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Promoções permanecem em alta na pandemia, revelam estudos da Casa 96

A pandemia afetou as tendências relacionadas às promoções no Brasil, mas não a relevância da ferramenta na opinião dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Casa 96 com 1.058 consumidores identificou que, em 2020, 90% dos entrevistados ainda desejavam continuar participando normalmente de promoções. Entretanto, o levantamento demonstrou um dado novo: para mais de 90% das pessoas, as promoções precisam ter um propósito, mais ganhadores e ajudar outras pessoas e instituições.
Em relação ao tipo de prêmios, pela primeira vez a preferência pelo dinheiro (68%) abriu uma distância grande dos demais prêmios indicados, como casa (28%) e carro (4%).
Esta tendência levou a agência a estudar o crescimento das ações conhecidas como Cash Back – ferramenta que ganhou força no Brasil, aliada a novas normas de reembolso – e ao lançamento da Pesquisa Novos Tempos, Novos Formatos, que acaba de ser divulgada pela Casa 96.
“Já lançamos mais de 10 pesquisas sobre o comportamento do consumidor frente às ações de Live Marketing. Um mês antes da pandemia, lançamos um infográfico analisando os últimos anos promocionais no Brasil e as principais tendências, material fruto de um levantamento detalhado e análises, além de uma nova pesquisa realizada com mais de 2.000 consumidores no Brasil. Com a entrada da pandemia, as tendências foram afetadas e, com isso, fomos entender o relacionamento do consumidor com as promoções durante esse período”, afirma a sócia da Casa 96, Denise de Cassia.
Sorteios continuam em alta
O novo estudo da agência, que entrevistou 1.000 consumidores, comparou, principalmente, a relevância dos sorteios com as ações de cash back. A maioria (76% dos entrevistados) ainda prefere concorrer a um grande prêmio via sorteio. Dos 24% que preferem o cashback, a categoria de produtos de limpeza é a que tem maior preferência.
A decisão de compra é influenciada pelas ações de cash back para 59%, porém, as promoções com sorteios continuam com força, com 87% de influência na escolha de uma marca.
Neste tipo de promoção, a preferência dos prêmios se manteve pelo dinheiro (42%), seguido de casa (35%) e carro (23%). “Nunca o dinheiro esteve tão em alta com objeto de prêmio”, pontua Denise de Cassia.
“As estratégias promocionais não param de evoluir e, em geral, acompanham os momentos de vida dos consumidores. Prova disso é a força com que o cash back entrou no mercado. Uma nova mecânica que propõe valorizar ainda mais as escolhas dos consumidores, garantindo um retorno do investimento como recompensa pela escolha de determinada marca ou produto. Mas as mecânicas com sorteios continuam representando a maior parte das escolhas dos consumidores. Isso porque as motivações para a compra não são puramente racionais, além de uma recompensa maior. Esta é a balança que equilibra o mercado promocional: valores racionais e emocionais. Cabe às marcas escolherem a melhor estratégia a partir do conhecimento que tem de seus consumidores e da sua concorrência”, complementa a sócia da Casa 96.
Dados Secap indicam recuperação das promoções
De acordo com o Relatório do Mercado Brasileiro de Promoções Comerciais de julho de 2021, divulgado pela SECAP – Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia – as promoções comerciais tiveram uma queda esperada em 2020 devido a pandemia. Foram 36,15% menos autorizações concedidas entre o ano de 2019 e 2020. Entretando, considerando o número de autorizações no 1º semestre de 2021 (2,279) em comparação ao mesmo período de 2020 (1.165) e, levando-se em conta que as autorizações no segundo semestre são, em média, de 30% a 40% maiores, a expectativa é que o fechamento de 2021 supere os números de 2020.
Sobre a quantidade de prêmios distribuídos, os dados da Secap indicam um aumento de 511% no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. “Nas pesquisas, temos detectado preferências por mais prêmios menores, mais ganhadores. Já ouvimos em uma pesquisa quali: ‘Pra que dar um avião de prêmios para uma pessoa só, fatia o prêmio e distribui para mais ganhadores’. Mais ganhadores, mais consumidores felizes, mais awarness e divulgação feita pelos próprios ganhadores”, afirma a sócia da Casa 96.
Sobre os valores dos prêmios, os dados da Secap indicam mais ganhadores, de prêmios menores – aumento de 73% no número de prêmios distribuídos no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. A faixa que teve maior número de autorizações este ano foi a de prêmios de R$ 10 mil a R$ 50 mil para uma promoção: 36% de todas as promoções autorizadas até julho de 2021 foram nesta faixa de premiação.
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Clientes do Center Shopping Uberlândia podem ganhar carro elétrico 0 km no Natal 2025

