Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

Agência Incomum avalia 2019 e projeta celebração de 25 anos

Publicado

em

Estratégias multiplataformas, mudanças de conceito e público, vídeo, áudio, impresso e live marketing, separado ou integrado em uma só campanha. Assim foi um pouco do 2019 da Agência Incomum, que registrou uma evolução constante nos últimos quatro anos, apesar de todas as transformações do mercado comunicação e marketing. Um dos responsáveis pelos dados positivos é o formato de remuneração que a agência utiliza, baseado em custos internos de criação. E o trabalho também foi intenso ao longo do ano: somaram-se 13 mil horas trabalhadas pela equipe de criação da Incomum.

A agência caminha cada vez mais para fortalecer o seu trabalho no meio digital, mostrando-se alinhada à tendência nacional segundo dados do IAB Brasil Digital Adspend, que constataram uma previsão de que em 2023 pelo menos 50% dos orçamentos em publicidade sejam destinados ao ambiente online. Os números da Incomum refletem também escolhas feitas há mais tempo, precisamente há 25 anos, quando a agência foi criada, como salienta o sócio Daniel Moreira: “Quando inauguramos a agência, sabíamos que não poderíamos depender do modelo tradicional de remuneração baseado em comissionamento de mídia e produção. Sempre valorizamos nossa criação e, desde cedo, nossos orçamentos eram baseados nesses custos e calculados por hora de dedicação. Acredito que, isso tenha sido uma decisão acertada, que na época foi de difícil aceitação, mas que hoje, em tempos de crise do modelo conhecido de agência, se tornou preponderante não só para a sobrevivência do negócio quanto para nosso crescimento.” Atualmente, as receitas provenientes de custos internos chegam a 70% do total da agência, 20% a mais que no passado.

Daniel explica que entre 2000 e 2015, o crescimento real da Incomum foi de 130%. Contudo, a oscilação anual era grande, chegando a variar de -16% a +40% de ano pra ano. Hoje, essa gangorra foi estabilizada. Nos últimos 48 meses o incremento acumulado, descontando a inflação, foi de 115%. “Crescemos, em média, 3,5 vezes mais por ano, neste período, do que nos 16 anos anteriores, e de forma constante”, destaca Daniel.

Campanhas estratégicas marcaram 2019
A equipe de mais de 30 colaboradores que atuam hoje na Incomum se destacou por diversas campanhas ao longo do ano. A mais recente foi junto à empresa Expresso Embaixador, celebrando os seus 60 anos com foco nas conexões que o transporte diário de passageiros é capaz de ligar. As peças foram produzidas para web, televisão e mídia impressa.

Já o plano de voo criado pela Incomum mais uma vez rendeu grandes resultados aos parceiros e clientes, como o caso da Safras & Cifras. A agência desenvolveu um trabalho de alinhamento interno para gerar um novo conceito da marca pensando nas gerações futuras.

Na reta final de 2019 a Incomum também ganhou destaque nacional em mais uma oportunidade nos seus 25 anos de trabalho. Desta vez foi com a nomeação entre os finalistas na categoria Melhor em RD Station, coroando trabalhos para clientes como Casarão Imóveis, Extratos da Terra, Universidade Católica de Pelotas e Polvo Internet. “”Soubemos explorar a tecnologia para complementar e entregar mais resultado dentro de um trabalho de comunicação estratégica”, explica Ana Paula Bachiega, sócia e diretora de novos negócios. Em 2019 ainda destacaram-se trabalhos para Parque Una; GX Investimentos e Quarteto Supermercados.

Compartilhando conhecimento
Em 2019 a Incomum também atualizou dois e-books produzidos pela equipe da agência, que compartilha suas estratégias e aprendizados sobre mídias sociais. A 2ª edição do “Guia Completo das Mídias Sociais”, mostra como identificar se uma empresa está extraindo o melhor de suas redes sociais e como escolher seu foco de atuação online, com estudos sobre o Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter. Já a também 2ª edição do “Guia das Mídias Sociais”, tem foco nas métricas, e teve sua edição ampliada com informações sobre Google Ads, métricas para e-commerce, entre outros.

Campanhas Internas
A Incomum também se destacou pelas campanhas e ações internas. Uma delas foi a adoção do próprio horário de verão, cuja decisão foi tomada entre os colaboradores. A iniciativa passou também para as redes sociais da agência e incentivou outras pessoas a criarem o seu horário e aproveitarem o sol por mais tempo no dia.

Em 2019 a agência deu continuidade também às atividades voltadas ao bem-estar da equipe, como a prática da meditação no ambiente de trabalho. A proposta é ofertada a partir de sessões abertas e livres de 30 minutos utilizando a técnica do mindfulness.

Continue lendo

Agências

Bullet assina a estreia da Geely no Festival Interlagos com jornada sensorial e test drive interativo

Publicado

em

A Geely, montadora chinesa, oficializa sua chegada ao Festival Interlagos com um projeto de brand experience assinado pela agência Bullet. A iniciativa integra estande, ambiente digital e testes de pista em um circuito desenhado para expandir o contato dos visitantes com os veículos e o ecossistema da marca ao longo do evento.

