Universo Live
Está sendo lançado o livro “As 22 Leis Imutáveis do Marketing”, de Al Ries e Jack Trout

Estrategistas de marketing conhecidos mundialmente, Al Ries e Jack Trout apresentam na obra “As 22 Leis Imutáveis do Marketing”, lançamento da H1 Editora, insights valiosos que resistem ao teste do tempo e leis básicas que definem o sucesso e o fracasso no mercado. “Chamamos esses princípios de leis imutáveis do marketing. No total há 22 delas. Infrinja-as por conta e risco”, provocam os autores. Leitura imprescindível para quem deseja se familiarizar com as leis que ditam o mundo do marketing, o livro discute e traz também exemplos de campanhas mal e bem-sucedidas analisadas pela dupla referência absoluta na área.
Na publicação, os autores best-sellers do clássico livro “Posicionamento” instigam o leitor a pensar na existência das leis que permeiam vários campos e explicam que, se existem, por exemplo, leis da natureza e da física, também deve haver leis do marketing. Pode-se construir um avião impressionante, mas ele nunca sairá do solo se ignorar as leis da física, especialmente a gravidade. Por que, então, perguntam os autores, não deveria haver também leis de marketing que devam ser seguidas para lançar e manter marcas vencedoras?
“As 22 Leis Imutáveis do Marketing” reúne valiosas lições e regras consagradas que conduzem o mundo do marketing e traz à discussão, inclusive, erros e acertos de campanhas de marketing realizadas por grandes corporações. A dupla ensina, por exemplo, que o marketing é uma batalha de percepções, não de produtos ou serviços, que é melhor ser o primeiro do que ser o melhor – crie uma categoria na qual possa ser o primeiro. “É muito mais fácil se instalar primeiro na mente das pessoas do que tentar convencê-las de que a empresa tem um produto melhor que aquele que chegou primeiro”, explicam os autores.
Cuidadosos e provocativos, Al Ries e Jack Trout advertem os leitores sobre os potenciais perigos de aplicar as leis de marketing nas organizações, já que, na visão dos best-sellers, algumas leis batem de frente com o ego corporativo e o senso comum. “Se violar as leis imutáveis, corre o risco de fracassar. Se aplicar as leis imutáveis, corre o risco de ser malvisto, ignorado ou mesmo renegado. Tenha paciência. As leis imutáveis do marketing ajudarão a alcançar sucesso. E o sucesso é a melhor vingança de todas”, avisam.
Universo Live
AMPRO Awards revela vencedores e bate recorde de agências

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação de Live Marketing do Brasil, reuniu ontem, 24 de novembro, os principais nomes do setor na Estação Motiva Cultural, em São Paulo. Com 509 cases inscritos e participação recorde de 108 agências, a edição histórica de 25 anos reforçou a relevância crescente da premiação no mercado.
A cerimônia foi conduzida por Bruna Calmon e Vinicius Nascimento, que anunciaram os vencedores das campanhas inscritas em quatro verticais e distribuídas em 40 categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze – patrocinados pelo 2º ano consecutivo pela Hub4Pay.
Os vencedores dos Grand Prix foram a AKM Agência, na categoria ESG, e a PROS, na categoria criatividade. A Score Agency foi eleita Agência do Ano. Nas verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business, os Grand Prix ficaram respectivamente para a FanClub Live & Digital Marketing, End To End, PROS e Score Agency, que lideraram seus segmentos com cases que combinaram estratégia, execução e inovação. A lista completa de vencedores de todas as categorias pode ser conferida neste link.
A noite também foi marcada pelas apresentações de Paula Lima e do Duo Divas, formado por uma violoncelista e uma violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que levaram ao palco performances especiais em celebração aos projetos mais criativos e impactantes do live marketing no último ano.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.








