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Organizadores da EXPO RETOMADA assinam Carta de Santos com entidades da indústria de Eventos

A organização da EXPO RETOMADA, que abriu a agenda dos 30 eventos-teste do Governo do Estado de São Paulo, juntamente com os representantes de cinco entidades realizadoras do evento – ABEOC BRASIL, ABRACE, SINDIPROM SP, UBRAFE e Visite Santos – acabam de assinar a Carta de Santos.
O documento é um manifesto em prol do setor de eventos de negócios, com o posicionamento das principais lideranças a favor da legalidade dos eventos presenciais com a aplicação de protocolos comprovados; o reconhecimento da amplitude econômica, de conteúdo e de geração de negócios do setor de feiras, congressos e eventos de negócios; o reconhecimento de que o setor não pode ser confundido com outros tipos de eventos e o posicionamento favorável e incentivador à ampla vacinação da população.
“A EXPO RETOMADA foi uma oportunidade para discutirmos a atualização de conhecimento e a vivência de protocolos. O próximo passo é conversar com interlocutores nos três níveis de poder o que pudemos mostrar no evento. Não queremos que o dia a dia do setor fique longe da legislação. Queremos a flexibilização consciente. Somos pró legalidade. A Carta é dirigida aos legisladores para entenderem a magnitude e os desafios do nosso setor, além de reverberar o que foi discutido na EXPO”, afirma Paulo Octávio Pereira de Almeida, diretor da Live Marketing Consultoria e um dos idealizadores da EXPO RETOMADA.
Somente a indústria de Eventos impacta mais de 50 setores da economia e movimenta, anualmente, no país, mais de R$ 930 bilhões, o que representa quase 13% do PIB – índice maior que o das indústrias automobilística, farmacêutica e a petrolífera -, com a geração de 25 milhões de empregos diretos e indiretos. “Agora, é o momento de começar a recuperar a confiança, mostrando que com a aplicação de protocolos de segurança testados e comprovados, é possível voltar a movimentar os eventos de negócios”, defende o diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da EXPO RETOMADA, Fernando Lummertz.
Confira a íntegra do da Carta de Santos:
Carta de Santos – Elaborada em julho 2021 após a realização da EXPO RETOMADA SANTOS
Nós, organizadores de eventos com foco em negócios (Feiras de Negócios e Congressos), declaramos publicamente os conceitos fundamentais que norteiam as atividades do setor:
1) somos pró-legalidade. Eventos presenciais são seguros desde que obedeçam a protocolos.
2) somos solidários também a todas as famílias e indivíduos afetados por esta terrível pandemia, mas acreditamos que chegamos ao momento da flexibilização com consciência e, portanto, os protocolos autorizados pelas autoridades sanitárias são o nosso exemplo de realização segura dos eventos presenciais com foco em negócios.
3) o setor de feiras, congressos e eventos de negócios tem ampla relação com o poder público que deverá ser norteada pelo amplo espectro econômico envolvido com a organização de eventos de negócios e não somente pelo viés de indutor do turismo de negócios. Iniciativas de associação com a economia criativa e empreendedorismo devem ser incentivadas e ampliadas.
4) políticas de fomento aos diversos destinos devem ser ampliadas cidades e locais que recebem feiras, congressos e eventos de negócios, geram desenvolvimento local, turismo e atividades relacionadas à economia criativa como um todo.
5) o setor de feiras, congressos e eventos de negócios com pleno reconhecimento por parte do poder público nas três esferas, trabalha em ambientes monitorados e com eficaz controle de visitação. Não devemos ser confundidos com outros formatos de eventos. Geramos negócios. Entendemos que a quantidade de participantes seja estabelecida de acordo com as normas do AVCB de cada ambiente.
6) as feiras, congressos e eventos de negócios geram também conhecimentos, conteúdos, novas ideias, novas conexões comerciais, ampliam relacionamentos e estabelecem novos vínculos sociais e inspiram pessoas e empresas a inovarem e a se atualizarem. Seres humanos são gregários e os eventos são a sua mais forte forma de expressão social e econômica.
7) somos totalmente favoráveis e incentivadores da ampla vacinação da população em todos os seus extratos. Acreditamos que a vacinação é o principal vetor na obtenção da necessária confiança sanitária de todos os envolvidos. Como consequência a testagem obrigatória para participação em eventos não deverá fazer parte das exigências regulatórias da retomada do setor, seguindo os mesmos parâmetros dos shoppings centers e varejo.
8) empresas idôneas na organização e gestão, aplicação de todos os protocolos de biossegurança na realização e regulamentação pelo setor público fazem parte da equação do retorno seguro do setor as suas plenas atividades econômicas.
ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Fátima Facuri – Presidente
ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes – Marcelo Soares – Presidente
SINDIPROM SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo – Carlos Sauandag – Presidente
UBRAFE – União Brasileira Feiras e Eventos de Negócios – Abdala Jamil Abdala – Presidente do Conselho de Administração
VISITE SANTOS – Santos Convention And Visitors Bureau – Vanessa Lombardi – Presidente
EXPO RETOMADA – Paulo Otavio de Almeida – Curadoria e Organização EXPO RETOMADA – Fernando Lummertz – Curadoria e Organização
Evento modelo
A EXPO RETOMADA foi o primeiro de uma agenda de 30 eventos-teste chancelados pelo Governo de São Paulo e o único B2B na modalidade Feiras de Negócios e Congressos. Nos últimos dias 21 e 22 de julho, recebeu 1.309 visitantes únicos, não simultâneos, e 245 profissionais envolvidos na montagem, no Santos Convention Center, em Santos, todos testados antecipadamente para a covid 19.
Foi, também, exemplo na aplicação de rígidos protocolos de biossegurança antes, durante e pós-evento. Uso obrigatório de máscaras, planta baixa do evento desenhada para respeitar o distanciamento, tecnologia para aferição de temperatura a distância, acesso por QR Code, catracas eletrônicas automáticas e dispensers de álcool gel espalhados por todo o evento fizeram parte dos protocolos adotados. Outro detalhe foi a definição da capacidade reduzida, ou seja, o número total de participantes se manteve bem abaixo da capacidade máxima permitida do Santos Convention Center, que é de 4.000 pessoas simultaneamente. Houve ainda acompanhamento e fiscalização pela Secretaria de Saúde Estadual, Municipal, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos, durante toda a EXPO.
Uma retestagem com 463 participantes voluntários também foi concluída no último dia 27, em São Paulo e em Santos, para a consolidação dos protocolos aplicados durante o evento. Todos os participantes serão ainda acompanhados pela organização da EXPO RETOMADA por duas semanas, com o objetivo de gerar um relatório com informações técnicas para municiar o Governo do Estado e atestar a possibilidade de retomada segura dos eventos de negócios, desde que cumpram todos os protocolos praticados durante o evento. Os dados gerados já começaram a ser enviados serão enviados à Secretaria Estadual de Saúde e ao Comitê de Saúde de São Paulo, aos cuidados da Secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, do Presidente do Comitê de Contingência da Covid 19 do Estado de São Paulo, João Gabardo, e do Secretário de Turismo, Vinícius Lummertz, que participaram da EXPO RETOMADA.
Eventos
Chiliz anuncia Hackathon com premiação de US$150 mil

