Universo Live
Redes Sociais no Brasil: Instagram lidera com 78% de usuários ativos, seguido por YouTube e Facebook

Elon Musk, Mark Zuckerberg, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Estes nomes reverberam nas telas dos celulares brasileiros, conduzindo os brasileiros por horas e horas no Twitter/X, Instagram, Facebook e YouTube. Com visões únicas e tecnologias distintas, esses visionários estão por trás das redes sociais mais acessadas e levam à pergunta essencial: qual destas inovações será a próxima a conquistar o coração dos usuários? Explorando a dinâmica digital no país, a Hibou revela insights por meio da pesquisa “Redes Sociais – Quais ganham espaço na vida do brasileiro?”.
A Hibou, especializada em pesquisa e análise de mercado, comportamento do consumidor e tendências, engajou-se em conversas com mais de 1380 brasileiros para mapear os espaços virtuais que eles escolhem “visitar” com regularidade e para desvendar as preferências que moldam sua jornada de consumo de conteúdo.
“As redes sociais evoluíram para um reinado de conexões, com interações pessoais e profissionais. Além de servirem como uma arena global para intercâmbio de ideias entre indivíduos e corporações, as plataformas sociais digitais se transformaram em um solo fértil, onde brotam estratégias publicitárias, oportunidades promocionais, transações comerciais e negociações”, diz Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Vai me adicionar?
Com a proliferação de tantos meios de interação, quem nunca testemunhou o surgimento de uma nova rede social e não se viu seduzido a se inscrever ou ao menos explorar, apenas para satisfazer a curiosidade?
A gama de opções e destinos distintos transformou os brasileiros em navegantes de múltiplas redes. No cenário atual, as três protagonistas mais utilizadas pelos seus cadastrados são: Instagram, com 78% de adeptos; YouTube, com 74%, e o Facebook, enraizado em 70% dos corações virtuais.
Já o TikTok, conquistou 40% dos brasileiros; LinkedIn, uma plataforma de negócios possui 27% de aderência; Pinterest, acolhe 21% das mentes criativas. O Twitter/X possui 13% dos comunicadores virtuais. Até o Kwai, arrebatou 10% dos espíritos aventureiros digitais. O recém-lançado Threads ganhou sua porção de fiéis, marcando 8%, e o Snapchat, pioneiro na jornada das redes, contempla atualmente 2% de usuários.
Universo Live
Ampro apresenta novo Guia Referencial de Valores para o marketing de experiência no Brasil

A Ampro – Associação de Marketing Promocional – anuncia a atualização do Guia Referencial de Valores (GRV), documento oficial que estabelece parâmetros para a prestação de serviços de marketing de experiência no país. Desenvolvido a partir de uma pesquisa nacional abrangente, o material tem como objetivo garantir práticas de remuneração sustentáveis para toda a cadeia de valor do setor.
A iniciativa é liderada pela diretoria setorial de relações institucionais da Ampro e está alinhada às formas lícitas de remuneração em vigor. O GRV orienta empresas e profissionais do setor na formação de valores que assegurem equilíbrio entre contratantes e contratados, promovendo a qualidade na entrega dos serviços e a sustentabilidade financeira dos negócios.
“Ao adotar esses parâmetros, promovemos um mercado mais justo, competitivo e comprometido com a excelência na entrega”, destaca Heloísa Santana, presidente executiva da entidade, reforçando o papel da Associação na construção de um setor mais forte e estruturado.
Os valores referentes a serviços digitais foram incorporados a partir do Guia da Abradi, fruto de uma parceria estratégica que contribui para o alinhamento com as melhores práticas do mercado digital. Essa colaboração garante a atualização dos parâmetros frente às transformações do ambiente online.
Além de servir como referência para empresas e profissionais, o GRV reconhece o valor estratégico das agências, oferecendo diretrizes que permitem manter a competitividade e a inovação na entrega de soluções aos clientes.
“O objetivo é que o GRV, além de servir como referência para a precificação de projetos nas agências, contribua para a isonomia de processos em todo o mercado, abrindo caminho para que as soluções estratégicas e a criatividade possam ser mais valorizadas na relação agência-cliente”, ressalta Valdeck Junior, diretor de relações institucionais da AMPRO. O novo Guia Referencial de Valores já está disponível nos canais oficiais da Ampro.
Universo Live
MAPFRE plantará três árvores para cada gol na CONMEBOL Libertadores

A MAPFRE, companhia global de seguros e patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores, vai transformar cada gol marcado na edição da competição deste ano em uma ação concreta de restauração ambiental. Desde a fase preliminar, iniciada em 4 de fevereiro, até a grande final, em novembro, em Lima (Peru), cada bola na rede representará o plantio de três mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
Ao final do torneio, a estimativa é que mais de 1.600 mudas sejam plantadas, volume suficiente para recuperar um hectare, área equivalente a um campo de futebol. Esse número foi calculado com base na média histórica de gols da competição e no tamanho da área destinada à recuperação.
O plantio ocorrerá no Parque Estadual do Jurupará, no Vale do Ribeira, em São Paulo, região que concentra a maior área contínua de Mata Atlântica do país e é reconhecida pela diversidade de fauna e flora. A execução técnica ficará a cargo da Reservas Votorantim, parceira da MAPFRE na restauração de áreas degradadas, responsável desde a seleção das espécies até o monitoramento do crescimento das mudas.
Mais de 300 gols já foram marcados até o momento, e a expectativa é de que a ação envolva o público durante toda a competição numa contagem pública nas redes sociais. A iniciativa será oficialmente lançada no programa ‘Os Donos da Bola’, da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.
“A vinculação ao número de gols aproxima o torcedor da causa ambiental. É uma métrica simples de acompanhar e que conecta a emoção do futebol a um impacto ambiental concreto. Mesmo que o placar final seja menor que o estimado, vamos plantar as 1.600 mudas. O objetivo é restaurar a área, não apenas contabilizar gols. Queremos aproveitar a visibilidade da nossa marca na CONMEBOL Libertadores para gerar um legado positivo e associar a paixão do futebol a causas que importam para toda a sociedade, afirma Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.