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Nova campanha de Dove Men+Care propõe discussões sobre a relação entre a masculinidade e o autocuidado

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Nova campanha de Dove Men+Care propõe discussões sobre a relação entre a masculinidade e o autocuidado

Homens verdadeiros, diversos, quebrando estereótipos tradicionais relacionados e impostos à masculinidade. Esta é a proposta da nova campanha de Dove Men+Care, assinada pela GUT São Paulo. Com um casting formado por homens reais, o filme traz a mensagem de que autocuidado deve ser, sim, “coisa de homem” – não importa o que os outros digam ou achem.

Situações cotidianas retratadas geralmente com personagens femininas são, desta vez, vivenciadas pelo sexo oposto, em cenas que mostram, por exemplo, um homem depilando as axilas e outros usando secador nos cabelos. Há ainda a versão mais comuns aos homens, no melhor estilo “machão”, o que faz o contraponto de que nada faz de alguém “mais ou menos homem”. Por isso, saem de cena os modelos com belezas padronizadas e entram pessoas comuns, em rotinas de autocuidado – isso, sim, o que importa -, como é o caso do atleta paralímpico Gustavo Carneiro Silva.

O que te faz mais ou menos homem? Com esse questionamento, a partir da campanha,  a marca propõe reflexões sobre autoestima e masculinidade tóxica, desconstruindo padrões. “Ainda existe uma grande barreira cultural, mas, sim, os homens brasileiros estão se interessando cada vez mais por cuidados pessoais. Queremos provocar essa reflexão para normalizar a relação entre cuidado e masculinidade por causa dos efeitos positivos que isso tem na saúde e bem estar dos homens e da sociedade como um todo”, explica Camila Garbin, gerente de Marketing de Dove Men+Care.

Com o mote “Se importe menos, se cuide mais”, a campanha é parte da estratégia institucional da marca, que novamente se apropria do debate contra estereótipos. Dove Men+Care lidera o movimento de trazer essência e verdade, demonstrando com naturalidade e leveza que atitudes de cuidado, bem estar e afeto nada têm a ver com vulnerabilidade e muito menos diminuem a masculinidade. Para estimular a reflexão e mudanças dos padrões estruturais de comportamento da sociedade, Dove Men+Care vai promover diversas frentes de comunicação e conteúdo simultâneas que visam inspirar homens a percorrerem uma jornada de percepção individual, que valoriza um olhar para eles mesmos e menos preocupação com a opinião dos outros.

“Para questionar padrões, nós criamos uma campanha totalmente livre deles. Trouxemos personagens reais, homens que poderiam ser eu ou qualquer um de nós, que olham para si mesmos e gostam do que veem. Conseguimos, a partir de cenas sensíveis e extremamente verdadeiras, captar manifestações espontâneas de autoestima, fruto do autocuidado”, explica Bruno Brux, diretor executivo de Criação da GUT São Paulo.

Camila aponta que a campanha é extremamente relevante e provocativa, um apoio para que os homens ampliem suas relações com cuidado em todos os sentidos. “Vivemos em um contexto sócio-político que continua a reforçar estereótipos masculinos ultrapassados. Crescemos com a visão de que homens não choram, não podem manifestar sentimentos e nem cuidar de sua aparência. Quando os homens se libertam desses padrões, de que cuidar e se cuidar não são coisas para homem, a sociedade ganha como um todo”, pontua.

O Comportamento masculino

Hoje, mais de 50% da população masculina prefere caçoar ou até mesmo não comentar quando os amigos mudam de aparência, segundo dados do Google Consumer Survey, de abril de 2018. Além disso, o estudo aponta que 49% deles só discutem cuidados pessoais e trocam dicas de produtos quando são questionados.

Esse é só o começo da da história, já que os impactos desses padrões também se estendem à preocupação dos homens com questões de saúde. O estudo “Um novo olhar para a saúde do homem” *, aponta que quase 40% dos homens com até 39 anos só vão ao médico quando se sentem mal. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a proporção de mulheres que consultaram pelo menos um médico em 2019 era superior à dos homens (82% a 69%).

Esse é um dos fatores pelos quais em diversos países, inclusive no Brasil, a expectativa de vida dos homens é inferior à das mulheres em sete anos (IBGE 2020). Além disso, os homens foram responsáveis por 76% dos suicídios no Brasil no ano passado, segundo relatório da OMS.

A relação dos homens com o autocuidado mais uma vez ficou evidente durante a pandemia, uma vez que eles são menos propensos ao uso de máscaras. A análise do UOL TAB de São Paulo mostrou o número de mulheres com proteção chega a ser até 20% maior do que o de homens. O resultado reforça um estudo da Middlesex University (Reino Unido) e do Mathematical Science Research Institute (Estados Unidos), que constatou que apenas 29% dos homens sempre usam máscara em público.

 Agência: GUT São Paulo

Anunciante: Unilever

Produto: Dove Men+Care

Título: Se importe Menos, Se cuide Mais.

