Empresa
GfK apresenta resultados da Black Friday 2023

Análise da GfK – uma empresa NIQ mostra que as vendas se espalharam ao longo das semanas de novembro e a “Black November” se tornou o principal mês de vendas para o segmento de eletroeletrônicos, com crescimento de 12% em unidades quando comparado ao mesmo período de 2022. Em faturamento, há uma queda de 3% por conta da mudança do perfil de itens vendidos, com um mix de produtos mais focados em eletroportáteis e algumas categorias de linha branca, enquanto smartphones, que historicamente era a estrela dessa sazonalidade, não rendeu bem.
Fernando Baialuna, diretor de varejo e consultoria da GfK, explica que as semanas que antecederam a Black Friday tiveram um resultado melhor do que própria semana do evento. “A Black November cresceu em unidades, mas apresentou uma retração em valor, claramente refletindo a mudança de mix e a venda de itens com preços menores, como os eletroportáteis, por exemplo.”
No acompanhamento das vendas, semana a semana, há uma retomada do varejo físico com destaque para os supermercados/hipermercados e redes de varejo regionais especializadas em eletroeletrônicos, que cresceram especialmente na semana da Black Friday. “O crescimento do varejo físico nas semanas que antecedem a Black Friday foi consistente em volume e houve estabilidade no faturamento, se comparado às mesmas semanas de 2022”, comenta Baialuna.
Já na semana da Black Friday, os varejos regionais cresceram 2% em volume, enquanto os varejos nacionais apresentaram queda de 8,6% na comparação direta com as vendas da semana da Black Friday de 2022. Fernando Baialuna explica: “O crescimento da importância das vendas nas lojas físicas reflete a retomada dos varejos regionais especializados em eletroeletrônicos e o crescimento de supermercados/hipermercados, demonstrando que as vendas online, sobretudo as de itens de maior valor como smartphones, foram mais modestas no mês de novembro como um todo, resultando numa perda da importância das vendas online para eletroeletrônicos”.
Fernando Baialuna analisa que as ondas de calor que atingem o Brasil trouxeram uma nova realidade para as vendas na Black Friday, impulsionando itens de eletroportáteis e linha branca. Refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado cresceram 24% e 37%, respectivamente, em volume durante o mês de novembro, enquanto ventiladores cresceu 138%, colocando estas categorias como destaques da Black November e Black Friday de 2023.
Outras categorias de eletroportáteis também se destacaram, como filtros de água e fritadeiras sem óleo (air fryers), que crescem 18% e 15% nas vendas da Black November, respectivamente. “As fritadeiras crescem historicamente e cresceram dois dígitos na Black November e na Black Friday, mas este ano, por conta das altas temperaturas e de uma comunicação mais contundente por parte dos varejistas, os ventiladores, assim como o ar-condicionado, ganharam uma maior relevância para os consumidores.”
Empresa
Flywheel, retail tech do Omnicom, anuncia integração completa de Mercado Ads em sua plataforma proprietária

A Flywheel, retail tech do Omnicom, dá mais um passo importante na expansão de suas capacidades de Retail Media na América Latina e anuncia a integração de Mercado Ads, unidade de negócios em publicidade do Mercado Livre, para Brasil e México à sua plataforma proprietária Flywheel Commerce Cloud (FCC). A plataforma permite que marcas e anunciantes passem a ter dados unificados de Share of Voice e Media Reporting em um único ambiente, cobrindo o maior marketplace da região.
“Com esse anúncio, a Flywheel reafirma seu compromisso em oferecer a plataforma mais completa e estratégica para gestão de mídia em marketplaces. O FCC fortalece a capacidade das marcas de operar de forma mais inteligente e competitiva no Brasil e no México, com acesso a insights dinâmicos e de alta frequência sobre a performance de Ads”, afirma Janaina Reimberg, Managing director da Flywheel LATAM.
Ao trazer Mercado Ads para o ecossistema do FCC, a Flywheel habilita decisões de mídia mais inteligentes, rápidas e competitivas em escala multinacional.
“Hoje, somos o terceiro maior player de mídia digital na América Latina e a maior player de Retail Media da região. Trabalhamos com uma gigante base de dados primários que nos permite gerar bilhões de sinais de audiências para que as marcas possam alcançar os consumidores certos no momento certo da jornada. Mais do que um avanço tecnológico, a integração representa um marco estratégico para a parceria da Flywheel e Mercado Ads.”, afirma Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.
Empresa
UNICEF lança a campanha “Estufa Improvável” com alerta sobre o impacto da crise climática na educação em diversas partes do mundo









