Conecte-se com a LIVE MARKETING

Gente

Conheça Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax

Publicado

em

Conheça Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax
Em um dos sistemas fiscais mais burocráticos do mundo, ele é um dos idealizadores da startup que otimiza as rotinas fiscais usando Robotic Process Automation

Que o Brasil tem um dos sistemas mais burocráticos do mundo, isso muitos já sabem. E foi trabalhando como desenvolvedor de software em empresas de diversos segmentos como varejo, indústria, serviços aéreos e até a Bolsa de Valores de São Paulo, que o paulista Thiago Souza, formado em Sistemas da Informação com MBA em gestão empresarial observou que os processos da área fiscal de diversas áreas eram lentos, repetitivos e ineficientes e pensou que poderia unir a tecnologia em prol de ter soluções para esse mercado.

Foi assim que em 2012, fundou a Flux-IT, uma empresa de prestação de serviços de tecnologia da informação para o departamento fiscal, com projetos no Vale do Silício e também em Seattle. Em 2018, a cisão da Flux-IT ocasionou o surgimento da Dootax , startup criada para agilizar e facilitar o dia a dia dos departamentos fiscais, por meio de automação, com o uso de Robotic Process Automation (RPA). A startup se destaca como a única no setor que oferece soluções para emissão e pagamentos, automatizando a emissão de guias de tributos como IRPJ, INSS, ICMS, FECP, ISS, entre outros, operando em escala de 24 por 7 e agilizando os processos.

“Ao contrário dos softwares existentes no mercado naquela época, nossa solução não era engessada e foi pensada para solucionar do início ao fim as dores dos clientes. Com isso fomos ganhando espaço e mercado. Em 2018, recebemos uma proposta de investimento no produto, com isso oficialmente a Dootax nasceu com um novo CNPJ”, conta o empreendedor.

Ele aponta que segundo dados do relatório Doing Business, do Banco Mundial, o Brasil sempre figurou como o pior país do mundo para se ter um negócio. Porém, com a sua expertise e a de seus sócios Yvon Gaillard, economista e diretor comercial e de parceiros e Luís Pessoto, diretor de produtos, entendeu que empreender com o intuito de minimizar a burocracia e valorizar o trabalho de humanos, colocando os robôs para fazerem as tarefas manuais e repetitivas, reduzindo tempo na burocracia e aumentando a produtividade, teria uma oportunidade de mercado, oferecendo uma solução disruptiva que hoje atende mais de 600 grupos econômicos.

“Em 2017 o país gastava quase 2.000 horas só com o processo de pagamento de tributos, dois anos mais tarde esse número caiu para 1500. Ainda somos o pior, porém dá para sentir que os processos e a tecnologia tem ajudado muito a simplificar esse setor no Brasil. É aqui que a Dootax entra: nossos processos são pensados nos detalhes do dia a dia do departamento fiscal das empresas, e nossas soluções focam para resolver o processo do início ao fim. Os trabalhos repetitivos e sem valor agregado devem ser realizados por robôs, os humanos precisam estar focados em atividades estratégicas, é como falamos: Menos Braço e Mais Cérebro”, explica Souza.

Atualmente, Thiago Souza é diretor de marketing da startup. Através de sua atuação e ações de seu time, ele acompanha a expansão da empresa que cresceu mais de 100% por dois anos consecutivos e está ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado. Um dos destaques foi o “100 Startups to Watch”, ranking da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que elegeu a empresa como uma das principais do ecossistema brasileiro de startups.

Sobre o cenário de startups no Brasil, Souza afirma que ele só tem se fortalecido, já que as empresas em sua grande maioria não se enxergam como concorrentes, e todas estão dispostas a colaborar, incentivar e ensinar umas às outras.

