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Prêmio escolhe as campanhas criativas mais eficazes em 78 mercados

Brasil é representado por campanha do Google que fica em quarto lugar em vídeo para TV
Blind Date da BP (Espanha), Give to those who give the most da Milka (Alemanha) e CSR Birmingham do HSBC (Reino Unido) são os anúncios mais eficazes de todo o mundo em 2019, de acordo com a primeira edição do Creative Effectiveness Awards, da Kantar, que celebra os anúncios com o melhor desempenho nos três principais canais de mídia e de acordo com o feedback dos próprios consumidores.
A premiação abrange três categorias (digital, impressa / fora de casa e TV) em 78 mercados diferentes, e os vencedores representam os trabalhos mais criativos e eficazes entre mais de 10.000 anúncios testados com consumidores, em 2019.
Esses vencedores têm um desempenho entre os top 4% anúncios em probabilidade de vendas de curto prazo e entre os top 1% anúncios na construção de marcas em longo prazo, quando comparados com o banco de dados do pré-teste Link, que conta com mais de 200.000 anúncios analisados nos últimos 30 anos.
“Os vencedores mostram que os criativos precisam ter uma forma única e original de falar com os consumidores”, afirma Juliano Piccoli, diretor e líder de creative de insights da Kantar Brasil. “Em um mundo cada vez mais fragmentado, com inúmeras possibilidades de se conectar com as pessoas, as marcas precisam garantir que as comunicações sejam altamente envolventes e que gerem um significado instantâneo nos consumidores”.
O Brasil foi representado pela campanha do Google, Criança, 4º lugar na categoria TV e criada pela agência AKQA. “O comercial de TV se beneficia de exemplos e linguagem próprias dos usuários, num formato que entrega mensagem e humor de forma balanceada, com a cara da marca Google”, diz Piccoli.
A Kantar ainda reuniu as principais lições dos campeões em cada uma das categorias para guiar uma campanha criativa mais eficaz.
Lições das campanhas mais eficazes:
1. Eficácia digital: envolva, não enfureça
A análise da categoria digital revelou que os anúncios mais eficazes recompensam o espectador com conteúdo envolvente, quebrando aquela vontade de “pular o anúncio”. Give to those who give the most da Milka é a primeira colocada, demonstrando o poder das histórias para impulsionar o engajamento, evocando emoções fortes. O filme lindamente tocante, foi criado em parceria com a União Europeia de Surdos e promove a inclusão de uma maneira muito emocionante.
2. Anúncios impressos e fora de casa: estimule uma resposta em segundos
Os vencedores aqui ilustram o poder do criativo para fornecer uma impressão instantânea sobre a marca. Em comunicação impressa ou fora de casa (OOH), o impacto imediato é essencial, já que os consumidores dedicam apenas alguns segundos, que são preciosos para transmitir a mensagem ou engajar o espectador por mais tempo. O HSBC evoca uma reação emocional imediata através de sua execução vencedora de OOH. A estatística chocante de que 1 em cada 45 pessoas que vivem em Birmingham não tem endereço e, portanto, não pode ter uma conta bancária, um emprego ou uma casa, ajuda a destacar o trabalho que o banco está fazendo para apoiar a comunidade local.
3. Anúncios de TV: os melhores contam ótimas histórias
Coroado como o anúncio de TV mais poderoso da Kantar em 2019 em todo o mundo, o Blind Date da BP é um ótimo exemplo de como uma abordagem única e original de uma categoria pode criar diferenciação. O anúncio mostra como uma mensagem funcional pode ser intrinsecamente costurada em uma história divertida e centrada na marca que é bem diferente do que você esperaria ver na categoria.
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Felipe Massa vai acelerar o novo carro nas ruas de São Paulo

É um hobby paulistano apreciar e fotografar os supercarros que passam pela região da Ponte Cidade Jardim. Neste domingo, dia 14, os car spotters terão uma oportunidade única: o piloto do Time Lubrax, Felipe Massa, vai acelerar nas ruas de São Paulo o novo Chevrolet Tracker #19, com o qual compete pela equipe TMG Racing na Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro.
O ponto de partida será o Posto Petrobras Cambuí, na Praça Deputado Dario de Barros, às 10h. A partir daí, o motor turbo vai roncar na Avenida dos Tajurás, passando pela Rua São Bonifácio, Avenida Cidade Jardim, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Ponte Cidade Jardim), Praça Deputado Afrânio de Oliveira, Rua Dr. José Augusto de Queiroz e vai terminar novamente no Posto Petrobras Cambuí.
“Será uma experiência muito diferente andar pelas ruas de São Paulo com o meu carro de competição e no meio de carros de rua. Então, convido os fãs de supercarros, como eu, que sabem o que é bom e só abastecem com Podium, a melhor gasolina do Brasil, usada por todos os carros da Stock Car, para acompanhar essa ação de perto. Vai ser, sem dúvida, muito divertido”, disse o piloto do Time Lubrax, patrocinado pela Vibra, que dará duas voltas no trajeto acima, acompanhado pelos carros da galera do Motorgrid.
Ao fim da ação, realizada em parceria com a agência Africa Creative, Massa concederá entrevista aos jornalistas presentes no Posto Petrobras Cambuí. A marca Petrobras é licenciada à Vibra.
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Fanta faz ativação em São Paulo

Para entrar no clima de Halloween com muito suspense, um container enigmático com cronômetro foi instalado na Avenida Paulista, em São Paulo, na calçada do shopping Cidade de São Paulo. Fanta, a marca de refrigerante de laranja mais consumido no Brasil, é a responsável pela ação.
O container vai gerar curiosidade em quem passar pelo local até o dia 5 de setembro, quando será finalmente aberto, revelando uma experiência inédita de Fanta Halloween no Brasil. Após a revelação da ação, a atração itinerante sairá em turnê pelo Brasil, levando o espírito de Halloween e o sabor de Fanta para diferentes cidades do país.
“Queremos instigar a curiosidade, gerar expectativa e gerar conversas nas redes sociais. Em breve, todos vão descobrir o que preparamos, mas até lá, o mistério faz parte da experiência”, comenta Juliana Milagres, diretora de sabores da Coca-Cola Brasil.
Reconhecida por promover ações surpreendentes voltadas à Geração Z e aos jovens adultos, e pela criação de experiências únicas, Fanta utiliza a estratégia para reforçar seu posicionamento e ampliar a interação com o público em espaços físicos e digitais.
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