Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

Com aumento de 16% de 2022 para 2023, crescimento de ações de brand experience consagram setor de live marketing no Brasil

Publicado

em

Cada vez mais as empresas têm compreendido que optar por investir em ações de live marketing – que aproximam os consumidores à marca através de experiências – é um caminho sem volta. As ações de brand experience, que antes tinham um caráter tático, assumiram um papel estratégico no posicionamento e no crescimento de diferentes marcas e empresas no Brasil.

Os números refletem a importância que as marcas atribuem à criação de experiências memoráveis e autênticas para os consumidores e como o mercado de eventos, tão afetado pela pandemia, vive um reaquecimento expressivo. O live marketing se destaca como uma estratégia eficaz para envolver o público-alvo de maneira tangível e emocional, gerando conexões mais profundas e duradouras com as marcas. “As empresas que desejam expandir suas marcas e aumentar suas vendas já entenderam que não investir em live marketing não é mais uma opção. Planejar ações que elevam a percepção do consumidor diante de uma marca, estreitando o seu relacionamento com ela e aumentando o seu desejo de consumo, passou a fazer parte do cotidiano dos profissionais de marketing”, explica Victor Brentegani, sócio-diretor da faro.ag, empresa especializada em promover ativações de marca.

Mas para promover ações de live marketing assertivas, que impactam os resultados das empresas e geram proximidade entre marcas e consumidores, é preciso contar com parceiros que têm a expertise para promover ações de média e grande complexidade para grandes marcas. “Aqui na faro.ag o nosso papel é entender em detalhes o cenário do cliente e onde ele quer chegar, para que possamos juntos planejar ações de brand experience marcantes, que geram engajamento. Seja para criar e executar promoções nos formatos mais conhecidos, ou até promover ativações em festivais, congressos e áreas públicas. Nossa experiência nos permite fortalecer o elo emocional entre marcas e consumidores, trazendo resultados positivos para as empresas que atendemos”, reforça Brentegani.

O conceito de Growth Business no live marketing ganha relevância neste contexto, demonstrando como as empresas estão percebendo o valor estratégico de investir em experiências de marca. Ao abraçar o live marketing como uma ferramenta fundamental para impulsionar o crescimento dos negócios, as organizações podem alcançar diversos objetivos, desde o aumento do reconhecimento da marca até a fidelização do cliente e a geração de leads qualificados.

Se o crescimento do mercado de live marketing já foi confirmado nas pesquisas de 2023, um outro dado bastante animador vem reforçar que em 2024 o cenário seguirá sendo positivo para os investimentos em comunicação e marketing como um todo. Uma pesquisa realizada pela Motim, empresa da área de comunicação, aponta que mais de 70% das empresas de inovação devem aumentar ou manter os orçamentos em reputação institucional no próximo ano.

“O crescimento contínuo dos investimentos em brand experience e live marketing no Brasil reflete a crescente conscientização das empresas sobre a importância de proporcionar experiências autênticas e impactantes aos consumidores. Esse fenômeno não apenas consagra o setor de live marketing, mas também sinaliza uma mudança significativa na forma como as marcas interagem e se conectam com seu público-alvo, impulsionando o crescimento e a inovação no mercado” finaliza o sócio-diretor da faro.ag.

Continue lendo

Agências

Agência de live marketing encara tendências e desafios para 2026 com investimento em pessoas, processos e inovação

Publicado

em

A Estalo, agência de marketing 360º, encerra 2025 consolidada como uma das principais referências em live marketing do país – principalmente quando o assunto são as festas de Carnaval e São João. Impulsionada por um ano de crescimento, projetos proprietários de alto impacto e ações que reforçaram sua proposta de criar experiências imersivas para grandes marcas e públicos diversos, a agência já colhe os resultados deste ano, que se consagraram com dois ouro e duas prata no AMPRO Awards e dois bronze no POPAI Brasil. De acordo com os sócios, esses prêmios são frutos do investimento em pessoas, processos e inovação já de olho nas tendências do mercado para os próximos anos.

“2026 será o nosso ano”. É o que prevê o head de planejamento da Estalo, Beto Marques, o Betão. “A agência tem um potencial de crescimento gigante por conta do que já construiu em 18 anos. Então, nós temos tudo o que é necessário para dar o próximo passo: projetos, briefings, pessoas qualificadas, parcerias com marcas renomadas… 2026 será o ano”.

“Contratamos o André Vianna, o Deco, para cuidar da área de produção, e o Fábio Pérez, que assumiu como head do Núcleo de Inovação. Esse hub é uma iniciativa para implementar inteligência artificial no dia-a-dia da Estalo para além das entregas”, explica a sócia-diretora, Maíra Holtz. A dupla chega para tornar a agência ainda mais competitiva de olho nas novas demandas do mercado.

Em meio ao crescimento e ao reconhecimento da Estalo, estão os desafios que, cada vez mais, as marcas propõem às agências. “O mercado já espera entregas criativas e de qualidade com agilidade e baixo custo. Em 2026, esses desejos só aumentarão”, aponta Deco. Por isso, é fundamental qualificar ainda mais os colaboradores e estruturar as operações.

Continue lendo

Agências

Netza&Co lança Shift the Future

Publicado

em

Em um momento de crescente protagonismo dos temas ligados à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, a Netza&CO — ecossistema de soluções de marketing com forte atuação em inovação, conexão de negócios e impacto social — lança oficialmente a Shift the Future, sua nova unidade de negócios voltada exclusivamente a estratégias e soluções em ESG.

A nova operação nasce para preencher uma importante lacuna no mercado de comunicação, gerando não apenas uma compreensão mais real e profunda das questões dos pilares ambientais, de sustentabilidade e governança, mas também soluções práticas de estratégia, criatividade, execução, geração de resultados de negócios e mensuração de impacto.

Liderada por dois dos principais profissionais de comunicação especializados em ESG no Brasil, a Shift the Future terá em seu comando Fabiana Schaeffer e Otavio Toledo. “Acreditamos que integrar o ESG em uma instituição é uma evolução contínua, não uma iniciativa pontual. Nossa singularidade reside na capacidade de traduzir a complexidade das questões sociais, ambientais e de governança em estratégias claras, impactantes e relevantes”, destaca Fabiana. “O diferencial da Shift está em conseguir fazer um diagnóstico aprofundado, desenhar uma estratégia alinhada aos valores das empresas e, principalmente, ser capaz de implementar todas as sugestões. A Shift chega com essa capacidade de atendimento de ponta a ponta”, completa Otavio.

A criação da Shift the Future dialoga com um mercado em plena ebulição: segundo dados da Bloomberg, os ativos sob gestão com critérios ESG devem ultrapassar US$ 50 trilhões até o final de 2025. Ao mesmo tempo, cresce a exigência por parte de consumidores, investidores e reguladores para que empresas adotem práticas transparentes e responsáveis.

A atuação da nova empresa será fortalecida por todo o ecossistema da Netza&CO, formado por outras seis empresas – o que permite oferecer uma experiência 360º aos clientes, com total integração entre áreas de marketing, conteúdo, dados, BI, cenografia, movimentos e métricas ESG. A proposta é aproveitar esse ambiente colaborativo para atender desde necessidades já existentes até criação de novas oportunidades de engajamento, com uma abordagem prática, estratégica e de alto impacto.

Continue lendo