Empresa
Estudo da SBVC mostra aumento da importância do varejo na economia

Estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” mostra que setor tem crescimento acima do PIB e revela impactos do Covid-19 sobre os negócios
O varejo brasileiro continua crescendo acima do PIB e impulsionando a economia do País, mesmo em um cenário impactado pela crise do coronavírus. O mais recente estudo realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, faz uma radiografia atual e completa do setor no País, analisa em detalhes sua participação na economia nacional; traz números por área de atuação, estatísticas e fatores de influência em seu desempenho; e revela os impactos do Covid-19 sobre o setor.
Como tem acontecido nos últimos anos, em 2019 o varejo apresentou um desempenho significativamente superior ao da economia como um todo. Desta vez, o crescimento do Varejo Restrito (que não inclui automóveis e materiais de construção) foi de 1,8%, contra 1,1% do PIB nacional. Movimentando R$ 1,4 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 19,24% do PIB. O Varejo Ampliado, por sua vez, alcançou R$ 1,91 trilhão em 2019, com crescimento real de 3,9%, e representa 26,2% do PIB.
Essa importância é demonstrada no volume de empregos gerados. De acordo com o estudo, o varejo emprega cerca de 26% dos trabalhadores com carteira assinada no País, ou mais de 8,5 milhões de pessoas. “Estes números mostram a força e a importância do setor para o País, comenta Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
Embora o estudo consolide números de 2019 no varejo brasileiro, não poderia deixar de contar com uma seção analisando o impacto do Covid-19 sobre os negócios. “O cenário do varejo em abril de 2020 é completamente diferente daquele com o qual fechamos 2019”, comenta Terra. “O ano passado teve uma aceleração do desempenho no segundo semestre e trouxe expectativas positivas, que foram impactadas pelo coronavírus”, analisa. “Ainda é impossível fazer previsões sólidas sobre como o setor sairá deste momento, mas é certo que a transformação digital dos negócios ganhou um forte impulso e que o comportamento dos consumidores mudará, gerando um novo ciclo de desafios e oportunidades”, afirma.
O estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” alinha e estrutura conceitos, definições, classificações, estatísticas e números a respeito do varejo na economia brasileira e mostra em detalhes um retrato do passado recente do setor, com uma análise da situação atual. “É fundamental que um segmento que emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e que gera impacto em dois terços do PIB do País seja cada vez mais estudado e analisado, para que toda sua cadeia de valor e os diversos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo possam conhecê-lo e compreendê-lo mais profundamente”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.
As principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas para que, organizados, possam dar um entendimento mais claro e detalhado do papel de cada uma na economia brasileira. Para Eduardo Terra, esse alinhamento de conceitos e definições é fundamental. “Contando com o apoio das principais entidades de classe de âmbito nacional, conseguimos unificar alguns conceitos e estabelecer números mais alinhados e comuns a todo setor”, afirma Eduardo. “Isso traz uma visão mais ampla da força do varejo e de sua importância para a economia brasileira”, acrescenta.
O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias, Perfumarias e Pet Shops. O levantamento mostra o cenário atual que caracteriza um novo ciclo para o setor varejista, desafiando empresas a continuar seu processo de expansão, perseguindo simultaneamente mais eficiência e competitividade.
O estudo está disponível para download na íntegra no site da SBVC: http://sbvc.com.br/o-papel-do-varejo-na-economia-brasileira-atualizacao-2020/
Empresa
Durante o verão, Sadia promove praticidade e versatilidade do portfólio de frios

