Eventos
EXPO RETOMADA confirma próxima edição com rodadas de negócio no Rio Grande do Sul

A EXPO RETOMADA, considerada o primeiro evento modelo em protocolos de segurança para eventos de negócios no Brasil, já está com a próxima edição marcada em formato ampliado. Depois do sucesso em São Paulo, Salvador, Goiânia e Santos, o evento chegará com novidades a Bento Gonçalves, cidade destaque da Serra Gaúcha, nos dias 1 e 2 de dezembro. A nova edição, que será abrigada pelo Fundaparque, será chamada de EXPO RETOMADA Business. Entre os diferenciais, estão a abertura com uma coletiva de Imprensa para divulgar, em primeira mão, o calendário de eventos do Rio Grande do Sul para 2022, além da realização de rodadas de negócios para fomentar as oportunidades entre expositores e participantes presentes.
“O objetivo é de contribuir com a recomposição do setor de eventos de negócios, que vinha crescendo acima da média nacional até 2019 e foi duramente prejudicado com a pandemia. As consequências desse longo período de inatividade começam a aparecer: falta de matérias primas e provável falta de mão de obra qualificada, forte aumento do preço de insumos, pequenas e médias empresas fechadas e falidas. Com as autorizações de retomada dos eventos em várias cidades brasileiras, precisamos intensificar as oportunidades de negócios para contribuir com o fortalecimento desse mercado”, afirma Fernando Lummertz, diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da EXPO RETOMADA.
Extensão digital
Outra novidade da EXPO RETOMADA Business será uma extensão digital denominada EXPO GUIA, que manterá os visitantes e expositores conectados permanentemente. “Essa cauda longa, que irá integrar a EXPO RETOMADA Business, é a incorporação da tecnologia digital no setor de eventos no formato em que ela é, de fato, bem-vinda. Tenho combatido a utilização de tecnologias digitais que tentam reproduzir ambientes de feiras com cenografias que empregam realidade aumentada, inteligência artificial e outros mirabolantes recursos que algumas empresas desse setor acreditam atrair interessados, pelo fato de que nenhum desses arremedos das feiras presenciais consegue entregar resultados efetivos para patrocinadores, expositores e visitantes. Mas, desde muito antes dessa pandemia, eu defendo a adoção de recursos digitais para estender a vida das feiras de negócios, preenchendo o hiato existente entre uma edição e outra. Cerca de doze anos atrás fiz um artigo no qual chamei de cauda longa esse efeito de manter expositores e visitantes conectados de modo permanente, criando, assim, plataformas de negócios práticas e objetivas”, diz Lummertz.
Além das rodadas e do EXPO GUIA, a edição gaúcha da EXPO RETOMADA vai manter o formato de exposição ao redor de uma arena de conteúdo, que irá levar debates relevantes e oportunos para o setor de feiras e eventos de negócio. “O sucesso da EXPO RETOMADA tem um vínculo com o conteúdo que as arenas têm apresentado. Tivemos já conquistas importantes que evidenciam isto: o dia 14 de outubro, data da abertura da Expo Retomada de São Paulo, se transformou em uma lei em São Paulo, que instituiu o Dia das Feiras e Eventos de Negócios. Nesse ano fomos convidados para fazer da EXPO RETOMADA o evento teste oficial do setor, proposto pelo Governo do Estado de São Paulo. E, no último dia 22 de julho, quando ainda estávamos no palco da EXPO RETOMADA, vieram as confirmações da cidade de São Paulo e do Governo do Estado quanto à liberação da realização dos eventos de negócios, desde que aplicados os protocolos demonstrados no evento”, destaca Paulo Octávio Pereira de Almeida, o P.O., diretor da Live Marketing Consultoria e também idealizador da EXPO RETOMADA.
“Queremos dar visibilidade para o que tem acontecido de bom no mercado desde o início da pandemia. O conteúdo que iremos levar para a edição Rio Grande do Sul irá colocar em destaque tudo aquilo que esse período cruel trouxe de positivo. Mostraremos que o setor de eventos presenciais tem capacidade de gestão e de inovação para contemplar o mercado com soluções que continuarão funcionando como plataforma de indução da economia como um todo e que, na retomada, irão contribuir fortemente para a recuperação de empregos e geração de renda”, complementa Almeida.
Protocolos e estrutura
A EXPO RETOMADA Business deve receber cerca de 40 expositores, com expectativa de público de 2.000 visitantes nos dois dias do evento, em Bento Gonçalves. Os protocolos de segurança serão os mesmos aplicados nas demais edições, que se destacaram pela tecnologia de acesso por QR Code, aferição de temperatura em massa por câmeras fototermicas, planta da feira desenhada para o distanciamento social, além dos protocolos básicos do uso obrigatório de máscaras e álcool gel. Um diferencial em relação à última edição, de Santos, é que, no lugar da exigência dos testes antecipados de Covid, será exigido o certificado de vacinação como requisito de acesso ao evento.
O Fundaparque, pavilhão de feiras que abrigará a EXPO, é considerado o maior Parque de Eventos da América Latina, com 58 mil m² de área coberta e mais de 320 mil m² de área total. Palco de grandes eventos nacionais e internacionais, já tem diversas confirmações para o calendário de 2022, entre elas a Movelsul, maior feira de móveis da América Latina, que, em 2020, teve a sua edição cancelada quando já estava na fase final de montagem para a realização.
A EXPO RETOMADA BUSINESS é apoiada pelas principais entidades brasileiras do setor de eventos de negócios, entre elas a ABEOC – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios e SINDIPROM – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos. Após o Rio Grande do Sul, deverá acontecer em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, além de uma nova edição em São Paulo, capital.
Eventos
Exposição “Cazuza Exagerado” estreia sua maior edição em São Paulo com novas experiências imersivas

