Empresa
Fortnite: Renner lança ação usando modo criativo do game

Varejista de moda é a primeira do setor a realizar ativações utilizando o jogo, aproximando-se ainda mais do público gamer
Em linha com a estratégia de reforçar sua presença digital, a Renner, em parceria com a eBrainz, consultoria de estratégia especializada no universo gamer, lança sua primeira iniciativa de inovação e relacionamento digital com gamers. A ação envolve a criação de um mapa inspirado em uma loja virtual dentro de um jogo eletrônico gratuito, através do modo criativo do Fortnite. Batizado de Renner Play, o projeto que promove o ambiente virtual criado dentro do jogo estará disponível a partir do dia 29 de junho.
No mapa, será possível conferir e ter fácil acesso a atrações criadas especialmente para esta experiência, entre elas dez minigames (“O chão é lava”, “corredores coloridos”, “pisos instáveis” e outros) para jogar com amigos e família de maneira leve e divertida. O cenário projetado é próximo de uma verdadeira loja da Renner e conta até mesmo com o Encantômetro, terminal eletrônico que existe em todas as lojas físicas da varejista e que os consumidores usam para avaliar sua experiência de compra.
Além disso, QR Codes estarão espalhados pela loja, direcionando o público para seções do e-commerce da marca: feminino, masculino e infantil, no qual os interessados podem fazer suas compras, inclusive dos produtos com selo Re – Moda Responsável. Outra forma de interatividade que o público encontrará na loja da Renner dentro do mapa desenvolvido no modo criativo do Fortnite é o EcoEstilo – projeto de logística reversa pós-consumo da varejista que, em 2021, completa 10 anos. Um QR code direcionará para um link de “Saiba Mais”, em que será possível obter mais informações sobre a iniciativa.
O projeto integra outros investimentos inovadores da marca, focados em usar tecnologia e dados para estreitar o relacionamento com seus diversos consumidores. A iniciativa visa fortalecer o posicionamento digital da Renner e soma-se a uma série de ações já em operação, como o lançamento da persona digital Rennata e a recente campanha Tá Online. Tá na Renner, que destacou ao público como é fácil comprar na varejista: pode ser no site, no app, no WhatsApp e até na loja física. A Rennata, inclusive, fará o lançamento oficial da loja da varejista no modo criativo do Fortnite. No Instagram da marca, a influencer virtual contará ao público que agora a loja da Renner está diferente e que até ela mesma já se aventurou nos minigames.
“Com uma gama de possibilidades de criação, a Renner identificou uma oportunidade de montar sua primeira loja em um ambiente virtual nunca explorado”, analisa a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon. De acordo com a executiva, o objetivo foi aproximar ainda mais a marca do público gamer e o conceito do modo criativo do Fortnite mostrou-se o mais adequado no cenário atual.

A Renner Play foi elaborada pela Agência SunoPaim, com consultoria da eBrainz, que liderou o desenvolvimento criativo da solução, viabilizando a ação da varejista dentro do jogo utilizando o modo criativo do Fortnite. Para o sócio fundador da eBrainz, Raiff Chaves, após o lançamento do mapa, o objetivo é que ele continue sendo atualizado.
“A ideia é que seja um organismo vivo de relacionamento da marca com os gamers, inclusive trazendo promoções exclusivas para toda a comunidade”. Para operacionalizar o projeto, a eBrainz analisou o mercado, o comportamento dos consumidores do varejo, a tendência de digitalização e conectou a marca Renner ao universo gamer.
Lives simultâneas
Para promover ainda mais integração com este público, a Renner vai realizar uma transmissão simultânea, ao vivo, em 10 canais de influenciadores nas plataformas Twitch e Facebook Gaming, em 3 de julho, às 18h30. Com apresentação da gamer e influenciadora digital, Nyvi Estephan, o evento terá a presença de outros gamers que vão interagir com os participantes da live e promover ativações da Renner.
Entre os confirmados estão Samira Close, BlackoutZ, Mount, Gabi Cattuzzo, EaiiMaka, Zerobadass, MelanyLolee, Liminha e Nayu, que levarão seus fãs para se divertir na loja e promover ações para gerar descontos exclusivos.
Parceria renderá quatro ativações
Para isso, estão previstas quatro ativações. A primeira delas, é o uso da hashtag #tanogametanarenner no Twitter, com metas a serem atingidas na transmissão. Quando a meta é alcançada, há uma comemoração ao vivo e um prêmio liberado, entre eles, um cupom de frete grátis nas compras durante a live e a oportunidade de fãs jogarem com seus ídolos.
Num segundo momento do jogo, que leva o nome de Real Outfits, a Renner enviará para cada um dos 10 influenciadores quatro looks, de acordo com seus estilos, e eles usarão um look diferente para cada bloco da live. Todos os looks estarão disponíveis no e-commerce da varejista para compra com desconto também durante a transmissão. Além disso, cada influenciador terá seu próprio cupom de desconto para seu público usar em compras em todo o site, é a chamada Look Squad. Nessa ação, cada influenciador terá 30 segundos para defender por quê a audiência deve utilizar seu cupom e não do outro influenciador.
A ativação final fica por conta da Peça Exclusiva: três estampas serão colocadas para votação do público. A peça escolhida será vendida exclusivamente como pré-venda na live. Cabe destacar que haverá um link direto e um QR Code apresentados na tela, direcionando para a votação e para pré-venda.
Como acessar a Renner no Fortnite
A ação Renner Play é mais um importante passo da empresa para reforçar sua presença no digital, sendo o primeiro no cenário de jogos eletrônicos.
Para acessar a loja virtual no Fortnite, os jogadores precisam seguir procedimentos simples. O primeiro é entrar no “Modo Criativo” do jogo, selecionar a opção “Jogar” e depois o botão “Código da Ilha”. No menu, é preciso ainda inserir o código 4904-1268-7036 e depois clicar na opção “Lançar”, que vai levar o player direto ao centro da loja.
Empresa
Com vazamento intencional e easter egg, Quem Disse, Berenice? lança campanha de coleção inspirada em As Meninas Superpoderosas

