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Trident apresenta ativações no Carnaval 2020

Há anos com ativações nesta época do ano, marca promete animar as principais festas do país
Trident, líder absoluta no segmento de gomas no Brasil e que está sempre em conexão com seus consumidores, prepara diversas ações para que os foliões aproveitem ainda mais a época mais festiva do calendário nacional. Para esse ano, a marca apresenta o novo conceito “Destrava, tem Trident”, que traduz a intenção de ajudar o público a destravar a folia – seja na atitude, no comportamento ou nos looks.
Para Gabriel Garcia, Gerente de Marketing de Trident para Mondelēz Brasil, o investimento em ações nessa época do ano está alinhado ao posicionamento estratégico da marca em manter-se próximo do público. “O Carnaval é um período em que o brasileiro está, naturalmente, mais propenso a interagir com marcas que façam sentido na realidade dele e que se insiram na festa de forma consistente e autêntica”, afirma. “Aproveitamos o mood leve de Trident para levar a marca para curtir essa festa com os foliões – com ações em diferentes praças”, completa o executivo.
Para deixar a festa ainda mais animada, Trident desenvolveu uma coleção exclusiva de bodies em parceria com a estilista carioca Marta Macedo, da Martu, e pochetes com Gilson Martins. A marca ainda vai deixar o carnaval de São Paulo ainda mais brilhante: em uma peça de mobiliário urbano na Av. Faria Lima, em São Paulo, vai distribuir glitter em gel gratuitamente aos foliões.
O lançamento da coleção de bodies e pochetes foi concebido em parceria com a agência Sapient AG2, que assumiu a comunicação da marca no final de 2019. “Com esse novo conceito, queremos reforçar a ideia de que Trident é uma marca que está junto com o consumidor em todos os momentos, ajudando-o a vivê-los de forma mais descontraída. Essa foi a linguagem que tentamos traduzir tanto durante o trabalho de cocriação da coleção dos bodies, juntamente com a marca Martu, quanto – e talvez, principalmente -, com todo material da campanha de lançamento de Mints”, afirma Rodrigo Marangoni, Diretor Executivo de Criação da agência.
A presença de Trident na folia começou com ativações antes mesmo da temporada oficial de carnaval. A marca foi uma das patrocinadoras do CarnaUOL, maior pré-Carnaval de São Paulo, que aconteceu no dia 08 de fevereiro. Uma das ações para o público foi a “Câmera da Mascada”: uma câmera que circulou pelo público para captar foliões que estavam mascando Trident. Quem foi identificado, ganhou um upgrade para um lounge especial da marca. Já no dia 15 de fevereiro, Trident patrocinará o famoso bloco Baile da Favorita, organizado pela promoter Carol Sampaio. No evento, as musas do bloco estarão vestidas com os bodies desenvolvidos pela marca e customizados por Marta Macedo.
Nos dias de Carnaval, a marca estará em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Na primeira capital, o Carnaval da Cidade, evento que acontece no Jockey, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, contará com ativações especiais Trident, como a digital tatoo e a câmera da mascada, que vai levar os flagrados para um meet and greet com o artista do dia. No Rio de Janeiro, a marca patrocina dois dos principais camarotes da Marquês de Sapucaí: o Camarote CarnaUOL Nº1 e o Nosso Camarote.
Completando o circuito, em Recife, a Trident patrocina a tradicional festa Carvalheira na Ladeira, que acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro. A marca assina o abadá do evento e terá ativações especiais para a ocasião. O público também contará ainda com a lojinha da Mondelēz Brasil e digital tatoos.
“Trident é uma marca democrática e por isso estamos presentes nas principais festas, blocos e camarotes de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, com uma série de ativações para que o público curta muito a temporada de carnaval”, afirma o gerente de marketing da marca.Campanha Mints
Paralelamente às ações de Carnaval, a Sapient AG2 preparou a campanha de lançamento de Trident Mints, novidade da linha Trident. Com o foco nas redes sociais, a inspiração das peças foi o traço feito em parceria com o ilustrador Daniel Semanas e o Twitter Art House, com roteiro e direção criativa da Sapient. Entre os formatos escolhidos estão posts para redes sociais, filmetes de 15 e 6 segundos para o Youtube (nos formatos trueview e bumper), Instagram, Facebook e Twitter e peças IAB. Com o título “Trident Mints destrava a vibe do Carnaval”, a campanha tem Direção Executiva de Criação de Rodrigo Marangoni.