Depois de conquistar o público carioca e atrair mais de 60 mil visitantes, a exposição “Cazuza Exagerado” desembarca em São Paulo em sua maior edição. A partir de 22 de dezembro, o Shopping Eldorado recebe uma montagem de 1.800 m², mais ampla e detalhada, que mantém o espírito irreverente do artista enquanto apresenta novas experiências imersivas criadas especialmente para a capital.
No Rio de Janeiro, a mostra emocionou personalidades como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Frejat, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, além de mobilizar fãs de todas as idades. A chegada a São Paulo atende a uma demanda que cresceu nas redes sociais e entre admiradores que aguardavam a oportunidade de viver a exposição de perto. Entre as novidades da temporada está o palco Cantos e Contos, espaço dedicado à música, poesia e encontros especiais que aproxima ainda mais o público do universo do artista.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, a exposição tem realização da Sorria!, com coprodução da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, Caselúdico e Sociedade Viva Cazuza. Celebrando os 40 anos do álbum “Exagerado”, a mostra propõe uma imersão sensorial e afetiva na trajetória do artista. O público terá acesso a mais de 700 itens originais preservados por Lucinha Araujo ao longo de décadas, entre roupas emblemáticas, documentos, manuscritos, fotos raras, registros audiovisuais e objetos pessoais. Ambientes históricos também foram recriados, como a Pizzaria Guanabara, o palco do Chacrinha, a Galeria Alaska e o camarim do último show no Canecão.
Com curadoria de Ramon Nunes Mello, a edição paulistana apresenta onze salas imersivas que atravessam infância, Barão Vermelho, carreira solo e sua faceta de cronista de uma geração. A montagem inclui ainda conteúdos inéditos sobre a relação de Cazuza com São Paulo, como registros do primeiro show da turnê Ideologia no Aeroanta e lembranças do período em que parte de seu tratamento ocorreu na cidade.
“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte. Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público. Estamos chegando com uma versão extendida, mas com a mesma qualidade que emocionou tantas pessoas no Rio”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4.
O uso de tecnologia, hologramas, inteligência artificial e projeções expande a força imersiva da mostra e reforça sua proposta de oferecer uma experiência sensorial completa ao visitante. A edição paulista leva essa abordagem ainda mais longe, ampliando a escala das instalações e aprofundando a relação entre memória afetiva, arte e inovação.
Eventos
Arena Digitalks reúne líderes do mercado para discutir negócios, marketing, inovação e tecnologia em São Paulo

Nos dias 3 e 4 de dezembro, São Paulo recebe o Arena Digitalks, evento que acontece no Community Creator Academy e reunirá alguns dos principais nomes do mercado para debater tendências, desafios e oportunidades em negócios, marketing, inovação e tecnologia.
Ao longo de dois dias, o público poderá acompanhar uma série de painéis com executivos, especialistas e líderes de diferentes segmentos, proporcionando uma visão estratégica sobre o futuro do ecossistema digital no Brasil. Entre as empresas confirmadas estão Globo, NWB e N Sports, Vivo Ads, IstoÉ, Eurofarma, Getnet, Artplan, SBT, Unilever, Kondzilla e EQI Investimentos, reforçando a pluralidade de vozes e mercados representados no encontro.
Além dos painéis corporativos, o Arena Digitalks também contará com a presença de nomes de destaque do setor. Entre eles, Hugo Rodrigues, ex-chairman da WMcCann; Pyr Marcondes, que atuou como diretor do Meio & Mensagem por 11 anos e é fundador da Macuco Tech Adventures; Marcela Pinori, vice-presidente da Visa Brasil; e Felipe Spina, ex-sócio da Distrito e fundador da Maestro ABM.
“A proposta do Arena Digitalks é oferecer uma imersão completa nas transformações que moldam o ambiente de negócios contemporâneo, conectando profissionais, marcas e criadores em um espaço que estimula troca de conhecimento, networking qualificado e cocriação de soluções inovadoras.” explica Daniel Rosa, CEO do Digitalks.
Com curadoria de conteúdo voltada às principais demandas do mercado atual, o evento se posiciona como um dos mais relevantes do calendário de marketing e inovação, reforçando o compromisso do Digitalks em impulsionar o desenvolvimento do setor e fomentar discussões estratégicas para o futuro digital do país.
O evento também sediará o Arena Bossa, maior competição de startups, em uma iniciativa do Next Group com a Bossa Investimentos. A startup selecionada irá ganhar ganhar mais de R$250 mil em prêmios, sendo R$50 mil em dinheiro, R$30 mil em investimento em mídia, R$50 mil em consultoria de internacionalização além de mais R$125 mil em prêmios.









You must be logged in to post a comment Login