Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos!

Publicado

em

Os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos!

Veja a lista com os 10 melhores livros de marketing e aproveite o final de semana para colocar a leitura em dia

O que é o marketing? Qual a sua opinião? Uma pergunta tão enigmática que dá margem para todos os tipos de respostas. Uma destas definições, apresentada pelo autor Philip Kotler em seu livro Marketing 3.0: Diz que o marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro. Sendo, o objetivo do Marketing identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência. Por isso resolvemos trazer uma lista de livros para abrir sua cabeça pro marketing.

Mas a resposta pode ir muito além desse conceito, e é por isso que milhares de estudiosos, profissionais e especialistas dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens, e apontar para as tendências do futuro.

Sendo assim, seja um profissional da área de marketing querendo se atualizar, um estudante em busca conhecimento ou mesmo um empreendedor querendo saber um pouco mais sobre este departamento, os livros de marketing são fundamentais para o aprendizado e conhecimento sobre o tema.

Mas, em meio a tantos títulos, por onde começar? Ou ainda quais seriam aquelas obras obrigatórias?

A pergunta é difícil e sempre haverão opiniões diferentes. Mas tentamos dar a nossa contribuição e listamos os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos.

Portanto, se você pretende colocar a leitura em dia, se manter atualizado, não pode deixar de conferir a nossa lista.

Para entender mais sobre o assunto e ter a vivência de grandes profissionais da área, não deixe de participar do 1º evento mundial dedicado ao marketing pós-pandemia, nos dias 05, 06 e 07 de novembro, acontece o Fórum mundial de Marketing, que conta com a participação de Philip Kotler – o pai do marketing, David Reibstein – professor docente em Marketing da Wharton University of Pennsylvania, Mauro Porcini – SVP & Chief Design Officer at PepsiCo, Luiza Helena Trajano – presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza e mais de 100 palestrantes internacionais. Promovido pelo world marketing summit (wMS), o evento totalmente online, ao vivo e com tradução simultânea, é o mais esperado do ano.

Confira já nossa lista de livros:

1. Administração de marketing – Philip Kotler e Kevin Keller

O primeiro da lista dos melhores livros de marketing é uma leitura obrigatória.

Mais de 40 anos após sua primeira publicação, o best-seller de Philip Kotler e Kevin Keller se mantém atualizado e antecipando-se permanentemente às tendências do mercado – e elas não são poucas. Nessa obra, os autores praticam o que eles ensinam, ou seja, inovação constante. Eles começam pelo conceito de marketing e passam por vários tópicos, como coleta e análise de informações, criação de Brand Equity, posicionamento, enfim, oferecem a base completa para você entender o marketing.

2. As 22 consagradas leis do marketing – Al Ries & Jack Trout

Se você quer se familiarizar com as regras que ditam o mundo do marketing, leia esse manual. Uma leitura fácil, contagiante e imprescindível. Os autores equilibram humor e seriedade ao citar campanhas bem-sucedidas, apontando os fatores que levaram várias marcas à posição de liderança.

Os princípios do marketing descritos por Al Ries e Jack Trout podem ser seguidos por qualquer pessoa que busca o mesmo caminho das empresas vencedoras. Por outro lado, se violar essas leis, você está fora do mercado.

3. Contágio – por que as coisas pegam? – Jonah Berger

Essa é uma receita fantástica para obter resultados rápidos e excepcionais em seu negócio. Em suas 224 páginas, a obra, que também está entre os melhores livros de marketing, revela os seis ingredientes do sucesso, que são: Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias. Conhecê-los e aplicá-los na medida certa são requisitos para você deslanchar seu empreendimento, sem investir um rio de dinheiro.

Se você quer saber como essa mistura funciona na prática, aprenda com Jonah Berger, professor de Marketing da Wharton School – Universidade da Pensilvânia (EUA).

4. Killing marketing – Robert Rose & Joe Pulizzi

Para garantir o sucesso de suas iniciativas de marketing, é necessário, primeiro, matar sua estrutura atual. O segredo dos vencedores está em transformar as ações de marketing em um centro de lucro independente. É preciso criar valor para os clientes por meio da utilização eficiente de conteúdo original, a fim de desenvolver aplicações de marketing capazes de gerar lucros por si mesmas.

5. Foco – Daniel Goleman

Outro dentre os melhores livros de marketing não trata exatamente da área em si, mas de uma habilidade chave para ser bem-sucedido no marketing, ser produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais duradouros: o foco.

Mas, nos dias atuais, isso não é tarefa fácil. O excesso de informações cria escassez de atenção, distrai, isola e gera o sentimento de estar perdido.

6. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital – Philip Kotler

O marketing não é mais o mesmo: a internet e a ascensão do mundo digital mudaram a relação das empresas com seus consumidores. As propagandas em outdoors e na televisão já não são tão influentes.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, escreveu Marketing 4.0 para guiar a nova geração de profissionais no caminho da mudança. O livro é uma abordagem que combina interações online e off-line entre empresas e clientes. Não perca esse que é um dos melhores livros de marketing!

7. Confissões de um publicitário – David Ogilvy

A publicidade é um segmento altamente competitivo, mas você não precisa passar por cima de todos e de tudo, como um trator, para ter sucesso.

Segundo o autor, é melhor ter amigos do que inimigos, assim, valorize o potencial das pessoas que trabalham com você. Seja bondoso e trate todos com respeito.

