Eventos
No aniversário do Rock in Rio, festival recebe homenagem com a estreia de um espetáculo musical que narra sua trajetória

São 40 anos de uma história mágica. No dia 11 de janeiro de 1985 nasceu a primeira edição do Rock in Rio, realizada na antiga Cidade do Rock, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira edição do festival durou 10 dias, entre 11 e 20 de janeiro, com um total de 1 milhão e 380 mil espectadores. 40 anos, 24 edições em quatro países e mais de 12 milhões de visitantes depois, o Rock in Rio, que se tornou o maior festival de música e entretenimento do mundo, antecipou as comemorações de seu aniversário em grande estilo em sua última edição, em setembro de 2024: foram sete dias marcantes, com mais de 750 artistas, 500 horas de experiência e uma emoção incalculável. Agora, na data oficial de seu aniversário, o festival recebe uma homenagem especial a altura de sua história. É a estreia do ‘Rock in Rio 40 anos – O Musical’, que fica em cartaz até o dia 23 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Esta é uma superprodução criada pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho e com trilha sonora e supervisão musical de Zé Ricardo, e que conta com um elenco de 30 atores, como Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues, Beto Sargentelli, Bel Kutner, André Dias, Gottsha, Bruno Narchi, além de uma banda ao vivo com nove músicos liderados pelo maestro Marcelo Castro.
“Costumo dizer que quando você está em busca da sua lenda pessoal, o universo conspira para te ajudar a realizar. Em 1984, vivíamos um momento histórico marcante, com o fim da ditadura e a força da juventude transformando o cenário cultural do país. Foi nesse contexto que começamos a idealizar o Rock in Rio de 1985, com o sonho de unir pessoas e criar um espaço de felicidade e liberdade. Quarenta anos depois, ver toda essa trajetória se transformar nesse grandioso espetáculo é emocionante, especialmente após o sucesso histórico da edição de 2024. Revisitar a Cidade do Rock e reviver esses momentos inesquecíveis e desafiadores, por meio de uma produção totalmente brasileira, é algo que me tocou profundamente e que certamente vai tocar o coração de todos,” afirma Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa responsável pela criação, organização e produção do Rock in Rio e The Town.
O Rock in Rio foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais, marcando um antes e depois no cenário do entretenimento mundial. Desde sua criação em 1984, idealizado por Roberto Medina, o festival tem atraído um grande público a cada edição e gerado impactos positivos nos países onde é realizado. Em 1985, na área de 250 mil m² em Jacarepaguá, mais de 1,38 milhão de pessoas participaram do espetáculo que apresentou 15 atrações nacionais e 16 internacionais no maior palco do planeta da época. Hoje, o festival é considerado o maior de música e entretenimento do mundo e foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e Cidade do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 4.665 artistas de todo o mundo, em um evento que cresceu para Lisboa, Madrid e Las Vegas, sempre expandindo sua atuação e reforçando o propósito de construir um mundo melhor.
Eventos
Exposição “Cazuza Exagerado” estreia sua maior edição em São Paulo com novas experiências imersivas

Depois de conquistar o público carioca e atrair mais de 60 mil visitantes, a exposição “Cazuza Exagerado” desembarca em São Paulo em sua maior edição. A partir de 22 de dezembro, o Shopping Eldorado recebe uma montagem de 1.800 m², mais ampla e detalhada, que mantém o espírito irreverente do artista enquanto apresenta novas experiências imersivas criadas especialmente para a capital.
No Rio de Janeiro, a mostra emocionou personalidades como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Frejat, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, além de mobilizar fãs de todas as idades. A chegada a São Paulo atende a uma demanda que cresceu nas redes sociais e entre admiradores que aguardavam a oportunidade de viver a exposição de perto. Entre as novidades da temporada está o palco Cantos e Contos, espaço dedicado à música, poesia e encontros especiais que aproxima ainda mais o público do universo do artista.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, a exposição tem realização da Sorria!, com coprodução da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, Caselúdico e Sociedade Viva Cazuza. Celebrando os 40 anos do álbum “Exagerado”, a mostra propõe uma imersão sensorial e afetiva na trajetória do artista. O público terá acesso a mais de 700 itens originais preservados por Lucinha Araujo ao longo de décadas, entre roupas emblemáticas, documentos, manuscritos, fotos raras, registros audiovisuais e objetos pessoais. Ambientes históricos também foram recriados, como a Pizzaria Guanabara, o palco do Chacrinha, a Galeria Alaska e o camarim do último show no Canecão.
Com curadoria de Ramon Nunes Mello, a edição paulistana apresenta onze salas imersivas que atravessam infância, Barão Vermelho, carreira solo e sua faceta de cronista de uma geração. A montagem inclui ainda conteúdos inéditos sobre a relação de Cazuza com São Paulo, como registros do primeiro show da turnê Ideologia no Aeroanta e lembranças do período em que parte de seu tratamento ocorreu na cidade.
“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte. Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público. Estamos chegando com uma versão extendida, mas com a mesma qualidade que emocionou tantas pessoas no Rio”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4.
O uso de tecnologia, hologramas, inteligência artificial e projeções expande a força imersiva da mostra e reforça sua proposta de oferecer uma experiência sensorial completa ao visitante. A edição paulista leva essa abordagem ainda mais longe, ampliando a escala das instalações e aprofundando a relação entre memória afetiva, arte e inovação.
Eventos
Arena Digitalks reúne líderes do mercado para discutir negócios, marketing, inovação e tecnologia em São Paulo

Nos dias 3 e 4 de dezembro, São Paulo recebe o Arena Digitalks, evento que acontece no Community Creator Academy e reunirá alguns dos principais nomes do mercado para debater tendências, desafios e oportunidades em negócios, marketing, inovação e tecnologia.
Ao longo de dois dias, o público poderá acompanhar uma série de painéis com executivos, especialistas e líderes de diferentes segmentos, proporcionando uma visão estratégica sobre o futuro do ecossistema digital no Brasil. Entre as empresas confirmadas estão Globo, NWB e N Sports, Vivo Ads, IstoÉ, Eurofarma, Getnet, Artplan, SBT, Unilever, Kondzilla e EQI Investimentos, reforçando a pluralidade de vozes e mercados representados no encontro.
Além dos painéis corporativos, o Arena Digitalks também contará com a presença de nomes de destaque do setor. Entre eles, Hugo Rodrigues, ex-chairman da WMcCann; Pyr Marcondes, que atuou como diretor do Meio & Mensagem por 11 anos e é fundador da Macuco Tech Adventures; Marcela Pinori, vice-presidente da Visa Brasil; e Felipe Spina, ex-sócio da Distrito e fundador da Maestro ABM.
“A proposta do Arena Digitalks é oferecer uma imersão completa nas transformações que moldam o ambiente de negócios contemporâneo, conectando profissionais, marcas e criadores em um espaço que estimula troca de conhecimento, networking qualificado e cocriação de soluções inovadoras.” explica Daniel Rosa, CEO do Digitalks.
Com curadoria de conteúdo voltada às principais demandas do mercado atual, o evento se posiciona como um dos mais relevantes do calendário de marketing e inovação, reforçando o compromisso do Digitalks em impulsionar o desenvolvimento do setor e fomentar discussões estratégicas para o futuro digital do país.
O evento também sediará o Arena Bossa, maior competição de startups, em uma iniciativa do Next Group com a Bossa Investimentos. A startup selecionada irá ganhar ganhar mais de R$250 mil em prêmios, sendo R$50 mil em dinheiro, R$30 mil em investimento em mídia, R$50 mil em consultoria de internacionalização além de mais R$125 mil em prêmios.








