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Análise indica popularização dos NFTs e do metaverso
Uma análise realizada pela SA365 aponta que os NFTs deram um novo significado ao senso de comunidade. Segundo uma pesquisa da Crypto.com, plataforma projetada para coletar e trocar tokens selecionados dos mundos da arte, design, entretenimento e esportes, 37% das pessoas têm vontade de possuir um NFT. Além disso, a pesquisa também mostrou que o conceito desse tipo de criativo já é amplamente conhecido, visto que apenas 13% nunca ouviram falar no termo NFT.
As marcas estão apostando cada vez mais no uso de NFTs, porque além de uma nova oportunidade de gerar receita adicional, a tecnologia possui um potencial de redefinir a maneira como as marcas fazem negócios e se relacionam com seus consumidores. Por meio dos NFTs é possível criar experiências de marca cada vez mais encantadoras para o cliente, podendo ser usados para recompensar e incentivar os consumidores por meio de brindes inovadores, acesso exclusivo e muito mais.
A principal oportunidade para as marcas que apostam em NTFs é a construção de comunidades. Ou seja, investir na interação com seu público, incentivando essas pessoas a falarem da sua marca para amigos e conhecidos, o que por consequência ajuda a atrair ainda mais pessoas para sua comunidade. Um exemplo de como os NFTs ajudam na construção da comunidade é o Bored Ape Yacht Club, grupo que reúne os seletos compradores de dez mil NFTs de macacos com diferentes características em formato de imagem. Além disso, cada vez mais as marcas apostam na experimentação no metaverso em busca de descobrir as melhores formas de se aproximar do consumidor no ambiente digital.
Os NFTs e o metaverso
No metaverso, essa interação será feita de maneira muito mais imersiva, o que permite que as pessoas realmente vivenciam esse universo digital. O conceito de metaverso já existia há algumas décadas, especialmente em discussões de ficção científica. Com o avanço das tecnologias de realidade virtual, conexão de internet e processamento gráfico, essa ideia foi direcionada para o mundo tecnológico.
No ambiente corporativo, o metaverso deve ser implementado para facilitar reuniões e regimes de trabalho compartilhados, em que times estejam em diferentes locais. Cada profissional contará com um avatar e equipamentos que permitam a ele conversar e trocar dados com companheiros de equipe. Com isso, projetos e rotinas corporativas diárias ganharão muito mais agilidade e flexibilidade.
Para além dos games, o setor de entretenimento tem ganhado destaque por conta das iniciativas realizadas. Como os metaversos são experimentais e imersivos por natureza, a grande aposta é criar experiências de marca que sejam imersivas às experiências que oferecem no mundo real. Alguns artistas como o rapper Travis Scott e a cantora Ariana Grande já fizeram shows virtuais dentro do jogo de videogame Fortnite, da empresa Epic Games. O famoso festival de música Coachella também já anunciou que irá oferecer passes vitalícios do evento através do uso de NFTs.
“As experiências que podemos criar e fidelidade à marca que podemos construir são limitadas apenas pela nossa imaginação”, comenta Gui Rios, fundador e diretor executivo da SA365. “Certamente teremos oportunidades para estarmos mais próximos dos clientes, inclusive, em ambientes de atendimento quase privados”, conclui.
Digital
Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
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GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.