Universo Live
Redes Sociais no Brasil: Instagram lidera com 78% de usuários ativos, seguido por YouTube e Facebook

Elon Musk, Mark Zuckerberg, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Estes nomes reverberam nas telas dos celulares brasileiros, conduzindo os brasileiros por horas e horas no Twitter/X, Instagram, Facebook e YouTube. Com visões únicas e tecnologias distintas, esses visionários estão por trás das redes sociais mais acessadas e levam à pergunta essencial: qual destas inovações será a próxima a conquistar o coração dos usuários? Explorando a dinâmica digital no país, a Hibou revela insights por meio da pesquisa “Redes Sociais – Quais ganham espaço na vida do brasileiro?”.
A Hibou, especializada em pesquisa e análise de mercado, comportamento do consumidor e tendências, engajou-se em conversas com mais de 1380 brasileiros para mapear os espaços virtuais que eles escolhem “visitar” com regularidade e para desvendar as preferências que moldam sua jornada de consumo de conteúdo.
“As redes sociais evoluíram para um reinado de conexões, com interações pessoais e profissionais. Além de servirem como uma arena global para intercâmbio de ideias entre indivíduos e corporações, as plataformas sociais digitais se transformaram em um solo fértil, onde brotam estratégias publicitárias, oportunidades promocionais, transações comerciais e negociações”, diz Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Vai me adicionar?
Com a proliferação de tantos meios de interação, quem nunca testemunhou o surgimento de uma nova rede social e não se viu seduzido a se inscrever ou ao menos explorar, apenas para satisfazer a curiosidade?
A gama de opções e destinos distintos transformou os brasileiros em navegantes de múltiplas redes. No cenário atual, as três protagonistas mais utilizadas pelos seus cadastrados são: Instagram, com 78% de adeptos; YouTube, com 74%, e o Facebook, enraizado em 70% dos corações virtuais.
Já o TikTok, conquistou 40% dos brasileiros; LinkedIn, uma plataforma de negócios possui 27% de aderência; Pinterest, acolhe 21% das mentes criativas. O Twitter/X possui 13% dos comunicadores virtuais. Até o Kwai, arrebatou 10% dos espíritos aventureiros digitais. O recém-lançado Threads ganhou sua porção de fiéis, marcando 8%, e o Snapchat, pioneiro na jornada das redes, contempla atualmente 2% de usuários.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
Universo Live
AMPRO Awards anuncia os finalistas da 25ª edição

A 25ª edição do AMPRO Awards, tradicional premiação brasileira dedicada ao Live Marketing, acaba de revelar os finalistas de 2025. Neste ano, 242 campanhas de 56 agências foram selecionadas para a shortlist em 35 das 40 categorias que compõem o prêmio, representando 47,5% das inscrições. Nesta edição, o AMPRO Awards contou com 509 projetos inscritos e 108 agências participantes.
A seleção foi conduzida por um corpo de jurados formado por 171 profissionais de comunicação e marketing, que avaliaram os cases das verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business com base nos critérios de criatividade, estratégia e execução. Os finalistas concorrerão aos troféus de Ouro, Prata e Bronze, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano e melhor case por vertical.
“O processo de avaliação é uma das maiores fortalezas do AMPRO Awards. A cada edição, reforçamos o compromisso com critérios técnicos, pluralidade e transparência, o que garante um resultado que representa, de fato, a excelência do Live Marketing no Brasil”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de novembro, na Estação Motiva Cultural, em São Paulo, com transmissão online.
Confira a shortlist no site oficial do AMPRO Awards.








