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Visa e MetrôRio convidam artistas e mudam sinalização dos carros das mulheres

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Em uma ação especial, para reforçar a importância de apoiar iniciativas de combate à violência contra a mulher, a partir desta semana, a Visa e o MetrôRio, empresas signatárias da ONU Mulheres, vão adesivar 20 carros destinados ao público feminino. Três artistas, que se destacam por atuar em questões relacionadas a gênero, foram convidados para desenvolver ilustrações que estampam o cotidiano daquelas que usam o transporte público e que dão visibilidade a um problema sério, o crime de importunação sexual.


Ao todo, foram desenvolvidos nove painéis artísticos com assinaturas da Linoca Souza, Lune Carvalho Jana Glatt . Usando muitas cores e elementos que remetem ao dia a dia das cariocas e das turistas que circulam pela cidade, o trio lembra nos seus traçados a pluralidade e a força feminina. O objetivo é tão nobre quanto a homenagem: chamar a atenção para a existência do vagão das mulheres (nos dias úteis das 6h às 9h e das 17h às 20h) e do crime de importunação sexual.

Quando um homem embarca no carro feminino, ele é informado sobre a legislação e convidado a sair imediatamente por funcionários do metrô. Em caso de desobediência, os agentes podem acionar a Polícia Militar e registrar a ocorrência na delegacia. “Estamos animados pois esse projeto permite, ao mesmo tempo, uma melhor sinalização do carro das mulheres, um aumento da conscientização sobre diversidade e questões de gênero, e abre espaço para artistas de muito talento mostrarem seu trabalho a muitas pessoas”, explica o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.


“Quando o MetrôRio dividiu conosco o desafio, entendemos a importância de trabalhar nessa sinalização, mas também a oportunidade de levar uma mensagem de inspiração sobre a pluralidade da mulher brasileira. Por isso, escolhemos artistas que simbolizam isso. Aqui na Visa, esse é um assunto que levamos a sério, trabalhamos questões que envolvem desde a conscientização até a equidade”, completa Camila Novaes, gerente de Marketing da Visa do Brasil e líder do Comitê de Inclusão & Diversidade da empresa.


Artistas e suas inspirações
A campanha, assinada pela AlmapBBDO, traz três artistas. A primeira, Linoca Souza, é ilustradora e artista visual. Em suas produções, investiga temáticas que cruzam a cultura brasileira, gênero, sincretismos e etnia – também desenvolvendo esses temas em oficinas e cursos diversos. Em sua interdisciplinaridade, desenvolve trabalhos em ilustrações, pinturas, gravuras e, mais recentemente, fotografia e performance. Faz parte do time de artistas com obras expostas no IMS (Instituto Moreira Salles) e na Adelina – Instituto Cultural. É também criadora do projeto ‘Museu nas Férias’ e faz parte do time de consultoria para ilustradoras do Instituto Ibirapitanga, pela equidade racial.


“Quando desenvolvi as ilustrações, pensei na força feminina brasileira. Na mulher que ocupa os espaços urbanos, por onde o metrô passa. Nas mulheres que diariamente estão no transporte público com sonhos e ideias, pensando em suas vidas e em caminhos possíveis. Acredito que minha maior contribuição esteja nessa busca pela diversidade. Em nossas formas e cores somos muito especiais e fortes. Ações como essa evidenciam a luta contra a violência da mulher no transporte público, e ajudam na conscientização de todos, de que o corpo feminino deve ser respeitado. Penso que é importante falar sobre abusos, sobre como combatê-los, e ressaltar que o corpo do outro, independente de sua vestimenta, de sua forma física, e de como estiver disposto em qualquer ambiente, deva ser respeitado”, explica Linoca.


Já Lune Carvalho é ilustrador e designer. Trabalha com a proposta de trazer um olhar sensível sobre a diversidade de corpos e identidades, já que é trans não binário e bissexual. “Me inspirei nas mulheres trans, negras e aquelas que lutam todo dia na cidade. Que mesmo com medo, seguem suas vidas e ajudam dando força para aquelas que não tem. Tentei representar como elas não são iguais, e que cada mulher ilustrada tem algo de especial na sua história, que a fez ser a grande mulher que é”.


