Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

EXPO RETOMADA confirma próxima edição com rodadas de negócio no Rio Grande do Sul

Publicado

em

EXPO RETOMADA confirma próxima edição com rodadas de negócio no Rio Grande do Sul

A EXPO RETOMADA, considerada o primeiro evento modelo em protocolos de segurança para eventos de negócios no Brasil, já está com a próxima edição marcada em formato ampliado. Depois do sucesso em São Paulo, Salvador, Goiânia e Santoso evento chegará com novidades a Bento Gonçalves, cidade destaque da Serra Gaúcha, nos dias 1 e 2 de dezembro. A nova edição, que será abrigada pelo Fundaparque, será chamada de EXPO RETOMADA Business. Entre os diferenciais, estão a abertura com uma coletiva de Imprensa para divulgar, em primeira mão, o calendário de eventos do Rio Grande do Sul para 2022, além da realização de rodadas de negócios para fomentar as oportunidades entre expositores e participantes presentes.

“O objetivo é de contribuir com a recomposição do setor de eventos de negócios, que vinha crescendo acima da média nacional até 2019 e foi duramente prejudicado com a pandemia. As consequências desse longo período de inatividade começam a aparecer: falta de matérias primas e provável falta de mão de obra qualificada, forte aumento do preço de insumos, pequenas e médias empresas fechadas e falidas. Com as autorizações de retomada dos eventos em várias cidades brasileiras, precisamos intensificar as oportunidades de negócios para contribuir com o fortalecimento desse mercado”, afirma Fernando Lummertz, diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da EXPO RETOMADA.

Extensão digital

Outra novidade da EXPO RETOMADA Business será uma extensão digital denominada EXPO GUIA, que manterá os visitantes e expositores conectados permanentemente. “Essa cauda longa, que irá integrar a EXPO RETOMADA Business, é a incorporação da tecnologia digital no setor de eventos no formato em que ela é, de fato, bem-vinda. Tenho combatido a utilização de tecnologias digitais que tentam reproduzir ambientes de feiras com cenografias que empregam realidade aumentada, inteligência artificial e outros mirabolantes recursos que algumas empresas desse setor acreditam atrair interessados, pelo fato de que nenhum desses arremedos das feiras presenciais consegue entregar resultados efetivos para patrocinadores, expositores e visitantes.  Mas, desde muito antes dessa pandemia, eu defendo a adoção de recursos digitais para estender a vida das feiras de negócios, preenchendo o hiato existente entre uma edição e outra. Cerca de doze anos atrás fiz um artigo no qual chamei de cauda longa esse efeito de manter expositores e visitantes conectados de modo permanente, criando, assim, plataformas de negócios práticas e objetivas”, diz Lummertz.

Além das rodadas e do EXPO GUIA, a edição gaúcha da EXPO RETOMADA vai manter o formato de exposição ao redor de uma arena de conteúdo, que irá levar debates relevantes e oportunos para o setor de feiras e eventos de negócio. “O sucesso da EXPO RETOMADA tem um vínculo com o conteúdo que as arenas têm apresentado. Tivemos já conquistas importantes que evidenciam isto: o dia 14 de outubro, data da abertura da Expo Retomada de São Paulo, se transformou em uma lei em São Paulo, que instituiu o Dia das Feiras e Eventos de Negócios. Nesse ano fomos convidados para fazer da EXPO RETOMADA o evento teste oficial do setor, proposto pelo Governo do Estado de São Paulo.  E, no último dia 22 de julho, quando ainda estávamos no palco da EXPO RETOMADA, vieram as confirmações da cidade de São Paulo e do Governo do Estado quanto à liberação da realização dos eventos de negócios, desde que aplicados os protocolos demonstrados no evento”, destaca Paulo Octávio Pereira de Almeida, o P.O., diretor da Live Marketing Consultoria e também idealizador da EXPO RETOMADA.

“Queremos dar visibilidade para o que tem acontecido de bom no mercado desde o início da pandemia. O conteúdo que iremos levar para a edição Rio Grande do Sul irá colocar em destaque tudo aquilo que esse período cruel trouxe de positivo. Mostraremos que o setor de eventos presenciais tem capacidade de gestão e de inovação para contemplar o mercado com soluções que continuarão funcionando como plataforma de indução da economia como um todo e que, na retomada, irão contribuir fortemente para a recuperação de empregos e geração de renda”, complementa Almeida.

Protocolos e estrutura

A EXPO RETOMADA Business deve receber cerca de 40 expositores, com expectativa de público de 2.000 visitantes nos dois dias do evento, em Bento Gonçalves. Os protocolos de segurança serão os mesmos aplicados nas demais edições, que se destacaram pela tecnologia de acesso por QR Code, aferição de temperatura em massa por câmeras fototermicas, planta da feira desenhada para o distanciamento social, além dos protocolos básicos do uso obrigatório de máscaras e álcool gel. Um diferencial em relação à última edição, de Santos, é que, no lugar da exigência dos testes antecipados de Covid, será exigido o certificado de vacinação como requisito de acesso ao evento.

O Fundaparque, pavilhão de feiras que abrigará a EXPO, é considerado o maior Parque de Eventos da América Latina, com 58 mil m² de área coberta e mais de 320 mil m² de área total. Palco de grandes eventos nacionais e internacionais, já tem diversas confirmações para o calendário de 2022, entre elas a Movelsul, maior feira de móveis da América Latina, que, em 2020, teve a sua edição cancelada quando já estava na fase final de montagem para a realização.

