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Estudo da Wayra aponta que 57% das startups estão otimistas quanto ao futuro

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A pesquisa realizada com as startups do portfólio global da Wayra e do Telefónica Open Innovation espalhadas por nove países – Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, México e Reino Unido – mostra que o cenário de pandemia acelerou processos de digitalização das companhias de diversos setores;
De acordo com o resultado, uma em cada quatro empresas considera que a crise do novo coronavírus provocou impacto positivo em seu negócio. Algumas ganharam uma gama de novos potenciais clientes em tempo recorde e 72% delas têm planos de manter ou até expandir suas equipes dentro dos próximos meses, já que o trabalho tende a aumentar

A crise do novo coronavírus colocou todas as áreas e setores da sociedade em alerta. Nessa realidade, as startups têm a agilidade e a criatividade necessárias para responder de forma rápida e o mais positiva possível aos desafios que estão sendo gerados pela pandemia da COVID-19. Para compreender como as empresas do seu portfólio estão superando esse momento conturbado, a Wayra, hub de inovação aberta do grupo Telefónica e uma iniciativa Vivo, entrevistou as startups do seu portfólio (Wayra e Telefónica Open Innovation) espalhadas por nove países (Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, México e Reino Unido) entre os dias 1 e 3 de abril desse ano para melhor entender os impactos econômicos no ecossistema empreendedor e colaborar para minimizar os impactos dessa crise. Afinal, hoje mais do que nunca, a inovação não pode parar.

Oportunidades de digitalizar permitem manter e até expandir equipes

Apesar de planos de contingência em ação, incluindo corte de gastos, entre as startups entrevistadas, mais de 80% delas não têm planos de demitir colaboradores e apenas 9% estão apostando na redução de horas como forma de superar a crise. Talvez por serem essencialmente digitais, a grande maioria das startups (85%) conseguiu rapidamente implementar o trabalho a partir de casa, continuando com suas operações mesmo com as equipes atuando à distância.

Além disso, algumas startups do portfólio global da Telefônica (26%) observaram que os impactos da crise podem significar também oportunidades para seus negócios: já que o momento exige uma aceleração dos processos de digitalização das companhias de diversos setores, algumas startups ganharam uma gama de novos potenciais clientes em tempo recorde.

Por conta disso, boa parte das startups (72%) têm planos de manter ou até expandir suas equipes dentro dos próximos meses, já que o trabalho tende a aumentar. Costuma ser o caso das startups de setores como educação (edtech), finanças (fintechs), saúde (ehealth) e telecomunicações, que estão sendo bastante requisitadas, já que permitem que diversos setores possam atuar mesmo durante a crise, ajudando a sociedade a continuar em movimento apesar da pandemia.

O estudo também detectou uma especial aceleração na digitalização de pagamentos na América Latina, já que os pagamentos digitais podem ser realizados tanto à distância quanto sem contato, o que tem sido bastante indicado na atual conjuntura. Outra evolução que pode ser antecipada é a digitalização de pequenas e médias empresas (PMEs), que vão precisar adotar serviços digitais e armazenamentos na nuvem para serem mais eficientes neste momento onde todos estão sendo encorajados a trabalhar remotamente.

Planos de contingência ajudam a lidar com as preocupações

No entanto, as startups também têm lidado com grandes preocupações sobre a manutenção de seus negócios nos próximos meses. O receio é especialmente maior entre as empresas que atuam nos setores que mais sofrem com a crise neste momento, como é o caso das áreas de viagens, varejo, serviços para a casa e aquelas que precisam fechar negócios ao vivo. Em geral, a maior preocupação é a queda nas vendas (43%), seguida pela suspensão de pagamentos (17%) e a perda de clientes (11%). Diante deste cenário, as startups têm sido convidadas a montar planos de contingência para mitigar os efeitos da crise. Até o momento da pesquisa, quem mais tinha se preocupado em tomar medidas nesse sentido eram as startups europeias (66%), provavelmente pelo fato dos impactos terem sido sentidos primeiro naquela região. Na América Latina, apenas 34% disseram estar tomando o cuidado de criar planos de contingência.

“Apesar desse número, a maior parte das startups do portfólio da Wayra no Brasil vem desenhando cenários em meio à crise, redesenhando estratégias e segurando bastante o caixa. Muitas delas, inclusive, possuem soluções para ajudar empresas e população durante esse período e, com isso, aumentar sua receita e clientes”, comenta Carolina Morandini, Head de Portfólio e Startup Scout da Wayra Brasil.

Entre as principais atitudes tomadas por quem está se preparando para a turbulência que está por vir nos próximos meses, está a redução dos custos operacionais, a redução de investimentos em marketing e estratégias que ajudem a reter os clientes já conquistados. Surpreendentemente, são poucas as startups que estão apostando na redução de pessoal.

Vai passar

O receio que ronda a economia no mundo todo também afeta as startups, que em sua maioria (74%) acham que a crise do novo coronavírus terá impactos negativos nos seus negócios. Apesar dessa sensação, há uma onda de otimismo em 57% das entrevistadas, que estão na expectativa de dias melhores assim que a crise arrefecer, quando acreditam que poderão retomar suas atividades.

Além do otimismo com o futuro, a maioria das startups do portfólio da Telefônica (59%) estão liderando ações que geram impacto positivo para a sociedade nesse momento tão crítico. A atitude mais comum tem sido o desenvolvimento ou a oferta de conteúdo grátis, bem como a liberação de licenças sem custo para a área da saúde e outros setores mais afetados. Outras startups têm atuado de forma assertiva, oferecendo serviços que podem fazer toda a diferença neste momento. Algumas edtechs focaram em apoiar as escolas no desenvolvimento de aulas remotas para os alunos que estão com seus semestres letivo em suspenso.

