Empresa
Britânia lança Escola Britaniar para ensinar o idioma que facilita a vida dos brasileiros

Em 2021 a Britânia, uma das maiores produtoras nacionais de eletroeletrônicos e eletroportáteis, completou 65 anos. Como parte desse novo momento, a marca eleva o branding e transforma em “verbo” seu nome. Para trazer ainda mais significado e conexão emocional com os consumidores, o vocabulário Britaniar vem com novidades. Continuação da campanha criada pela Grey Brasil, a marca lança a Escola Britaniar, criada pela Tastemakers Brasil. A garota-propaganda da marca, Ivete Sangalo, será a professora da turma, que conta com a participação de Tirulipa, Jojo Toddynho, Nicole Bahls, Thaynara OG, Gkay e Babu Santana.
O verbo britaniar já faz parte do dia-a-dia dos brasileiros. Uma pesquisa interna mostra que 98% dos lares do país contam com pelo menos um item da marca. Mas, como nem todo mundo identifica ou reconhece, a campanha chega para reforçar a comunicação do posicionamento. O idioma, que tem como intenção traduzir a marca, veio para deixar a vida das pessoas mais divertida, leve e prática.
“Ao longo desses 65 anos de atuação, a Britânia construiu uma relação de confiança com o consumidor brasileiro, sempre buscando deixar a vida das pessoas cada vez mais fácil e prática. A marca, que faz parte da casa dos brasileiros, continua inovando para estar presente em todos os momentos. Para exemplificar o uso do Britaniar no dia a dia, trouxemos um time de grandes influenciadores com conteúdos leves e muito humor”, comenta Cristiane Clausen, Diretora Geral da Britânia.
Uma pesquisa desenvolvida pelo Spotify em 2019 revelou o que o mercado já sabia: 70% das pessoas se lembrarão de marcas que estiveram presentes em momentos especiais de sua vida. A nostalgia se firma como uma tendência de mercado.
“Foi apostando nessa certeza, que trouxemos o formato sala de aula para pulverizar e educar o consumidor com o conceito de Britaniar. Afinal, muitos de nós participamos desta situação em algum momento da vida e que, provavelmente, foi uma época inesquecível para todo mundo. Com uma narrativa leve e divertida, o Britaniar mostra nesta interação o estilo ‘ensino a distância’ em formato memético. Estas caras conhecidas, seus jargões e jeitos copiados e repetidos pelo público trazem a certeza de interação e engajamento com o consumidor, além da brincadeira ter a intenção de inserir a palavra Britaniar ao vocabulário do dia a dia do brasileiro”, comenta Ana Lúcia Zambon, CEO e fundadora da Tastemakers Brasil, agência responsável por todo projeto.
Empresa
Accenture lança Client Value Experience para transformar relações B2B

Empresa
Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








