de 1,5 m uns dos outros.
Eventos
Fin4She Summit chega à 7ª edição na FAAP para impulsionar o protagonismo econômico feminino

O Fin4She Summit, ecossistema de conexão entre mulheres e finanças, realiza sua sétima edição nos dias 1º e 2 de junho, em São Paulo. O evento ocupará o campus da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) consolidado não apenas como um espaço de debates, mas como uma plataforma de negócios e influência que traduz as transformações culturais e financeiras lideradas pelas mulheres no mercado corporativo.
Em 2026, a infraestrutura do Summit foi ampliada para suportar três palcos simultâneos e três salas de mentoria ao longo dos dois dias de imersão. Cerca de 100 palestrantes de grande relevância nacional compartilharão suas visões sobre liderança estratégica, inovação, comportamento, poder e a gestão inteligente do dinheiro. “Se antes era importante promover empoderamento feminino para reforçar a percepção de que as mulheres podem ocupar lugares no mercado financeiro, em 2026 ampliamos a proposta, integrando conteúdos sobre escolhas, estratégias, técnicas e transformações culturais, cotidianas e do mercado de trabalho”, avalia Carolina Cavenaghi, CEO da Fin4She.
O line-up de palestrantes confirma o peso institucional do evento. Entre os nomes que lideram os painéis estão Ana Buchaim, vice-presidente de pessoas, marketing, comunicação, sustentabilidade e investimento social da B3; Ana Karina Bortoni, presidente do Grupo Silvio Santos; Beatriz Bottesi, líder de marketing da Meta América Latina; Andressa Auge, head de estratégia do Bradesco Principal e Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta.
Um dos pontos altos da programação será o lançamento da pesquisa inédita “Elas pagam a conta”, idealizada pelas consultorias Think Eva e Think Olga. O estudo traça um diagnóstico profundo sobre as barreiras estruturais do mercado e propõe um plano de ação para que empresas, mulheres e formuladores de políticas públicas construam mecanismos eficientes de geração de riqueza e equidade de gênero.
A relevância do ecossistema atraiu o suporte de gigantes do setor financeiro e do varejo de moda. Bradesco Principal e Shoulder assinam as cotas diamante de patrocínio, seguidos por marcas de peso como C6 Bank, XP Inc., Itaú, BTG Pactual, UBS, Morgan Stanley, Sororitê, Anbima e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).
Além da realização do Summit anual, a plataforma Fin4She mantém projetos perenes de capacitação ao longo de todo o ano. Destacam-se o Young Women Summit — focado em mentoria e certificação de jovens talentos —, o Mapa de Empoderamento Profissional (MEP), as masterclasses gratuitas e o Programa Executivo de Liderança Estratégica para Mulheres, também chancelado em parceria com a FAAP.
Eventos
JoomPulse promove mesa-redonda em São Paulo para debater futuro e rentabilidade dos vendedores no e-commerce

A JoomPulse, plataforma independente de analytics impulsionada por inteligência artificial, realiza no dia 19 de maio, em São Paulo, um encontro estratégico para discutir as transformações estruturais que estão redefinindo o comércio eletrônico no Brasil. O evento, gratuito e com expectativa de atrair mais de 300 participantes, propõe uma análise profunda sobre os desafios que afetam diretamente a autonomia e a saúde financeira dos sellers (vendedores) no atual ecossistema digital.
O debate surge em um momento de transição para o setor, onde a dependência das grandes plataformas, a elevação das taxas e a pressão sobre as margens de lucro tornaram-se temas sensíveis. A proposta da JoomPulse é oferecer uma leitura analítica sobre o impacto da inteligência artificial na gestão de lojas e o crescimento do modelo direct-to-consumer (D2C) como via de escape para marcas que buscam maior controle operacional.
Um dos eixos centrais do encontro será a discussão sobre a reforma do Split Payment, prevista para 2026. A medida deve alterar significativamente o fluxo de caixa dos vendedores ao antecipar a retenção de impostos diretamente no momento do pagamento, o que levanta alertas sobre a liquidez e a sustentabilidade de pequenos e médios lojistas.
Para enriquecer a discussão, a mesa-redonda reunirá especialistas e parceiros oficiais das maiores plataformas do país. Entre os nomes confirmados estão: Gabriel Bollico, fundador do ecommerce Puro e parceiro oficial do Mercado Livre e Shopee, responsável pela operação de marcas como PlayStation e Nintendo, com um GMV mensal superior a R$ 400 milhões; Alexandre Nogueira, fundador da Universidade Marketplaces e consultor oficial do Mercado Livre; Edson Saldanha, conhecido como “Mestre Shopee”, influenciador oficial e referência na plataforma; Vitor Hillman, especialista em estratégias de direct-to-consumer e Rodrigo Peres, consultor focado em operações logísticas no modelo de fulfillment (Mercado Livre Full).
A mediação do painel ficará a cargo de João Sartini, head de vendas da JoomPulse. De acordo com os organizadores, o evento é uma oportunidade fundamental para que os empreendedores do varejo digital compreendam as novas regras do jogo e adaptem suas estratégias para garantir a longevidade de suas operações em um cenário de mudanças regulatórias e tecnológicas aceleradas.







