Conecte-se com a LIVE MARKETING

Gente

Conheça Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax

Publicado

em

Conheça Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax
Em um dos sistemas fiscais mais burocráticos do mundo, ele é um dos idealizadores da startup que otimiza as rotinas fiscais usando Robotic Process Automation

Que o Brasil tem um dos sistemas mais burocráticos do mundo, isso muitos já sabem. E foi trabalhando como desenvolvedor de software em empresas de diversos segmentos como varejo, indústria, serviços aéreos e até a Bolsa de Valores de São Paulo, que o paulista Thiago Souza, formado em Sistemas da Informação com MBA em gestão empresarial observou que os processos da área fiscal de diversas áreas eram lentos, repetitivos e ineficientes e pensou que poderia unir a tecnologia em prol de ter soluções para esse mercado.

Foi assim que em 2012, fundou a Flux-IT, uma empresa de prestação de serviços de tecnologia da informação para o departamento fiscal, com projetos no Vale do Silício e também em Seattle. Em 2018, a cisão da Flux-IT ocasionou o surgimento da Dootax , startup criada para agilizar e facilitar o dia a dia dos departamentos fiscais, por meio de automação, com o uso de Robotic Process Automation (RPA). A startup se destaca como a única no setor que oferece soluções para emissão e pagamentos, automatizando a emissão de guias de tributos como IRPJ, INSS, ICMS, FECP, ISS, entre outros, operando em escala de 24 por 7 e agilizando os processos.

“Ao contrário dos softwares existentes no mercado naquela época, nossa solução não era engessada e foi pensada para solucionar do início ao fim as dores dos clientes. Com isso fomos ganhando espaço e mercado. Em 2018, recebemos uma proposta de investimento no produto, com isso oficialmente a Dootax nasceu com um novo CNPJ”, conta o empreendedor.

Ele aponta que segundo dados do relatório Doing Business, do Banco Mundial, o Brasil sempre figurou como o pior país do mundo para se ter um negócio. Porém, com a sua expertise e a de seus sócios Yvon Gaillard, economista e diretor comercial e de parceiros e Luís Pessoto, diretor de produtos, entendeu que empreender com o intuito de minimizar a burocracia e valorizar o trabalho de humanos, colocando os robôs para fazerem as tarefas manuais e repetitivas, reduzindo tempo na burocracia e aumentando a produtividade, teria uma oportunidade de mercado, oferecendo uma solução disruptiva que hoje atende mais de 600 grupos econômicos.

“Em 2017 o país gastava quase 2.000 horas só com o processo de pagamento de tributos, dois anos mais tarde esse número caiu para 1500. Ainda somos o pior, porém dá para sentir que os processos e a tecnologia tem ajudado muito a simplificar esse setor no Brasil. É aqui que a Dootax entra: nossos processos são pensados nos detalhes do dia a dia do departamento fiscal das empresas, e nossas soluções focam para resolver o processo do início ao fim. Os trabalhos repetitivos e sem valor agregado devem ser realizados por robôs, os humanos precisam estar focados em atividades estratégicas, é como falamos: Menos Braço e Mais Cérebro”, explica Souza.

Atualmente, Thiago Souza é diretor de marketing da startup. Através de sua atuação e ações de seu time, ele acompanha a expansão da empresa que cresceu mais de 100% por dois anos consecutivos e está ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado. Um dos destaques foi o “100 Startups to Watch”, ranking da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que elegeu a empresa como uma das principais do ecossistema brasileiro de startups.

Sobre o cenário de startups no Brasil, Souza afirma que ele só tem se fortalecido, já que as empresas em sua grande maioria não se enxergam como concorrentes, e todas estão dispostas a colaborar, incentivar e ensinar umas às outras.

“Presencio e compartilho isso diariamente nos grupos que participamos no Cubo Itaú, Porto Digital e outros centros de inovação. Esse cenário era muito diferente em 2012, quando começamos, onde nem mesmo um coworking de fácil acesso existia. Os investidores na época só viam uma maneira mais simples de ganhar dinheiro, recebemos propostas absurdas. Mas, com a evolução do ecossistema e esses grupos de apoio, podemos ver e acompanhar que atualmente os Anjos Investidores já têm uma política muito mais honesta de investimento, e isso muitas vezes ajuda a definir se a empresa vai ou não para frente”, opina.