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Pesquisa revela nova jornada de compra no Brasil

A mLabs, plataforma de gestão inteligente de mídias sociais, em parceria com a Conversion, agência de performance digital e SEO, lançam a pesquisa “A Nova Jornada de Compra”. O estudo revela como diferentes faixas etárias se comportam nos diversos canais digitais — incluindo IAs, redes sociais e mecanismos de busca — e como se relacionam com marcas, conteúdo e produtos. A pesquisa, realizada com 800 entrevistados de todo o Brasil, traça um retrato detalhado das gerações Baby Boomer, X, Millennial e Z, e aponta as tendências que devem guiar o consumo em 2026.
“Criamos este estudo para mapear como as quatro gerações coexistem no mercado brasileiro, cada uma dominando ferramentas diferentes para consumir. Os dados revelam não apenas uma mudança comportamental, mas a necessidade de repensar estratégias de marketing”, explica Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.
“Mais do que acompanhar tendências, é preciso entender a nova lógica da influência — construída por meio de dados, relevância e credibilidade. O comportamento online de cada geração revela que a relação entre marcas e pessoas está cada vez mais guiada por propósito e contexto, e não apenas por visibilidade online”, completa.
Diferenças entre gerações: o que move cada público
O estudo revela um Brasil digitalmente diverso e gerações que, embora convivam nas mesmas plataformas, têm motivações e critérios distintos.
Geração Z (18 a 26 anos): é a mais conectada e socialmente ativa. 87% descobrem produtos, serviços ou marcas no Instagram e 80% no TikTok, plataformas usadas não só para lazer, mas também como fonte de informação, aprendizado e consumo. É o grupo que mais valoriza autenticidade e posicionamento de marca, e 67,2% deles já afirmam utilizar IA (como ChatGPT) para perguntar sobre vantagens e desvantagens de produtos. É a geração que usa a inteligência artificial como uma espécie de “consultor digital” para validar e tomar decisões.
Millennials (27 a 42 anos): são a geração mais híbrida e estratégica. 83,5% descobrem produtos no Instagram, 73,5% no YouTube e 72% no Google. Também estão entre os que mais utilizam IA (56%) como ferramenta de pesquisa e decisão. Preferem marcas que ensinam, inspiram e entregam utilidade: 58% dizem confiar mais nas IAs do que em pessoas próximas para obter informações atualizadas.
Geração X (43 a 58 anos): busca equilíbrio entre canais. O Google lidera com 84,5% das pesquisas, seguido por YouTube (60%) e Instagram (45,5%). Essa geração valoriza credibilidade, experiência e comparação, com 47,5% já utilizando IA em suas buscas. Embora demonstrem abertura à tecnologia, mantêm cautela e priorizam a validação em fontes oficiais e lojas físicas.
Baby Boomers (59+): têm presença digital crescente. 77,5% utilizam o Google e 58,5% o YouTube como principais canais de descoberta de produtos, serviços ou marcas. O Instagram (50,5%) e o Facebook (37,5%) aparecem como redes de uso mais frequente. Ainda que o uso de IA seja menor (31%) para pesquisar marcas ou produtos, quase 48% dessa geração afirmam usá-la para encontrar o menor preço ou melhor oferta, demonstrando um perfil prático e orientado à eficiência.
As plataformas que dominam o país
O estudo aborda o tema sob duas perspectivas complementares. Quando o assunto é descobrir novos produtos ou marcas, destacam-se como principais fontes o Google (76%), seguido por Instagram (73,3%), YouTube (69%), TikTok (55,4%) e televisão (49,9%).
Já quando o foco é buscar informações sobre produtos, serviços ou marcas já conhecidas, os canais mais utilizados são o Google (78,8%), YouTube (59,5%), Instagram (51,13%), inteligências artificiais (48,5%) e TikTok (38,75%).
