Empresa
Brastemp critica quem não divide as tarefas domésticas em “Desculpas Deslavadas”

Promovendo a discussão do papel atribuídos às mulheres nas atividades do lar, Brastemp reforça que “Tarefa doméstica é tarefa de todos”
Pensando nas respostas prontas que as pessoas usam para evitar as atividades domésticas, como “Não sei como faz”, “quando fui fazer, você já tinha feito”, Brastemp lança “Desculpas Deslavadas“, uma campanha sobre a falta de equidade de gênero no trabalho do lar.
A campanha faz parte do posicionamento da marca contra os estereótipos dentro de casa, já que normalmente tarefas como limpar, cozinhar e lavar roupas ficam para as mulheres. Já os homens, muitas vezes utilizam as tais desculpas para não contribuírem no trabalho doméstico.
Assinada pela FCB Brasil, a nova campanha é resultado do debate gerado pela marca em maio, por meio da ação “Brastemp Edição Compartilhada”, na qual a Brastemp também provocou seus consumidores sobre o tema. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento do IPEA de 2018, enquanto 93% das mulheres ainda são responsáveis pela tarefa de lavar roupas em casa, apenas 56% dos homens realizam a tarefa de forma rotineira.
Segundo um levantamento do coletivo Think Eva, realizado em maio e em parceria com a Brastemp, semanalmente, mulheres adultas gastam em média 21 horas nos afazeres domésticos, que incluem tarefas relacionadas à manutenção das roupas, como separar, estender, tirar do varal, passar, dobrar e guardar – tempo aproveitado pelos homens para a realização de outras atividades.
A campanha conta com camisetas estampadas com algumas das piores desculpas que as pessoas dão para não lavar as roupas. O tecido possui uma tecnologia em que a tinta se desfaz ao ser colocado na máquina de lavar e ter contato com a água. Por isso, depois de lavadas, as desculpas se desfazem e revelam o real conceito da campanha: “Tarefa doméstica é tarefa de todos”.
Ficha Técnica
Agência: FCB Brasil
Cliente: Whirlpool
Produto: Lavadoras Brastemp
Título: Desculpas Deslavadas
Estratégia, criação, produção e Mídia: FCB Brasil, Amanda Fonseca, Anna Martha, Ana Becker, Barbara Feitosa, Bruna Rodriguez, Carolina Andrade, Carolina Ferreira, Eliane Bernardino, Elton Longhi, Fabio Freitas, Fernanda Geraldini, Isabela Katayama, João Albertini, Juscelino Vieira, Kaue Sá, Leticia Hengles, Liandra Monteiro, Lucas Buled, Marcella Huche, Marcelo Rizério, Marta Carvalho, Mateus Madureira, Mayara Nunes, Nicola Aguiar, Priscilla Olegario, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Robson Cruz, Sâmia Reiter, Teresa Urbano, Tamires Santos, Thea Rodrigues, Thiago Iusim, Tiago Moralles, Tiago Santos.
Produtora:
Produtora: Landia & M&A
Diretora: Aline Lata
Managing Directors & Ep: Carolina Dantas & Sebastian Hall
Produtora Executiva: Valentina Baisch
Assistente de Produção Executiva: Larissa Delfini
Coordenadora de Produção: Camilla Bastos
Assistentes de Coordenação & Produção: Natália Petrechen, Luciana Andrade & Mari Prado
Dop: Erico Toscano
Diretor de Arte: Rafa Blass
1st Ad: Tati Klein
Diretora de Produção: Andrea Beni
Produtora de Locação: Tati Setton
Produtora de Arte: Gisela Villalva
Assistente de Arte: Mari Godone
Coordenadores de Pós Produção: Elton Bronzeli &
Pós Produção: Landia & M&A
Editor: Breithner Monteiro
Color Grading: Marla Colour Grading
Produção: Bruno Peras
Maestro: Guilherme Azem
Mixagem e Finalização: Luiz Ortega e Guilherme Azem
Atendimento: Ingrid Lopes, Flavia Caparelli e Barbara Russiano
Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima e Carol Oliveira
Locução: Michele Bittencourt
Equipe MField
Diretor Geral: Flávio Santos
Diretor de Produto e Relacionamento: Gustavo Almeida
Diretor Artístico: Victor Godoy
Diretor de Operações e Novos Negocios: Gabriel Lima
Atendimento: Viviane Costa
Especialista em Marketing de Influência: Georgia Murta
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
Estudo da Creators revela que planejamento da Black Friday começa meses antes e reforça papel dos influenciadores