Atualmente, o empresário se divide em desenvolver estratégias de expansão da Dootax pelo Brasil e o curso de Machine Learning pela Universidade Stanford, na Califórnia, onde analisa as mudanças e transformações relacionadas à Inteligência Artificial nos últimos anos.
Continue lendo

Gente

Outpromo reestrutura liderança executiva com promoções e novas contratações

Publicado

em

A Outpromo, agência de shopper marketing e brand experience da Omnicom Media no Brasil, anunciou a reformulação de sua estrutura de liderança com quatro movimentações estratégicas. Fernanda Santiago foi promovida a vice-presidente de comercial & novos negócios, enquanto Débora Baksa assumiu a diretoria de contas. Na área criativa e estratégica, a empresa contratou Marcelo Maeda como novo diretor de criação e Bruno Sola para o cargo de diretor de planejamento.

As mudanças acompanham a fase de expansão da agência e buscam ampliar a integração entre estratégia, criação, experiência de marca e execução operacional.

Com quase 12 anos de atuação na Outpromo, Fernanda Santiago passa a liderar a prospecção de novos clientes, a expansão do portfólio e a gestão de parcerias comerciais. “Assumir a vice-presidência comercial & novos negócios, após quase 12 anos na Outpromo, é um reconhecimento importante e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de ampliar minha contribuição para o crescimento consistente da agência. Nosso foco é fortalecer relações de longo prazo, ampliar nossa presença no mercado e transformar oportunidades em parcerias estratégicas”, declara a executiva.

Na diretoria de contas, Débora Baksa assume a liderança no atendimento a clientes de grande porte, como Diageo e Reckitt, focando na aproximação entre a gestão operacional e as metas de negócios das marcas. “Assumo esse novo desafio com a responsabilidade de aproximar ainda mais a gestão de contas dos objetivos de negócio dos clientes, fortalecendo as parcerias e criando condições para que nossas equipes entreguem soluções cada vez mais estratégicas e relevantes”, destaca Débora.

Na área de Criação, Marcelo Maeda assume como diretor de criação, sob a liderança do diretor-geral da área, Daniel Negretti. Com duas décadas de experiência no mercado publicitário, o executivo reúne passagens por agências como Master Comunicação, Dentsu, Heads, McGarryBowen, TracyLocke e BFerraz, tendo desenvolvido projetos para marcas como Budweiser, Santander, Mondelēz, Danone, Heineken, Disney, Coca-Cola, Unilever e Nissan.

Já a diretoria de planejamento passa a ser comandada por Bruno Sola, que responderá ao vice-presidente de estratégia, Vinicius Gonçalves. O profissional traz 12 anos de trajetória no setor, com passagens por agências nacionais e internacionais como Leo Burnett, Geometry Global, MRM, beta-i, WYCreative e LOLA\TBWA. Em seu histórico, esteve à frente do planejamento estratégico de contas como Amazon, EDP, Delta, Unilever, Nissan e Camil.

Continue lendo

Gente

Smollan anuncia movimentações executivas para as operações no Brasil e América Latina

Publicado

em

A Smollan, especializada em soluções para o varejo, anunciou alterações em sua estrutura executiva para o Brasil e América Latina. Fabio Cequinel assume o cargo de executivo de novos negócios, enquanto José Sammi retorna à companhia para ocupar a posição de head de execução de sales & merchandising.

As movimentações acompanham a fase de expansão da empresa no mercado brasileiro, na qual atua como um ecossistema integrado que combina inteligência de dados, execução no ponto de venda, live marketing e Digital commerce.

Anteriormente na liderança de sales & merchandising da Smollan Brasil, Fabio Cequinel passa a focar na prospecção comercial, no desenvolvimento de novas oportunidades de mercado e no desenho de estratégias para marcas e varejistas. Em sua trajetória, o executivo desenvolveu projetos de merchandising para grandes empresas na América Latina e atuou na gestão de relacionamentos comerciais com players do setor.

“Nosso objetivo é ampliar ainda mais a capacidade da Smollan de desenhar soluções que conectem a estratégia, a execução e os resultados para nossos clientes. O varejo mudou, e as marcas precisam de parceiros capazes de entregar resultados mensuráveis do planejamento até a conversão final”, afirma Fabio Cequinel.

Para liderar a área de sales & merchandising, a empresa recontratou José Sammi. Com mais de duas décadas de atuação nas frentes de trade marketing e gestão operacional, o executivo possui histórico em liderança de operações nacionais, governança de indicadores de desempenho (KPIs) e aplicação de inteligência de dados na gestão de equipes de campo.

Na nova função, Sammi assume o comando das operações de campo e o acompanhamento dos projetos executados para a carteira de clientes da companhia. “Retornar à Smollan representa a oportunidade de colocar minha experiência em gestão e operações a serviço de novos desafios. A empresa que encontro hoje tem uma presença muito mais forte no mercado e um ecossistema de soluções mais amplo, o que torna esse retorno ainda mais especial. Quero contribuir para esse momento e para a evolução das operações e dos negócios dos nossos clientes”, ressalta José Sammi.

Continue lendo