Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Marcas devem valorizar a particularidade emocional de cada consumidor na Black Friday

Publicado

em

A pandemia causada pela Covid-19 gerou uma mudança no comportamento de compra por parte dos consumidores, o que tornou ainda mais desafiador fazer campanhas assertivas e estratégicas. Por isso, a Kantar acaba de realizar uma análise qualitativa, seguindo a metodologia NeedScope, com o objetivo de ajudar as marcas a entenderem os diferentes perfis dos shoppers durante a Black Friday, que esse ano, no Brasil, será no dia 27 de novembro.

“O NeedScope traz como principal ponto o fato de que cada consumidor tem uma particularidade ao se relacionar emocionalmente com as compras na Black Friday. De acordo com cada necessidade emocional percebida, dentre as 6 existentes no modelo, é possível entender que shoppers buscam canais, promoções e mensagens que melhor se conectam com a necessidade emocional daquele momento”, afirma Karina Collenghi, gerente de contas da Kantar e especialista em NeedScope.

A executiva explica que, por exemplo, um shopper de necessidade emocional vermelha para a Black Friday tende a aproveitar e interagir com todas as ações possíveis, já que ele precisa de energia e dinamismo para encontrar boas oportunidades. Diferente do shopper de necessidade marrom. Esse, por sua vez, prefere ficar mais tranquilo e tenta encontrar apenas o que lhe convém de verdade nesse período de compras frenéticas.

Por isso, pela análise da metodologia NeedScope, que usa modelos de arquétipos da psicologia analítica, a Kantar descobriu também que o maior desafio das marcas na Black Friday é manter o seu posicionamento. Com um movimento que tende a ser mais ousado, enérgico e dinâmico, muitas marcas podem tentar fazer algo seguindo essa linha e, assim, perder a clareza da sua ação versus o seu posicionamento do dia a dia.

“É importante saber ativar as promoções utilizando das simbologias que estão dentro do posicionamento da marca, evitando confundir os consumidores e até mesmo se apagar dentre tantas marcas que acabam falando no mesmo tom e não se destacam entre si”, afirma Karina.

Deste modo, na Black Friday as marcas precisam explorar o arquétipo que se conecta com o próprio posicionamento dela. Se a marca tem uma personalidade mais amigável, feliz, tranquila, que transmite informações genuínas, ela já atrai consumidores com essa mesma personalidade. Ao acionar os movimentos da Black Friday, a marca precisa se manter fiel ao seu posicionamento de forma clara para não confundir os seus consumidores.

O NeedScope traçou os 6 perfis dos consumidores, com base em conexões emocionais, de forma agrupada, considerando as características dos arquétipos que se dividem em cores – o que vale para o tipo de posicionamento que as marcas devem ter durante a Black Friday de acordo com seu público:

  • VERMELHO – tipo de shopper/comprador que se joga na Black Friday e gosta de ser estimulado por todo o evento, sendo capaz de agarrar ótimas oportunidades;
  • ROXO – existe um sentimento de superioridade nesse território. É um perfil que busca os negócios de forma competitiva, para tentar tirar a melhor negociação possível do vendedor;
  • AZUL – compradores/consumidores que, de maneira calma, fazem suas estratégias de compra. O intuito deles é buscar uma experiência que tenha muitos benefícios. Existe um planejamento do que ele pretende comprar e o que ele realmente vai conseguir um bom negócio;
  • MARROM – existe uma passividade nesse território. Essas pessoas acabam sendo ‘levadas’ pela Black Friday e acompanham de forma passiva até acharem algo que possa atender as necessidades deles;
  • LARANJA – é o consumidor que adora fazer parte de um evento grande. Para eles a Black Friday tem a ver com dividir a experiência e as boas compras com outras pessoas;
  • AMARELO – é o de pessoas que entendem a experiência da Black Friday como uma super diversão, sendo um evento espontâneo e surpreendente. O que será que a Black Friday pode trazer?
Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Amstel capitaliza “hype” de Christiane Torloni no BBB 26 com ação inédita

Publicado

em

No dinâmico universo do live marketing e das estratégias de real-time content, poucas coisas são tão valiosas quanto o timing. Atenta ao burburinho digital, a cervejaria Amstel surpreendeu o público ao transformar uma das maiores “fanfics” da temporada do “Big Brother Brasil 26” em uma peça publicitária de alto impacto. A marca recrutou a atriz Christiane Torloni para a campanha “Pura Verdade”, após seu nome dominar as redes sociais em uma especulação coletiva sobre sua entrada no grupo Camarote.

A ação, assinada pela agência AlmapBBDO, é um exemplo clássico de como marcas podem se apropriar de conversas orgânicas para gerar conexão autêntica. De acordo com dados da Sprinklr, Torloni acumulou mais de 24 mil menções relacionadas ao reality desde janeiro, transformando-se em um dos maiores ativos de engajamento da edição, mesmo sem estar oficialmente no elenco.

