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Estudo da Ampla aponta alta nas compras on-line de vestuário tracionadas pelos preparativos do Carnaval no Nordeste

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Depois de dois anos sem suas maiores festas, os foliões de Recife e Salvador estão se preparando para seus respectivos carnavais de rua e as compras on-line mostram bem isso. O estudo Insights e Tendências do Carnaval 2023 do Nordeste, desenvolvido pela Ampla com base em dados das redes sociais, analisou o sentimento do nordestino com relação a sua preparação para o carnaval. Assim, uma das peculiaridades da região, os pré-carnavais, já movimentam, desde o ano passado, as mídias sociais. Período mais dilatado antecipa o início das festividades em relação ao restante do País e traciona demandas em torno dos vestuários.

Entre os insights que o estudo da Ampla verificou foi que os interesses de compra, de acordo com as menções nas redes sociais, são impulsionados por conta do planejamento prévio das pessoas para o período. Assim, as intenções de compras on-line têm sido impulsionadas ao passo que as festas carnavalescas se aproximam, com base nas menções relacionadas aos foliões locais. Os resultados mostram que vestuário, fantasia e beleza foram os assuntos mais citados nos preparativos das festividades, gerando, juntos, o maior volume de menções e replicações publicadas pelos internautas nordestinos (38%).

“Essas informações atentam para a jornada de compra dos carnavalescos, que têm buscado opções baratas e bonitas na internet. Essas mensagens ficam ainda mais evidentes com a aproximação das datas das prévias carnavalescas, sendo um assunto comum para ambos os gêneros”, analisa Phelipe Menezes, head de Social Intelligence da Ampla e responsável pelo estudo.

Quando o estudo focou sua análise em compras, observou-se que sites de compra asiáticos, como Shein e Shopee, entram em alta na rotina dos nordestinos por oferecerem descontos e preços competitivos. Outra constatação indica que o folião utiliza plataformas como Pinterest e TikTok para buscar referências de roupas e fantasias. O tênis é outro ponto destacado no levantamento. O item foi bastante citado, sendo considerado importante para este público. Grande parte dos foliões afirmou buscar na internet uma opção barata para uso exclusivo durante as festas.

“Após dois anos sem Carnaval, há muita ansiedade e expectativa já agitando as ruas e redes sociais. Os insights apontados pela equipe de business intelligence da Ampla trazem um olhar sobre as conversas no ambiente digital, por meio da identificação de comportamentos e oportunidades que podem ir ao encontro das estratégias de ações e conteúdos das marcas”, diz Eduardo Breckenfeld, diretor de Planejamento da Ampla.

“A intenção desse material é situar empresas, gestores de marketing, profissionais da comunicação e nossos parceiros sobre as inúmeras possibilidades de atuação na região, revelando termos, hábitos, preferências, músicas, consumos e outras peculiaridades das localidades analisadas”, complementa Phelipe Menezes.

Cerveja, a bebida do Carnaval  – Não podemos esquecer que estamos falando de Nordeste e Carnaval e bebidas são assunto importante. No geral, conversas sobre bebidas alcoólicas representam 6% do buzz sobre o Carnaval da região, com cerveja (47% das menções), água (10%) e drinks (6%) no topo das citações .

Mulheres à frente nas redes sociais – O interesse pelo tema nas redes se reflete pelo número e tipos de posts. Embora o Twitter seja a rede que gera mais conversa, percebeu-se que o volume de posts no Instagram mais que dobrou na primeira quinzena de janeiro: eram 14.527 publicações nos últimos 15 dias de dezembro e subiu para 30.404 na primeira quinzena de janeiro.

O levantamento também observou que mulheres estão sendo as mais ativas quando o assunto envolve o carnaval nordestino, mas com cenários de participação nas redes praticamente iguais na Bahia, com percentual do público feminino respondendo por 47% das menções à folia, e em Pernambuco por 46%.

Coreografias – Outro ponto percebido foi que as “dancinhas” ganham relevância entre os nordestinos como inspiração para aprender coreografias. Em 2023, aplicativos como TikTok, YouTube e Pinterest se sobressaem nos momentos de se inspirar para a arrumação e organização voltadas ao Carnaval, sendo o TikTok a rede mais mencionada para buscas por referências,

Fugindo da folia – A vontade do nordestino de pular o carnaval é enorme, mas não unanimidade, pois há quem prefira a tranquilidade de casa ou viajar. Ficar em casa, por exemplo, é a principal alternativa para aqueles que não participam das festividades do carnaval presencialmente (58%). Quem deseja ficar em casa, aproveitará esse momento para descansar (39%) e buscar outras formas de lazer, como games (17%), assistir a séries e filmes (21%), ou acompanhar a transmissão do carnaval pela televisão (14%), principalmente para ver as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.

