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Com aumento de 16% de 2022 para 2023, crescimento de ações de brand experience consagram setor de live marketing no Brasil

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Cada vez mais as empresas têm compreendido que optar por investir em ações de live marketing – que aproximam os consumidores à marca através de experiências – é um caminho sem volta. As ações de brand experience, que antes tinham um caráter tático, assumiram um papel estratégico no posicionamento e no crescimento de diferentes marcas e empresas no Brasil.

Os números refletem a importância que as marcas atribuem à criação de experiências memoráveis e autênticas para os consumidores e como o mercado de eventos, tão afetado pela pandemia, vive um reaquecimento expressivo. O live marketing se destaca como uma estratégia eficaz para envolver o público-alvo de maneira tangível e emocional, gerando conexões mais profundas e duradouras com as marcas. “As empresas que desejam expandir suas marcas e aumentar suas vendas já entenderam que não investir em live marketing não é mais uma opção. Planejar ações que elevam a percepção do consumidor diante de uma marca, estreitando o seu relacionamento com ela e aumentando o seu desejo de consumo, passou a fazer parte do cotidiano dos profissionais de marketing”, explica Victor Brentegani, sócio-diretor da faro.ag, empresa especializada em promover ativações de marca.

Mas para promover ações de live marketing assertivas, que impactam os resultados das empresas e geram proximidade entre marcas e consumidores, é preciso contar com parceiros que têm a expertise para promover ações de média e grande complexidade para grandes marcas. “Aqui na faro.ag o nosso papel é entender em detalhes o cenário do cliente e onde ele quer chegar, para que possamos juntos planejar ações de brand experience marcantes, que geram engajamento. Seja para criar e executar promoções nos formatos mais conhecidos, ou até promover ativações em festivais, congressos e áreas públicas. Nossa experiência nos permite fortalecer o elo emocional entre marcas e consumidores, trazendo resultados positivos para as empresas que atendemos”, reforça Brentegani.

O conceito de Growth Business no live marketing ganha relevância neste contexto, demonstrando como as empresas estão percebendo o valor estratégico de investir em experiências de marca. Ao abraçar o live marketing como uma ferramenta fundamental para impulsionar o crescimento dos negócios, as organizações podem alcançar diversos objetivos, desde o aumento do reconhecimento da marca até a fidelização do cliente e a geração de leads qualificados.

Se o crescimento do mercado de live marketing já foi confirmado nas pesquisas de 2023, um outro dado bastante animador vem reforçar que em 2024 o cenário seguirá sendo positivo para os investimentos em comunicação e marketing como um todo. Uma pesquisa realizada pela Motim, empresa da área de comunicação, aponta que mais de 70% das empresas de inovação devem aumentar ou manter os orçamentos em reputação institucional no próximo ano.

“O crescimento contínuo dos investimentos em brand experience e live marketing no Brasil reflete a crescente conscientização das empresas sobre a importância de proporcionar experiências autênticas e impactantes aos consumidores. Esse fenômeno não apenas consagra o setor de live marketing, mas também sinaliza uma mudança significativa na forma como as marcas interagem e se conectam com seu público-alvo, impulsionando o crescimento e a inovação no mercado” finaliza o sócio-diretor da faro.ag.

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Volkswagen Tera é lançado no Ibirapuera, com experiência imersiva criada pela Hype

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A Volkswagen apresentou o Tera em um evento que sinalizou o início de um novo momento para a marca. A experiência, realizada na OCA, reuniu imprensa especializada, rede de vendas, fornecedores, parceiros e convidados para viver o Tera de forma imersiva, criativa e sensorial. O projeto completo — da concepção aos detalhes de operação — foi assinado pela Hype, responsável por transformar o lançamento em uma vivência plural que uniu tecnologia, cultura e design em diversos formatos ao longo do dia.

Pela manhã, a OCA recebeu os principais nomes do jornalismo automotivo do Brasil. Nos períodos da tarde e da noite, foi a vez da Rede Volkswagen, concessionários, executivos e parceiros mergulham no universo do Tera, em uma jornada que passou por conteúdos estratégicos, jantar, ativações e encerramento com o show de Nile Rodgers & Chic, dentro da programação oficial do C6 Fest.