No Brasil, as startups do portfólio da Wayra estão com várias iniciativas e benefícios como forma de amenizar os impactos da pandemia de COVID-19, com destaque para a PluginBot, startup de robôs físicos e virtuais que está com robôs de telepresença para auxiliar na triagem de pacientes em hospital de São Paulo, a bem.care que está com sessões gratuitas de psicólogo por seis meses e a Netshowme que colocou sua plataforma online à disposição de eventos presenciais que teriam que ser cancelados.

Este período serão meses em que as startups poderão provar que são disruptivas diante de cenários inimagináveis, colaborando com a sociedade e apostando na solidariedade para a resolução dos desafios de um momento tão crítico.

Confira o relatório completo do estudo aqui.

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Sem Parar lança campanha “Viva seu Tempo” com filme, ativação com caminhão e avião de propaganda aérea

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O Sem Parar, ecossistema de mobilidade, coloca no ar a campanha “Viva seu Tempo”, um convite para que as pessoas repensem a relação com o próprio tempo e descubram novas formas de viver com mais leveza.

A ação aproveita o contexto dos feriados prolongados da Semana Santa e Tiradentes, quando milhões de brasileiros pegam a estrada, para fortalecer o propósito da marca: tornar a mobilidade mais fluida, humana e significativa. Com uma estratégia 360º, a campanha combina filme, ativação com avião de propaganda aérea e caminhão na Praça dos Expedicionários, próximo à praia de Pitangueiras (Guarujá-SP), mídia OOH nas principais rodovias, além de conteúdos com diversos influenciadores digitais do território de viagem, com a expectativa de impactar mais de 8 milhões de pessoas ao longo do período.

A campanha ganha vida com um filme que traz à tona momentos de uma viagem e convida o público a enxergar o tempo como um ativo precioso. Ao mesmo tempo, marcando nos caminhos por onde as pessoas se movem: são 31 painéis espalhados pelas principais rodovias de São Paulo, com destaque para a Rodovia Dutra, ponto de grande circulação durante o período. No digital, influenciadores micros e nanos vão compartilhar suas vivências com o tempo, trazendo olhares autênticos e conteúdos orgânicos que ampliam o alcance e a identificação com a campanha.

Para transformar o conceito em experiência, o Sem Parar realiza uma ativação gratuita na Praça dos Expedicionários, próximo à praia de Pitangueiras, no Guarujá (SP), durante o feriado prolongado de 18 a 21 de abril. No local, um caminhão personalizado estará estacionado oferecendo sessões de quick massage, brindes e cupons promocionais. Além disso, na sexta-feira (18), um avião de propaganda aérea vai passar na praia com a frase “Menos fila, mais pôr do sol. Viva Seu Tempo Sem Parar”. A proposta é convidar as pessoas a fazerem uma pausa no meio da corrida, criando um momento de descanso e bem-estar no meio da viagem.

A campanha “Viva seu Tempo” nasce como um manifesto sobre escolhas. Sobre o valor de cada minuto e sobre como o Sem Parar querer estar presente não só nas estradas, mas nos momentos que realmente importam. “Queremos provocar uma reflexão sobre o tempo e mostrar que, com o Sem Parar, é possível viver com mais fluidez. Nossa campanha integra presença física e digital, com apelo emocional, para criar uma conexão real com as pessoas e fortalecer como estamos presentes no dia a dia, proporcionando algo cada vez mais importante: mais tempo para viver”, destaca Catharina Donato, diretora de marketing do Sem Parar.

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Hellmann’s lança plataforma com IA que detecta fome para melhorar o desempenho dos gamers

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Buscando fortalecer a conexão com a comunidade gamer, Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, acaba de anunciar o lançamento de plataforma que une inteligência artificial e reconhecimento facial. Batizada de Hungry Games, a tecnologia propõe ajudar os jogadores a manter um alto desempenho ao monitorá-los e sinalizar quando devem se alimentar para evitar baixa de desempenho. Pesquisa enviada pela Go Gamers — consultoria especializada no mercado de games — a pedido da marca, revelou que, embora satisfação (81%) e felicidade (78%) sejam os sentimentos mais comuns durante as partidas, 99% dos gamers afirmam sentir fome enquanto jogam — e para 84% deles, isso impacta diretamente seu desempenho.

Mais do que uma iniciativa de marketing e inovação, a Hellmann’s entra no jogo com uma proposta para combater um problema real do universo gamer. Desenvolvida em parceria com programadores, neurocientistas e o tempo da FURIA  organização de E-Sports  , a tecnologia monitora em tempo real os sinais físicos e emocionais dos jogadores, como olhos cansados, impaciência, lábios secos e bocejos, relatando o momento ideal para recarregar as energias enquanto jogam. Neste primeiro momento, a solução está disponível para influenciadores e jogadores vinculados à FURIA.

“Esta é uma ação inédita na história da marca, que foi desenhada para um público que está cada vez mais próximo da Hellmann’s. Como uma marca que sempre coloca os fãs no centro, mergulhamos no universo dos jogos para elevar ainda mais a experiência de quem está curtindo seu jogo favorito”, comenta Carolina Riotto, CMO da Unilever Alimentos no Brasil & head de condimentos na América Latina. “Com a plataforma Hungry Games, lançada em parceria com o time FURIA, entramos em novo território, unindo uma tecnologia proprietária e o olhar voltado para a performance. Estamos ao lado dos gamers para trazer um sabor irresistível durante os jogos, afinal é sobre se divertir e estar bem para quem quer jogar cada vez melhor”, completa.

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