Promoção
Promoções permanecem em alta na pandemia, revelam estudos da Casa 96

A pandemia afetou as tendências relacionadas às promoções no Brasil, mas não a relevância da ferramenta na opinião dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Casa 96 com 1.058 consumidores identificou que, em 2020, 90% dos entrevistados ainda desejavam continuar participando normalmente de promoções. Entretanto, o levantamento demonstrou um dado novo: para mais de 90% das pessoas, as promoções precisam ter um propósito, mais ganhadores e ajudar outras pessoas e instituições.
Em relação ao tipo de prêmios, pela primeira vez a preferência pelo dinheiro (68%) abriu uma distância grande dos demais prêmios indicados, como casa (28%) e carro (4%).
Esta tendência levou a agência a estudar o crescimento das ações conhecidas como Cash Back – ferramenta que ganhou força no Brasil, aliada a novas normas de reembolso – e ao lançamento da Pesquisa Novos Tempos, Novos Formatos, que acaba de ser divulgada pela Casa 96.
“Já lançamos mais de 10 pesquisas sobre o comportamento do consumidor frente às ações de Live Marketing. Um mês antes da pandemia, lançamos um infográfico analisando os últimos anos promocionais no Brasil e as principais tendências, material fruto de um levantamento detalhado e análises, além de uma nova pesquisa realizada com mais de 2.000 consumidores no Brasil. Com a entrada da pandemia, as tendências foram afetadas e, com isso, fomos entender o relacionamento do consumidor com as promoções durante esse período”, afirma a sócia da Casa 96, Denise de Cassia.
Sorteios continuam em alta
O novo estudo da agência, que entrevistou 1.000 consumidores, comparou, principalmente, a relevância dos sorteios com as ações de cash back. A maioria (76% dos entrevistados) ainda prefere concorrer a um grande prêmio via sorteio. Dos 24% que preferem o cashback, a categoria de produtos de limpeza é a que tem maior preferência.
A decisão de compra é influenciada pelas ações de cash back para 59%, porém, as promoções com sorteios continuam com força, com 87% de influência na escolha de uma marca.
Neste tipo de promoção, a preferência dos prêmios se manteve pelo dinheiro (42%), seguido de casa (35%) e carro (23%). “Nunca o dinheiro esteve tão em alta com objeto de prêmio”, pontua Denise de Cassia.
“As estratégias promocionais não param de evoluir e, em geral, acompanham os momentos de vida dos consumidores. Prova disso é a força com que o cash back entrou no mercado. Uma nova mecânica que propõe valorizar ainda mais as escolhas dos consumidores, garantindo um retorno do investimento como recompensa pela escolha de determinada marca ou produto. Mas as mecânicas com sorteios continuam representando a maior parte das escolhas dos consumidores. Isso porque as motivações para a compra não são puramente racionais, além de uma recompensa maior. Esta é a balança que equilibra o mercado promocional: valores racionais e emocionais. Cabe às marcas escolherem a melhor estratégia a partir do conhecimento que tem de seus consumidores e da sua concorrência”, complementa a sócia da Casa 96.
Dados Secap indicam recuperação das promoções
De acordo com o Relatório do Mercado Brasileiro de Promoções Comerciais de julho de 2021, divulgado pela SECAP – Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia – as promoções comerciais tiveram uma queda esperada em 2020 devido a pandemia. Foram 36,15% menos autorizações concedidas entre o ano de 2019 e 2020. Entretando, considerando o número de autorizações no 1º semestre de 2021 (2,279) em comparação ao mesmo período de 2020 (1.165) e, levando-se em conta que as autorizações no segundo semestre são, em média, de 30% a 40% maiores, a expectativa é que o fechamento de 2021 supere os números de 2020.
Sobre a quantidade de prêmios distribuídos, os dados da Secap indicam um aumento de 511% no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. “Nas pesquisas, temos detectado preferências por mais prêmios menores, mais ganhadores. Já ouvimos em uma pesquisa quali: ‘Pra que dar um avião de prêmios para uma pessoa só, fatia o prêmio e distribui para mais ganhadores’. Mais ganhadores, mais consumidores felizes, mais awarness e divulgação feita pelos próprios ganhadores”, afirma a sócia da Casa 96.
Sobre os valores dos prêmios, os dados da Secap indicam mais ganhadores, de prêmios menores – aumento de 73% no número de prêmios distribuídos no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. A faixa que teve maior número de autorizações este ano foi a de prêmios de R$ 10 mil a R$ 50 mil para uma promoção: 36% de todas as promoções autorizadas até julho de 2021 foram nesta faixa de premiação.
Promoção
Ademicon leva crianças ao MorumBis com o projeto “Ingresso para o Futuro”

