Empresa
Panasonic apresenta duas novas campanhas para 2020; Filmes são estrelados pelos colaboradores

Reafirmando o compromisso de desenvolver pessoas antes de produtos, princípio estabelecido pelo fundador Konosuke Matsushita, a Panasonic – líder global no desenvolvimento de tecnologia e soluções inovadoras – lança as campanhas de fim de ano “Criado pra Você” e “Descomplica”, as duas estreladas por colaboradores da empresa. As peças trabalham os lançamentos recentes da marca, como a máquina de 12kg, a torre de som TMAX, a nova linha de televisores HX, entre outros.
As produções buscam mostrar a variedade de produtos e soluções que a Panasonic oferece para toda a casa, como produtos de linha branca, marrom e cuidados pessoais. Os filmes reforçam como os produtos são pensados e desenvolvidos para tornar a vida das pessoas mais leve, ainda mais em um ano em que passamos a maior parte do tempo em casa. Ao mesmo tempo, a marca reforça a aproximação com o público tendo participação dos colaboradores como figuras importantes na criação dos produtos.
Campanhas
Os filmes da campanha “Criado Pra Você”, assinado pela NBS, antiga agência da Panasonic, foram produzidos sob um apelo emocional, resgatando memórias afetivas de momentos com família e amigos e trazendo os produtos Panasonic como parte dessas ocasiões e da rotina como um todo.
Com o objetivo de ter mais alcance, a produção terá, pela primeira vez, transmissão nos principais canais da TV aberta (Rede Globo, SBT, Band e Record), a partir do dia 30 de novembro, além da veiculação nas redes sociais e mídia programática. “Queremos explorar esse alcance com o objetivo de trazer vendas neste período do ano que é tão importante para nós. Para isso, nos aliamos às emissoras de maior audiência, considerando o público concentrado nesses canais e, com isso, conseguimos maior penetração e atingimos de forma rápida o nosso público-alvo nas praças que são estratégicas para nós”, explica Claudio Kuninari, Gerente de Comunicações de Marketing e Digital da Panasonic do Brasil.
Já, a segunda edição do “Descomplica”, assinado este ano pela Ogilvy Brasil, e desenvolvida para veiculação online, apresenta as tecnologias dos novos produtos com uma linguagem bem próxima aos consumidores, características que fortalecem o posicionamento da Panasonic como marca que visa atender de forma completa as necessidades dos brasileiros para seus lares. “Buscamos construir uma narrativa mais solta, onde os colaboradores explicam com as próprias palavras as funcionalidades dos produtos, descomplicando o uso da tecnologia e apresentando os benefícios reais que eles proporcionam na vida das pessoas”, pontua o executivo.
Segundo Daniel Schiavon, diretor de criação da Ogilvy Brasil, depois do projeto bem-sucedido em 2019, a missão agora foi evoluir a narrativa em parceria com os colaboradores da Panasonic. “É um projeto 100% focado no apoio de gente de verdade falando sobre os benefícios dos novos produtos da marca. Conseguimos uma evolução tanto nas histórias dos filmes quanto no envolvimento das estrelas do projeto, os colaboradores da Panasonic. Foi um desafio criativo enorme onde a gente conseguiu trazer histórias curtas e simples, narrativas verdadeiras com soluções reais para produtos que tornam o dia-a-dia mais prático e melhor para todos”.
Já a estratégia de comunicar a “Descomplica” foi construída com base em segmentar a entrega, explica Claudio. “Por serem vários produtos explorados em 18 filmes, o digital será protagonista nessa estratégia devido ao poder de segmentação e mensuração dos targets. Dessa forma, conseguimos otimizar a campanha priorizando os targets de melhor performance”. A veiculação dos filmes também inicia nesta segunda-feira.
Com abrangência nacional, a estratégia de mídia foi pautada em interesse, comportamento e afinidade, fatores decisivos de compra. Como forma de trabalhar o target buscando maior assertividade, a Panasonic apostou em um mix de canais e meios, combinando canais de cobertura no público de interesse e, com isso, trazendo maior visibilidade de marca.
As campanhas vêm ao encontro do objetivo da marca de querer estar presente de forma consistente no dia a dia das pessoas e não apenas em grandes datas sazonais. “Temos o desafio de crescer a presença da marca e entregar uma mensagem única, buscando atender com inovação, tecnologia e criatividades todas as necessidades do nosso consumidor. Trazemos ações autênticas que criem esse diálogo com os brasileiros e ao mesmo tempo reforcem o nosso posicionamento de Criado Pra Você”, ressalta o porta-voz.
Ainda segundo o executivo, a estratégia de fazer com que os colaboradores participem de ações externas reforça o espírito de equipe e colaboração, um dos princípios organizacionais da marca. “Ter os rostos da nossa equipe é uma forma de fortalecer cada vez mais o laço que temos com a nossa equipe e reafirmá-los como parte fundamental da identidade da Panasonic. Além disso, é uma forma de fazer com o que o nosso consumidor se identifique e se sinta representado”.
Empresa
Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Os elementos visuais típicos de diversas campanhas publicitárias de Natal, luzes, família reunida, a mesa da ceia, já se revelam saturados e muitos já não são capazes de diferenciar as marcas. Nesse contexto, players que investem em experiências sensoriais conseguem impactos mensuráveis superiores em performance digital. É o que revela pesquisa inédita da Macfor, que analisou o comportamento de busca online dos consumidores brasileiros durante a temporada de Natal de 2025 em relação a ativações de live marketing da Coca-Cola, Nestlé, Panco, Petrobrás e Bradesco.
A pesquisa mapeou ativações das marcas a seguir. A Coca-Cola patrocinou a árvore de Natal do Parque Villa-Lobos em São Paulo, SP, com carrossel de 26 metros, além de manter as Caravanas que percorreram 93 municípios em todo o Brasil com expectativa de impactar 63 milhões de pessoas. No mesmo parque, na capital paulista, a Panco patrocinou a Vila Natalina para criar um ambiente de imersão no universo da marca com cenários interativos e experimentação de produtos.
A Petrobras retomou, após 5 anos, a tradicional árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com estrutura de 60 metros abastecida com combustível renovável e programação cultural com a Orquestra Petrobras Sinfônica. A Nestlé, por meio da marca Leite Moça, inaugurou a Casa de Natal Dona do Doce na Oscar Freire, em São Paulo, e oferece oficinas gratuitas de culinária ao longo de dezembro. O Bradesco celebrou seu 17º ano consecutivo como patrocinador do Natal Luz de Gramado, iluminando a Praça Major Nicoletti na 40ª edição do evento, consolidando a longa parceria.
Os resultados revelam impacto direto e mensurável das ativações físicas no interesse online dos consumidores. A Petrobras liderou com crescimento de 50% nas buscas após retomar a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. A Nestlé registrou alta de 13,6% nas buscas por Leite Moça com a Casa de Natal Dona do Doce em São Paulo. A Panco obteve aumento de 11,86% nas pesquisas realizadas na capital paulista através da Vila Natalina, enquanto o Bradesco alcançou crescimento de 9% no volume de buscas em Gramado (RS) com sua presença no Natal Luz. A Coca-Cola teve aumento geral de 8,8%, com destaque para o crescimento de 28% nas buscas por “Caravana Coca-Cola”, índice que não se repetiu em regiões onde a caravana não passou, evidenciando a correlação direta entre presença física e demanda digital.
Para Fabrício Macias, co-fundador e vice-presidente de marketing da Macfor, essas ativações consolidam o live marketing como eixo estratégico de comunicação. “Especialmente em um cenário onde a atenção digital se torna cada vez mais cara e disputada, têm maior destaque as marcas que entendem como a experiência sensorial tem poder sobre a jornada de compra”, declara.
A pesquisa analisou dados de volume de buscas no Google pelas marcas citadas entre 15 de novembro e 11 de dezembro de 2025, comparando com 2024.
Empresa
Estrella Galicia é destaque na Fanzone Stock Car Mr.Moo com ativações, linha premium e experiência VIP

