Padrão
Música x marcas: o fazer sentir e se conectar com o público

*Por Denise Garrido
Sabe aquela pessoa por quem você se apaixonou e não sabe explicar como? Suspeita que seja pelo cheiro, pelo tom da voz, pelo gosto musical… Na verdade, tudo isso é sobre o que nos faz sentir. E é isso que as marcas estão buscando cada vez mais: fazer as pessoas sentirem para se conectarem com o seu público, proporcionando experiências. A música tem cumprido verdadeiramente seu papel de ser o elo entre marcas e o grande público, tendo a capacidade de estabelecer fortes vínculos emocionais entre os dois, porque tem uma carga sentimental significativa.
Está mais do que comprovado que os consumidores não compram apenas produtos, mas também o conceito. Investem nas marcas com que se identificam, e por essa razão as mais atentas têm buscado promover uma comunicação emocional com seu público. Patrocínios e ativações em eventos musicais sempre foram um bom formato para posicionamento de marca, pois criam conexões emocionais com os consumidores, é uma forma de entregar mensagens em momentos de lazer e descontração.
Os festivais, além de movimentarem a economia, seja para quem participa, seja para quem trabalha indiretamente nos shows, se tornaram uma enorme vitrine de marcas ao oferecer ativações e experiências para se relacionar com as pessoas. Prova disso são os shows à parte dos estandes de marcas espalhados pelos festivais ao usarem elementos dignos de parques de diversão. Vão além de cenografias incríveis e criam uma espécie de playground das marcas com roda-gigante, tirolesa, pista de patinação, bungee jump, pista de dança, e por aí vai.
A Red Bull, por exemplo, marcou presença no Lollapalooza Brasil e levou uma versão pocket da batalha de dança Red Bull Dance Your Style, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 29 de abril, para dentro do festival. A ação contou com a assinatura da Atenas na criação, no planejamento e em toda a execução. Uma das missões da agência é construir marcas através da experiência, tanto que o espaço da Red Bull no LollaBR contou com uma programação imperdível: além de votar nos seus dançarinos favoritos em batalhas 1:1, o público também teve a oportunidade de participar de aulões especiais de dança. O espaço esteve aberto durante todo o festival, mas em momentos específicos ofereceu interações especiais com o público, e em outros foi destinado às batalhas disputadas por dançarinos da cena convidados. O ambiente foi um ponto de encontro e manifestação corporal para conectar ainda mais a música com o urbano por meio da arte e de muita diversidade.
A estrutura em formato de cubo foi composta de elementos lúdicos na cenografia, mobiliários e intervenções de arte que remeteram à cultura urbana, além de um projeto de iluminação destacando as cores da marca. O espaço, onde aconteceram as batalhas da plataforma global Red Bull Dance Your Style, ganhou protagonismo na ativação, o público do LollaBR que circulava de um palco ao outro no festival sempre parava lá para interagir, votar no seu dançarino favorito e tirar fotos.
Para fechar, são muitos os níveis de envolvimento que uma marca pode ter no mercado musical tanto por meio de uma parceria estratégica com artista como no investimento em festivais. O que importa é ter identificação, engajamento e senso de conexão. Como diz Martin Lindstrom: “quanto mais positiva a sinergia estabelecida com nossos sentidos, mais forte é a conexão feita entre o emissor e o receptor”.
Padrão
Kavak faz sorteio de carro seminovo

A Kavak, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, aposta em uma ação promocional gamificada para marcar a inauguração de sua nova loja em Santo André, no ABC Paulista. A iniciativa integra a estratégia da empresa de fortalecer sua presença física e aproximar o público da experiência da marca.
Para marcar a inauguração da unidade, a Kavak realizará a ação promocional “Visita Premiada Kavak Santo André”, que inclui o sorteio de um Volkswagen Polo Track 2025. A participação é válida entre 23 de janeiro e 28 de fevereiro de 2026, período em que os consumidores podem comparecer à nova loja e participar da dinâmica, na qual cada interação realizada com a Kavak gera números da sorte, incluindo a visita à loja (um número), a inspeção de um veículo para venda à Kavak (três números), a reserva de um carro disponível na unidade (cinco números), a compra de um veículo no local (dez números) e a contratação de serviços da empresa, como o Kavak Docs (cinco números). O sorteio do prêmio ocorre no dia 11 de março de 2026.
“O lançamento da loja de Santo André representa um passo importante na estratégia de expansão física da Kavak, usando o espaço como ponto de contato com o consumidor e como ferramenta de construção de marca. A dinâmica da campanha reforça essa proposta ao incentivar diferentes produtos e etapas da jornada do cliente, além de toda segurança nas transações e de nossos veículos seminovos”, afirma Guilherme Spinace, diretor de pós-venda e experiência do cliente da Kavak Brasil.
Empresa
Heineken recria o brinde icônico de “O Agente Secreto” em parceria com a atriz Tânia Maria
O cinema brasileiro nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos com a conquista de sua primeira estatueta no ano passado que parou o País em uma comemoração digna de Copa do Mundo. E neste clima de celebração, a Heineken reforça sua conexão com a cultura e a socialização. Com a temporada de premiações de cinema, a marca convidou Tânia Maria – que deu vida à carismática Dona Sebastiana no longa “O Agente Secreto” – para recriar o brinde icônico do filme. Desta vez, o gesto celebra, não apenas uma cena memorável, mas também a força do cinema nacional, que conta nossas histórias e une os brasileiros em torno delas.
“A Heineken sempre esteve ligada a momentos de celebração e cultura. Trazer a Dona Tânia para recriar um brinde tão marcante é uma forma de homenagear o cinema nacional e reforçar nosso compromisso com a socialização e em reunir as pessoas em momentos de celebração”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Para Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo, “o cinema brasileiro tem o poder de reunir pessoas e criar conexões verdadeiras. Recriar o brinde icônico da Dona Tânia em ‘O Agente Secreto’ é uma forma de celebrar nosso cinema, com todo o Brasil unido em um brinde com Heineken”.
“Refazer esse brinde é muito especial para mim. É uma cena que marcou a minha carreira e agora ganha um novo significado: celebrar o talento brasileiro e brindar à cultura com uma verdinha”, comenta Tânia Maria.