Postagens sobre viagens respondem por 30% da parcela das menções que citavam alternativas ao carnaval. Ir para a praia está entre os principais desejos dos nordestinos, como refletem os termos mais citados para este filtro do público e homens são maioria dentre os que citam outras atividades durante o período carnavalesco.

Sentimentos – A Covid-19 interrompeu uma das principais festas da região Nordeste nos anos de 2020 e 2021 e, depois de dois anos sem os eventos nas ruas, dois sentimentos tomam conta do folião nordestino. De acordo com o levantamento da Ampla, dentre as menções de quem planeja brincar o carnaval, 15% continham palavras como “ansiedade” e “saudade”, reforçando que o carnaval 2023 está sendo encarado como um retorno aos momentos pré-pandemia.

A palavra “amigos” também está entre as mais citadas, associando-a a momentos passados em que os internautas relembram quando se encontravam com os amigos para se arrumar e curtir a folia. Ela também remete ao futuro, por meio de mensagens de amigos marcando para se reunir e planejando o que farão nos dias das prévias e nas datas oficiais do carnaval. No Instagram, a hashtag #tbt foi utilizada para relembrar os momentos dos últimos carnavais com os amigos e gerar a expectativa do que está por vir.

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Heineken transforma mídia externa do metrô para o show da Shakira em postos de carga Zigpay

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Heineken, patrocinadora oficial da turnê “Las Mujeres Ya No Lloran”, da Shakira inova mais uma vez para melhorar a experiência dos consumidores em grandes eventos como esse. Para garantir que os fãs curtam ao máximo com seus amigos todos os hits da artista, sem perder tempo em filas, Heineken transformou espaços de mídias out-of-home em caixas de bar. Nelas, é possível adquirir e carregar antecipadamente os cartões para a compra de bebidas.
Criada pela LePub São Paulo e em parceria com a ZigPay e a JC Decaux, a ação “OOH Bar Checkouts” teve peças disponíveis na estação de metrô São Paulo-Morumbis. Os cartões puderam ser carregados com qualquer quantia e usados durante o evento.
“A Heineken tem o propósito de promover momentos de socialização e celebração inesquecíveis na vida das pessoas. E é partindo disso, que através de uma experiência única e inovadora, o Bar Checkouts garantiu que o público ficasse menos tempo nas filas do evento para que pudessem curtir e socializar mais. Essa é mais uma ativação da marca nos nossos grandes patrocínios que vão marcar momentos na vida dos consumidores”, afirma Fabrizio D’Angelo, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
“Mais do que propaganda, essa ação soluciona um problema e cria um serviço permanente para os eventos patrocinados pela Heineken”, explica Felipe Cury, CCO da LePub São Paulo.
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Ticket envelopa trem da linha 9-Esmeralda da CPTM

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A Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios e engajamento, deu início à segunda fase de sua companha de marketing para divulgar a modalidade de pagamento por aproximação. Desde o fim do ano passado, quem possui as soluções Ticket Alimentação, Ticket Restaurante, Ticket Flex e Ticket Super Flex consegue pagar com a carteira digital Google Pay, via aparelhos de celular com o sistema operacional Android e com tecnologia para pagamento por aproximação (NFC – Near Field Communication).

A nova fase da campanha inclui ativações em locais estratégicos e de grande circulação de pessoas da capital paulista, como o envelopamento externo de um trem da linha 9- Esmeralda, da CPTM, e de 65 abrigos/pontos de ônibus espalhados, estrategicamente, pelas ruas e avenidas de maior circulação da cidade.

“Quem usa as soluções da Ticket e possui celular Android com tecnologia para pagamento por aproximação já foi contemplado com a opção mobile payment. O reforço da comunicação out of home em São Paulo, em pontos nos quais diversas pessoas trabalhadoras estão presentes, é mais uma forma de estarmos presentes no dia a dia de quem usa nossas soluções e incentivar que cada vez mais usuários usufruam dessa vantagem de pagamento digital”, comenta Danilo Teixeira, superintendente de marca e eventos da Ticket.

A campanha foi desenvolvida em parceria com a agência Euphoria Creative, que também comandou a primeira fase da ação. Na ocasião, foram produzidas peças para as mídias digitais (Instagram, Facebook, Linkedin, Google, TikTok e mídia programática) e ativações especiais. O destaque ficou para o filme publicitário que acontece em um ambiente profissional e que mostra uma pessoa que perderia um almoço com a equipe porque havia esquecido o cartão de benefício em casa. Divertida, a cena traz uma reflexão de tantos outros momentos que uma pessoa poderia perder ao não estar com o cartão em mãos. Então, ela é relembrada pelo RH de que a Ticket agora está pronta para pagamento por aproximação também, permitindo a ida dela ao almoço com os colegas.

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