Padrão
Música x marcas: o fazer sentir e se conectar com o público

*Por Denise Garrido
Sabe aquela pessoa por quem você se apaixonou e não sabe explicar como? Suspeita que seja pelo cheiro, pelo tom da voz, pelo gosto musical… Na verdade, tudo isso é sobre o que nos faz sentir. E é isso que as marcas estão buscando cada vez mais: fazer as pessoas sentirem para se conectarem com o seu público, proporcionando experiências. A música tem cumprido verdadeiramente seu papel de ser o elo entre marcas e o grande público, tendo a capacidade de estabelecer fortes vínculos emocionais entre os dois, porque tem uma carga sentimental significativa.
Está mais do que comprovado que os consumidores não compram apenas produtos, mas também o conceito. Investem nas marcas com que se identificam, e por essa razão as mais atentas têm buscado promover uma comunicação emocional com seu público. Patrocínios e ativações em eventos musicais sempre foram um bom formato para posicionamento de marca, pois criam conexões emocionais com os consumidores, é uma forma de entregar mensagens em momentos de lazer e descontração.
Os festivais, além de movimentarem a economia, seja para quem participa, seja para quem trabalha indiretamente nos shows, se tornaram uma enorme vitrine de marcas ao oferecer ativações e experiências para se relacionar com as pessoas. Prova disso são os shows à parte dos estandes de marcas espalhados pelos festivais ao usarem elementos dignos de parques de diversão. Vão além de cenografias incríveis e criam uma espécie de playground das marcas com roda-gigante, tirolesa, pista de patinação, bungee jump, pista de dança, e por aí vai.
A Red Bull, por exemplo, marcou presença no Lollapalooza Brasil e levou uma versão pocket da batalha de dança Red Bull Dance Your Style, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 29 de abril, para dentro do festival. A ação contou com a assinatura da Atenas na criação, no planejamento e em toda a execução. Uma das missões da agência é construir marcas através da experiência, tanto que o espaço da Red Bull no LollaBR contou com uma programação imperdível: além de votar nos seus dançarinos favoritos em batalhas 1:1, o público também teve a oportunidade de participar de aulões especiais de dança. O espaço esteve aberto durante todo o festival, mas em momentos específicos ofereceu interações especiais com o público, e em outros foi destinado às batalhas disputadas por dançarinos da cena convidados. O ambiente foi um ponto de encontro e manifestação corporal para conectar ainda mais a música com o urbano por meio da arte e de muita diversidade.
A estrutura em formato de cubo foi composta de elementos lúdicos na cenografia, mobiliários e intervenções de arte que remeteram à cultura urbana, além de um projeto de iluminação destacando as cores da marca. O espaço, onde aconteceram as batalhas da plataforma global Red Bull Dance Your Style, ganhou protagonismo na ativação, o público do LollaBR que circulava de um palco ao outro no festival sempre parava lá para interagir, votar no seu dançarino favorito e tirar fotos.
Para fechar, são muitos os níveis de envolvimento que uma marca pode ter no mercado musical tanto por meio de uma parceria estratégica com artista como no investimento em festivais. O que importa é ter identificação, engajamento e senso de conexão. Como diz Martin Lindstrom: “quanto mais positiva a sinergia estabelecida com nossos sentidos, mais forte é a conexão feita entre o emissor e o receptor”.
Gente
Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.
Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além acelerar o crescimento e a liderança da categoria.
“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.
Padrão
Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas

A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.
Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.
“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.








