Eventos
URBN Experience anuncia IluminaRio, festival a céu aberto com obras de arte feitas de luz

Depois do apagão provocado pela pandemia, a capital cultural do Brasil volta a se iluminar. A URBN Experience anuncia o IluminaRio, evento inspirado nos grandes festivais internacionais, que irá transformar o Rio de Janeiro em uma galeria a céu aberto com esculturas feitas de luz, sombras e projeções. O festival contará com obras inéditas de artistas prestigiados como Rosa Magalhães, Muti Randolph e Estúdio Chão. O festival acontecerá entre 23 de outubro e 7 de novembro, com expectativa de impactar pelo menos um milhão de pessoas.
As obras estarão distribuídas pela região do Porto Maravilha, que foi revitalizada e hoje abriga painéis de grafite, museus e outros aparelhos de cultura e lazer. “Esta área tem uma carga simbólica importante de recomeço, reconstrução e modernização. É exatamente o que vivemos agora”, analisa Julio Custódio, sócio-fundador da URBN Experience. E este recomeço será grandioso e inovador, já que o Rio de Janeiro nunca recebeu um evento luminotécnico do porte do IluminaRio em duração, tipo de arte e tecnologia aplicada.
“É um reencontro à altura do que o carioca merece ter com a cidade que tanto ama. Depois de um ano e meio de necessário distanciamento social, o setor artístico e o público sentem falta de atividades culturais ao ar livre. O IluminaRio vem como luz no fim do túnel para trazer de volta a arte, a beleza e o sonho”, diz Julio.
O evento é gratuito ao ar livre, e acontece de forma segura e acessível a todos. A originalidade e a segurança do IluminaRio já conquistaram o apoio formal do estado e do município do Rio de Janeiro.
Entre os artistas já confirmados para conceber as obras luminosas, estão nomes consagrados como a carnavalesca e artista plástica Rosa Magalhães, o especialista na fusão de arte e arquitetura Muti Randolph e o ateliê carioca Estúdio Chão. Eles farão parte dos autores Experts do festival e trarão obras inéditas, concebidas especialmente para o IluminaRio.
O IluminaRio também vai incentivar a educação artística e os novos talentos. Junto aos Experts, há as Collabs. Nesta proposta, instituições de formação artística como Spetaculu – organização dirigida por Vik Muniz, Gringo Cardia e Marisa Orth – serão desafiadas a criar obras à altura de seus mentores.
Na frente artística Futuro, o IluminaRio dará luz a artistas entusiastas, que serão selecionados através de uma curadoria artística e que terão a oportunidade de mostrar todo seu talento, tirando as suas ideias do papel e transformando-as em artes que serão vistas e conhecidas por toda a população carioca.
Eventos
Unlock CCXP e WCO firmam parceria estratégica

A World Creativity Organization (WCO) anunciou uma parceria estratégica com a CCXP para o Unlock CCXP, hub de negócios do evento voltado à cultura pop. A edição de 2025 acontece de 3 a 7 de dezembro, no São Paulo Expo, com foco em lideranças, marcas e criadores da economia criativa.
Como rede parceira oficial, a WCO será responsável por convidar parceiros dos segmentos de entretenimento, varejo, beleza e bem-estar, tecnologia e educação.
A colaboração inclui ainda ações de comunicação e relacionamento com a base global da WCO e a comunidade de profissionais criativos. Representantes da entidade terão acesso prioritário à área de Rodadas de Negócios e à plataforma Unlock Matchmaking, que promove encontros entre criadores, estúdios e marcas para fomentar parcerias e projetos.
“O Unlock é, antes de tudo, um ponto de encontro entre criatividade, negócios e futuro. E poder unir forças com a CCXP é uma oportunidade de fortalecer a presença brasileira na cena global da economia criativa”, afirma Lucas Foster, presidente da World Creativity Organization.
Criado dentro da CCXP, o Unlock conecta o screen business nacional ao mercado internacional, reunindo profissionais e instituições em um ecossistema que articula cultura, criatividade e negócios. O evento abrange áreas como cinema, publicidade, TV, streaming, música e games, com destaque para o crescimento do BPop — a cultura pop brasileira em expansão.
Eventos
Barber Week 2025 oferece dois dias com conteúdos exclusivos, técnica e networking

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2025, o Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, será o ponto de encontro de barbeiros, profissionais do setor e apaixonados pelo universo da barbearia. A Barber Week 2025 chega reunindo as maiores marcas do mercado, palestras e workshops gratuitos e um congresso exclusivo com grandes nomes nacionais e internacionais da barbearia.
Reconhecida como o principal evento do segmento na América Latina, a feira oferece uma imersão completa no universo da barbearia, com mais de 100 marcas expositoras, 50 workshops gratuitos e dois dias intensos de aprendizado e networking.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer lançamentos, tendências e inovações de produtos, equipamentos e técnicas, além de participar de experiências interativas e ações promovidas pelas marcas expositoras. Já os profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos poderão participar do Congresso Barber, que contará com a presença de palestrantes internacionais e temas voltados à gestão, marketing, técnicas avançadas de corte, visagismo e empreendedorismo.









You must be logged in to post a comment Login