A Ademicon, administradora de consórcio, por meio do “Projeto Ingresso para o Futuro”, sorteia ingressos para que crianças possam viver a emoção de assistir ao São Paulo Futebol Clube no MorumBis. A iniciativa ocorre durante o Brasileirão 2025 e faz parte de uma série de ações especiais que celebram o patrocínio da companhia ao Tricolor até 2030, ano do centenário do time.
A promoção, que ocorrerá até 05 de novembro de 2025, possibilita que até 2 duas crianças de até 11 anos, acompanhadas de um adulto, possam viver a experiência de ir ao estádio, contribuindo com a formação dos são-paulinos do futuro.
Entre os contemplados está Josué Mendes, que levou os filhos ao jogo contra o Fluminense. “Há tempos eu queria levá-los ao estádio, mas a falta de tempo e o valor dos ingressos tornavam isso inviável. Quando conheci a campanha, vi a chance que esperava e vivi momentos inesquecíveis em família”, afirma.
Outro exemplo é José Carlos Martins, que esteve no MorumBis ao lado do filho Arthur, de 8 anos. “Soube da campanha pelas redes sociais e me cadastrei. Normalmente, não esperamos ser sorteados, então foi uma emoção enorme receber a notícia. Durante o jogo, o Arthur me disse que era um momento único. Eu não tive essa oportunidade com meu pai, e poder vivenciar isso com meu filho ficará marcado para sempre em nossas vidas”, relata.
Ao todo, 160 adultos e 240 crianças participam da ação por partida, com seleção feita por meio de sorteios da Loteria Federal. Os ingressos dão acesso ao setor Arquibancada Norte Oreo – Popular. O regulamento completo da ação “Ingresso para o Futuro” está disponível no site da Ademicon: ademicon.com.br/
“Ver a alegria das crianças e suas famílias no estádio mostra o quanto o futebol vai além do esporte. A ação ‘Ingresso para o Futuro’ reforça nosso compromisso em proporcionar realizações que marcam gerações e criam memórias únicas, assim como ajudamos nossos clientes com seus projetos de vida”, finaliza Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon.
Promoção
Rexona lança promoção “Me Lhama Que Eu Vou”

Parceira da CONMEBOL Libertadores, Rexona anuncia promoção para os consumidores da marca que amam futebol. A campanha “Me Lhama Que Eu Vou”, de Rexona, vai oferecer prêmios semanais de R$ 10 mil, viagens com acompanhante para a grande final da competição deste ano, que será disputada no Peru, além de distribuir milhares de lhamas de pelúcia como brinde.
A iniciativa criada pela agência Mandarin reforça o compromisso da marca em se conectar com os torcedores no território do futebol, uma construção que Rexona vem fazendo ao longo dos anos. Mais do que uma promoção, é uma oportunidade de gerar relevância cultural, fortalecer vínculos e ser lembrada pelos consumidores em momentos de paixão e celebração.
A Promoção ‘Me Lhama Que Eu Vou’ é inspirada na final da CONMEBOL Libertadores, que acontece em 29 de novembro em Lima, no Peru. Serão sorteados aos consumidores cinco viagens para a final do principal torneio da América, com direito a levar um acompanhante, com viagem, estadia e ingressos da finalíssima para ambos.
A promoção começa em 18 de agosto e vai até 31 de outubro. Para participar, basta adquirir R$ 35,00 em desodorantes Rexona, cadastrar a nota fiscal no site oficial da campanha (https://promorexona.com.br/
A campanha traz um dos animais mais conhecidos do Peru, a lhama, como símbolo oficial da torcida Rexona. Ao todo, a promoção distribuirá 30 mil lhamas de pelúcia, uma opção divertida para colecionadores, seja para ser usado como acessório ou mesmo como uma companheira inseparável na torcida. A cada R$ 35,00 em compras de produtos da marca na mesma nota fiscal, o consumidor garante uma “lhaminha”, que pode ser retirada nos pontos de venda participantes, que estarão no site da promoção ou solicitada pelo site oficial da campanha. Mas atenção: os brindes são limitados e estão sujeitos à disponibilidade. Então é bom correr para garantir a sua.
“Futebol é muito mais do que esporte, é emoção e paixão compartilhada, e é justamente nesses momentos que Rexona quer estar presente. Com a promoção ‘Me Lhama Que Eu Vou’ reforçamos a relação de Rexona com o território do futebol e com os consumidores que vivem essa paixão. Nossa proposta é transformar a jornada de compra em uma oportunidade real de conexão, oferecendo experiências que vão além do produto. E nesta edição especial, temos o orgulho de apresentar o novo Rexona All Body, que chega para ampliar ainda mais essa presença da marca no dia a dia dos brasileiros”, destaca Viviane Ramos, diretora de marketing de desodorantes da Unilever, empresa dona da marca Rexona.