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Relatório da Macfor revela tendências e comportamentos de compra da geração Z

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A Macfor, agência full service especializada em criatividade e estratégias digitais, divulgou um estudo inédito sobre o comportamento dos consumidores jovens em relação ao Dia dos Pais de 2024. Entre as datas afetivas que celebram relacionamentos amorosos e familiares, é a segunda que gera maior interesse dos usuários.

O levantamento revela que, ao contrário de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, os jovens preferem presentear os pais com mimos e lembrancinhas, enfatizando o valor sentimental e emocional da data. O estudo monitorou a busca por lembrancinhas do dia dos pais, presentes criativos e personalizados, como canecas e cestas temáticas, entre 2020 e 2024, e concluiu-se que há um aumento crescente de procura pelos termos, que se alinham com as preferências do público jovem.

Estes itens, muitas vezes personalizados, são escolhidos para demonstrar carinho e afeto, reforçando os laços familiares. A análise também destaca a importância das redes sociais na formação de opinião e nas decisões de compra da geração Z, com o TikTok e Instagram sendo as plataformas mais influentes. “O alcance em social media em relação à data é de 1 bilhão, com interações que se aproximam do 1 milhão”, observa Fabricio Macias, co-CEO da Macfor.

Outro ponto de destaque é o impacto dos influencers, que têm grande poder na formação do mindset dos jovens consumidores. O relatório identifica que, embora o Dia dos Pais gere menos motivação para impressionar com presentes de alto valor, o envolvimento emocional é profundo. Posts nostálgicos de grandes influencers têm se mostrado eficazes em gerar interações positivas, que representam 80% das menções, evidenciando a conexão afetiva com a data.

Marcas como O Boticário, Natura, Nike, Adidas e Hering, destacam-se por suas estratégias de engajamento emocional. Para além da categoria “lembrancinhas”, entre os presentes mais populares este ano, de acordo com as buscas, estão itens de perfumaria e calçados como tênis, um dos hypes sendo o maior interesse em corridas, com 15,5% das menções nas redes sociais relacionadas ao Dia dos Pais. Isso porque, algumas marcas estão explorando o timing dos grandes eventos esportivos para engajar o público masculino.

Para acessar o estudo, basta clicar em: https://universidade.macfor.com.br/dia-dos-pais-2024

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Eurofarma e Paramount Pictures transformam rede Venancio em espaço temático do Bob Esponja para promover proteção solar

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OAZ, marca de cuidados pessoais da Eurofarma, acaba de inaugurar sua primeira loja totalmente tematizada em parceria com a rede de farmácias Venancio e com a Paramount Pictures. O novo filme de um dos personagens mais queridos do fundo do mar estreia nos cinemas ainda este mês e, aproveitando esse momento, o universo de Bob Esponja foi o escolhido para reforçar a estratégia da empresa com sua linha de protetores solares, especialmente no período de verão. Esta é a primeira vez que a Eurofarma envelopa um ponto de venda completo com uma de suas marcas, marcando um passo inédito de experiência de varejo no setor farmacêutico brasileiro para a companhia.

Instalada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a unidade recebeu um projeto completo de ambientação inspirado na Fenda do Biquíni, com uma experiência sensorial completa, o espaço contará com fachada iluminada, adesivagem especial, fragrância exclusiva e elementos cenográficos que transformam a jornada do consumidor. No interior, gôndolas e mobiliários foram redesenhados, ativações com pipoca personalizada, amostras grátis e influenciadoras na inauguração, que acontece em 20 de dezembro. A proposta é criar um espaço divertido e imersivo, capaz de conectar famílias, consumidores e marca em um mesmo ponto de contato.

“A inauguração dessa loja temática marca um passo inédito e muito importante para a Eurofarma. Nosso objetivo vai muito além da estratégia comercial e quando tornamos o cuidado divertido e acessível, a adesão cresce. A unidade foi pensada para informar e engajar, explicar o uso correto, apresentar o portfólio OAZ e incentivar a proteção diária, especialmente nas crianças”, diz Donino Scherer Neto, diretor de OTC e genéricos da Eurofarma.

“Para a Venancio, é uma alegria trazer essa experiência do Bob Esponja para tão perto dos nossos clientes. A loja temática de Cabo Frio deixa o cuidado com a pele mais divertido e incentiva toda a família a se proteger no verão. Essa parceria com a Eurofarma e a Paramount reforça nosso compromisso em oferecer novidades que unem saúde, bem-estar e uma jornada de compra diferente de tudo o que já fizemos”, destacou o sócio-diretor da Venancio, Rodrigo Ahmed.

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Rappi Turbo libera escolha exclusiva das novas latas de Smirnoff Ice

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O Rappi Turbo começa a vender em dezembro na capital paulista as novas latas da Smirnoff Ice, com um grande diferencial: o usuário poderá escolher qual versão quer receber em casa! A ação, em parceria com a Diageo, faz do Rappi a única plataforma digital que oferece essa possibilidade, além da já conhecida entrega ultrarrápida em até 10 minutos de Turbo.

Em clima de festas de final de ano, a campanha da edição limitada parte de um insight simples: amigos de verdade se zoam, quebram o gelo e dizem verdades sem filtro. A proposta convida o consumidor a escolher a lata que mais combina com aquele amigo específico, usando o humor como ponto de conexão e interação. As seis versões disponíveis trazem apelidos populares do vocabulário entre grupos de amigos: “Zé Ruela”, “Biscoiteiro”, “Emocionado”, “Cri-Cri”, “Pé Frio” e “Fi Fi”.

“Trazer essa possibilidade de escolha personalizada de qual item receber é muito natural para o Rappi, uma vez que nosso objetivo é sempre unir conveniência com experiências que sejam realmente únicas. Dessa forma, seguimos como uma marca disruptiva, apostando em projetos pioneiros de mercado que podem ditar tendência”, afirma Juliana Athaydde, head de Rappi Ads no Brasil.

“Para uma marca pulsante como Smirnoff ICE, o que realmente faz a diferença é chegar exatamente no momento em que a galera quer brindar: rápido, simples e do jeito que eles escolhem. Com o Rappi Turbo, essa entrega em minutos traduz a campanha em algo mais do que comunicação: vira ação imediata. É o único canal onde você escolhe qual adjetivo quer e, em 10 minutos o produto chega e você pode mandar a verdade na lata pros amigos. A parceria não é só institucional, é funcional. Conecta a marca ao momento de celebração com amigos, com conveniência e urgência”, diz Guilherme Martins, vice‑presidente de marketing e inovação da Diageo Brasil.

Com a campanha “Verdade na Lata”, Smirnoff Ice aposta em um humor direto e irreverente para celebrar relações reais. A marca transforma pequenas verdades do cotidiano em uma experiência social, convidando as pessoas a brincarem entre si e reforçando que nada traduz melhor uma boa amizade do que aquela zoeira dita na lata, no momento certo.

No Rappi, o lançamento ganha uma camada adicional por meio da mecânica “Mande uma verdade na lata”, que incentiva o usuário a escolher a versão ideal para brincar com alguém e transformar a entrega rápida em um gatilho de conexão e diversão entre amigos.

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