Um dos momentos mais impactantes da noite foi o show de drones, que traduziu em movimento, luz e sincronia o conceito visual do novo Tera. As aeronaves sobrevoaram o Obelisco do Ibirapuera, formando imagens que exaltavam o design do carro e a assinatura da marca, conectando o momento da marca Volkswagen ao clima artístico do festival.

A Oca  foi transformada para receber o evento com elegância e fluidez. Ele ocorreu como ponto de conexão entre as apresentações do produto e o estilo de vida urbano que o Tera incorpora. A revelação do modelo, cercado de luzes, projeções e design de som exclusivo, reforçou o posicionamento do veículo como um ícone que pulsa no ritmo do tempo e teve como start um momento protagonizado por José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para as Américas do Sul, Norte e México e responsável pela criação do Tera. O designer abriu uma apresentação desenhando o carro em um sketch. A performance foi captada por câmeras e projetada em tempo real nos LEDs do palco. No final das apresentações, ele e sua equipe esboçaram diferentes detalhes do Tera, com uma ativação artística e tecnológica em uma parede digital do lado externo do auditório.

“A ideia era criar um evento que saísse da lógica tradicional de lançamentos automotivos. Transformamos o Tera em uma experiência viva, que pudesse ser lida com os sentidos. Desenvolvemos cada detalhe com o objetivo de tangibilizar o design, a inovação e o espírito do carro de forma original, fluida e envolvente” , afirma Marcello Soares, CCO da Hype, responsável por liderar toda a frente criativa e de desenvolvimento do projeto.

Para a Volkswagen, o modelo representa um novo capítulo em sua estratégia de produto e marca e a experiência de lançamento, especialmente refletindo essa ambição. “Esse é um lançamento estratégico para a montada, e a Hype, como sua parceira de longa data, entende com profundidade esse momento. Foi uma construção conjunta, com visão e propósito, e estamos muito orgulhosos de liderar todo o projeto, da criação à operação, e de ajudar a Volkswagen a entregar uma experiência à altura de sua história e do seu futuro”, afirma Alessandro Ortali, CEO da agência.

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ATENAS.ag é a primeira marca de brand experience a receber o selo Igual da Women Music Event

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A Atenas.ag é a primeira agência do segmento de brand experience a conquistar o selo Igual, da Women Music Event (WME). A iniciativa de liberar parceiros que se comprometem a dar mais espaço e equidade a mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ nas relações de trabalho.

“Receber o selo Igual do WME é motivo de grande orgulho para nós. Valorizamos o protagonismo feminino dentro da Atenas.ag e reconhecemos o quanto a equidade de gênero é essencial para transformar o mercado”, afirma Denise Garrido, CEO da agência.

“Somos uma empresa idealizada por duas mulheres em um setor historicamente dominado por homens. Essa conquista reforça que estamos trilhando um caminho sólido, abrindo novas possibilidades para que mais mulheres ocupem seus espaços”, completa Quércia Andrade, Co-CEO da Atenas.ag.

Com 70% de colaboradoras mulheres e 80% da liderança feminina, a agência – cujo nome é inspirado na deusa grega da sabedoria e da guerra – nasceu da vontade das baianas Denise Garrido (CEO) e Quércia Andrade (Co-CEO) de planejar ações criativas e disruptivas com foco em resultados, sempre almejando conquistar nosso espaço no mercado. Com isso, elas furaram a bolha da hegemonia masculina no mercado de live marketing, sendo uma agência inovadora e inspiradora.

O selo Igual da Women’s Music Event (WME) é uma iniciativa que dá continuidade ao propósito do WME de tornar uma indústria musical mais plural e polifônica. O programa busca gerar equidade de gênero em line-ups e equipes de empreendimentos musicais por todo o país e, para isso, convida festivais, festas, clubes, e casas de shows a ter pelo menos metade de suas equipes compostas por mulheres, pessoas não-binárias e/ou trans, considerando a área artística e também a produção composta.

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