Empresa
Estudo da SBVC mostra aumento da importância do varejo na economia

Estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” mostra que setor tem crescimento acima do PIB e revela impactos do Covid-19 sobre os negócios
O varejo brasileiro continua crescendo acima do PIB e impulsionando a economia do País, mesmo em um cenário impactado pela crise do coronavírus. O mais recente estudo realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, faz uma radiografia atual e completa do setor no País, analisa em detalhes sua participação na economia nacional; traz números por área de atuação, estatísticas e fatores de influência em seu desempenho; e revela os impactos do Covid-19 sobre o setor.
Como tem acontecido nos últimos anos, em 2019 o varejo apresentou um desempenho significativamente superior ao da economia como um todo. Desta vez, o crescimento do Varejo Restrito (que não inclui automóveis e materiais de construção) foi de 1,8%, contra 1,1% do PIB nacional. Movimentando R$ 1,4 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 19,24% do PIB. O Varejo Ampliado, por sua vez, alcançou R$ 1,91 trilhão em 2019, com crescimento real de 3,9%, e representa 26,2% do PIB.
Essa importância é demonstrada no volume de empregos gerados. De acordo com o estudo, o varejo emprega cerca de 26% dos trabalhadores com carteira assinada no País, ou mais de 8,5 milhões de pessoas. “Estes números mostram a força e a importância do setor para o País, comenta Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
Embora o estudo consolide números de 2019 no varejo brasileiro, não poderia deixar de contar com uma seção analisando o impacto do Covid-19 sobre os negócios. “O cenário do varejo em abril de 2020 é completamente diferente daquele com o qual fechamos 2019”, comenta Terra. “O ano passado teve uma aceleração do desempenho no segundo semestre e trouxe expectativas positivas, que foram impactadas pelo coronavírus”, analisa. “Ainda é impossível fazer previsões sólidas sobre como o setor sairá deste momento, mas é certo que a transformação digital dos negócios ganhou um forte impulso e que o comportamento dos consumidores mudará, gerando um novo ciclo de desafios e oportunidades”, afirma.
O estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” alinha e estrutura conceitos, definições, classificações, estatísticas e números a respeito do varejo na economia brasileira e mostra em detalhes um retrato do passado recente do setor, com uma análise da situação atual. “É fundamental que um segmento que emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e que gera impacto em dois terços do PIB do País seja cada vez mais estudado e analisado, para que toda sua cadeia de valor e os diversos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo possam conhecê-lo e compreendê-lo mais profundamente”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.
As principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas para que, organizados, possam dar um entendimento mais claro e detalhado do papel de cada uma na economia brasileira. Para Eduardo Terra, esse alinhamento de conceitos e definições é fundamental. “Contando com o apoio das principais entidades de classe de âmbito nacional, conseguimos unificar alguns conceitos e estabelecer números mais alinhados e comuns a todo setor”, afirma Eduardo. “Isso traz uma visão mais ampla da força do varejo e de sua importância para a economia brasileira”, acrescenta.
O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias, Perfumarias e Pet Shops. O levantamento mostra o cenário atual que caracteriza um novo ciclo para o setor varejista, desafiando empresas a continuar seu processo de expansão, perseguindo simultaneamente mais eficiência e competitividade.
O estudo está disponível para download na íntegra no site da SBVC: http://sbvc.com.br/o-papel-do-varejo-na-economia-brasileira-atualizacao-2020/
Empresa
Arena Verão BCW leva magia do Beto Carrero World para orla de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú acaba de ganhar um toque extra de diversão com a Arena Verão BCW, um espaço gratuito que leva a magia do Beto Carrero World direto para a areia da praia. Inspirada na nova atração do parque, o Hot Wheels Turbo Drive, o projeto recria a fachada do brinquedo e convida moradores e turistas a vivenciarem uma experiência lúdica, e com muitas atividades de lazer e bem-estar, conectando o universo do parque ao verão catarinense.
Localizada na praia Central, na Avenida Atlântica, a Arena Verão BCW foi pensada para toda a família. O espaço reúne recreação infantil, gincanas, pintura facial, tererê no cabelo, oficinas de conscientização ambiental e reciclagem, além de ações educativas com o Corpo de Bombeiros. Para quem gosta de esporte e diversão ao ar livre, a programação inclui quadra de vôlei de praia e beach tênis, futmesa, cadeiras e guarda-sóis, criando um ambiente completo para curtir o verão com muita diversão, conforto e segurança.
O espaço funciona diariamente, das 10h às 18h, até o dia 5 de abril de 2026.
Empresa
Azul lança campanha “O Carnaval do Brasil é Azul”