O Natal já começou no Center Shopping Uberlândia, e para deixar esse momento ainda mais especial, os clientes podem concorrer a um carro elétrico, o GWM Haval H6, zero KM. A participação no sorteio acontece por meio do aplicativo oficial do shopping ao enviar notas fiscais de qualquer valor para ativar a promoção e resgatar os números da sorte. São válidas as compras realizadas entre 14 de novembro e 31 de dezembro de 2025.
Para participar, baixe o app Center Shopping Uberlândia; faça seu login ou cadastro no app; envie uma nota fiscal de compra realizada no Center Shopping e ative o benefício do sorteio na aba “Benefícios” e resgate o seu número da sorte.
Cada cliente terá direito aos números da sorte conforme sua categoria no app, limitado a um resgate do benefício por CPF. O sorteio acontecerá no dia 10 de janeiro e os vencedores serão divulgados em até sete dias após a data, com base na extração da Loteria Federal.
Além disso, clientes que realizarem compras nas lojas Yolo e Reserva, durante o período da promoção, e enviarem suas notas fiscais destas lojas, ganham 3 números da sorte extras, limitado a três compras por CPF.
O gerente de marketing do Center Shopping, Jonas Mendonça, afirma que esta é uma maneira de agradecer e valorizar cada cliente Center Shopping. “O Natal é tempo de encontro, emoção e generosidade, e queremos que cada visita ao shopping seja vivida com essa energia especial. Nesta campanha, unimos a magia da época a benefícios reais para nossos clientes: além de viverem momentos encantadores, eles podem presentear quem amam e até realizar o sonho de sair de carro novo”, conclui.
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Shopping Aricanduva lança Campanha de Natal com sorteio de carros Volkswagen Nivus Sense e motos Royal Enfield Guerrilla

Para celebrar o fim de ano com seus clientes, o Shopping Aricanduva anuncia a Campanha de Natal 2025. Entre os dias 12 de novembro e 31 de dezembro, quem realizar compras a partir de R$ 500,00 nas lojas e quiosques participantes poderá concorrer ao sorteio de seis motos Royal Enfield Guerrilla 450cc 0 km e dois carros Volkswagen Nivus Sense Automático 0 km, além de levar um panetone de 450g sabor gotas de chocolate da Cacau Show para casa.
Para participar, os clientes poderão se cadastrar nesta promoção, gratuitamente, acessando o site www.aricanduva.com.br, única e exclusivamente por meio do aparelho celular, clicando na seção “Cadastro de Notas”, e seguindo as instruções que aparecerão na tela. Ao concluir o cadastro, serão gerados os números da sorte e o QR Code para retirada do panetone.
A distribuição dos brindes é limitada a uma unidade por CPF, válida até o fim da campanha ou enquanto durar o estoque. Os números da sorte são cumulativos.
O sorteio será realizado no dia 07 de janeiro de 2026, via Loteria Federal. Consulte regulamento e lojas participantes no site https://www.aricanduva.com.br/ e concorra a grandes prêmios para começar o ano com um veículo novinho na garagem!








