Agências
WESG volta ao Brasil apresentado por Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização de Globo e V3A

Criado pelo grupo chinês Alibaba, em 2015, o World Eletronic Sports Games (WESG) se tornou rapidamente um fenômeno no mercado global de eSports, especialmente na Ásia. Com início previsto para 2021, agência V3A e Globo anunciam a realização da segunda edição latino-americana de uma das maiores competições multiplataforma de esportes eletrônicos do mundo, que será apresentada pela Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro. As competições online acontecem na Player 1, a plataforma de eSports da Globo, a partir de 8 de janeiro e contarão com milhares de gamers de mais de 30 países. As finais presenciais do WESG Latam, serão entre os dias 6 e 7 de março de 2021 na ‘Jeunesse Arena’, no Rio de Janeiro, com os vencedores de todas as classificatórias e transmissão ao vivo nos canais SporTV. As inscrições são gratuitas.
Considerado por muitos como os Jogos Olímpicos dos eSports, por reunir diversas modalidades e nacionalidades em um mesmo evento, o WESG volta ao continente prometendo arrebatar legiões de jogadores e fãs de quatro importantes games do cenário esportivo. As competições de CS:GO, eFootball PES 2021, Dota2 e Starcraft 2 serão abertas em categorias open, para jogadores profissionais e amadores, independente do gênero, disputando juntos e em igualdade. Para o CS:GO, além da categoria open, haverá uma competição exclusiva para mulheres, incentivando o engajamento feminino no universo competitivo. O WESG Latam distribuirá R$ 250 mil em prêmios aos vencedores.
Victor Vocos Camargo, diretor executivo da V3A, fala sobre a importância da parceria com a Oi e com o Grupo Globo para a realização do WESG Latam. “O mercado já sabia que a audiência dos eSports vinha crescendo exponencialmente ultrapassando diversas modalidades de esportes tradicionais, mas foi nesse último ano que a ficha de fato caiu. São diversos segmentos e dezenas de marcas tentando se conectar a esse mundo, mas ainda sem saber exatamente como. Ter uma plataforma forte como o WESG, junto com a Globo, possibilita a criação de formatos ‘taylor made’ para todas as marcas, de diferentes segmentos que estão se conectando com o mundo gaming através do nosso projeto. O patrocínio de uma gigante como Oi comprova que o WESG, e todo o mercado de eSports, aponta para o futuro do entretenimento”, afirma o executivo.
“Os eSports não param de crescer, e seguimos apoiando o desenvolvimento dessa indústria, ampliando nossas iniciativas e parcerias, focando em competições e eventos que façam a conexão direta com a comunidade, tanto nas camadas amadoras, quanto nas profissionais, como é o caso do WESG Latam”, diz Leandro Valentim, Head de Games e eSports da Globo.
O WESG Latam tem os patrocínios de KitKat, TNT, APC by Schneider Eletric e DT3.
“O esporte eletrônico é uma forte tendência. A modalidade on-line não é mais apenas uma diversão, já sendo considerada profissão, assim como tantos outros esportes. Viabilizar a realização de campeonatos como o WESG, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, amplia a adesão ao eSports, movimentando jogadores, times e torcedores”, ressalta o Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves.
Com mais de 2 bilhões de pessoas, e movimentando 91 bilhões de dólares, indústria dos games é 6 vezes maior do que a da música
A realização do WESG Latam é reflexo do crescimento exponencial da indústria de games e esportes eletrônicos no mundo. Maior mercado da indústria do entretenimento, os games movimentaram 175 bilhões de dólares em 2020. O Brasil acompanha de perto esta tendência. O mercado em torno dos 88 milhões de gamers do país cresceu mais de 25%, chegando a marca de 2 bilhões de dólares. Globalmente, mais de 2,7 bilhões de pessoas são gamers em algum nível dos jogos casuais de celular até as grandes competições, segundo estudo da Newzoo, especializada neste mercado.
No entanto, o interesse crescente do público é medido não apenas pelo número de jogadores, mas também pela audiência nas mais diversas mídias. Atualmente, 24 milhões de brasileiros assistem competições de eSports, sendo mais de 10 milhões de forma constante. Com isto, o Brasil está atrás apenas da China e Estados Unidos em número absoluto de entusiastas de competições de esportes eletrônicos.
WESG LATAM inaugura plataforma de conteúdo de eSports para marcas
Muito além das competições online, o WESG se firma como uma nova plataforma de conteúdo sobre eSports no país. Seus canais nas redes sociais e plataformas de streaming, especialmente YouTube e Twitch, se transformarão em um hub de conteúdos sobre o universo gamer. A programação criada pela agência V3A contempla programas como o Zero to Hero, que apresentará a trajetória dos principais pró players do Brasil, ídolos que arrastam legiões de fãs. Além de oferecer conteúdo gratuito para a comunidade gamer, o Zero to Hero, assim como toda a programação dos canais do WESG LATAM, são apresentadas ao mercado como novas possibilidades de branded content, conectando marcas com uma audiência altamente engajada.
Nyvi Stephan, estrela da cena gamer, será a embaixadora e apresentadora do WESG LATAM
Uma nova cena de influenciadores e formadores de opinião surgiu associada ao fenômeno dos eSports. Além dos pro players, streamers e produtores de conteúdo ganharam status de celebridades para os fãs do gênero. Uma delas é Nyvi Stephan, embaixadora e apresentadora do WESG LATAM 2021, que soma mais de 3,2 milhões de seguidores e inscritos nas redes sociais. Ela foi eleita a melhor apresentadora América Latina e 3ª melhor do mundo segundo o eSports Awards 2019 nos Estados Unidos. Desde 2014, já apresentou alguns dos mais relevantes campeonatos do Brasil, LATAM e até mesmo mundiais. Além de apresentar as partidas e engajar a comunidade gamer em suas redes, Nivy será a apresentadora do programa Zero to Hero e demais conteúdos nas plataformas do WESG LATAM.
Acompanhe o calendário de competições do WESG LATAM
Inscrições gratuitas abertas em https://www.wesglatam.com
Período de inscrições: 03 de dezembro a 07 de janeiro de 2021
Classificatórias onIine WESG LATAM:
Entre 08 de janeiro de 2021 e 28 de fevereiro de 2021
Finais WESG LATAM na Jeunesse Arena, Rio de Janeiro:
06 e 07 de março de 2021
Acompanhe o WESG nas redes sociais:
Twitch
Youtube
Instagram
Twitter
Facebook
Agências
V3A conquista a conta do clube europeu Villarreal CF no Brasil