A Estrella Galicia, cervejaria espanhola independente e de gestão 100% familiar, esteve presente na Fanzone Stock Car Mr.Moo que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com uma operação robusta de ativação, a marca reforçou sua conexão com o universo do automobilismo e com experiências ligadas à alta performance, lifestyle e entretenimento.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a dois paredões de cerveja de barril, sendo um instalado no setor do público geral e outro na área VIP, garantindo acesso ao portfólio da cervejaria em diferentes áreas da Fanfest. No espaço VIP, o destaque ficou por conta do Carrinho 1906, na qual os presentes puderam degustar a linha premium 1906 La Milnueve, ampliando a experimentação de rótulos de maior complexidade e qualidade.
A presença da Estrella Galicia também se estendeu ao lounge do evento, que recebeu ambientação com ombrelones e barris-bistrôs personalizados, criando um espaço de convivência aconchegante. O público recebeu ainda copos exclusivos, bonés e chaveiros-abridores, itens que fortalecem a conexão e memória afetiva dos momentos vividos. Nos bares da Fanzone, o consumo era de Estrella Galicia Lager, reforçando a presença da marca em todos os pontos de contato com os consumidores.
“Este evento conecta três territórios, motosports, gastronomia e música, que conversam diretamente com os valores da Estrella Galicia: performance, autenticidade e paixão por experiências reais. Estar presente na Fanzone com uma operação completa, que vai do público geral ao VIP, reforça nossa estratégia de criar conexões genuínas por meio do esporte, do entretenimento e de um produto de alta qualidade que deixa marcas em quem consome”, destaca Renata Cecco, diretora de marketing da Estrella Galicia.









You must be logged in to post a comment Login