Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Estudo da Casa 96 aponta tendências para promoções em 2020

Publicado

em

Não é sobre como vender, mas como conquistar. A combinação entre prêmios, mecânicas, meios, mensagens e expectativas é o segredo da aproximação entre marcas e consumidores, é o que revela o novo levantamento Promoção em 2020, entendendo o cenário, mapeando as tendências, que acaba de ser divulgado pela Casa 96.

O estudo, que resulta de mais de 10 pesquisas com até 30 mil respondentes de todo o Brasil, traz dados do crescimento anual no número de promoções aprovadas e mais prêmios sendo distribuídos. Foram mais de R$ 500 milhões em prêmios gerados em 2018, um aumento de 40% em relação aos dados de 2017. Segundo o levantamento, em 2019, a SECAP – Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia, que autoriza as promoções comerciais, teve um aumento de 20% de autorizações em 2019 comparando com 2018, foram 6.300 promoções aprovadas. A expectativa do mercado é de bater recordes de promoções autorizadas em 2020.

Os dados apurados pela Casa 96 também mostram um mercado promocional mais consolidado e com maior maturidade digital, que promove KPIs importantes para as marcas, com capacidade de coletar dados comportamentais que direcionam as estratégias. “Temos um mercado apto a ajudar os clientes na direção do melhor caminho, tanto em relação à concorrência, como entender os desejos do seu público, formas de aumentar o volume de vendas, exposição, de fidelizar etc”, enfatiza a sócia-diretora da agência, Denise de Cássia.

A mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos também foi essencial para a escolha das melhores mecânicas promocionais. O levantamento mostra desde a força dos sorteios com grandes prêmios e premiações instantâneas, em 2017, até a evolução das mecânicas com experiência inserida, como tendência para 2020, com a expectativa do aumento do engajamento.

As promoções continuam sendo incentivadoras das vendas para a maioria do público: 55% compram mais produtos do que tinham planejado para participarem de uma promoção e 81% trocam de marca para participarem de uma promoção. Um dos dados que chamaram a atenção no estudo foi que, em 2019, o comportamento dos consumidores mostrou que eles não estocam mais produtos. “Na mesma pergunta que fizemos em 2013, 62% informou que comparava mais de um item para participar de uma promoção, esse índice caiu na última pesquisa pois o consumidor não estoca mais, o que nos fez mudar algumas estratégias da quantidade de produtos solicitados nas mecânicas”, informa Denise.

Mas apenas promocionar já não é mais o suficiente, revela o levantamento da Casa 96. Os consumidores passam a ter uma relação mais emocional com as marcas, é preciso, portanto, promover oportunidades e momentos que transformam suas vidas, usando a experiência como fator de proximidade. “As marcas assumem cada vez um papel mais importante na vida dos consumidores, elas confortam, influenciam positivamente, além de ajudarem na construção de um vínculo relevante e duradouro com as marcas”, reforça o sócio-diretor da agência, Caio de Carvalho.

Sobre os meios usados para a participação em promoções, a pesquisa observou o crescimento do WhatsApp. “Prevemos a consolidação da ferramenta para 2020, inclusive como um meio de relacionamento com os clientes”, observa Denise.

Já sobre a característica dos prêmios, a preferência nacional deve continuar pelos prêmios de menor valor, com mais chances de ganhar. Em 2019, a preferência por esta modalidade chegou a 70%, contra 30% pelos prêmios maiores. Casas, carros e valores em dinheiro ainda estão entre as premiações mais desejadas. Se o prêmio não estiver ligado às principais necessidades – casa, carro, dinheiro – deve surpreender, ser inusitado ou estar relacionado ao estilo de vida, diz o estudo.

Em 2019, as premiações com viagens também têm conquistado os consumidores e outras tendências passam a despontar para 2020, como as experiências, fator que aumenta consideravelmente o índice de lembrança da marca.

Marcas que mostram preocupações sociais e propósitos relevantes também passam a ter maior conexão com seus públicos: 74% dos consumidores disseram que a chance de participar de promoções aumenta quando houver um propósito sustentável ou de ajuda ao próximo.

A Casa 96 atua fortemente em busca dos melhores resultados para as marcas por meio da experiência do consumidor, em qualquer uma das áreas de atuação do Live Marketing. Especializada em Live Marketing com foco em BI, a agência elabora ações pautadas a partir do resultado de pesquisas e relacionamento, com uma base composta por milhões de consumidores, além de milhares de lojas divididas pelas categorias Nielsen.

