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Análise indica popularização dos NFTs e do metaverso

Uma análise realizada pela SA365 aponta que os NFTs deram um novo significado ao senso de comunidade. Segundo uma pesquisa da Crypto.com, plataforma projetada para coletar e trocar tokens selecionados dos mundos da arte, design, entretenimento e esportes, 37% das pessoas têm vontade de possuir um NFT. Além disso, a pesquisa também mostrou que o conceito desse tipo de criativo já é amplamente conhecido, visto que apenas 13% nunca ouviram falar no termo NFT.
As marcas estão apostando cada vez mais no uso de NFTs, porque além de uma nova oportunidade de gerar receita adicional, a tecnologia possui um potencial de redefinir a maneira como as marcas fazem negócios e se relacionam com seus consumidores. Por meio dos NFTs é possível criar experiências de marca cada vez mais encantadoras para o cliente, podendo ser usados para recompensar e incentivar os consumidores por meio de brindes inovadores, acesso exclusivo e muito mais.
A principal oportunidade para as marcas que apostam em NTFs é a construção de comunidades. Ou seja, investir na interação com seu público, incentivando essas pessoas a falarem da sua marca para amigos e conhecidos, o que por consequência ajuda a atrair ainda mais pessoas para sua comunidade. Um exemplo de como os NFTs ajudam na construção da comunidade é o Bored Ape Yacht Club, grupo que reúne os seletos compradores de dez mil NFTs de macacos com diferentes características em formato de imagem. Além disso, cada vez mais as marcas apostam na experimentação no metaverso em busca de descobrir as melhores formas de se aproximar do consumidor no ambiente digital.
Os NFTs e o metaverso
No metaverso, essa interação será feita de maneira muito mais imersiva, o que permite que as pessoas realmente vivenciam esse universo digital. O conceito de metaverso já existia há algumas décadas, especialmente em discussões de ficção científica. Com o avanço das tecnologias de realidade virtual, conexão de internet e processamento gráfico, essa ideia foi direcionada para o mundo tecnológico.
No ambiente corporativo, o metaverso deve ser implementado para facilitar reuniões e regimes de trabalho compartilhados, em que times estejam em diferentes locais. Cada profissional contará com um avatar e equipamentos que permitam a ele conversar e trocar dados com companheiros de equipe. Com isso, projetos e rotinas corporativas diárias ganharão muito mais agilidade e flexibilidade.
Para além dos games, o setor de entretenimento tem ganhado destaque por conta das iniciativas realizadas. Como os metaversos são experimentais e imersivos por natureza, a grande aposta é criar experiências de marca que sejam imersivas às experiências que oferecem no mundo real. Alguns artistas como o rapper Travis Scott e a cantora Ariana Grande já fizeram shows virtuais dentro do jogo de videogame Fortnite, da empresa Epic Games. O famoso festival de música Coachella também já anunciou que irá oferecer passes vitalícios do evento através do uso de NFTs.
“As experiências que podemos criar e fidelidade à marca que podemos construir são limitadas apenas pela nossa imaginação”, comenta Gui Rios, fundador e diretor executivo da SA365. “Certamente teremos oportunidades para estarmos mais próximos dos clientes, inclusive, em ambientes de atendimento quase privados”, conclui.
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M2BR é a nova agência digital da Valia, fundo de pensão da Vale

A M2BR é a nova agência responsável pelas contas digitais da Valia , o fundo de previdência que tem a Vale, mineradora multinacional brasileira, como instituidora e uma das 50 patrocinadoras. A atuação da equipe será voltada para ações em redes sociais, mídia de atuação, e relacionamento com a base de clientes por meio de e-mail marketing e desenvolvimento de peças de comunicação.
“A comunicação tem um papel fundamental na transformação da relação de pessoas com planejamento financeiro. Trabalhar com a Valia reforça nosso compromisso de usar estratégia e criatividade a serviço de futuros mais conscientes e planejados para todos”, comenta Artur Oliveira, diretor de operações da M2BR.
“Entendemos que a experiência da M2BR e o foco em resultados poderão nos ajudar a expandir ainda mais a cultura previdenciária, contribuindo para tomadas de decisão mais conscientes, o que está totalmente alinhado ao nosso propósito de construir juntos o presente e futuros melhores”, explica Daniel Coelho, gerente de educação e marketing da Valia.
Digital
Jotacom é a nova agência digital da Crunchyroll no Brasil

A Jotacom, agência de publicidade full service da FSB Holding, anuncia a chegada da Crunchyroll, plataforma que é o destino definitivo do anime, ao seu portfólio de clientes. A agência será responsável pela estratégia digital da marca no Brasil, focando na criação de conteúdo para o ambiente digital, ações de influência e outras iniciativas on-line.
O objetivo será trabalhar em conjunto para seguir destacando a Crunchyroll no ambiente digital brasileiro por meio de uma comunicação ousada e disruptiva. A expertise da agência em linguagem digital e tendências do ambiente on-line promete fomentar ainda mais a conexão da marca com seus fãs e o alcance de novos públicos.
Fernando Simões, head de Conteúdo da Jotacom, celebra a conquista: “Receber um novo cliente é sempre uma grande alegria – ainda mais quando se trata de uma marca já tão querida por todos nós. Nosso time de atendimento, inclusive, foi formado por verdadeiros fãs de anime, prontos para mergulhar nesse universo e aproveitá-lo ao máximo”.