Promoção
Promoções permanecem em alta na pandemia, revelam estudos da Casa 96

A pandemia afetou as tendências relacionadas às promoções no Brasil, mas não a relevância da ferramenta na opinião dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Casa 96 com 1.058 consumidores identificou que, em 2020, 90% dos entrevistados ainda desejavam continuar participando normalmente de promoções. Entretanto, o levantamento demonstrou um dado novo: para mais de 90% das pessoas, as promoções precisam ter um propósito, mais ganhadores e ajudar outras pessoas e instituições.
Em relação ao tipo de prêmios, pela primeira vez a preferência pelo dinheiro (68%) abriu uma distância grande dos demais prêmios indicados, como casa (28%) e carro (4%).
Esta tendência levou a agência a estudar o crescimento das ações conhecidas como Cash Back – ferramenta que ganhou força no Brasil, aliada a novas normas de reembolso – e ao lançamento da Pesquisa Novos Tempos, Novos Formatos, que acaba de ser divulgada pela Casa 96.
“Já lançamos mais de 10 pesquisas sobre o comportamento do consumidor frente às ações de Live Marketing. Um mês antes da pandemia, lançamos um infográfico analisando os últimos anos promocionais no Brasil e as principais tendências, material fruto de um levantamento detalhado e análises, além de uma nova pesquisa realizada com mais de 2.000 consumidores no Brasil. Com a entrada da pandemia, as tendências foram afetadas e, com isso, fomos entender o relacionamento do consumidor com as promoções durante esse período”, afirma a sócia da Casa 96, Denise de Cassia.
Sorteios continuam em alta
O novo estudo da agência, que entrevistou 1.000 consumidores, comparou, principalmente, a relevância dos sorteios com as ações de cash back. A maioria (76% dos entrevistados) ainda prefere concorrer a um grande prêmio via sorteio. Dos 24% que preferem o cashback, a categoria de produtos de limpeza é a que tem maior preferência.
A decisão de compra é influenciada pelas ações de cash back para 59%, porém, as promoções com sorteios continuam com força, com 87% de influência na escolha de uma marca.
Neste tipo de promoção, a preferência dos prêmios se manteve pelo dinheiro (42%), seguido de casa (35%) e carro (23%). “Nunca o dinheiro esteve tão em alta com objeto de prêmio”, pontua Denise de Cassia.
“As estratégias promocionais não param de evoluir e, em geral, acompanham os momentos de vida dos consumidores. Prova disso é a força com que o cash back entrou no mercado. Uma nova mecânica que propõe valorizar ainda mais as escolhas dos consumidores, garantindo um retorno do investimento como recompensa pela escolha de determinada marca ou produto. Mas as mecânicas com sorteios continuam representando a maior parte das escolhas dos consumidores. Isso porque as motivações para a compra não são puramente racionais, além de uma recompensa maior. Esta é a balança que equilibra o mercado promocional: valores racionais e emocionais. Cabe às marcas escolherem a melhor estratégia a partir do conhecimento que tem de seus consumidores e da sua concorrência”, complementa a sócia da Casa 96.
Dados Secap indicam recuperação das promoções
De acordo com o Relatório do Mercado Brasileiro de Promoções Comerciais de julho de 2021, divulgado pela SECAP – Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia – as promoções comerciais tiveram uma queda esperada em 2020 devido a pandemia. Foram 36,15% menos autorizações concedidas entre o ano de 2019 e 2020. Entretando, considerando o número de autorizações no 1º semestre de 2021 (2,279) em comparação ao mesmo período de 2020 (1.165) e, levando-se em conta que as autorizações no segundo semestre são, em média, de 30% a 40% maiores, a expectativa é que o fechamento de 2021 supere os números de 2020.
Sobre a quantidade de prêmios distribuídos, os dados da Secap indicam um aumento de 511% no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. “Nas pesquisas, temos detectado preferências por mais prêmios menores, mais ganhadores. Já ouvimos em uma pesquisa quali: ‘Pra que dar um avião de prêmios para uma pessoa só, fatia o prêmio e distribui para mais ganhadores’. Mais ganhadores, mais consumidores felizes, mais awarness e divulgação feita pelos próprios ganhadores”, afirma a sócia da Casa 96.
Sobre os valores dos prêmios, os dados da Secap indicam mais ganhadores, de prêmios menores – aumento de 73% no número de prêmios distribuídos no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. A faixa que teve maior número de autorizações este ano foi a de prêmios de R$ 10 mil a R$ 50 mil para uma promoção: 36% de todas as promoções autorizadas até julho de 2021 foram nesta faixa de premiação.
Padrão
Kavak faz sorteio de carro seminovo

