Universo Live
3ª edição de Casa Andorinha traz experiência imersiva e sensorial

A Casa Andorinha volta a São Paulo pela terceira vez com uma experiência totalmente imersiva, gastronômica, educativa, sensorial e inclusiva. O espaço interativo com entrada gratuita, funcionará até o dia 22 de outubro no bairro de Pinheiros e tem como foco uma verdadeira imersão no mundo do azeite Andorinha e uma experiência gastronômica com Restaurante dentro da Casa e um Mercadinho localizado na parte externa feitos em parceria com o Dalva e Dito.
Além dos produtos já conhecidos no mercado, produzidos em Portugal e importados para o Brasil, Andorinha tem na Casa um azeite com produção 100% nacional: o projeto ‘Criações do Brasil’, que visa valorizar a produção local, mais uma vez feito em parceria com Ouro de Sant´Anna de Santana do Livramento (RS). O produto estará disponível para venda no Empório Casa Andorinha.
O Empório também disponibiliza produtos exclusivos e limitados em parceria com outras marcas – como por exemplo, o óleo corporal da Saboaria Brasil, bolachas da Dona do Doce, chilli crunch do Restaurante Mocotó, pipoca da Pipó, doce caseiro de banana com vinho do Bar Barnabé, granola do Restaurante Banana Verde, chocolate da Mestiço, geleia de tomate e manjericão da Fruta no Pote; além de uma meia única da Amaggi, estampada com a Dorinha, mascote da marca e um bowl feito em cerâmica pelo Ateliê Cintia Zambianco. Com exceção da meia e da cerâmica, todos os produtos levam Azeite Andorinha em sua composição e estão à venda somente no Empório da Casa Andorinha.
“Estamos comprometidos em transformar positivamente a relação das pessoas com a alimentação e queremos que nesta Casa Andorinha os visitantes saiam do evento não apenas com uma apreciação refinada pelo azeite, mas também com um profundo conhecimento sobre todo esse universo. Além de oferecer uma experiência gastronômica única no restaurante liderado pelo chef Alex Atala, os clientes também tem a possibilidade de levar esse sabor para casa com o Mercadinho Dalva e Dito, localizado no Empório e no lado externo da Casa”, afirma Loara Costa, diretora de marketing e trade marketing do Grupo Sovena, detentora da marca Andorinha.
Responsável pela primeira vez por toda a produção, planejamento e criação da Casa Andorinha, a Sherpa42 idealizou junto à marca várias ativações interativas e sensoriais. Além das curiosidades, aromas, texturas e sabores que poderão ser vivenciados pelos visitantes, a agência promete entregar a primeira Casa Andorinha totalmente acolhedora para todos e todas – com acesso a cadeirantes, livro em braile e tradutora de libras.
“A Sherpa se prontificou a entregar uma Casa Andorinha totalmente acolhedora e educativa. Queremos que as pessoas se sintam dentro do maior olival de Portugal e aprendam de maneira leve, divertida e criativa todo o universo do azeite. Também disponibilizamos um tour virtual 3D pela Casa, que estará disponível nas redes sociais da marca, para que todos consigam visitar a Casa Andorinha, independente da distância”, acrescenta João Ribeiro, CEO da Sherpa42.
A campanha da Casa Andorinha inclui a Dorinha, protagonista da marca idealizada pela Ampfy, mais ativa do que nunca nas redes sociais. Apresentada ao público em 2011, a influenciadora virtual de Andorinha passou por um makeover no início deste ano e sua nova versão estará cobrindo a Casa Andorinha no Instagram e TikTok da marca (ambos @azeiteandorinha), trazendo conteúdos exclusivos sobre o evento durante todo o mês em que a Casa estará em São Paulo.
Universo Live
APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais.
“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.
Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.
A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.
A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.
“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.
Universo Live
Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.
Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para 26 de maio com término em 9 de junho.
As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.
A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.
A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.