Agências
Coca-Cola e LGL Case: parceria transforma experiência de compra em mercados locais

Em 15 de março, celebra-se o Dia do Consumidor — uma data que vai além de promoções, destacando a relação de confiança e afeto entre marcas e clientes. Mais do que um momento de compra, é uma oportunidade para reforçar laços e criar experiências que conectam pessoas. E poucas marcas entendem essa missão tão bem quanto a Coca-Cola.
Com o apoio da LGL Case, agência especializada em Brand Experience, a marca tem levado sua magia a mercados e supermercados por todo o Brasil, criando experiências que aproximam a comunidade do universo Coca-Cola. Ao longo dos últimos anos, essa parceria já resultou em mais de 96 eventos, com ativações que transformam o ato de comprar em um momento especial de conexão.
O propósito dessas ativações vai além de impulsionar vendas — é sobre levar experiências para locais que muitas vezes não são o foco das grandes marcas. Em mercados de bairro e cidades menores, a agência ajudou a traduzir a essência da Coca-Cola em ambientes que despertam encantamento e acolhimento. “Nosso desafio era criar experiências que fizessem as pessoas se sentirem parte da marca, independentemente do lugar onde vivem”, afirma Gustavo Costa, CEO da LGL Case.
Desde o briefing inicial da Coca-Cola, a LGL Case teve o desafio de traduzir a essência da marca em experiências que impactassem diretamente os consumidores. Para isso, a agência foi responsável por dar capilaridade da comunicação da marca em um momento de grande concorrência, desenvolvendo soluções que incluíram um criterioso mapeamento de pontos de venda e mercados emergentes. Um dos principais desafios enfrentados foi a diversidade de estruturas e padrões encontrados em diferentes tipos de mercados. Nesse caso, desde mercadinhos de bairro com gôndolas diversas até supermercados mais estruturados, o que exigiu a criação de um projeto adaptável, com materiais sustentáveis e otimização logística para garantir a instalação eficiente em cada local.
“A implementação das ativações contou, ainda, com visitas técnicas personalizadas, mapeamento detalhado das áreas de ambientação, e a produção de materiais reutilizáveis que se adequassem às necessidades de cada mercado, garantindo que cada detalhe refletisse a qualidade e a identidade da marca Coca-Cola”, completa Gustavo.
Cada espaço foi cuidadosamente pensado para transformar o cotidiano em algo extraordinário. Elementos de cenografia, iluminação aconchegante e mobiliário exclusivo ajudaram a criar ambientes que convidavam o consumidor a vivenciar o prazer do momento da compra, fortalecendo o vínculo emocional com a marca.
O design e a interatividade foram pontos-chave para o sucesso das ativações. A LGL Case apostou na criação de ambientes imersivos, onde cada detalhe — desde a disposição dos produtos até a iluminação — contribuía para que os consumidores se sentissem parte do universo Coca-Cola. “Acreditamos que o brand experience tem o poder de transformar algo simples, como a ida ao mercado, em uma lembrança afetiva”, destaca Gustavo Costa.
Essas experiências impactaram especialmente as famílias das classes C e D, que nem sempre têm acesso a ativações elaboradas nos pontos de venda. Os elogios recebidos diariamente reforçaram o sucesso da abordagem, mostrando que a conexão entre marca e consumidor vai além do produto.
You must be logged in to post a comment Login