“Presencio e compartilho isso diariamente nos grupos que participamos no Cubo Itaú, Porto Digital e outros centros de inovação. Esse cenário era muito diferente em 2012, quando começamos, onde nem mesmo um coworking de fácil acesso existia. Os investidores na época só viam uma maneira mais simples de ganhar dinheiro, recebemos propostas absurdas. Mas, com a evolução do ecossistema e esses grupos de apoio, podemos ver e acompanhar que atualmente os Anjos Investidores já têm uma política muito mais honesta de investimento, e isso muitas vezes ajuda a definir se a empresa vai ou não para frente”, opina.

Atualmente, o empresário se divide em desenvolver estratégias de expansão da Dootax pelo Brasil e o curso de Machine Learning pela Universidade Stanford, na Califórnia, onde analisa as mudanças e transformações relacionadas à Inteligência Artificial nos últimos anos.
Continue lendo

Gente

Norsk Hydro Brasil nomeia Eduardo Lutz como novo diretor de comunicação

Publicado

em

A Norsk Hydro Brasil anunciou a chegada de Eduardo Lutz para o cargo de diretor de comunicação. O executivo assume a liderança da área com a atribuição de consolidar a narrativa de sustentabilidade e gerir a reputação institucional da companhia no mercado nacional, reforçando os desdobramentos e debates industriais do pós-COP30, conferência realizada em Belém (PA).

Lutz retorna ao país após uma temporada na sede global do grupo em Oslo, na Noruega, onde exercia a função de head global de marca e posicionamento. Com mais de 15 anos de atuação no mercado B2B, o profissional acumula bagagem nos setores de mineração, metais, energia e óleo e gás, com passagens por multinacionais como GE e Baker Hughes. “O Brasil está no centro do debate global sobre uma transição energética justa, e a Hydro tem legitimidade única nessa conversa. Operamos de norte a sul do país, com uma atuação que combina descarbonização, geração de empregos e desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes — da mineração e refino no Pará à extrusão no Sul. Vamos dar profundidade a esse posicionamento e mostrar, com transparência, tanto os avanços quanto os desafios”, destaca Eduardo Lutz.

A nomeação ocorre em um momento de maior exposição pública e institucional da empresa no país. A visibilidade impulsionada pelas pautas da COP30 na região amazônica serviu de pano de fundo para a veiculação de campanhas institucionais em âmbito nacional, a exemplo de ações estreladas pela cantora Fafá de Belém sobre as operações e projetos sociais mantidos pela Hydro no estado do Pará.

Continue lendo

Gente

Docol anuncia Rafael Gisse como novo diretor de marketing

Publicado

em

A Docol, fabricante atuante nos segmentos de metais, louças sanitárias e soluções em aço inox, oficializou a reformulação de sua estrutura executiva com a nomeação de Rafael Gisse para o cargo de diretor de marketing. O movimento integra a estratégia da companhia para reforçar frentes de crescimento, inovação e eficiência operacional no ano em que completa sete décadas de atividade.

Graduado em comunicação social com ênfase em marketing pela ESPM e com MBA pela FIA Business School, o executivo possui especializações por instituições como Northwestern University, Fundação Dom Cabral, Insper, FGV e Harvard Business School. Com mais de duas décadas de atuação nas áreas de marketing, inovação e trade marketing, Gisse acumula passagens por empresas como Apex Tool Group, Reckitt, Duracell e Procter & Gamble, tendo gerido estratégias de portfólio e equipes regionais na América Latina.

Em sua nova posição, o profissional assume o comando de uma equipe composta por mais de 77 colaboradores distribuídos pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A gestão abrange as divisões de branding e comunicação, especificação, merchandising, inteligência de mercado, customer experience, pricing, além das marcas Mekal e Casa Docol.

A atuação do novo diretor terá foco na integração dessas unidades estratégicas, alinhando as diretrizes de comunicação ao suporte comercial nas variadas categorias de produtos da empresa — desde louças e metais sanitários até a linha premium em aço inox —, visando mapear novas oportunidades de expansão no mercado nacional.

Continue lendo