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GfK apresenta resultados da Black Friday 2022

Com as ações promocionais estrategicamente diluídas ao longo de novembro, tendo como foco a antecipação das vendas de categorias específicas para a Copa do Mundo, os resultados da Black Friday de 2022 vão além da semana do evento ou da sexta-feira, 25. Essas diferenças observadas em 2022 caracterizam e consolidam o evento como a “Black November”.
As previsões feitas pelo time da GfK antes do período promocional, mostrando que essa seria uma Black November inédita e que favoreceria as vendas de televisores e eletroportáteis, estavam corretas. Neste período, é possível observar uma retração de 0,2% em faturamento e de 2,1% em volume nas vendas totais de Eletro, enquanto os grandes destaques dessa edição foram as vendas de televisores, que avançaram 25,8%, airfryers, 28,3%, e as cafeteiras, 25,0%, em relação ao mesmo período de 2021.
Por outro lado, as categorias de smartphones e notebooks foram as que mais retraíram, 13,0% e 17,2% respectivamente, quando comparadas com o mesmo período do ano anterior. Pela primeira vez, os smartphones não se destacaram, num claro reflexo da mudança de prioridade do consumidor em função da Copa do Mundo.
As vendas pelos canais digitais foram maiores do que no comércio tradicional, representando 56% do faturamento total, repetindo um comportamento histórico e que já se tornou uma característica do perfil de compra para a data na última década. Entretanto, vale ressaltar a retomada das lojas físicas e os resultados positivos deste canal, que avançaram 4,2%, em comparação ao mesmo período de 2021, enquanto as vendas online apresentaram retração de 3,5% nesta mesma comparação.
Fernando Baialuna, diretor de varejo e negócios da GfK, destaca que este ano o varejo aderiu à Black November estendendo as promoções desde o começo do mês de novembro e antecipando as ofertas, o que ajudou a impulsionar as vendas. “Estamos em um final de ano atípico, com um consumidor olhando para outros acontecimentos do país, principalmente para a Copa do Mundo. Em nosso estudo preliminar, sobre os interesses do público para a Black Friday, ficou claro que o futebol seria o grande foco, o que se mostrou uma realidade com os resultados”, conclui.
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Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