A Chiliz, que atua em tecnologia blockchain para esportes e entretenimento, anuncia o “Hacking Paris”, um hackathon de três dias que acontecerá de 11 a 13 de julho de 2025 no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, França. O evento oferecerá um total de US$150 mil em prêmios distribuídos em diversas categorias focadas em aprimorar o engajamento dos fãs de esportes por meio da tecnologia blockchain e dos Fan Tokens.
A Chiliz convida desenvolvedores de todo o mundo a participarem desta competição gratuita, voltada para a criação de aplicações descentralizadas (dApps) que elevem a interação, propriedade e fidelidade dos torcedores utilizando a Chiliz Chain.
O hackathon contará com cinco principais categorias de premiação:
- Utilidade de Fan Tokens ($50 mil em prêmios): Desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar o engajamento e a fidelização dos fãs por meio dos Fan Tokens.
- Mercadorias Digitais & NFTs ($22 mil em prêmios): Criação de colecionáveis digitais e experiências únicas com tecnologia NFT.
- Aprimoramento da Experiência no Estádio ($22 mil em prêmios): Focado em melhorar a experiência nos estádios e operações de jogos por meio da integração de web3 e Internet das coisas (IoT).
- Governança Descentralizada e Votação ($22.000 em prêmios): Desenvolvimento de sistemas de votação baseados em blockchain para maior participação dos fãs nas decisões dos clubes.
- Monetização de Fãs e Criação de Conteúdo ($24.000 em prêmios): Soluções para que os torcedores possam criar, compartilhar e monetizar conteúdos relacionados ao futebol.
Além disso, serão concedidos prêmios especiais, incluindo o Fan Favorite Award ($5 mil) e o Innovation Award ($5 mil), reconhecendo projetos com criatividade e impacto excepcionais.
As inscrições para o hackathon são gratuitas e já estão abertas e vão até 1º de julho de 2025, basta acessar o site oficial do hackathon.
Eventos
Centauro cria academia gigante ao ar livre na Avenida Paulista

A Centauro, varejista de artigos esportivos, transformará a Avenida Paulista em uma academia a céu aberto neste domingo (09). Das 9h às 16h, o público poderá participar de aulas, utilizar equipamentos esportivos, além de aproveitar brindes e descontos exclusivos no Fit na Rua, uma experiência única que incentiva a prática de atividades físicas. Assinada pela Innova AATB, a ação é gratuita e acontecerá em frente à entrada do Shopping Cidade São Paulo e na loja da Centauro na Avenida Paulista.
O evento promete atrair o público com uma programação diversificada, que inclui aulas de alongamento, fit dance yoga e outros, além de 30 aparelhos para exercícios aeróbicos, como bikes, elípticos e esteiras. O Fit Na Rua deseja alcançar diretamente 19.6 mil pessoas e indiretamente cerca de 108 mil, promovendo a prática esportiva e o bem-estar em plena Avenida Paulista, que atrai cerca de 300 mil pessoas aos domingos.
Para engajar ainda mais o público, a Centauro criou a “meta de movimento”, um incentivo em que os participantes acumulam pontos durante as atividades físicas e podem trocá-los por vouchers de desconto na loja ou no site da marca.
Durante o evento, os participantes também poderão concorrer a prêmios por meio de sorteios. Os prêmios incluem vouchers para compras na loja da Centauro na Avenida Paulista, camisetas Oxer, para quem participar das atividades nas esteiras, nas bikes e nos elípticos, além da possibilidade de ganhar um kit Oxer, que poderá ser retirado diretamente na loja, do outro lado da Avenida.
“Ao levarmos essa experiência para a Avenida Paulista, queremos reforçar o propósito da Centauro de incentivar a prática esportiva e promover o bem-estar de forma acessível e inclusiva. Queremos nos apropriar do começo do ano com a ação Fit na Rua como uma oportunidade para as pessoas vivenciarem o esporte e se movimentarem, ao mesmo tempo em que nos aproximamos ainda mais dos nossos consumidores e conectamos o público à nossa marca própria, Oxer, que simboliza diversidade e estilo em todas as práticas”, afirma Gleyce Oliveira, diretora de marketing da Centauro.
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