Universo Live
Crescimento do marketing de influência impulsiona negócios e novos setores na publicidade

O marketing de influência já está consolidado e, ao que tudo indica, deve continuar ganhando espaço nas estratégias de divulgação das marcas. Isso graças ao poder de persuasão que os criadores de conteúdo digital têm sobre a decisão de compra das pessoas, especialmente no Brasil – onde, inclusive, essa profissão se tornou a única fonte de renda para um terço dos que se dedicam a ela.
Mateus Tamborlin, gestor de mídias da Seven Comunicação Total, confirma que essa tendência veio para ficar e, quando bem explorada, gera resultados muito positivos no ganho de autoridade e na conversão em vendas. “O influenciador atua na validação social da marca e do produto. Ou seja, para as pessoas não é a empresa falando que é bom, mas alguém de quem o público se sente próximo afirmando isso”, avalia.
A importância conquistada pelo marketing de influência pode ser mensurada através de dados, como os do relatório Stackla 2022, que aponta que 79% dos consumidores confirmam que são impactados pelos influenciadores na decisão de compra.
A parceria marca-influenciador precisa fazer sentido para ambos. O público atingido, a proximidade de valores, a linguagem, as redes sociais utilizadas, tudo deve ser considerado. Seja um profissional com milhões de seguidores ou um microinfluenciador da região, o sucesso da campanha é certo, desde que essa união seja bem estruturada.
Assim, vários fatores também são levados em conta na hora de fechar tais parcerias, a começar pelo momento que a marca vive, os objetivos que ela quer alcançar, os nichos de mercado buscados e público-alvo, enfim, o que a empresa quer obter como resultado.
“Quando encontramos essas pessoas, não olhamos apenas para número de seguidores, a gente tem que olhar para diversos outros dados e, também, a qualidade de cada um deles, como estão criando conteúdo na internet, como estão falando com o público, se conseguiram de fato criar uma comunidade com os seguidores”, exemplifica Mateus.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
Universo Live
AMPRO Awards anuncia os finalistas da 25ª edição

A 25ª edição do AMPRO Awards, tradicional premiação brasileira dedicada ao Live Marketing, acaba de revelar os finalistas de 2025. Neste ano, 242 campanhas de 56 agências foram selecionadas para a shortlist em 35 das 40 categorias que compõem o prêmio, representando 47,5% das inscrições. Nesta edição, o AMPRO Awards contou com 509 projetos inscritos e 108 agências participantes.
A seleção foi conduzida por um corpo de jurados formado por 171 profissionais de comunicação e marketing, que avaliaram os cases das verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business com base nos critérios de criatividade, estratégia e execução. Os finalistas concorrerão aos troféus de Ouro, Prata e Bronze, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano e melhor case por vertical.
“O processo de avaliação é uma das maiores fortalezas do AMPRO Awards. A cada edição, reforçamos o compromisso com critérios técnicos, pluralidade e transparência, o que garante um resultado que representa, de fato, a excelência do Live Marketing no Brasil”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de novembro, na Estação Motiva Cultural, em São Paulo, com transmissão online.
Confira a shortlist no site oficial do AMPRO Awards.








