Agências
Agências independentes se unem para atender demandas de Startups

Grandes nomes da comunicação e do marketing lançam Indies, modelo que oferece mais agilidade, experiência e compromisso para empresas da nova economia
Com mais de 12 mil empresas distribuídas por quase todos os setores da economia, as startups demandam novas ofertas de serviços de comunicação e marketing. Esse cenário foi a inspiração para a formação dos Indies, iniciativa que reúne profissionais de quatro empresas com diferentes perfis.
O hub Indies é formado pelas agências A Arte da Marca (Planejamento & Pesquisa), Crowd (Consultoria, Marketing Digital & Mídia), Fever (Criação) e Kubix (Relações Públicas). A mobilização das diferentes expertises depende de cada demanda específica. “Os Indies mantêm sua autonomia e se adaptam às necessidades do cliente, não o contrário”, resume Flávio Resende, da Crowd.
Esse modelo independente permite uma abordagem estratégica e criativa com melhor custo X benefício. “As ideias surgem e se viabilizam a partir do maior envolvimento com o cliente e da colaboração de diversas expertises”, diz Ricardo Velloso, da Fever.
Para Juan Zaragoza, da Crowd, outra vantagem dos Indies é a agilidade. “As startups têm um ritmo de crescimento muito mais intenso do que os negócios tradicionais e exigem um modelo de comunicação mais focado na geração de resultados”, diz.
E como surgiu a ideia dos Indies? Cecilia Novaes, da Arte da Marca, conta que o hub surgiu como uma resposta às necessidades de clientes, mas precisam de uma estratégia de comunicação integrada para construir marca e para crescer rapidamente. “Começamos a compartilhar desafios e a trocar ideias em busca de soluções para as novas demandas do mercado e, quando vimos, estávamos trabalhando em conjunto”, diz.
“A visão integrada da comunicação só se concretiza quando os líderes das agências se reúnem na mesma mesa para definir a estratégia do cliente”, ressalta Cristina Iglecio, da Kubix. Segundo ela, as startups respiram inovação e precisam de parceiros que possam trazer soluções completas.
Sobre os Indies
http://www.aartedamarca.com.br/
Agências
Equipe da Lean Agency marcou presença e celebrou premiação da Betnacional no Buzz Summit 2025

Durante o encontro, a agência comemorou a conquista de sua cliente Betnacional, reconhecida como a marca com maior representatividade em posts com presenças negras. Segundo o estudo, 68,8% das publicações da marca contaram com ao menos uma pessoa negra, um resultado que reforça o compromisso da Betnacional com a inclusão e a diversidade.
Representando a Lean Agency no evento estiveram Rodrigo Ramos, Vice-Presidente de Negócios e Operações e Phelipe Menezes, Head de Dados e Insights.
Para Rodrigo Ramos, a premiação simboliza o papel estratégico da inteligência de dados aliada à relevância social. “Receber este reconhecimento como a agência por trás da marca com maior representatividade em posts com presenças negras é motivo de orgulho. Ele reforça que o trabalho da Lean vai além da criação de campanhas, é sobre usar dados, estratégia e sensibilidade para gerar impacto real e refletir a diversidade do Brasil em cada comunicação”, declara.
Agências
Tração potencializa presença da Natura no Círio de Nazaré

A Tração Live Marketing foi a agência responsável pelas principais ativações da Natura durante o Círio de Nazaré 2025, que, neste mês de outubro, reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas nas ruas de Belém (PA). Em parceria com a marca pelo segundo ano consecutivo no evento, a agência desenhou um projeto que uniu cultura amazônica, biodiversidade e experiência sensorial para reforçar a presença da Natura no coração do público paraense.
O plano estratégico teve como objetivo aproximar a marca das pessoas, evidenciando sua conexão com o território, o respeito à cultura local e seu compromisso socioambiental. As ações incluíram experiências imersivas inspiradas na linha Natura Ekos, que valoriza ingredientes da biodiversidade amazônica. Durante o evento, foram distribuídas 30 mil amostras de Ekos Andiroba ao público, dado alinhado ao compromisso da marca de proporcionar bem-estar e cuidado.
A Natura esteve presente em momentos emblemáticos, como a Trasladação e a Romaria Fluvial. A ativação também incluiu espaços de convivência, contemplação e experimentação, reforçando os valores de beleza, afeto e sustentabilidade.
A Tração foi responsável por toda a concepção criativa, inteligência operacional e execução das ativações, incluindo encontros com a Força de Vendas da Natura em Belém, além de ações específicas para imprensa e influenciadores.
“Priorizamos fornecedores locais em quase 100% da operação. Foi uma escolha estratégica para valorizar a mão de obra paraense e otimizar recursos com eficiência. A rua exige visão prática, saber o que funciona e o que não funciona em cada cenário. A entrega foi precisa porque combinamos emoção, logística e respeito ao território”, afirma Patrícia Fernandes, executiva de contas da Tração.









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