Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

BibliON comemora dois anos com novidades na plataforma

Publicado

em

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, celebra seu segundo aniversário e continua a expandir os serviços oferecidos à população. Originada de um projeto piloto iniciado em janeiro de 2020, que disponibilizou pouco mais de mil obras, a plataforma agora oferece aos seus usuários um acervo com mais de 20 mil itens, incluindo livros digitais, audiolivros, podcasts e, a partir deste mês, jornais e revistas. Além disso, a influenciadora e apresentadora Tatiany Leite se junta ao seleto grupo de mediadores do Clube de Leitura BibliON, trazendo ainda mais dinamismo e engajamento para os leitores.

Tatiany Leite, jornalista e criadora do projeto Vá Ler um Livro, já atuou como mestre de cerimônias e mediadora em mais de uma centena de eventos. Além disso, trabalhou como colunista e apresentadora em importantes plataformas. Atualmente, é curadora de uma coleção de clássicos pela editora Planeta e roteirista, apresentadora do podcast Quarta Capa, da editora Todavia.

BibliON em números  

Desde o projeto piloto (2020 a 2024), a plataforma já soma:

315.206 cadastrados
774.051 empréstimos
Mais de 4 milhões de visitas

Os 5 livros mais emprestados:

1. Eu e esse meu coração, de C. C. Hunter
2. O peso do pássaro morto, de Aline Bei
3. O amor não é óbvio, de Elayne Baeta
4.  O poder da ação, de Paulo Vieira
5. Tudo sobre o amor novas perspectivas

Além das obras queridinhas, temos os 5 escritores que mais marcaram presença nestes 2 anos:

1. C. C. Hunter
2. Aline Bei
3. Machado de Assis
4. Gabriel Garcia Márquez
5. Amanda Lovelace

E para a programação cultural (clubes de leitura, bate papos literário, oficinas e palestras), a plataforma já contabiliza mais de 10 mil participantes.

Junho/22 até maio/24 = 10.200

2022 = 2097

2023 = 7465

2024 = 638

Entre os clubes de leitura, merecem menção especial o Clube de Leitura da BibliON e o Clube de Leitura 60+, que consistentemente atraem um número de participantes acima da média dos demais clubes realizados na plataforma.

Ainda na esteira da programação cultural, foram realizadas 14 edições do Bate-papo Literário, recebendo nomes importantes da literatura nacional, como Daniel Munduruku, Letrux, Geni Núñez entre outros.

E nas atividades de capacitação com maior público, destacam-se as Oficinas de Escrita Literária, que contaram com um total de 453 participantes em suas duas edições.

“Estamos muito orgulhosos em celebrar os dois anos da BibliON. Desde o início, nossa missão tem sido democratizar o acesso à leitura e à informação, e ver a plataforma crescer de pouco mais de mil obras, durante o projeto piloto, para mais de 20 mil itens é um grande marco. A inclusão de novos formatos, como jornais e revistas, e a constante atualização da programação cultural  são testemunhos do nosso compromisso em oferecer uma experiência rica e diversificada aos nossos usuários”, comemora Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização da cultura gestora da BibliON.

A BibliON também faz parte do ecossistema das bibliotecas públicas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, funcionando como uma extensão digital desses espaços. Essa integração permite que os equipamentos públicos do SisEB ampliem seu alcance e impacto, oferecendo mais opções de leitura e recursos informacionais por meio de um ambiente digital moderno e acessível.

Como funciona a plataforma?

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou editora. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

Já os periódicos estarão acessíveis diretamente na plataforma da BibliON. Ao clicar para abrir, os usuários serão redirecionados para a plataforma da PressReader, no entanto não será exigido um novo cadastro. Além disso, o acesso será ilimitado por usuário.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.

A BibliON

A iniciativa nasceu como forma de aperfeiçoar um projeto piloto, lançado em 2020, no qual buscava oferecer um serviço cultural digital e gratuito à população, como opção ao isolamento social ao qual todos atravessavam na época. Até o momento, a biblioteca já soma mais de 774 mil empréstimos e mais de 315 mil cadastros .

Continue lendo

Empresa

Nova campanha da Conta Simples usa nostalgia tóxica para decretar o fim do modelo de cartões corporativos tradicionais

Publicado

em

A Conta Simples acaba de colocar na rua sua nova campanha de marca, trazendo para o centro do debate uma dor que ainda afeta profundamente o ecossistema empresarial do país. Com uma abordagem criativa centrada no conceito de “nostalgia tóxica”, a ação posiciona o Cartão Inteligente como a principal alternativa para romper com o modelo corporativo tradicional, um sistema arcaico que ainda trava a operação financeira de 63% das empresas brasileiras. A estratégia de comunicação foi milimetricamente desenhada para escancarar o contraste entre o passado operacional e a inovação tecnológica, contrapondo o caos de um único cartão compartilhado à eficiência de uma ferramenta onde cada emissão já nasce com regras pré-definidas.