Território: Brasil

ECD: Bruno Brux

Creative Directors: Linus Oura & Tiago Abreu

Creatives: Rafael Quintal, Rodrigo Sganzerla, Julia Mota & Paulo Damasceno

Managing Director: Valéria Barone

Group Account Director: Camila Prado

Account Manager: Marcela Jundurian

Head Of Strategy: Fernando Ribeiro

Strategy Director: Diana Lopes

Social Strategist: Douglas Coelho, Bárbara Reis

Head of Production: Mariane Goebel

Production Director: Julia Ramos

Producer: Renata Fabri

Produtora: Delicatessen

Direção: Lua Voigt

Asis. Direção: Juliana Antich & Pedro Galiza

DOP: Nixon Freire

Dir. Arte: Miwa Shimosakai

Produção: Guilherme Valiengo, Grayce Felix, Felipe Cavassin e Ana Paula Bento

Line Producer: Ana Chrysostomo e Rafael de Paula

Produção Executiva: Tathiana Pires

Montagem: Nathalia Kamura

Cor: Psycho n’Look

Pós Produção: Space Gorilla

Finalizador: André Maluly

Produtora de Áudio: Hefty

     Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Tuco Barini, Celso Moretti e Rud Lisboa

Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti

Coordenação: Cristiane Oliveira

     Produtora de Música: Big Sync Music

     Direção de produção de áudio: Alex Menck     

     Atendimento: Alex Menck

     Produção musical: Ghidrah

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Taco Bell convida brasileiros a inclinarem a cabeça ao comer tacos

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A Taco Bell– rede californiana com cardápio inspirado na culinária mexicana – anuncia o lançamento de sua campanha global com foco educacional no Brasil. Com o objetivo aproximar o público brasileiro do universo da marca, desmistificando os icônicos produtos de forma leve e educativa, a campanha de marketing “Tiltvertising” é inspirada na experiência única e universal de inclinar a cabeça para comer um taco. Esse movimento de 45 graus feito para dar a mordida perfeita é batizado pela marca de “Taco Tilt”.

Trazendo de forma humorada e autêntica o conceito da marca Live Más, um verdadeiro convite para vivenciar novas experiências com a Taco Bell, a peça principal da campanha traz a mensagem: “Se você virou sua cabeça pra ler isso, você já sabe como comer um taco!”.

As ativações incluem ampla presença digital e mídia out of home (OOH) nas principais cidades em que a marca está presente, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Brasília, além de conteúdos com influenciadores digitais até o fim de dezembro.

No mercado brasileiro, a campanha ganha uma versão exclusiva e inédita: um jingle criado com inteligência artificial generativa em parceria com a Blow Records, produtora que se tornou fenômeno entre a geração Z por reinventar hits com estética retrô.

Karla Patino, Chief Marketing Officer da Taco Bell América Latina, destaca que a Taco Bell no Brasil passa por um momento de expansão e construção de awareness, buscando educar o público em duas frentes: marca, com o lifestyle e humor, e produtos, mostrando os ícones do cardápio e como se come principalmente o taco, burrito e crunchwrap. “Apesar da popularidade global, muitos brasileiros ainda não sabem como comer tacos. Retiram o recheio ou usam talher, além de não reconhecerem os nomes dos produtos. Com a campanha global ‘Tiltvertising’, a Taco Bell reforça seu posicionamento Live Más, celebrando de forma divertida e inovadora o prazer de comer tacos, agora com um toque brasileiro e sonoridade únicos, em parceria com a Blow Records”, conta Karla Patino.

“Criar esse jingle me fez mergulhar na experiência Live Más e transformar esse universo cheio de sabor e alegria em uma música superenvolvente, que é a cara da Taco Bell”, conta Zenital, compositor da música.

“Quando Taco Bell trouxe esse desafio interessante, topamos de cara. Unimos o funk, com a IA e a nossa conexão com a geração Z para apresentar o estilo tão divertido da marca. O resultado do jingle é uma versão vibrante e ao mesmo tempo convidativa para correr para a loja mais próxima”, diz Raul Vinicius, fundador da Blow Records.

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McDonald’s leva experiências inéditas ao GP de São Paulo

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Pelo segundo ano consecutivo, o McDonald’s acelera como patrocinador oficial da Fórmula 1 na América Latina, reforçando sua conexão com o universo da velocidade e da emoção. Durante o Grand Prix de São Paulo, o Méqui marca presença com experiências imersivas, ativações exclusivas e um quiosque próprio na Fanzone do GP de SP.

Pela primeira vez, o público poderá aproveitar o Quiosque da marca, que venderá McFritas grande, Chicken McNuggets (10 unidades) e os clássicos molhos Ranch e Barbecue. A novidade amplia a conveniência para os fãs que querem curtir o evento sem abrir mão do sabor de Méqui.

A marca ainda prepara um espaço interativo com simulador de corrida exclusivo para clientes Meu Méqui — programa de fidelidade da companhia —, exposição de um carro de F1 da marca e ambientes instagramáveis para que todos os visitantes registrem o momento com estilo.

“Nesse segundo ano de patrocínio, seguimos celebrando a oportunidade de reforçar valores que compartilhamos com a F1: paixão, trabalho em equipe, agilidade e excelência. Estamos muito felizes em proporcionar ainda mais conveniência e o inconfundível gostinho de Méqui aos fãs do automobilismo que estarão no GP de São Paulo este ano, com um espaço que reforça o papel do Méqui como ponto de encontro e experiência para todos os públicos”, destaca Ilca Sierra, diretora de marketing do McDonald’s Brasil.

E quem estiver fora do autódromo também poderá entrar no clima da velocidade: ao longo do mês de novembro, o Méqui oferece promoções especiais para celebrar a chegada do circuito brasileiro, com destaque para a oferta de dois sanduíches, como por exemplo Big Mac e Quarterão com Queijo, por até 40% off no app do Méqui.

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