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Relatório da Macfor revela tendências e comportamentos de compra da geração Z

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A Macfor, agência full service especializada em criatividade e estratégias digitais, divulgou um estudo inédito sobre o comportamento dos consumidores jovens em relação ao Dia dos Pais de 2024. Entre as datas afetivas que celebram relacionamentos amorosos e familiares, é a segunda que gera maior interesse dos usuários.

O levantamento revela que, ao contrário de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, os jovens preferem presentear os pais com mimos e lembrancinhas, enfatizando o valor sentimental e emocional da data. O estudo monitorou a busca por lembrancinhas do dia dos pais, presentes criativos e personalizados, como canecas e cestas temáticas, entre 2020 e 2024, e concluiu-se que há um aumento crescente de procura pelos termos, que se alinham com as preferências do público jovem.

Estes itens, muitas vezes personalizados, são escolhidos para demonstrar carinho e afeto, reforçando os laços familiares. A análise também destaca a importância das redes sociais na formação de opinião e nas decisões de compra da geração Z, com o TikTok e Instagram sendo as plataformas mais influentes. “O alcance em social media em relação à data é de 1 bilhão, com interações que se aproximam do 1 milhão”, observa Fabricio Macias, co-CEO da Macfor.

Outro ponto de destaque é o impacto dos influencers, que têm grande poder na formação do mindset dos jovens consumidores. O relatório identifica que, embora o Dia dos Pais gere menos motivação para impressionar com presentes de alto valor, o envolvimento emocional é profundo. Posts nostálgicos de grandes influencers têm se mostrado eficazes em gerar interações positivas, que representam 80% das menções, evidenciando a conexão afetiva com a data.

Marcas como O Boticário, Natura, Nike, Adidas e Hering, destacam-se por suas estratégias de engajamento emocional. Para além da categoria “lembrancinhas”, entre os presentes mais populares este ano, de acordo com as buscas, estão itens de perfumaria e calçados como tênis, um dos hypes sendo o maior interesse em corridas, com 15,5% das menções nas redes sociais relacionadas ao Dia dos Pais. Isso porque, algumas marcas estão explorando o timing dos grandes eventos esportivos para engajar o público masculino.

Para acessar o estudo, basta clicar em: https://universidade.macfor.com.br/dia-dos-pais-2024

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We OOH e TMidia lançam primeiro painel icônico da Rua de Luz em Curitiba

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A We OOH, em parceria com a TMidia, acaba de acender o painel de 170 m² em uma das regiões mais nobres e estratégicas da capital paranaense.

Este é o marco zero de um projeto ambicioso que transformará a Rua Marechal Deodoro no Distrito de Mídia – o maior corredor de luz do Brasil, inspirado na icônica Times Square de Nova York. Um verdadeiro polo de inovação que revitalizará o centro da cidade, trazendo mais luz, segurança e vitalidade urbana.

Com telas gigantes que brilham 24 horas por dia, a Times Square é um dos pontos mais visitados do mundo. Agora, Curitiba dá o pontapé inicial para sua própria versão brasileira, elevando a publicidade Out of Home (OOH) a patamares nunca vistos no Paraná.

“Este projeto revolucionário inaugura o Distrito de Mídia de Curitiba, abrangendo cinco quadras com formatos exclusivos e inovadores que vão redefinir o mercado publicitário no Sul do país”, afirma Tiago Brito, CEO da We OOH.

Instituído pelo Decreto Municipal 1.871/2024, assinado pelo prefeito Rafael Greca após meses de planejamento, o Distrito de Mídia ocupa um corredor luminoso na Rua Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen. Com potencial de 20 mil m² em publicidade, a área se tornará o epicentro para lançamentos de campanhas de grande escala.

“Nosso painel é o pioneiro e o de maior visibilidade nessa zona premium, marcando o início de uma nova era para o OOH no estado”, destaca Jean Claudio Ribeiro, sócio da TMidia.

Localizado no coração de Curitiba, o painel gera cerca de 2 milhões de impactos mensais, alcançando um fluxo intenso de veículos e pedestres na principal via central da cidade.

“Em um mundo onde a atenção é o novo ouro, este painel oferece exposição massiva em tráfego qualificado, com público diversificado, engajado e pronto para o call to action”, conclui Loli Argello, CCO da We OOH.

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Robô equipado com IA interage com consumidores em supermercados, metrô e aeroportos

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A JCDecaux, que atua no mercado de Out of Home (OOH), acaba de divulgar uma nova solução de interação com o público: o Robô OOH. Desenvolvido com tecnologia avançada de inteligência artificial, o robô reconhece a presença de pessoas, identifica expressões faciais dos consumidores que estão dispostos a interagir, conversa em diferentes idiomas e apresenta conteúdos personalizados relacionados a marcas, produtos e serviços.

As ativações podem ser realizadas em diversos ambientes, como em estações de metrô, aeroportos e varejo. Nos supermercados, por exemplo, o Robô OOH promove novos produtos, ofertas e promoções, sugere receitas, oferece dicas e orienta os consumidores em relação à localização de gôndolas, tornando a jornada de compra mais interativa, personalizada e dinâmica.

A estreia do Robô OOH ocorreu em parceria com Qualy, marca líder em margarinas no Brasil, em uma loja do Carrefour no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Na ação, o Robô OOH foi apelidado de “Qualyzinho” e impulsionou a campanha “Gosto de Qualy”.

O lançamento marca o avanço da JCDecaux em soluções que aproximam as marcas e a audiência. “Despertar o interesse das pessoas em produtos e serviços no momento decisivo de compra gera impacto direto nas vendas e no engajamento, porque conecta as marcas à audiência de uma forma mais interativa e personalizada. O Robô OOH representa um avanço nessa estratégia e traz vantagem competitiva no momento em que o consumidor está escolhendo o que comprar”, destaca Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil.

“Queremos surpreender nosso público por meio de uma experiência que oferece conveniência e personalização ao explorar os diferenciais de Qualy, destacando como nossas margarinas são versáteis na cozinha e atendem às mais variadas necessidades, preferências e ocasiões de consumo, garantindo um toque especial em cada receita”, afirma Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.

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