Fatores que mais influenciam na decisão de compra final
Preço (80,6%)
Qualidade do produto (77,4%)
Frete grátis (77,3%)
Reputação/confiabilidade da marca (45,8%)
Avaliações de outros compradores (45,4%)
A IA como divisor geracional e o futuro do consumo no Brasil
O destaque da pesquisa, além da presença das redes sociais em toda a jornada de compra, para todas as gerações, é a presença relevante da inteligência artificial nas jornadas, ainda que em diferentes medidas.
A IA surge como um dos principais divisores geracionais do consumo brasileiro. A Geração Z (59,5%) e os Millennials (56%) já transformaram os algoritmos em verdadeiros consultores digitais de compra, estabelecendo uma relação de confiança que supera muitas fontes tradicionais. Para eles, consultar a IA é tão natural quanto usar o Google.
Por outro lado, a Geração X (47,5%) demonstra uma adoção mais cautelosa, porém crescente, enquanto os Baby Boomers (31%) seguem um ritmo mais gradual e ainda enfrentam barreiras de entrada. Essa diferença de quase 30 pontos percentuais entre os extremos evidencia como a IA se tornou um marco entre as gerações nativas digitais e aquelas em processo de adaptação ao ambiente online.
“O crescimento da IA e das redes sociais entre os mais jovens não representa uma substituição do Google, mas a expansão das buscas. Os usuários jovens descobrem produtos e serviços através das redes sociais de forma fluida, utilizam o Google para buscar informações factuais de forma ativa e vão para a IA fazer análises contextuais, comparativas. Isso cria uma experiência de pesquisa híbrida mais rica e personalizada do que qualquer geração anterior teve acesso”, afirma Rafael Kiso.
Os dados reforçam que essa transformação já antecipa o futuro do consumo no Brasil. 41,5% da Geração Z e 37% dos Millennials acreditam que a IA vai revolucionar completamente a forma como compramos, percepção que reflete o quanto essas gerações já a incorporaram ao dia a dia. Entre os mais maduros, 35% da Geração X e 35,5% dos Baby Boomers veem a IA como muito importante, mas não acreditam que ela substituirá totalmente as formas tradicionais de consumo.
“Cada geração se relaciona com as IAs do seu jeito, mas nenhuma delas deixa de se relacionar. Não é mais possível pensar no futuro do consumo sem pensar nas IAs”, conclui Kiso.
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Doritos acelera com a Fórmula 1

Doritos, marca de tortilhas da PepsiCo – uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo – dá a largada na sua campanha que marca a estreia oficial no universo de Fórmula 1 em 2025. A iniciativa é um dos pilares da marca que reforça seu posicionamento de autenticidade e ousadia. O público vai poder acompanhar os desdobramentos desse momento icônico de Doritos online e pelas ruas de São Paulo, além de poder participar da promoção da marca e concorrer a capacetes oficiais de corrida e mini capacetes.
“Doritos sempre se conectou com quem ousa e tem coragem de ser você mesmo. A parceria com a F1 é extremamente estratégica, pois reforça essa atitude, unindo a energia das arquibancadas, a ousadia dos pilotos e o espírito global do esporte. É a chegada da intensidade de Doritos às pistas, com patrocínio previsto para os próximos 5 anos”, explica Samia Chehab, diretora de marketing da PepsiCo Brasil.
A fanzone acontece de 7 a 9 de novembro no kartódromo de Interlagos (ingressos à venda) e oferecerá shows, simuladores e telões para acompanhar as corridas. Ativações de marca, como de Doritos, também estarão disponíveis para o público participante. No espaço da marca, criado pela agência Valiant, o público poderá mergulhar ainda mais no universo da Doritos. O estande contará com uma ativação chamada “Crunch Radio”, onde o público poderá espelhar a intensa comunicação por rádio das equipes de corrida, proporcionando uma imersão direta e divertida da F1. E o ponto alto será com uma corrida de bolinhas que desafia os fãs e entrega pura diversão no clima da Fórmula 1. O espaço ainda conta com um photo opportunity temático para registrar a experiência.









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