A terceira artista escolhida é a designer gráfica carioca Jana Glatt, que estudou Desenho e Ilustração em Barcelona, e tem verdadeira fascinação pela criação de personagens, cenários e figurinos desde suas aulas de teatro quando criança. A artista se destaca com vários prêmios desde quando seu trabalho foi selecionado para o VI Catálogo Ibero-americano de Ilustração, com exposição em Guadalajara (México) e Bolonha (Itália). Também tem grande paixão pela ilustração de livros infantis, já tendo participado ativamente de inúmeras publicações.


Sobre os vagões femininos
Criados a partir das leis estaduais 4.733/2006 e 7250/2016, os vagões podem ser usados somente por mulheres ou por quem se identifica com o gênero feminino, como pessoas trans, em horários pré-determinados: das 6h às 9h e entre 17h e 20h.

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Montana Grill ‘volta às origens’ com Chitãozinho & Xororó em campanha institucional

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A parceria entre a dupla Chitãozinho & Xororó e o Montana Grill está de volta. Desta vez, eles são os protagonistas da nova campanha da rede de franquias, que será lançada em setembro e que reforça a qualidade dos produtos da marca, da origem à mesa. A imagem dos sertanejos estará nas cerca de 120 unidades da rede, distribuídas em 14 estados, e em uma websérie de cinco episódios sobre o tema. O Montana Grill, que pertencia à dupla, foi adquirido em 2014 pelo empresário Ricardo José Alves, fundador do Griletto e atual CEO da Halipar (Holding de Alimentação e Participações).

As ações, nacionais e regionais, que totalizaram um investimento de R$ 10 milhões seguem até maio de 2026. Além da presença nas redes sociais e anúncios em mídias on-line e off-line, foram criados enxovais para os PDVs (vinhetas, moblys, displays, cartazes e botons para os colaboradores com o “Selo de Qualidade desde a Origem”) e para os shoppings que contam com a rede nas praças de alimentação (cancelas de estacionamento, telas de led, tapumes, mesas, escadas rolantes, adesivos, cartazes, telas digitais, entre outros).

“A parceria com Chitãozinho & Xororó traz não apenas nostalgia, mas reforça a qualidade, credibilidade e a tradição do Montana Grill, elementos que também compõem a história da dupla. A sinergia é muito forte e ficamos honrados em tê-los conosco nesta campanha”, afirma o CEO da Halipar.

“Até hoje o público conecta a imagem de Chitãozinho & Xororó ao Montana Grill. Uma relação novamente celebrada para ratificar a qualidade de todas as origens: de uma das maiores duplas da música sertaneja do Brasil; da Halipar enquanto referência no franchising; e, principalmente, da rede, preocupada com a qualidade em todas as etapas da alimentação”, completa Rejane Nogueira, gerente de marketing da Halipar.

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GALERIA.ag conquista Italac

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A GALERIA.ag foi selecionada para assinar a publicidade da Italac. A partir deste mês, a agência será responsável pelo planejamento, estratégia, mídia e criação das campanhas publicitárias multiplataformas da marca.

“Estamos em um momento importante de expansão em novas categorias e fortalecimento da nossa marca. Mais que divulgar nossos produtos, queremos contar histórias que reflitam o cuidado essencial que entregamos todos os dias às famílias brasileiras. A GALERIA.ag chega como uma parceira estratégica nesse movimento, com a sensibilidade e a expertise necessárias para transformar a nossa presença no cotidiano em narrativas que gerem identificação e proximidade com o consumidor”, comenta Alexandre Teixeira, diretor de marketing da Italac.

“Receber a missão de posicionar e traduzir a grandeza da marca Italac e a alta qualidade de seus produtos em comunicação junto aos brasileiros é um desafio extremamente gratificante. Como os diferentes produtos lácteos estão presentes na jornada do consumidor desde o café da manhã até à noite, passando pelo lanche da tarde ou mesmo no pré e pós-treino de quem pratica exercícios e esportes, temos uma oportunidade estratégica de gerar conexões em praticamente todas as situações de consumo do dia a dia”, comenta Eduardo Simon, CEO da GALERIA.ag.

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