A disputa pela atenção do consumidor na Black Friday antecipou o calendário de planejamento das marcas no mercado brasileiro. É o que aponta o estudo Open Black – Report Black Friday 2026, desenvolvido pela Creators LLC, hub de inteligência, dados e creator marketing. O levantamento reuniu dados de comportamento, mercado e plataformas para mapear o impacto da estratégia de influência em todas as fases do funil de vendas.
Pesquisas da Gauge citadas no relatório revelam que 53% dos brasileiros iniciam o planejamento de compras para a data em julho — 4 meses antes do evento —, enquanto 48% afirmam decidir por impulso para aproveitar ofertas imediatas. O cenário aponta para um comportamento que mescla pesquisa prévia com gatilhos de conversão no momento do desconto.
A Creators defende uma atuação em duas fases: de agosto a outubro, com conteúdos de consideração (reviews, tutoriais e inserção do produto na rotina), e em novembro, com foco em conversão por meio de cupons rastreáveis, live commerce e programas de afiliados. “A Black Friday não começa quando o desconto entra no ar. Quando novembro chega, o consumidor já pesquisou, comparou, salvou conteúdos e criou referências sobre aquilo que pretende comprar. O desafio das marcas é construir essa relação antes da disputa mais intensa por atenção e usar os creators não apenas como mídia de conversão, mas como parte da jornada de decisão”, analisa Nohoa Arcanjo, CEO da Creators.
Dados da YOUPIX em parceria com a Nielsen Brasil destacam que 80% dos consumidores tomam a decisão de compra fora do clique imediato, realizando buscas ou salvando conteúdos para transações posteriores. Além disso, 58% das conversões ocorrem em até sete dias após a visualização de publicações com influenciadores.
O estudo aponta ainda que 81% dos brasileiros já adquiriram produtos recomendados por criadores de conteúdo e 64% utilizam cupons ou links patrocinados com frequência. Em relação aos critérios de escolha dos perfis, 62% declaram que o número de seguidores tem pouco ou nenhum impacto na confiança, enquanto 44% descobrem novas marcas por meio de creators — superarando indicações de amigos e familiares (33%). “Os dados mostram que influência não é uma equação de tamanho de audiência. Para converter, é preciso encontrar quem tem legitimidade para falar daquele assunto e construir recorrência. O consumidor precisa reconhecer aquela indicação como algo coerente com a pessoa que está falando, e não simplesmente como mais uma publicidade de Black Friday no feed“, ressalta a executiva.
Empresa
Qualy celebra 35 anos com coleção de embalagens ilustradas e estímulo ao reuso

A Qualy, marca de margarinas presente em oito de cada dez lares brasileiros, anunciou o lançamento da Coleção Raízes para comemorar seus 35 anos de mercado. A novidade consiste em quatro embalagens colecionáveis com ilustrações inéditas que retratam elementos de cultura, fauna, flora e relações humanas no país. Sob o conceito “O Brasil que passa adiante”, a ação busca incentivar a reutilização dos potes plásticos no cotidiano, associando a arte à economia circular.
“Mais do que uma comemoração de aniversário, a coleção nasce de uma reflexão sobre a trajetória e o legado de Qualy ao lado dos brasileiros. Ao longo de sua história, a marca esteve presente em momentos cotidianos de milhões de famílias, passando adiante sabor, afeto, cuidado e criatividade. Agora, convidamos consumidores a refletir sobre o impacto dos seus hábitos para o futuro do país, unindo arte, brasilidade e sustentabilidade”, explica Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.
Para a concepção visual dos potes, a marca convidou a artista pernambucana Bel Andrade Lima. A coleção é dividida em quatro temas: “Calor Humano”, focado em cenas de convivência e laços afetivos; “Biodiversidade”, que homenageia a fauna e os biomas nacionais; “Criatividade”, com foco nas manifestações artísticas e trabalhos manuais; e “Futuro”, que reúne símbolos de transformação e crescimento sustentável.
O design das embalagens foi pensado para estimular o reuso doméstico dos recipientes, postergando o descarte do plástico. A iniciativa complementa as metas ambientais da empresa, que atua como a primeira marca do segmento de margarinas a compensar 100% da massa de suas embalagens plásticas.
Em parceria com a central de reciclagem eureciclo, iniciada em 2021, a marca já retirou do meio ambiente o equivalente a 36,5 mil toneladas de plástico — o correspondente a aproximadamente 1,8 bilhão de potes de margarina —, evitando a emissão de 64,8 mil toneladas de gases de efeito estufa. O projeto soma mais de R$ 4,2 milhões investidos em melhorias de infraestrutura e gestão operacional para 153 cooperativas em 21 estados, impactando cerca de 11 mil trabalhadores da cadeia de reciclagem.








