Universo Live
Promotores vestidos de pilotos de F1 rodarão SP a partir de domingo

O clima de Fórmula 1 vai invadir a cidade de São Paulo a partir deste domingo, 7 de novembro. Isto porque a PETRONAS, uma das principais patrocinadoras da equipe Mercedes, de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, terá promotores vestidos de pilotos rodando os espaços urbanos com patinetes.
“Os ‘pilotos nos patinetes’ estarão nos pontos mais movimentados da cidade e poderão tirar fotos, interagir e, em alguns pontos, distribuir bottons exclusivos da PETRONAS para o público”, diz Rogério Lüdorf, diretor de Marketing e Excelência Operacional da PETRONAS Lubrificantes Brasil. Além do dia 7, a ação também acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro em regiões como Avenida Paulista, Avenida Faria Lima, Minhocão, Sumaré, Parque Villa-Lobos e no próprio Autódromo de Interlagos, no dia da corrida.
A iniciativa tem o objetivo de divulgar o game “Let’s Go Champion! 2021”. Os promotores vestidos de piloto de Fórmula 1 terão em seu patinete um QR Code que dará acesso direto ao jogo. “Ao apontar a câmera do celular para o QR Code, o usuário poderá acessar e jogar imediatamente. Com isso estará concorrendo automaticamente aos prêmios”, afirma Lüdorf. Serão seis vencedores: o primeiro colocado receberá um patinete elétrico exclusivo e totalmente personalizado pela PETRONAS, junto com um boné da equipe Mercedes-AMG PETRONAS autografado por Lewis Hamilton. Do 2º ao 6º lugar, os ganhadores receberão um boné da equipe Mercedes-AMG PETRONAS e um pôster, ambos autografados por Valtteri Bottas.
Mas esta não é a única ação off-line da empresa. A PETRONAS está investindo também em mobiliário urbano – serão 33 relógios de rua com a exposição da marca – e mídia no túnel da Linha 4-Amarela do Metrô. Entre as estações Fradique Coutinho e Oscar Freire os passageiros poderão ter a sensação de uma disputa de velocidade ao olharem de dentro do vagão pela janela. “A proposta é trazer a Fórmula 1 para mais perto do público, especialmente durante os dias que antecedem o Grand Prix de Interlagos. Este é um dos momentos mais esperados pelos fãs brasileiros de automobilismo durante todo o ano e por isso queremos deixar esta atmosfera ainda mais grandiosa”, finaliza Lüdorf.
Universo Live
UBRAFE estrutura grupo de trabalho ESG para mapear impactos socioambientais da indústria de eventos

A União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) avançou na articulação de uma base unificada de dados socioambientais junto às suas empresas associadas. Conduzida pelo grupo de trabalho de sustentabilidade e ESG da entidade, a iniciativa visa mapear os impactos coletivos da cadeia de feiras de negócios, respeitando os diferentes níveis de maturidade das promotoras, centros de convenções e fornecedores do setor.
O projeto amplia a análise da agenda ESG para além do consumo de água, energia e descarte de resíduos, incorporando métricas de segurança no trabalho durante as etapas de montagem e desmontagem, bem-estar dos profissionais, acessibilidade e inclusão social. Entre os parâmetros do mercado avaliados pelo grupo está o Guia ESG 2026 do Expo Center Norte, que já adota inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), matriz energética renovável, rastreabilidade de resíduos e ações de economia circular e comunitária.
“Quando falamos em impacto socioambiental, precisamos olhar para além do consumo de água, energia e da gestão de resíduos. As condições de trabalho durante a montagem dos eventos, a segurança dos profissionais, a satisfação dos colaboradores, a inclusão e a acessibilidade também fazem parte dessa agenda. O desafio é reunir essas diferentes dimensões e entender como elas podem ser acompanhadas de forma consistente, respeitando a realidade de cada empresa”, afirma Filipe Fiuza, coordenador do grupo de trabalho de sustentabilidade e ESG da UBRAFE.
A entidade planeja estruturar ferramentas padronizadas de coleta de dados para orientar a publicação de inventários e relatórios setoriais com desdobramentos operacionais a partir de 2027. “A indústria de eventos já conta com iniciativas importantes de sustentabilidade, inclusive na gestão e na destinação de resíduos. O próximo passo é ampliar essa visão, reunir informações e compreender melhor os impactos da atividade como um todo. Como entidade representativa do setor, a UBRAFE tem um papel importante em articular essa construção, considerando as diferentes realidades das empresas e criando caminhos para avançarmos coletivamente”, complementa Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), presidente-executivo da UBRAFE.
Universo Live
American Express prepara ativações na Fanzone e no VIP Village para o GP de São Paulo de F1

A American Express anunciou uma série de ativações presenciais no Autódromo de Interlagos durante o Formula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2026. Como parceira oficial de pagamentos da categoria, a credenciadora leva ao evento uma estrutura com o objetivo de oferecer experiências exclusivas para fãs e portadores dos cartões da marca nos setores de convivência do autódromo.
Na Fanzone, o público terá acesso a um espaço interativo construído em formato de cubo, projetado para oferecer um impacto visual e imersivo. Já no espaço VIP Village, os frequentadores poderão registrar fotos junto a uma réplica em tamanho gigante do capacete da piloto norte-americana Ava Dobson, decorado com a identidade da marca e o uniforme da F1 ACADEMY. O local também contará com distribuição de brindes promocionais.
A iniciativa consolida a expansão da parceria global e plurianual entre a American Express e a Formula 1, iniciada no continente americano em 2023 e ampliada para o circuito mundial em 2024. Além das ativações em autódromos, a aliança prevê pré-venda exclusiva de ingressos, benefícios financeiros e experiências diferenciadas aos clientes nas frentes de esporte, entretenimento, gastronomia e viagens.








