Empresa
Havaianas lança nova colaboração com Fortnite

A Havaianas anunciou hoje um acordo de licenciamento com a Epic Games, operadora do jogo Fortnite, para lançar uma coleção exclusiva de chinelos em paralelo à criação do mapa da Ilha de Verão Havaianas dentro do jogo, após uma negociação conduzida pela IMG.
Disponível a partir de 29 de abril, a nova linha de chinelos Havaianas x Fortnite combina o tradicional sistema de refrigeração das Havaianas com novas estampas coloridas que celebram elementos do jogo, incluindo DJ Yonder, Brite Bomber e o Battle Bus. A coleção será oferecida nos tamanhos 35/6 a 45/6, com três opções de estampas.
Os chinelos serão comercializados nas lojas físicas e na digital flagship da Havaianas, bem como em outros canais on-line e por meio de parceiros em todo o mundo.
Para comemorar o lançamento, a partir de 29 de abril os jogadores do Fortnite em todo o mundo poderão acessar o mapa da Ilha de Verão Havaianas, criado pela agência Cheil usando o Modo Criativo do jogo. A ilha em forma de chinelo, separada em três áreas que refletem as características dos países em que os novos modelos estão sendo lançados, foi desenvolvida por Alan ‘Shinohara’ Garcia e Mateus ‘Derponce’ Yoshitani.
“A Havaianas teve a brilhante ideia de usar o Modo Criativo do Fortnite para permitir que os fãs vivenciem a experiência da marca dentro do jogo”, afirmou Shinohara. “Colocamos à prova os limites máximos disponíveis no Modo Criativo para construir o que acreditamos ser uma das melhores experiências de mapa que os jogadores já tiveram”.
Derponce disse: “Concluir o desenho de um mapa é a melhor sensação que existe. O processo de criação foi muito divertido. No início era só água para todos os lados, e ver aquela ilha gigante tomar forma dia após dia diante dos nossos olhos foi uma sensação indescritível para mim. Sem sombra de dúvida, esse foi um dos melhores projetos de mapa de que já fiz parte em toda a minha vida”.
Fefa Romano, CMO do fabricante da Havaianas, Alpargatas, acrescentou: “Queríamos trazer uma experiência totalmente única e diferenciada para o universo do Fortnite, com uma parcela do DNA Havaianas a fim de comemorar o lançamento dos nossos novos modelos de chinelo. Muitos jogadores e fãs do universo do jogo usam Havaianas; agora poderemos entrar no mundo deles e participar ativamente dos empolgantes desafios que eles enfrentam no Fortnite – até mesmo com algumas surpresas”.
Os jogadores mais ousados já podem desbloquear a Ilha Havaianas usando o código 6301-8935-3098 a partir do dia 29 de abril de 2021.
Empresa
Pedro Scooby surfa Onda de Cheddar no Méqui

Empresa
Pesquisa revela que 51% dos profissionais de Marketing veem a qualidade da produção de IA como equivalente à de humanos

Com aplicações que vão da otimização de estratégias à automação de tarefas e à personalização de experiências para clientes, a Inteligência Artificial tem transformado rapidamente o setor de marketing no Brasil. Apesar da adoção massiva, menos de 20% dos profissionais avaliam esses impactos como majoritariamente positivos, segundo estudo realizado pela agência Enlink com colaboradores da área, entre setembro e dezembro de 2025.
Levantamentos conduzidos pelo IAB Brasil em parceria com a Nielsen, divulgados em fevereiro deste ano, indicavam o uso de IA por 80% das agências brasileiras. Já o novo estudo da pesquisa Enlink aponta que a tecnologia está presente em 100% das iniciativas de marketing analisadas, sendo que 40% fazem uso frequente dessas ferramentas.
Entre as soluções mais utilizadas, o ChatGPT lidera com ampla vantagem, sendo apontado como ferramenta preferida por 97,7% dos entrevistados, seguido pelo Gemini, citado por 31%. Esse uso intensivo reflete-se na percepção sobre a qualidade do conteúdo gerado, que, segundo 51% dos profissionais, já alcança um nível equivalente ao humano.
Apesar do amplo uso, características das ferramentas preocupam os profissionais, sobretudo quanto à imprecisão de informações, fato que gera desconfiança em mais de 50% dos entrevistados, os quais ressaltam a importância de checar as informações antes de concluir a aplicação. Mesmo com o receio, mais de 43% das iniciativas pretendem ampliar o uso ao longo do próximo ano.
Conforme detalha Manu Sanches, fundadora da Enlink, a pesquisa realizada teve como principal finalidade compreender de que forma a IA pode impactar o tráfego orgânico, mas os profissionais entrevistados parecem não ter chegado a um consenso sobre isso. “Ouvimos pessoas de diversas agências das regiões Sul e Sudeste, mas o que mais nos chamou atenção foi o quanto os profissionais estão longe de um denominador comum quanto ao impacto da IA sobre o tráfego orgânico. Ouvimos desde que essa finalidade está em declínio e gera ‘migalhas’, até que ela será a maior fonte para aquisição desse tipo de ativo no próximo ano”, explica.
Os dados apontam, portanto, um cenário em que a Inteligência Artificial já está amplamente incorporada às rotinas do Marketing brasileiro, ao mesmo tempo em que desperta percepções distintas entre os profissionais do setor. Enquanto parte dos entrevistados destaca ganhos operacionais e reconhece avanços na qualidade dos conteúdos