A Kavak, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, aposta em uma ação promocional gamificada para marcar a inauguração de sua nova loja em Santo André, no ABC Paulista. A iniciativa integra a estratégia da empresa de fortalecer sua presença física e aproximar o público da experiência da marca.
Para marcar a inauguração da unidade, a Kavak realizará a ação promocional “Visita Premiada Kavak Santo André”, que inclui o sorteio de um Volkswagen Polo Track 2025. A participação é válida entre 23 de janeiro e 28 de fevereiro de 2026, período em que os consumidores podem comparecer à nova loja e participar da dinâmica, na qual cada interação realizada com a Kavak gera números da sorte, incluindo a visita à loja (um número), a inspeção de um veículo para venda à Kavak (três números), a reserva de um carro disponível na unidade (cinco números), a compra de um veículo no local (dez números) e a contratação de serviços da empresa, como o Kavak Docs (cinco números). O sorteio do prêmio ocorre no dia 11 de março de 2026.
“O lançamento da loja de Santo André representa um passo importante na estratégia de expansão física da Kavak, usando o espaço como ponto de contato com o consumidor e como ferramenta de construção de marca. A dinâmica da campanha reforça essa proposta ao incentivar diferentes produtos e etapas da jornada do cliente, além de toda segurança nas transações e de nossos veículos seminovos”, afirma Guilherme Spinace, diretor de pós-venda e experiência do cliente da Kavak Brasil.
Promoção
Total Pass lança campanha para ampliar engajamento e ativação dos planos na plataforma

Em um contexto em que empresas buscam ampliar a efetividade dos benefícios corporativos e estimular o uso recorrente das soluções oferecidas aos colaboradores, a TotalPass – uma das principais soluções de bem-estar e saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo – lança, entre 12 de janeiro e 12 de fevereiro, uma campanha para incentivar que usuários levem mais qualidade de vida às pessoas próximas por meio do benefício, convidando amigos e familiares para se conectarem ao seu plano e também usufruírem das experiências da rede. A iniciativa combina desconto de 30% na mensalidade do títular e a oferta de vagas extras (de acordo com o perfil do usuário), incluindo, de forma inédita, a abertura de uma vaga adicional para convidar mais um amigo, com o objetivo de ampliar o alcance do bem-estar e aumentar o engajamento na plataforma, especialmente neste início de ano, quando treinar acompanhado tende a impulsionar a frequência e a constância, com um “puxando” o outro nos dias de desânimo.
A campanha vale para empresas selecionadas e tem regras diferentes conforme o perfil de uso do benefício e o plano do titular. Para quem já tem o plano ativo e ainda não preencheu todas as vagas para convidados, a ação oferece 30% de desconto na mensalidade seguinte do titular, desde que pelo menos um familiar ou amigo seja incluído e ative o benefício durante o período promocional. Para ampliar ainda mais o alcance, a TotalPass também liberou, para quase toda a base (com exceção de algumas empresas), uma vaga extra para convidar mais uma pessoa com a possibilidade de ter um 4º convidado/dependente. Já para usuários que ainda não possuem o plano ativo, ao incluir um amigo ou familiar durante o período da campanha, o titular recebe um cupom de 30% de desconto já na primeira mensalidade, incentivando a ativação e o início da rotina de bem-estar com alguém por perto.
“Essa campanha nasce da nossa estratégia de ampliar o acesso ao bem-estar dentro e fora do ambiente de trabalho, ajudando as empresas a potencializar um benefício que já oferecem e permitindo que mais pessoas do círculo do colaborador, como familiares e amigos, também adotem uma rotina mais ativa. Ao abrir vagas adicionais e facilitar a inclusão de quem faz parte do dia a dia do usuário, criamos um incentivo para que a prática de atividade física aconteça de forma mais constante, muitas vezes em companhia, o que aumenta a motivação e a frequência. Com isso, fortalecemos o engajamento e a recorrência de uso da plataforma, conectando eficiência do negócio com impacto real na experiência e na saúde das pessoas”, afirma Felipe Calbucci, CEO Latam da TotalPass.