O espaço da montadora no Autódromo de Interlagos foi configurado em dois pavimentos sob o conceito criativo “See the World in Full“. O projeto explora cinco territórios de experiência baseados em estímulos sensoriais — visão, audição, tato, personalização e olfato —, oferecendo caminhos variados de interação com a linha de automóveis.

Entre as ativações programadas, destaca-se a integração com o aplicativo Spotify no modelo Geely EX5, conectando as preferências musicais dos visitantes ao sistema de som do veículo, além da difusão de uma fragrância desenvolvida exclusivamente para o ambiente. O público pode explorar os recursos do EX5 EM-i de forma interativa e participar do Taste Garage, dinâmica focada no modelo EX2 que permite ao participante personalizar elementos do automóvel conforme seu estilo.

“Estrear no Festival Interlagos é uma oportunidade de colocar as pessoas em contato com a Geely de uma maneira muito completa. Queremos que elas conheçam nossos carros, mas também descubram o universo da marca, nossa tecnologia e a forma como pensamos mobilidade. Por isso, construímos uma experiência com diferentes portas de entrada, capaz de despertar curiosidade e criar conexão antes, durante e depois da pista”, afirma Milena Martins, diretora de marketing da Geely.

A jornada do estande incorpora elementos de gamificação: ao interagir com as atrações, os visitantes acumulam G-Coins, moeda virtual criada para a ação e que pode ser trocada por brindes exclusivos, como ecobags, mantas, chaveiros e pins colecionáveis.

No pilar de produção de conteúdo, o público conta com o suporte dos Meta Glasses, óculos inteligentes da Meta que permitem registrar a experiência sob a ótica de primeira pessoa. O material gravado poderá concorrer em um concurso cultural promovido pela empresa, cujo prêmio será um par do dispositivo tecnológico.

Durante o test drive no circuito, câmeras embarcadas nos veículos registram as reações dos motoristas e passageiros, gerando vídeos em formato curto para compartilhamento imediato em plataformas digitais. A estrutura do estande abrange ainda áreas de convivência, espaço infantil, boutique oficial e áreas de hospitalidade no mezanino, direcionadas a convidados durante os shows do festival.

A operação marca o terceiro ano consecutivo em que a agência Bullet desenvolve estandes e ativações no Festival Interlagos. “Ao longo dessas três edições, fomos entendendo que a força de Interlagos está justamente na combinação entre produto, entretenimento e experiência. Para uma marca que estreia no Festival, como a Geely, nosso trabalho foi usar esse contexto para criar diferentes portas de entrada para o público, sem perder os carros como protagonistas”, ressalta Jonas Fortes, diretor de negócios da Bullet.

Continue lendo

Agências

LGL Case assina o projeto da Men’s House no Shopping Cidade Jardim

Publicado

em

Reunir em um mesmo espaço marcas, produtos, serviços, experiências e oportunidades de relacionamento voltados ao universo masculino. Essa é a proposta da Men’s House, marketplace premium instalado no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e projetado pela LGL Case. Com cerca de 200 m², o espaço foi concebido como um ecossistema que conecta diferentes segmentos, como mobilidade, moda, beleza, relojoaria, gastronomia, tecnologia, imóveis e entretenimento.

Idealizado por Marcello Mora, proprietário das boutiques Rolex e Corsage, o projeto aposta em uma tendência internacional de reunir marcas e experiências complementares em um único endereço. Mais do que uma loja convencional, o espaço funciona como uma plataforma de relacionamento desenhada para aproximar consumidores, marcas e parceiros em um ambiente voltado à geração de conexões e negócios.

Entre as empresas que integram o ecossistema estão marcas como BMW Grand Brasil, Intermarine, Victorinox, Seiko, Zeiss Vision Center, Macallan, Murdock, Armazém Churrascada e Iconic Watches, além de operações dos setores de design, real estate, serviços e hospitalidade.

A estrutura foi planejada para ampliar o conceito de lifestyle, oferecendo ao público pontos de contato com universos que incluem carros, motos, alta relojoaria, tecnologia e gastronomia. O ambiente conta ainda com um bar da marca de uísque Macallan, adega e lounge, estrutura concebida para apoiar encontros e eventos de networking.

“Para nós, foi muito especial projetar e realizar a Men’s House e transformar um conceito em uma experiência concreta. Desde o início, o desafio foi pensar em como diferentes universos e marcas poderiam coexistir em um mesmo espaço, de forma natural, complementar e elegante. Cada detalhe foi pensado para que o ambiente fosse além da exposição de produtos e se tornasse um lugar de encontros, experiências e relacionamentos. É um projeto do qual temos muito orgulho e que traduz bem a nossa forma de pensar e criar experiências”, afirma Gustavo Costa, CEO da LGL Case.

A LGL Case assumiu a realização integral do projeto, integrando estratégia, arquitetura de experiência e operação. O espaço foi configurado para sediar eventos proprietários, encontros corporativos e ativações de marcas ao longo de sua permanência. Com formato itinerante, a Men’s House projeta a expansão do modelo para outras praças, avaliando cidades como Rio de Janeiro e Ribeirão Preto para as próximas edições.

Continue lendo