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Agência Incomum avalia 2019 e projeta celebração de 25 anos

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Estratégias multiplataformas, mudanças de conceito e público, vídeo, áudio, impresso e live marketing, separado ou integrado em uma só campanha. Assim foi um pouco do 2019 da Agência Incomum, que registrou uma evolução constante nos últimos quatro anos, apesar de todas as transformações do mercado comunicação e marketing. Um dos responsáveis pelos dados positivos é o formato de remuneração que a agência utiliza, baseado em custos internos de criação. E o trabalho também foi intenso ao longo do ano: somaram-se 13 mil horas trabalhadas pela equipe de criação da Incomum.

A agência caminha cada vez mais para fortalecer o seu trabalho no meio digital, mostrando-se alinhada à tendência nacional segundo dados do IAB Brasil Digital Adspend, que constataram uma previsão de que em 2023 pelo menos 50% dos orçamentos em publicidade sejam destinados ao ambiente online. Os números da Incomum refletem também escolhas feitas há mais tempo, precisamente há 25 anos, quando a agência foi criada, como salienta o sócio Daniel Moreira: “Quando inauguramos a agência, sabíamos que não poderíamos depender do modelo tradicional de remuneração baseado em comissionamento de mídia e produção. Sempre valorizamos nossa criação e, desde cedo, nossos orçamentos eram baseados nesses custos e calculados por hora de dedicação. Acredito que, isso tenha sido uma decisão acertada, que na época foi de difícil aceitação, mas que hoje, em tempos de crise do modelo conhecido de agência, se tornou preponderante não só para a sobrevivência do negócio quanto para nosso crescimento.” Atualmente, as receitas provenientes de custos internos chegam a 70% do total da agência, 20% a mais que no passado.

Daniel explica que entre 2000 e 2015, o crescimento real da Incomum foi de 130%. Contudo, a oscilação anual era grande, chegando a variar de -16% a +40% de ano pra ano. Hoje, essa gangorra foi estabilizada. Nos últimos 48 meses o incremento acumulado, descontando a inflação, foi de 115%. “Crescemos, em média, 3,5 vezes mais por ano, neste período, do que nos 16 anos anteriores, e de forma constante”, destaca Daniel.

Campanhas estratégicas marcaram 2019
A equipe de mais de 30 colaboradores que atuam hoje na Incomum se destacou por diversas campanhas ao longo do ano. A mais recente foi junto à empresa Expresso Embaixador, celebrando os seus 60 anos com foco nas conexões que o transporte diário de passageiros é capaz de ligar. As peças foram produzidas para web, televisão e mídia impressa.

Já o plano de voo criado pela Incomum mais uma vez rendeu grandes resultados aos parceiros e clientes, como o caso da Safras & Cifras. A agência desenvolveu um trabalho de alinhamento interno para gerar um novo conceito da marca pensando nas gerações futuras.

Na reta final de 2019 a Incomum também ganhou destaque nacional em mais uma oportunidade nos seus 25 anos de trabalho. Desta vez foi com a nomeação entre os finalistas na categoria Melhor em RD Station, coroando trabalhos para clientes como Casarão Imóveis, Extratos da Terra, Universidade Católica de Pelotas e Polvo Internet. “”Soubemos explorar a tecnologia para complementar e entregar mais resultado dentro de um trabalho de comunicação estratégica”, explica Ana Paula Bachiega, sócia e diretora de novos negócios. Em 2019 ainda destacaram-se trabalhos para Parque Una; GX Investimentos e Quarteto Supermercados.

Compartilhando conhecimento
Em 2019 a Incomum também atualizou dois e-books produzidos pela equipe da agência, que compartilha suas estratégias e aprendizados sobre mídias sociais. A 2ª edição do “Guia Completo das Mídias Sociais”, mostra como identificar se uma empresa está extraindo o melhor de suas redes sociais e como escolher seu foco de atuação online, com estudos sobre o Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter. Já a também 2ª edição do “Guia das Mídias Sociais”, tem foco nas métricas, e teve sua edição ampliada com informações sobre Google Ads, métricas para e-commerce, entre outros.

Campanhas Internas
A Incomum também se destacou pelas campanhas e ações internas. Uma delas foi a adoção do próprio horário de verão, cuja decisão foi tomada entre os colaboradores. A iniciativa passou também para as redes sociais da agência e incentivou outras pessoas a criarem o seu horário e aproveitarem o sol por mais tempo no dia.

Em 2019 a agência deu continuidade também às atividades voltadas ao bem-estar da equipe, como a prática da meditação no ambiente de trabalho. A proposta é ofertada a partir de sessões abertas e livres de 30 minutos utilizando a técnica do mindfulness.

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Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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