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Kantar lança novas soluções para testes de ideias, produtos e embalagens em sua plataforma online

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As marcas que inovarem em alta velocidade e com mais frequência se recuperarão mais rapidamente de crises como a da pandemia da COVID-19. A pesquisa Europanel da Kantar mostra que as marcas que se saíram melhor da recessão de 2008-2011 lançaram 60% mais inovações do que aquelas que perderam participação “na prateleira”. Além disso, os dados do BrandZ mostram que o preço das ações das 20 principais marcas mais inovadoras cresceu quase o dobro da taxa do S&P 500 após a crise econômica de 2008.

Por isso, a Kantar acaba de lançar ferramentas de teste para ideias e produtos em sua plataforma online e automatizada, o Marketplace. São elas:

• Idea eValuate: mostra como selecionar ideias com grande potencial e prepará-las para o desenvolvimento de conceitos de inovação, medindo respostas implícitas e explícitas para aproximar-se da realidade do comportamento de compra.

• Concept eValuate: identifica conceitos de inovação com maior potencial e mostra como otimizá-los para maximizar o crescimento. Com um extenso banco de dados de mais de 100.000 conceitos e medidas preditivas, aprimora as taxas de sucesso da inovação em 50% e oferece resultados em até 24 horas.

• Pack eValuate: ajuda a identificar protótipos vencedores e otimizar rotas de embalagem rapidamente.

• Product eValuate: utiliza a parceria com o Home Tester Club para testar produtos em um contexto da vida real no momento do uso. Oferece feedback de qualidade de consumidores engajados, suportado por experiências em vídeo e classificações de usuários.

A importância das inovações e testes na pandemia

A necessidade de inovação nunca foi tão relevante para um cenário de recuperação pós-pandemia. A onda mais recente do Barômetro COVID-19, a principal pesquisa da Kantar que explora os comportamentos, atitudes e crenças dos brasileiros, mostra que as pessoas estão apegadas aos hábitos recém-adquiridos durante a quarentena: 61% dos brasileiros acreditam que manterão comportamentos como maior higiene, alimentação mais saudável, maior convívio com a família e desenvolvimento pessoal. Portanto, novos lançamentos precisam antecipar e atender a essas necessidades em evolução e mudança de estilos de vida.

“Nesse novo contexto, é necessário acelerar os ciclos de inovação para lançar produtos mais rapidamente no mercado”, afirma Carlos Eduardo Chiba, diretor de pesquisas e líder de inovação da Kantar. “Isso significa usar tecnologia e pesquisa para saber exatamente o que os consumidores precisam.”

Em outras palavras, as empresas devem usar a seu favor uma grande quantidade de dados comparativos, testes com clientes em potencial e colocar no mercado as melhores soluções o mais rápido possível. “A velocidade de entrada no mercado com a proposta de valor certa, significativamente diferente, determinará o sucesso em tempos difíceis”, diz Chiba.

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Mercado do Live Marketing busca capacitação

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Profissionais ligados ao Live Marketing estão aproveitando o ritmo menos acelerado para buscarem capacitação e qualificação para a retomada pós-pandemia. A AMPRO Saber, a plataforma de cursos de qualificação criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, tem contabilizado crescimento no número de interessados pelos cursos.

No próximo dia 22 de abril, a partir das 18h30, já está confirmada o curso online “Concursos, Sorteios, Vale-brindes: Entenda a Certificação Necessária e Evite Problemas”, ministrada por Vanessa Calabria Macarrão, do FAS Advogados. O curso vai abordar sobre a legislação de promoções e prêmios, conceito de promoção comercial, modalidades e requisitos de realização, comprou-ganhou, campanhas de incentivo, programas de fidelidade e ações de chash-back e desconto.

Na sequência, no dia 27 de abril, a partir das 19h, uma próxima turma acompanha o curso “ROI de Eventos – Conheça e Aplique”, com Roberta Nonis, da Evento Único Consultoria. A aula vai orientar agências e clientes a definirem objetivos tangíveis e intangíveis de seus eventos desde o briefing, formatando o evento com foco na mensuração de resultados.

“Diversas modalidades do Live Marketing, como os concursos, sorteios, vale-brindes, as promoções no ponto de venda, o trade marketing, não pararam. São atividades que devem continuar sendo motivadas e gerando novos Jobs. Por isso também a procura pelo curso sobre promoções com premiações. Eventos também continuam acontecendo na modalidade online e o conteúdo do dia 27 foi pensado para o preparo dos profissionais para a medição de retorno, tanto em eventos digitais quanto no retorno dos eventos presenciais”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

A agenda de eventos do AMPRO Saber, bem como detalhes e inscrições, está disponível no site da AMPRO: https://ampro.com.br/agenda

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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