Essa distinção se reflete diretamente no dia a dia das organizações. No formato tradicional, o controle funciona apenas no papel, mas falha gravemente na prática, uma vez que a falta de travas embutidas permite que qualquer despesa seja efetuada, gerando surpresas desagradáveis quando a fatura chega. Em contrapartida, o Cartão Inteligente inverte completamente essa lógica. Cada dispositivo, seja físico ou digital, é configurado com limites específicos, categorias de compras permitidas e responsáveis definidos por equipe, projeto ou tipo de despesa. Caso um pagamento fuja das diretrizes estabelecidas, a transação é bloqueada instantaneamente. A consequência direta dessa automação é a redução drástica do retrabalho, o aumento da previsibilidade financeira e a extinção da burocracia dos reembolsos.

“O Cartão Inteligente não é apenas sobre oferecer crédito. É sobre dar autonomia com controle total antes mesmo do gasto acontecer. O modelo tradicional ainda depende de um único cartão compartilhado e de conferência depois do gasto. O que estamos propondo é uma mudança de lógica e a nova campanha foi construída para tornar esse contraste impossível de ignorar”, afirma Conrado Tourinho, CMO da Conta Simples.

Para traduzir esse posicionamento em imagens, a agência cccaramelo desenvolveu uma trilogia de filmes com estética cinematográfica marcante, utilizando o recurso de telas divididas para colocar os dois mundos lado a lado. No primeiro filme da série, intitulado “Vai e Volta”, a narrativa viaja até os anos 2000 para retratar o colapso de um escritório inteiro refém de um único cartão físico, desencadeando uma busca frenética e interminável via ligações telefônicas. O segundo episódio, “Telefone Sem Fio”, satiriza a falta de comunicação e o desencontro de informações sobre o paradeiro do cartão, resgatando plataformas da época como o MSN e o SMS. Fechando a trilogia, “Se Beber, Não Pague” exibe o choque de um gestor ao analisar o extrato financeiro após uma noite de excessos da equipe, repleta de gastos extravagantes em bares e limusines que o sistema antigo, sem travas prévias, foi incapaz de barrar.

Longe de ser apenas uma licença poética para o entretenimento, o caos retratado nas peças publicitárias é estritamente baseado em dados do mercado real. De acordo com a segunda edição do Panorama da Gestão de Despesas Corporativas, estudo realizado pela própria Conta Simples em parceria com a Visa, 58% das empresas nacionais ainda operam com apenas um ou dois cartões PJ centralizados. A estatística comprova que o enredo dos filmes não é uma ficção exagerada, mas sim o cotidiano operacional de mais da metade do mercado corporativo.

O lançamento da campanha reflete o momento de robustez da fintech. A Conta Simples alcança este patamar com um histórico de mais de 2 milhões de cartões emitidos ao longo de sua trajetória, tendo movimentado R$ 25 bilhões apenas no último ano. Além disso, a empresa registrou um crescimento expressivo de 140% na emissão de novos cartões no primeiro semestre de 2025, números que consolidam sua liderança na transformação do cartão corporativo em uma autêntica ferramenta de inteligência e gestão financeira.

Continue lendo

Empresa

Ticket celebra 50 anos com foco em sua evolução tecnológica rumo à experiência 100% digital

Publicado

em

A Ticket acaba de dar o pontapé inicial nas comemorações de seu cinquentenário. Sob a assinatura institucional “Ticket: há 50 anos, evoluindo. Hoje, 100% digital”, a nova campanha publicitária resgata a trajetória histórica da companhia, reposicionando-a como uma logtech focada no futuro, na desmaterialização dos meios de pagamento e na experiência do usuário.

O filme principal da campanha utiliza uma narrativa visual fluida para ilustrar a evolução do setor. A produção percorre a transição dos antigos blocos de papel (os tradicionais “talões”) para os cartões magnéticos corporativos, culminando no ecossistema atual: o cartão 100% digital integrado a carteiras digitais (Apple Pay e Google Wallet) e plataformas de e-commerce. Para materializar essa jornada estética, a agência apostou em tecnologias de modelagem 3D e ferramentas de inteligência artificial.

“A campanha materializa a evolução da Ticket ao longo dos seus 50 anos. Saímos do talão em papel, avançamos para o cartão e hoje oferecemos uma experiência 100% digital, conectada às necessidades dos usuários e RHs. Mais do que acompanhar mudanças, nosso papel sempre foi liderar essa transformação”, destaca Danilo Teixeira, diretor de marketing da Ticket.

Desenvolvida pela Euphoria Creative, a campanha foca na agilidade de ativação do benefício no primeiro dia de trabalho do colaborador, reduzindo a burocracia logística para os departamentos de Recursos Humanos — território onde a Ticket ostenta o título de marca número 1 na preferência dos profissionais de gestão de pessoas.

“O desafio criativo foi traduzir essa transformação de forma tangível. A ideia foi dar forma a essa evolução de um jeito visual e quase físico, mostrando como a Ticket esteve presente em diferentes momentos da vida das pessoas. A linguagem do filme reforça essa passagem do analógico para o digital de maneira fluida e simbólica”, detalha Marcelo Rizério, cofundador e CCO da Euphoria Creative.

Continue lendo