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Jorge Nahas: Quer engajar Millennials? Aposte em experiências

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Por Jorge Nahas, CEO de O Melhor da Vida

 Os famosos Millennials estão obrigando diversas empresas e marcas a repensarem suas estratégias de marketing e a forma com que se relacionam com o cliente. Esses jovens adultos são bastante diferentes das gerações passadas. Eles optam mais por investir em experiências de vida, ao invés de gastar seu salário em bens materiais. Essa geração investe em férias, experiências diferenciadas e buscam criar memórias que durem por toda a vida.

Para a geração cujo mantra é aproveitar a vida, as estratégias de marketing usadas até hoje não são tão efetivas. Portanto, se você quiser engajar Millennials, é importante ficar por dentro das preferências desse grupo e entender o que realmente faz a diferença para eles. Esse trabalho vai além de oferecer algo que você acha que o consumidor quer, é saber o que ele quer, como, quando e onde. É encontrar formas interessantes e diferenciadas de atrair esses clientes mais jovens e engajá-los.

Se os consumidores de 20 a 30 anos querem desbravar o mundo e experimentar as melhores coisas da vida, a sua marca pode ajudá-los a colecionar esses momentos. As campanhas de marketing devem ser planejadas com base em estratégias que visam conectar clientes e marcas de maneiras divertidas e inovadoras. Este é o momento de abusar da criatividade, pensar fora da caixinha, de mostrar ao cliente que a sua marca não é como as outras, que ela o vê como uma pessoa única e que se importa com ele e com seus sonhos mais ambiciosos.

Oferecer experiências é mais do que levar o cliente para conhecer um lugar novo, provar uma culinária exótica ou tirar um dia para cuidar de si, por exemplo. É demonstrar para o cliente o quanto ele é importante para a marca ou empresa. E se você tem a intenção de começar uma estratégia de marketing de experiência, certifique-se de que as experiências criem conexões emocionais entre sua marca e seus consumidores. Isso pode melhorar sua credibilidade em frente ao cliente e é uma excelente oportunidade para provar que a sua marca é única e reconhecível. Como resultado, você vai começar a notar verdadeiros defensores da sua marca.

Para isso, é extremamente importante colocar o seu público em primeiro lugar. Se você quer oferecer experiências, tenha em mente que elas devem ser relevantes para o seu público, memoráveis, interessantes e dignas de serem compartilhadas. Não basta apenas jogar experiências para os seus clientes e esperar que isso dê resultado. É fácil ficar animado com ideias e conceitos e acabar se esquecendo das estratégias. O marketing de experiência deve engajar diretamente os consumidores, mas deve ser baseado inteiramente no perfil do seu consumidor primeiro, para que a estratégia faça sentido e não prejudique sua marca.

O marketing de experiência está crescendo rapidamente e cada vez mais empresas estão investindo nesse tipo de estratégia. Não espere para começar, mas, antes de lançar, certifique-se de que seu planejamento tem um objetivo claro com os resultados que deseja alcançar. Essa estratégia é extremamente bem-sucedida quando as marcas e empresas fazem conexões significativas e de valor com seus clientes.

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

Publicado

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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