A Sadia reforça sua presença no verão e nas férias, períodos em que cresce a busca por pratos práticos e saborosos. Esses atributos são foco da nova campanha da marca para a temporada de calor, que mantém o posicionamento “Seu Verão Pede Frios Sadia”, destacando a tradição e a confiança do consumidor na escolha dos frios para receitas do dia a dia. Os filmes para TV aberta estrearam na última segunda-feira, dia 5, e seguem no ar até o fim de março.
“Na escolha dos frios, o consumidor valoriza principalmente sabor, preço e marcas em que confia, atributos que fazem parte da história da Sadia. Ao longo de mais de 80 anos, essa confiança foi construída aliando qualidade e tradição à inovação constante. Nesta campanha, traduzimos esse legado para o verão, destacando frescor, leveza e praticidade, que são exatamente o que o consumidor busca nessa época do ano”, conta Marina Secaf, gerente executiva de marketing da Sadia.
Durante a sazonalidade, Sadia aproveita o aumento das buscas por receitas com frios para promover a versatilidade da categoria para a elaboração de diferentes pratos para todas as ocasiões: happy hour com tábua de frios, lanches fáceis e petiscos leves. Outra tendência que estará presente em suas comunicações durante o verão é o aumento do aporte proteico nas refeições e os frios como opções para pratos equilibrados.
“Uma porção de Presunto Sadia, por exemplo, que equivale a três fatias, é uma fonte de proteína de 6,4g, baixa em calorias (apenas 38kcal) e com 0 gordura trans. Essa combinação de equilíbrio nutricional, portfólio diversificado de frios para diversas ocasiões e públicos, além da qualidade Sadia, são os principais pilares da nossa comunicação”, complementa Secaf.
Desenvolvido pela Africa Creative, a campanha está sendo divulgada nacionalmente por meio de filmes de 15” e 10”, com reverberação no digital, canais de streaming, e comunicações OOH em cidades litorâneas e nos grandes centros. Nas redes sociais, serão trabalhados conteúdos inéditos com influenciadores digitais e com o embaixador da marca Arthur Paek (@arthurpaek), para inspirar no momento do preparo de receitas inéditas.
“Verão é férias, criançada em casa e rotina acelerada. Tudo isso pede agilidade, praticidade e muito sabor. E isso os frios Sadia têm de sobra. Por isso, nessa campanha, convidamos os brasileiros para viverem o verão com a gente, de um jeito leve, e ainda reforçamos o nosso conceito de marca” Afirma Nicholas Bergantin, CO-CCO da Africa Creative.
Empresa
De ícone escolar a marca de lifestyle: Rebecca Bonbon aposta em beleza e gamificação para acompanhar a Geração Z
Acompanhar o envelhecimento da base de consumidores é um dos maiores desafios de marcas licenciadas infanto-juvenis. Para manter a relevância junto à Geração Z, que trocou a mochila escolar pela bolsa da universidade, Rebecca Bonbon, anuncia uma mudança estratégica em seu vigésimo aniversário. A marca, representada por uma buldogue francesa criada por Yuko Shimizu, mesma designer da Hello Kitty, consolidou-se no Brasil como líder no segmento de papelaria e acaba de lançar um ecossistema digital focado em construção de comunidade, oficializando também sua entrada nos setores de Beleza e Joalheria.
O movimento visa sustentar o crescimento expressivo da operação, que registrou uma alta superior a 16.000% entre 2011 e 2024. Com as novas propostas, Bonbon reforça seu posicionamento de marca: uma lifestyle brand fashion, sofisticada e que se conecta tanto com o público “Volta às aulas” como com as jovens adultas.
No centro da estratégia digital está o lançamento do Mis Amis, um programa que rompe com a lógica tradicional e diferente de modelos baseados apenas em compras, é um clube em que as consumidoras serão convidadas para entrar de acordo com o seu engajamento com a marca. “É uma estratégia de gamificação da lealdade. Para acessar produtos-cápsula secretos e experiências VIP, a consumidora precisa conquistar seu lugar através de engajamento: seja por meio das redes sociais ou da frequência de compras”, explica Sedamar Esaki, CEO da Tesaki Licenciamento, agência boutique responsável pela marca no Brasil e na América Latina.
Como integrantes do Mis Amis, as consumidoras poderão interagir com uma comunidade de fãs da marca, receber dicas de tendências e benefícios especiais em suas compras, oportunidades que tornam o clube em uma experiência exclusiva. “Isso gera um senso de pertencimento fundamental para a Geração Z, transformando clientes em uma comunidade ativa”, completa Sedamar.
Em apoio a essa plataforma, a marca lança o “Le Journal”, um blog de tendências narrado em primeira pessoa pela personagem, que atua como uma influenciadora virtual com sotaque franco-americano em alusão ao lifestyle cosmopolita de Bonbon, que originalmente nasceu na França, mas vive em Nova Iorque.
O hub integra a estratégia de conteúdo da marca, apresentando a seção “Mes Étoiles”, dedicada às embaixadoras oficiais, que não apenas divulgam produtos, mas co-criam a narrativa da marca, aprofundando a conexão emocional com o público. O time atualmente é composto pelas influenciadoras digitais Izabela Ezawa, Zaira Harue, Laysla Zoboli e Ana Lu Mota.
Para materializar o novo posicionamento, a marca expandiu seu licenciamento para categorias de alto valor agregado, saindo da papelaria para ocupar gôndolas de farmácias e joalherias. A linha de maquiagens conta com 15 produtos, entre itens para olhos, boca, skincare e bodycare. Já as joias estarão disponíveis até o início de 2026 em uma composição com diversas opções.
A novidade foi apresentada ao mercado durante a celebração “ Una Nuit de Style à Paris” , que reuniu influenciadores, imprensa, embaixadoras, licenciados e fornecedores em São Paulo. O momento também celebrou o lançamento da música tema “Rebecca Bonbon” , interpretada pela embaixadora Zaira Harue.
“As meninas que cresceram com a Rebecca Bonbon hoje estão nos canais digitais consumindo moda e beleza. Nosso papel é acompanhar essa jornada, oferecendo produtos que conversem com essa nova fase de vida, sem perder a essência divertida da personagem”, finaliza Sedamar.









You must be logged in to post a comment Login