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Largada na Fórmula 1: PETRONAS investe em lives, games e premia torcedores nas redes sociais

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Largada na Fórmula 1: PETRONAS investe em lives, games e premia torcedores nas redes sociais

Se nas pistas a disputa da Fórmula 1 está pegando fogo, nos bastidores, a principal patrocinadora da Mercedes, de Lewis Hamilton, promete ações de marketing robustas e cheias de novidades para 2021.  A iniciativa faz parte do PETRONAS FanZone, pacote de ações criado desde o ano passado para engajar os amantes de Fórmula 1 no Brasil.

“Vamos novamente envelopar essas ativações sob o guarda-chuva da marca PETRONAS FanZone,  que já foi um grande sucesso em 2020 e promete, mais uma vez, aproximar a Fórmula 1 dos fãs brasileiros do automobilismo, já que não sabemos se será possível ter a torcida na arquibancada durante o GP de São Paulo”, comenta Rogério Lüdorf, Diretor de Excelência Comercial e Marketing Américas da PETRONAS. A empresa prevê que suas ativações sejam vistas por cerca de 41 milhões de pessoas, no período de agosto a dezembro deste ano. Entre premiações, ativações de rua, promoções e publicidade, destacam-se duas grandes iniciativas.

A primeira delas é uma competição online nomeada “Desafio dos Campeões 2”. Ela teve início em 17 de setembro e finaliza em 20 de outubro, com a apresentação dos vencedores. Na competição,  os participantes devem jogar o GameZone da PETRONAS e, ao final de cada partida, ganham um número da sorte. Os 50 sorteados receberão em casa um álbum exclusivo de figurinhas contando a história da parceria Mercedes e PETRONAS, além de um boné oficial da equipe.

A segunda iniciativa aposta na participação do público nas redes sociais com a campanha Torcida PETRONAS. Na ação, a empresa irá convidar os seguidores dos perfis PETRONAS Syntium, no Facebook, e @PETRONASsyntiumBR, no Instagram, a enviarem fotos torcendo pela equipe Mercedes AMG-PETRONAS  e usando a hashtag #TORCIDAPETRONAS. Uma vez por mês, a equipe irá selecionar o autor da melhor foto para ganhar um Kit Torcedor, com almofada, balde para pipoca, copos além de um cachecol personalizado. A ação dura até a última disputa, em dezembro.

Mas as ações não se restringem apenas ao mundo digital. A empresa irá investir também em ações off-line, como publicidade urbana nas principais áreas da cidade e mídia no tunel do metrô, entre as estações Fradique Coutinho e Oscar Freire, da linha amarela. A empresa prevê atingir mais de 1,7 mi de paulistanos com essas ativações.

Além das ações voltadas ao consumidor final, a PETRONAS promoverá, exclusivamente para parceiros e distribuidores, eventos online, games e envio de kits especiais. Na campanha toda, que se estende até dezembro, a PETRONAS prevê alcançar cerca 420 mil usuários em redes sociais, 242 mil em plataformas digitais e 39 milhões por meio de merchandising em TV.

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APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

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Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais. 

“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.

Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.

A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação. 

A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.

“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.

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Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

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Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.

Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para  26 de maio com término em 9 de junho.

As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.

A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.

A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo –  gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.

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