A Azul Linhas Aéreas apresenta sua nova campanha nacional de Carnaval, “O Carnaval do Brasil é Azul”, primeira grande comunicação da companhia em 2026. Desenvolvida em parceria com a agência Africa Creative, a iniciativa reforça a brasilidade da marca ao celebrar a diversidade cultural e regional das manifestações carnavalescas em diferentes regiões do Brasil, conectando pessoas, destinos e tradições por meio da experiência de voar Azul.
A campanha surge como uma oportunidade de fortalecer o posicionamento da Azul como a companhia aérea que mais entende o Brasil e a sua pluralidade. Presente em mais de 130 destinos nacionais, sendo cerca de 80 atendidos exclusivamente pela Azul, a companhia tem propriedade para falar sobre a diversidade cultural, regional e social do país, refletida nas diferentes formas de viver e celebrar o Carnaval em cada canto do território brasileiro.
Ao ampliar sua presença no território simbólico do Carnaval, a Azul dá continuidade ao seu posicionamento institucional, destacando a força dessa manifestação cultural como uma das expressões mais representativas da identidade nacional. Mais do que uma festa, o Carnaval é apresentado como um retrato vivo da cultura brasileira, reunindo história, tradição, criatividade e pertencimento, valores que dialogam diretamente com o propósito da companhia.
Com o conceito “O Carnaval do Brasil é Azul”, a música volta a ocupar papel de destaque na comunicação. A trilha sonora da campanha é um jingle inédito que reúne diferentes referências sonoras e batidas, representando a diversidade de ritmos presentes no Carnaval brasileiro, do samba aos sons regionais que marcam a festividade em diferentes estados e cidades do país, em uma construção leve e animada que acompanha a jornada apresentada nas peças audiovisuais.
O filme da campanha mergulha no universo do Carnaval brasileiro, com cenas de foliões fantasiados, blocos de rua, instrumentos musicais, cores vibrantes e pessoas celebrando juntas. As imagens reforçam a riqueza dos diferentes ritmos, sonoridades e expressões culturais que caracterizam os carnavais de cada região do Brasil, alternando-se com paisagens icônicas de destinos nacionais até o encerramento com um avião da Azul cruzando o céu.
“A Azul nasceu com o propósito de conectar o Brasil em toda a sua diversidade, e o Carnaval é um reflexo claro desta pluralidade cultural que encontramos nos destinos que atendemos. Ao levar essa campanha para o ar, reforçamos nosso posicionamento como uma marca que entende o Brasil em suas múltiplas expressões e que se orgulha de fazer parte dessas histórias, conectando pessoas, culturas e regiões”, destaca Jason Ward, vice-presidente de marketing e pessoas da Azul.
“O Carnaval é uma das expressões mais potentes da cultura brasileira, e estar presente nesse momento é uma forma de reforçar a conexão da Azul com o país e com as pessoas. Queremos ir além da viagem em si e valorizar a diversidade, os ritmos e as histórias que fazem do Carnaval um símbolo tão único do Brasil. A campanha traduz o propósito da Azul em conectar destinos, culturas e experiências, celebrando tudo o que torna o país tão especial”, afirma Verônica Gordilho, co-COO da Africa Creative.
Para ampliar seu alcance, a campanha terá presença digital com cobertura nacional. A estratégia de veiculação contempla plataformas como Meta, TikTok, YouTube, Netflix, Globoplay, Google e Spotify, garantindo ampla distribuição e reforçando a conexão da marca com diferentes públicos em todo o território brasileiro durante o período de Carnaval.









You must be logged in to post a comment Login