Chamado de pai da propaganda, David Ogilvy garante que associar esse comportamento a um trabalho árduo, persistência e dedicação nos leva a conquistas surpreendentes.

8. Marketing 3.0 – Hermawan Kartajaya & Philip Kotler & Iwan Setiawan

O jeito como o marketing é feito evoluiu muito ao longo das últimas décadas. O modelo tradicional não está preparado para lidar com o novo consumidor que, com a internet e as redes sociais, se comunica com alcance global. Um consumidor que tem novas necessidades coletivas, ambientais e que busca uma sociedade cada vez melhor.

Essa obra concentra-se nessas forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Uma leitura extremamente enriquecedora.

9. Vai fundo! – Gary Vaynerchuk

Tem coisa melhor do que ganhar a vida fazendo o que gosta? Gary Vaynerchuk, o guru das mídias sociais, tem o caminho das pedras. Nesse livro, você aprenderá como o poder da internet e das redes sociais mudaram o relacionamento entre empresas e clientes e como você pode usar tudo isso a seu favor.

A proposta é: ao invés de trabalhar com o que você tolera, aproveite suas paixões e realize grandes coisas. Meça seu sucesso pela sua felicidade e não pelo tamanho do negócio ou da quantidade de dinheiro que você está embolsando.

10. O ponto da virada – Malcolm Gladwell

Você já parou para pensar por que alguns produtos, serviços ou até mesmo atitudes fazem sucesso num piscar de olhos?

Tudo acontece rápido, enquanto outros caem no esquecimento ou sequer engatam a marcha. Então, nossa última sugestão para a lista dos melhores livros de marketing é O Ponto da Virada.

Para Malcolm Gladwell, fenômenos sociais são como infecções virais. Quando uma tendência se transforma em epidemia e passa a se espalhar, sem controle, chegamos ao ponto da virada – o momento crítico que traz crescimento explosivo.

Aprenda neste livro os 3 itens-chave para criar epidemias poderosas e viralizar suas ideias.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Heinz lança campanha inspirada em “Deadpool & Wolverine”, da Marvel Studios

Publicado

em

Na preparação para o lançamento de “Deadpool e Wolverine” da Marvel Studios, nos cinemas em 25 de julho, os fãs notaram algo especial nos trajes vermelhos e amarelos, marca registrada dos super-heróis – eles se parecem muito com outra dupla icônica: Ketchup e Mostarda Heinz que anunciou o lançamento de produtos colecionáveis de edição limitada nos EUA, que permitem aos fãs ter embalagens de ketchup e mostarda personalizados e parecidos com Deadpool e Wolverine.

“Depois de ver a conversa nas redes sociais destacando as semelhanças entre nossas duas duplas icônicas – Deadpool & Wolverine e Ketchup & Mostarda Heinz – sabíamos que tínhamos que nos unir ao filme”, disse Lizzy Goodman, gerente de comunicações de marca Heinz na The Kraft Heinz Company. “Depois que fizemos essa conexão – não podíamos “desver” –  pois essas semelhanças vão além da cor. Todo mundo tem um favorito, mas, na verdade, eles ficam melhores juntos, as duas duplas desempenham papéis principais em um verão épico.”

A campanha faz parte de uma collab entre Heinz e Deadpool & Wolverine da Marvel Studios. Inspirada na verdade que os fãs não podem deixar de ver – a semelhança entre as duas duplas icônicas – a campanha é lançada com um curta-metragem com narração personalizada do próprio Deadpool, Ryan Reynolds. O filme começa como um novo spot para “Deadpool e Wolverine”, mas rapidamente se transforma em um anúncio para os icônicos Ketchup e Mostarda Heinz. Em seu estilo clássico de quebrar a quarta parede, Reynolds (como Deadpool) chega à chocante constatação de que ele e Wolverine se parecem exatamente com garrafas de Ketchup e Mostarda da marca.

Continue lendo

Empresa

Uso da blockchain no varejo está estimulando a competitividade do segmento marketeiro

Publicado

em

A competitividade do mercado de varejo está cada vez mais acirrada, com isso, equipes de marketing, inovação e comercialização têm enfrentado, diariamente, grandes desafios para cativar o consumidor, o qual passou a ser mais exigente em suas escolhas. Desta forma, a personalização do atendimento se tornou uma prioridade para o varejo, principalmente para e-commerces, que passaram a investir em tecnologias diferenciadas para se adaptar aos mais diversos consumidores, como o uso da Blockchain.

A tecnologia Blockchain já não é mais novidade, mas seu uso ficou muito conhecido no segmento financeiro, de logística e segurança. Para o varejo, a ferramenta já é bastante implementada na segurança de dados e informações, transações, tal como rastreabilidade e otimização de logísticas e produção, entre outros. Entretanto, o uso tem tomado novos rumos, ainda pouco explorados no mercado e, desta vez, voltado para equipes de marketing, CX e inovação, que passaram a trazer benefícios do cruzamento de dados da Blockchain para o atendimento direto ao cliente, como personalização e co-criação.

“Com o uso da Blockchain, ficou mais fácil para o consumidor participar do processo criativo da marca e se conectar com aquelas que ele mais se identifica. Através dela, as lojas passam a registrar de forma transparente todas as contribuições, criando um histórico confiável, e podendo distribuir recompensas para contribuições, gerando engajamento, conexão, feedbacks mais assertivos e permitindo ajustes mais rápidos e interativos”, explica André Carneiro, CEO da BBChain.

Continue lendo