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Vamos falar sobre criar experiências envolventes em lançamentos de produtos?

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Por Denise Garrido

Não é de hoje que criar experiências memoráveis para lançamentos de produtos é uma estratégia eficaz para gerar entusiasmo, engajamento e criar uma conexão emocional com o público. É ir além das estratégias convencionais e projetar a ação para despertar interesse, gerar buzz e garantir que o lançamento seja um sucesso.

No artigo deste mês, compartilho algumas ideias e considerações para inspirar a criação de experiências envolventes em um lançamento de produto. Aí vão:

1) Pré-lançamento: antes do lançamento oficial, crie expectativa e empolgação. Vale utilizar teasers, trailers, oferecer degustações e informações exclusivas para despertar o interesse dos consumidores e prepará-los para a novidade que está por vir.

2) Conte uma história: desenvolva uma narrativa envolvente em torno do produto. Conte a história por trás do desenvolvimento, destacando desafios, inspirações, ingredientes e inovações. Uma história cativante pode capturar a atenção do público e criar uma conexão emocional mais forte.

3) Crie um evento memorável: que tal uma festa incrível para apresentar o produto ao público? Precisa ser algo envolvente, interessante e repleto de elementos que destacam as características e os benefícios do produto. Uma experiência de marca que tenha como objetivo criar um espaço lúdico, em uma narrativa ou em um ambiente totalmente imersivo para os convidados, proporcionando uma sensação de presença e envolvimento total. Com uma atmosfera que permita que os participantes interajam com o produto de maneira única. Isso pode incluir demonstrações ao vivo, estações interativas, amostras grátis ou até mesmo experiências de realidade virtual ou aumentada, dependendo da natureza do produto. Uma ação para proporcionar uma experiência sensorial completa, despertando os sentidos e criando uma conexão emocional com a marca.

4) Parcerias estratégicas: considere colaborações com influenciadores relevantes, celebridades e veículos de imprensa estratégicos para amplificar a visibilidade do lançamento. Isso pode incluir parcerias diversas, participação de produtos ou até mesmo a de embaixadores que possam transmitir entusiasmo e credibilidade.

5) Acesso exclusivo: crie um senso de exclusividade oferecendo acesso antecipado ou limitado ao produto. Isso pode ser feito a partir de pré-vendas ou mesmo convites exclusivos para experimentar o produto antes do lançamento oficial.

6) Envolva as redes sociais: abuse das redes sociais como uma plataforma para criar buzz sobre o lançamento. Crie hashtags exclusivas, incentive o compartilhamento de conteúdo relacionado ao produto, ações para aumentar o engajamento dos usuários.

Um ótimo exemplo foi o evento de lançamento do Clash’d, refrigerante oficial do Grupo Heineken, que realizamos em junho, no centro de São Paulo. Toda a ação foi desenvolvida a partir do conceito “Nem Tente Explicar” e promoveu uma experiência incrível para os convidados. Clash’d é o primeiro brewed do mercado brasileiro, e, para o seu lançamento, a marca promoveu uma experiência em um casarão da década 30 no centro de São Paulo para apresentar os três sabores da bebida: maçã golden, hortelã e capim-limão; limão-siciliano, morango e gengibre; e frutas vermelhas e hibisco, todos produzidos apenas com ingredientes naturais.

O evento explorou os atributos marcantes e sofisticados da bebida para além da degustação e contou com intervenções tecnológicas, cenografia, performances artísticas, música e pratos harmonizados para afirmar as qualidades únicas de Clash’d.  Já na chegada, um salão em branco com projeções esquentou a atmosfera misteriosa, que foi revelada em etapas: no primeiro ato, uma sala em tons rosados, em menção ao sabor frutas vermelhas e hibisco; no segundo, esverdeado, o mergulho foi em maçã golden, capim-limão e hortelã e, no terceiro, a predominância amarelada do limão-siciliano, morango e gengibre. Cada um dos atos contou com uma sala exclusiva, aberta ao longo da experiência. A celebração contou, ainda, com a presença dos influenciadores Camila Coutinho e Enzo Celulari, que produziram conteúdos especiais para a marca em suas redes sociais. Todo o projeto foi desenvolvido e executado pela agência Atenas, que também está à frente das ações de ativação do novo produto nas praças do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Por fim, ao criar experiências para lançamentos de produtos, lembre-se de que o objetivo principal é cativar e envolver o público. Personalize a abordagem de acordo com o produto, o mercado-alvo e as preferências dos consumidores. É importante ressaltar que as ações devem ser autênticas e alinhadas com os valores e o propósito da marca. Quando bem executadas, essas experiências podem criar uma ligação emocional duradoura entre a marca e seus consumidores, resultando em lealdade, em recomendações e até mesmo em defensores da marca.

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Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas

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A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.

Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.

“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.

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Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA ITALY

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Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA Italy, líder global no segmento de eletrobeleza. A executiva, que acumula mais de 20 anos de carreira em empresas como Philips, Pernod Ricard e Vigor, chega à GA.MA Italy após passagem pelo Group SEB.

Ela conta que está sempre em busca de novos saberes, vivências e experiências. “Acredito que faz parte do jogo derrubar as barreiras e facilitar novos caminhos”, diz Thaiane, que é uma entusiasta do tema ESG e busca, cada vez mais, trazer maior conscientização sobre o assunto nos lugares por onde passa.

 

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