Com plataforma proprietária, a metodologia potencializa o nível de acerto na rota escolhida para a elaboração de cada ação. Na carteira, a presença de grandes marcas, como Ajinomoto, Colgate, BIC, Mondelez International, Melitta, SAZÓN®, entre outras atesta a qualidade na entrega e nos resultados que a agência propõe. Outros detalhes: www.casa96.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Princesas da Disney e personagens de Star Wars marcam a nova campanha do McLanche Feliz

Publicado

em

Princesas da Disney e personagens de Star Wars marcam a nova campanha do McLanche Feliz
O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. Neste mês, em mais uma parceria com a The Walt Disney Company Latin America, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados nos principais personagens das franquias Disney Princesa e Star Wars.

Dentro do universo das Princesas, será possível escolher entre 8 modelos que retratam as protagonistas femininas corajosas e sonhadoras, cada uma com sua aparência, personalidade e aventuras únicas. Cada uma das princesas é acompanhada pelo seu quarto do castelo e as peças podem ser conectadas entre si para criar um lindo castelo completo. Os brinquedos são inspirados na Ariel (A Pequena Sereia), Bela (A Bela e a Fera), Branca de Neve, Cinderela, Jasmine (Aladdin), Moana, Mulan e Tiana (Princesa e o Sapo).
A franquia de Star Wars iniciou sua jornada de sucesso desde o seu início em 1977 e há mais de 40 anos atrai uma legião de fãs de todas as idades. Neste mês, os apaixonados pela saga poderão encontrar 9 brinquedos compostos por um dos veículos característicos do universo Star Wars, com o busto dos principais personagens. Cada brinquedo conta com 3 discos para a função de lançador que, à medida que o veículo é empurrado para frente, os discos são disparados em uma rápida sucessão.

Entre os personagens selecionados da franquia estão: Yoda®, Chewbacca®, Darth Vader®, Boba Fett®, Stormtrooper da Primeira Ordem®, Rey®, Kylo Ren®, Sith Trooper® e Finn®.
A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam a imaginação com atividades criativas e muita diversão.

Os brinquedos estarão disponíveis nos restaurantes, McDelivery e Drive-Tudo em todo o país.
Continue lendo

Universo Live

Edição especial Ampro Globes Awards: o que é bom ficou ainda melhor

Publicado

em

Edição especial Ampro Globes Awards: o que é bom ficou ainda melhor

A Revista Live marketing, traz de volta o sucesso da edição passada e lança a campanha da edição especial Ampro Globes Awards 2021. Iremos oferecer uma visibilidade incrível para os cases que fazem parte do short list da premiação, bem como aqueles que conquistarem ouro, prata e bronze, além
dos grandes prêmios.

Para nós da Revista Live Marketing é extremamente gratificante conseguir viabilizar esse projeto porque o Ampro Globes Awards é o mais importante prêmio do Live Marketing brasileiro. E, diante disso, é a sua oportunidade de contar com uma edição que depois de lançada pode ser compartilhada com
quem você quiser.

Esse ano, a Associação de Marketing Promocional (Ampro), que organiza a premiação está comemorando o número recorde de inscrições. Foram 329 cases, inscritos por 40 agências, 46,22% acima do número de inscrições de 2020, quando a premiação contabilizou 225 cases inscritos no primeiro ano de pandemia. “Esperávamos repetir o resultado de 2020, mas superamos. Esse
resultado é mais uma demonstração de força e resiliência do mercado de Live Marketing, com as agências comprovando que têm soluções criativas em quaisquer circunstâncias”, declarou o presidente executivo da entidade, Alexis Pagliarini.

Por isso, não perca tempo e reserve já o seu espaço. Criamos uma condição mais do que especial para que você não fique de fora dessa edição. Seja visto e reconhecido por todos. A Revista Live Marketing hoje está presente no portal da Revista Live Marketing que atinge mais de 120 mil visualizações mensalmente. Além disso, por conta do lançamento da edição especial é feito todo um projeto de comunicação que inclui posts nas redes sociais, landing page, banner e campanha de impulsionamento.

Quer fazer parte desse momento histórico? Ligue para (11) 99978-9998 ou mande um email para [email protected] O Mauro Camargo vai ter um grande prazer em conversar com você.

Continue lendo