No filme exibido em horário nobre, a atriz utiliza seu tom sofisticado e bem-humorado para desmentir os boatos, enquanto reforça o posicionamento da cerveja puro malte. “Semaninha agitada essa minha, viu? Parecia que todo mundo estava vendo tudo o que eu tava fazendo. Mas chega de fanfic. Posso ser sincera? Sei que é disso que vocês gostam. A Amstel, uma puro malte de qualidade, assim, do meu nível, me chamou para contar a Pura Verdade. Pra me ver aqui, no horário nobre, só se fosse numa novela aclamadíssima. Ou nesse comercial, bebendo uma Amstel”, brinca a artista.

Para Cecília Bottai, vice-presidente de marketing do Grupo Heineken no Brasil, a estratégia reflete a agilidade necessária para o mercado atual. “A campanha traduz o ineditismo e o timing que fazem parte da estratégia da Amstel no Brasil. A puro malte se conecta diretamente a esse momento com sinceridade, ao transformar uma conversa cultural em uma comunicação leve e bem-humorada”, afirma a executiva. Segundo ela, a presença de Torloni reforça a capacidade da marca de dialogar com o público através da autenticidade.

A campanha não apenas diverte, mas também solidifica a presença da Amstel em um dos períodos de maior audiência da TV brasileira. Felipe Cury, diretor-executivo de criação da AlmapBBDO, destaca que o projeto une tradição e modernidade: “A campanha resgata a essência da marca construída ao longo de seus 155 anos e a atualiza a partir de uma linguagem bem-humorada, alinhada à dinâmica acelerada do ambiente digital”.

Enquanto segue em cartaz com a peça “Dois de Nós”, Torloni celebra a nova parceria comercial. “Fiquei muito feliz com o convite para ser garota-propaganda da Amstel, porque sou cliente da marca. Neste calor, nada melhor do que uma Amstel gelada”, conclui a atriz, colocando um ponto final — com muito estilo — nos boatos de sua participação no programa.

Continue lendo

Empresa

Nubank escala Paolla Oliveira e Pedro Sampaio para estratégia de live marketing no Carnaval 2026

Publicado

em

O Nubank, consolidado como uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, deu início às suas celebrações carnavalescas com uma estratégia de impacto que une celebridades, tecnologia e experiências exclusivas. A marca recrutou a atriz Paolla Oliveira para protagonizar a campanha de ativação do “Modo Rua”, funcionalidade de segurança pioneira da instituição, e anunciou o DJ Pedro Sampaio como novo integrante de seu squad, com ações previstas para os circuitos de Salvador e Belo Horizonte.

A grande aposta da fintech para este ano é ressignificar a segurança durante a folia. Após cinco anos consecutivos como Rainha de Bateria, Paolla Oliveira experimentará o Carnaval de rua, utilizando a ferramenta que limita transações como Pix, TED e boletos fora de redes Wi-Fi seguras. A ideia é mostrar que a tecnologia permite curtir a festa sem preocupações. “Eu amo a energia contagiante do Carnaval de rua, é uma conexão única com o público. Mas, como todo mundo, também penso na segurança”, afirma Paolla Oliveira. “A ideia de ‘ativar meu Modo Rua’ com o Nubank me deu a tranquilidade que eu precisava para mergulhar de cabeça na festa, sem deixar de estar conectada e com meu dinheiro protegido. É sobre ter liberdade para ser feliz.”

Para a marca, a funcionalidade — que já protege mais de 5 milhões de clientes desde seu lançamento em 2022 — é o suporte necessário para o maior evento popular do país. “O Carnaval é a expressão máxima da alegria brasileira e nossa tecnologia serve para dar segurança aos nossos clientes para que possam aproveitar a festa com total tranquilidade”, destaca Juliana Roschel, CMO do Nubank. “Com o Modo Rua e o Pix Protegido, o único foco dos foliões deve ser a diversão e estamos felizes de contar com a Paolla nessa missão”.

Além da frente de segurança, o Nubank expande sua presença no live marketing através de uma parceria estratégica com o Spotify e Pedro Sampaio. O DJ levará o selo da instituição financeira para seus trios elétricos, onde influenciadores convidados e fãs selecionados poderão vivenciar a festa de perto.

A ação promocional utiliza um quiz no aplicativo do Spotify para identificar os ouvintes mais assíduos do artista, premiando-os com uma experiência exclusiva no trio em Salvador, no dia 12 de fevereiro. “Eu amo quando a minha música vira experiência de verdade. Poder levar fãs para o trio com o Nu é muito especial. Estou muito feliz por me juntar a esse time e espero que a gente possa fazer muitas outras ações assim”, celebra Pedro Sampaio.

Desenvolvida pelo Nubank Creative Hub, a campanha começa a circular nas redes sociais. Além do Modo Rua, as comunicações dão destaque ao novo Pix Protegido, um seguro adicional para transações e pagamentos realizados via conta ou cartão, reforçando o ecossistema de proteção da marca para o período de festas.

Continue lendo