Empresa
Team Créatif desenvolve rebranding da Salsicharia Liminana
Em mais uma parceria, as equipes da Team Créatif São Paulo e da Team Créatif Lisboa, unidade de Negócio da Team Créatif Brasil em Portugal, desenvolveram o rebranding da Salsicharia Liminana, marca portuguesa que amplia cada vez a sua capacidade de exportação pelo mundo. O escopo do projeto envolveu desde o planejamento estratégico para um reposicionamento, identidade visual, design de embalagens até a arquitetura de marca. O trabalho final responde ao objetivo de criar uma imagem moderna, porém, sem perder de vista o conjunto de valores, conexões emocionais e memórias afetivas que estão no DNA da marca e fizeram parte de toda a construção de relacionamento da empresa com os consumidores, desde a sua fundação, em 1981.
Para isso, a equipe criativa das agências, no Brasil e em Portugal, se inspiraram na história e tradição da Ponte de Lima, a mais antiga vila do país, situada no extremo norte da nação lusitana e onde nasceu a Salsicharia Limiana. O local pertence ao distrito de Viana do Castelo, repleto de cultura e conhecido pela excelência da sua gastronomia. “A nossa ideia foi baseada em explorar a origem como um asset valioso e diferenciador, sob o conceito de ‘origem dentro da origem’. Mais do que ser portuguesa, a Salsicharia Limiana é de Ponte de Lima”, afirma Guilherme Jardim director da Team Créatif Lisboa “.
O redesenho cuidadoso do portfólio, que conta com quase 100 produtos, consumiu aproximadamente seis meses de trabalho.
“A Team Créatif conseguiu captar a essência da marca e traduzi-la visualmente não só nas nossas embalagens mas também noutros pontos de comunicação. A nova imagem, para além de nos expandir os horizontes comerciais, quer no mercado nacional quer na exportação, ajudou-nos ainda a clarificar um portfólio de produtos extenso e multi-categoria.”, afirma Liliana Cunha, Directora Exectutiva Salsicharia Limiana.
Para Guilherme, ao mesmo tempo que as pessoas vivenciam os prós e contras da modernidade, e um mundo dinâmico, frenético e globalizado, elas também voltaram a valorizar as tradições e a forma como são feitos os produtos que consomem. “Hoje, somos constantemente expostos a estímulos e inovações, o que faz com que nos apeteça cada vez mais aquilo que é mais simples, mais identitário e tradicional. São poucas as marcas que podem comunicar a origem e a tradição, mas nós tivemos a sorte de trabalhar com uma empresa familiar onde o ‘saber fazer’ foi passando de geração em geração”, revela.
Empresa
Ursinho natalino invade fachada de shopping em ação FOOH
O Ventura Shopping, em Curitiba (PR), celebra o Natal de 2024 com ações exclusivas para a data. Este ano, o shopping uniu tradição e tecnologia em duas grandes novidades: uma parceria inédita com a brinquedos Estrela e uma ação inovadora de FOOH (fake out of home, ou falsa ativação outdoor em tradução livre). Toda a decoração natalina do Ventura gira em torno do tema “O Natal dos Ursos”.
Em uma colaboração especial, a Estrela desenvolveu um ursinho natalino exclusivo para o Ventura. Até o dia 9 de janeiro, ou enquanto durarem os estoques, os clientes que acumularem R$ 350,00 em compras tem direito a ganhar um ursinho. Um concurso para escolher o nome mais criativo para o ursinho movimentou a página do Instagram do Ventura. Agora, o mascote do Natal se chama “Venturino”.
Já a segunda novidade mergulha no universo tecnológico. A ação de FOOH, que está transformando a indústria publicitária no mundo inteiro, utiliza computação gráfica, inteligência artificial, tecnologia 3D e realidade aumentada para criar um filme interativo. Na fachada do empreendimento, o ursinho natalino ganha vida em tamanho gigante, descendo do telhado e interagindo com o público. A ação pode ser visualizada no Instagram do shopping e nos canais de televisão aberta.
“As ações deste Natal reforçam nosso compromisso em oferecer experiências únicas e inesquecíveis para nossos visitantes, enquanto apostamos em tendências que estão transformando a comunicação e o marketing de experiência”, descreve Daniela Leal, gerente de marketing do Ventura Shopping.
Empresa
IPSEN aposta em podcast e videocast para ampliar debate sobre doença rara
A sigla PFIC talvez seja desconhecida para você. Mas, a importância de conhecê-la possivelmente vai mudar depois de uma ação de conscientização promovida pela Ipsen Brasil. Com criação da Growth Comunicações e roteirização e apresentação de Lúcia Helena, jornalista especializada em saúde, a farmacêutica lançou o videocast “Quando o Fígado Fala Pela Pele” no dia 10 de dezembro. O conteúdo está disponível no seu canal de YouTube e se dedica a conscientizar sobre uma condição rara chamada Colestase Intra-hepática Familiar Progressiva (PFIC), que afeta com maior gravidade bebês e crianças, podendo progredir para a necessidade de transplante de fígado.
No primeiro episódio são apresentadas as informações gerais da doença, abordando o que é a condição, seus sintomas, desafios de diagnóstico e outras dificuldades. Já o segundo, foca na necessidade de tratamento para melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que veem a vida mudar completamente na longa jornada de investigação sobre o diagnóstico. Além disso, perguntas frequentes sobre a patologia serão respondidas em pequenas pílulas de conteúdo, publicadas nas redes sociais da empresa.
Quem aporta conhecimento sobre o assunto é a Dra Gilda Porta, Hepatologista Pediátrica do grupo de hepatologia do Hospital Menino Jesus e Sírio-Libanês e presidente do departamento de hepatologia pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); a Dra Maria Lucia Gomes Ferraz, hepatologista e presidente do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG); e o Toni Daher, fundador da Casa Hunter de acolhimento aos pacientes com doenças raras.
“A iniciativa nasceu da necessidade de compartilhar conhecimento para despertar a comunidade médica e a sociedade para a existência de uma doença que tem um diagnóstico desafiador. O nome ´Quando o Fígado Fala Pela Pele´ foi especialmente escolhido para que as pessoas façam essa associação e passem a desconfiar de doenças hepáticas (e não apenas dermatológicas) quando se deparam com um dos principais sintomas da PFIC, que é o prurido, uma coceira persistente”, detalha Elenise Colletti, diretora de Market Access & Public Affairs da Ipsen Brasil.
A gravação aconteceu durante um evento de conscientização realizado em São Paulo, que contou com plateia ao vivo, e integra uma série de outras iniciativas – como posts educacionais promovidos ao longo de Outubro, mês eleito como a ocasião de conscientização pela PFIC Network, grupo global liderado por pacientes dedicado exclusivamente a apoiar pacientes e famílias afetadas pela condição no mundo. Link do canal da Ipsen: https://www.youtube.com/@
You must be logged in to post a comment Login