Em um mercado de beleza cada vez mais competitivo e saturado de lançamentos, Quem Disse, Berenice? aposta em uma campanha que vai além da nostalgia. A marca transporta o storytelling de As Meninas Superpoderosas para o universo da maquiagem — com narrativa, atitude e formatos pensados para gerar desejo verdadeiro e alta repercussão digital.
Com o conceito “Elemento QDB. Make, atitude e tudo o que há de bom” a marca se inspira no “elemento X” – ingrediente secreto que dá poder às Meninas Superpoderosas na série de animação — e o transporte para o mundo da beleza, materializado em produtos sensoriais e experiências digitais interativas construídas sob uma narrativa envolvente. Essa abordagem estratégica não é apenas capturar fãs dos antigos, mas também dialoga com um público jovem-adulto conectado com as maiores tendências do mercado e pronto para se envolver em conversas autênticas.
A campanha se desenrola a partir de um vazamento intencional: antes do lançamento oficial, o vilão Macaco Louco invade os canais da marca, hackeia o e-commerce e envia kits de imprensa exclusivos com os produtos da collab. A ação, narrada por Jorge Vasconcellos, dublador original do personagem, tem como objetivo gerar curiosidade e FOMO — os ingredientes ideais para interesse e desejo.
A narrativa ganha força com a adição da Senhorita Belo — uma personagem enigmática no desenho original, essencial para convocar as Meninas Superpoderosas sempre que o caos se instala. Quem disse, Berenice? conheceu a atriz brasileira Giovanna Lancellotti para interpretar a personagem na capa de uma grande revista feminina, marcando o anúncio oficial da colaboração exclusiva de maquiagem inspirada em As Meninas Superpoderosas no Brasil. Dentro da trama da campanha, é ela quem chama as heroínas para impedir que os lançamentos de make caiam nas mãos do Macaco Louco.
“Giovanna é a parceira ideal para contar essa história, já que representa autenticamente nossas consumidoras, como Berês — antenadas em beleza e livres para se expressar. Apaixonada por make e, agora, com os fios ruivos para seu novo papel, incorpora força, personalidade e conexão óbvia com a marca” , explica Carolina Carrasco, diretora executiva de branding e comunicação de Quem Disse, Berenice? e O Boticário.
A execução da campanha se apoia em três pilares estratégicos: o engajamento orgânico com o fandom da animação, que ativa conversas conversas e cria senso de exclusividade; o protagonismo dos produtos, com foco em inovação, textura e cor; e a criação de grandes momentos de conteúdo que furam a bolha e garantem repercussão massiva. Cada elemento da campanha foi pensado para gerar alto impacto desde o pré-lançamento até o pós, com durabilidade residual para a marca.
“A narrativa colocou a coleção no centro de forma extensamente rica, entregando make e atitude de um jeito que só Quem Disse, Berenice? Poderia. Usamos estrategicamente o universo das Meninas Superpoderosas desenvolvendo os produtos e o elemento QDB em protagonistas de uma história contada pelos próprios personagens da saga: do vazamento da collab pelo Macaco Louco à revelação do rosto Senhorita Belo”, comenta Bárbara Zarif, gerente de criação e conteúdo da W3haus .
Empresa
Bradesco utiliza plataforma própria de IA generativa para acelerar processos e aprimorar a experiência do cliente

O Bradesco dá mais um passo rumo ao futuro do setor financeiro por meio da “Bridge”, uma plataforma proprietária de inteligência artificial (IA) generativa, projetada para impulsionar a eficiência operacional, acelerar o lançamento de produtos e aprimorar a experiência dos usuários. Com mais de 3 milhões de clientes e 80 mil colaboradores já impactados por meio da BIA, assistente virtual do banco que utiliza a solução, a Bridge foi desenvolvida sob medida para as demandas da instituição e atua como habilitadora, integrando múltiplas capacidades de IA com foco em segurança, governança e escalabilidade.
Em operação desde abril de 2024, a Bridge contabiliza mais de 200 iniciativas em diferentes áreas do banco e funciona como uma camada de IA integrada ao ecossistema. Por meio de uma interface visual e um conjunto de APIs (interface de programação de aplicações) de simples integração, ela disponibiliza habilidades avançadas de IA generativa, como geração de texto e código, sumarização e classificação e criação de agentes, para serem incorporadas nas aplicações de negócio da instituição financeira. Hoje, clientes e colaboradores utilizam suas capacidades principalmente por meio da BIA.
“A plataforma permite que diferentes áreas acelerem seus processos, automatizem tarefas e melhorem a experiência dos usuários, sem a necessidade de novos desenvolvimentos complexos. Tudo isso incorporado a um framework de IA responsável que também foi desenvolvido pelo Bradesco contando com a assessoria jurídica do Opice Blum, e está alinhado às regulamentações vigentes, metodologias de referência e governança institucional, que asseguram o uso ético, seguro e responsável da IA”, comenta Rafael Cavalcanti, diretor de dados e relacionamento com clientes do Bradesco.