A EXPO RETOMADA BUSINESS é apoiada pelas principais entidades brasileiras do setor de eventos de negócios, entre elas a ABEOC – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios e SINDIPROM – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos. Após o Rio Grande do Sul, deverá acontecer em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, além de uma nova edição em São Paulo, capital.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

A ABA promoverá o evento virtual “ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd”

Publicado

em

O evento, que será aberto ao público e realizado em formato virtual, via plataforma Zoom, abordará temas cruciais para a comunicação e marketing, destacando cultura, conectividade e responsabilidade na criatividade contemporânea, tendo início às 09h com a abertura de Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Às 09h05, José Saad Neto, head de insights da GoAd, apresentará “Cannes insights 2024”, discutindo os impactos do festival na indústria da comunicação e do marketing.

Em seguida, das 09h35 às 10h10, ocorrerá o painel “Por dentro do júri”, onde Marcia Esteves, CEO da Lew´Lara/TBWA e jurada em Business Transformation, Sumara Osório, CCO da VLM e jurada em Creative Strategy, Patrícia Moura, CEO da Pride Content e jurada em Entertainment Lions e Henrique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO e jurado em Creative B2B, compartilharão os critérios e bastidores para reconhecer os projetos mais criativos do ano. Renato Pezzotti, jornalista do UOL, conduzirá o painel.

Às 10h10, o foco será na “Criatividade e efetividade”, com Guilherme Martins, vice-presidente da ABA e CMO da Diageo e Grand Prix em Entertainment for Music, Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre e Grand Prix em Media e Natalia Calixto, diretora de mídia, CRM e Loyalt do Grupo Boticário analisando o valor e o impacto das estratégias criativas nos negócios, moderados por Lena Castellón, Fundadora da Lexis Comunicação. O evento encerrará às 10h45.

Link de inscrição: ABA 65 anos Cannes Insights by Goad – Associação Brasileira de Anunciantes

 

Continue lendo

Eventos

UBRAFE divulga programação completa do Congresso que acontecerá em paralelo à feira de negócios Experience Expo

Publicado

em

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulga a programação completa da primeira edição do Experience Expo, evento e feira de negócios que fomentará discussões acerca do futuro do setor e temas atuais, como apresentação de cases dos eventos mais relevantes no cenário nacional e internacional. O Experience Expo é considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, além de promover trocas de conhecimento entre os participantes e atuar como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. Por isso, traz uma programação composta por feira e congresso, estimando receber 3 mil participantes nos dias 1 e 2 de agosto, no recém-inaugurado Distrito Anhembi.

Entre os destaques estão Kai Hattendorf (CEO da UFI), que abordará a temática sobre “Carbono Zero”; Rodolfo Andrade (Diretor-geral do Distrito Anhembi) será responsável pela moderação do case “Fórmula E”, junto com o idealizador e fundador Guilherme Birello; enquanto Fernando Julianelli (CEO da Stock Car) destaca como a plataforma de automobilismo pode gerar negócios e ativações. Os representantes da XP e Effect Sport falarão sobre o case da “NFL no Brasil e como a cidade de São Paulo está atraindo eventos internacionais”; enquanto Renata Ankowski (Diretora de Estratégia Comercial na MCM Brand Experience) falará sobre a magnitude do festival SXSW, principal evento de inovação do mundo que acontece em Austin, Texas (USA). O tema “Negócios no mundo BANI”, formados pelas iniciais das palavras BrittleAnxiousNonlinear e Incomprehensible, que traduzidas significam frágil, ansioso, não-linear e incompreensível, características da atual sociedade, também será tema explorado por Gustavo Elbaum (Start UP Giv2U, EDTECH).

“Um evento setorial como o EXPERIENCE EXPO tem tudo para, já na sua primeira edição, se tornar uma referência nacional para toda a cadeia de valor envolvida na criação, gestão e produção de eventos B2B e B2C. O amplo espectro das associações que apoiam este evento demonstra claramente isso”, comenta Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

Com uma programação abrangente, o congresso contará com 16 palestras e debates divididos em duas trilhas de conhecimento: Cases e Tendências. As atividades do congresso ocorrerão durante os dois dias do evento, das 14h às 19h. Serão mais de 40 horas de palestras e debates, 60 marcas expositoras e mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, fomentando discussões acerca do futuro do setor e temas atuais, como apresentações dos cases dos eventos mais relevantes. A feira de negócios acontece no mesmo local e terá visitação gratuita e funcionamento entre 12h e 20h.

Na abertura oficial, dia 1 de agosto, no auditório Celso Furtado, haverá um Masterclass com Wolfram Dienner, CEO GLOBAL Messe Dusseldorf sobre “Como a cidade de Dusseldorf promove e incentiva eventos B2B”, com a presença de representantes do poder público local; além de Workshops de co-criação com os temas “Após o PERSE o que queremos como Setor de Eventos e de Turismo?” e “Quais são as etapas e caminhos para Criação de novos eventos?”. As masterclasses são gratuitas, acontecem no palco do auditório Celso Furtado, pré-inscrição necessária.

Os Congressos também trarão a Apresentação de Cases B2C, como “Madonna Celebration Tour Rio”, “Fórmula E”, “SXSW”, e “NFL no Brasil”; além de Tendências de gestão para empresas de eventos, como “Verbas Incentivadas”, “Economia Circular”, “Cenários de Futuro”, e “Recursos Humanos”. Entrada paga e necessária inscrição.

Programação detalhada em: https://www.sympla.com.br/evento/eex-experience-expo-2024/2373673

Continue lendo