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Estudo aponta retomada nos investimentos em mídias sociais e novos formatos de conteúdo na pandemia

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A Socialbakers, que atua em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, divulga novo relatório abrangente sobre as tendências no bilionário mercado de publicidade nas redes sociais. O estudo detalha as transformações do marketing de influência e da publicidade paga à medida que as marcas se adaptam à pandemia de Covid-19 no mundo todo. Algumas das principais conclusões do relatório incluem o retorno aos níveis pré-pandêmicos em áreas como orçamentos de publicidade, custo por clique (CPC) para anúncios pagos e a quantidade de tempo que os usuários do Facebook passam online. O levantamento também apresenta um aumento significativo na quantidade de vídeos orgânicos utilizados nas mídias sociais, tendência essa que apresenta aos profissionais de marketing uma alta taxa de engajamento do público que está em home office ou cumprindo o isolamento social.

“O segundo trimestre foi dinâmico do ponto de vista de marketing. Vimos a publicidade paga se recuperar e o CPC aumentar à medida que as empresas voltaram ao normal na maioria das regiões e setores”, afirma Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil. “Vimos uma queda nos gastos com anúncios no início de junho, principalmente nos EUA, o que corresponde a #BlackoutTuesday. No entanto, os gastos com anúncios voltaram ao normal quase imediatamente. Houve outra queda nos gastos com anúncios no final de junho, provavelmente relacionada aos boicotes a anúncios que também devem afetar os números no terceiro trimestre de 2020”.

Gastos com anúncios aumentam e avançam para níveis pré-pandêmicos
Em todo o mundo, os gastos com anúncios em mídias sociais aumentaram significativamente. Globalmente, as marcas gastaram 26% mais em publicidade em comparação ao final do primeiro trimestre, quando os orçamentos ainda eram muito impactados pela pandemia de coronavírus. Todos os setores analisados pela Socialbakers mostraram um aumento nos gastos com anúncios nos últimos três meses. No entanto, houveram casos em que os gastos com anúncios caíram temporariamente, provavelmente devido ao movimento #BlackoutTuesday e ao boicote a anúncios no Facebook organizado por direitos civis e grupos ativistas. O impacto do boicote nos anúncios do Facebook foi mais sentido na América do Norte, onde os gastos diminuíram 31,6% nas duas últimas semanas do segundo trimestre. Como esse boicote deve durar pelo menos até julho, os gastos com anúncios provavelmente continuarão a diminuir no início do terceiro trimestre.

Custo por clique aumenta no mundo, mas índice ainda é baixo na comparação anual
O custo médio por clique dos anúncios pagos online aumentou 55,3% depois de atingir seu ponto mais alto no início de março, antes da Covid-19 afetar todo o mundo. O maior índice de crescimento foi registrado no sul da Europa, chegando a 94%. Para todas as marcas, o CPC aumentou 42,7%, chegando a US$ 0,107. No entanto, nos principais feeds, o CPC ainda mostra um declínio ano após ano, o que significa que ainda existe uma oportunidade para marcas que possuem um bom orçamento atingirem um público maior com seus conteúdos.

Usuários do Facebook retornam à atividade online pré-pandêmica
Os dados da Socialbakers também indicam que, à medida que as comunidades em todo o mundo começaram a sair da quarentena, o tempo que passavam online voltava em grande parte aos níveis pré-pandêmicos. As interações relativas do Facebook caíram de 100% para 50,8% no segundo trimestre, mas voltaram a aumentar no final do trimestre. Essa redução foi principalmente um retorno ao nível normal após um pico anormal em meados de março, quando muitos iniciaram o período de isolamento.

Publicações com vídeos aumentam e mostram grande potencial
No começo da pandemia, em março de 2020, o conteúdo em vídeo registrou picos de interesse nas plataformas de mídia social. O Twitter, que contém mais de 20% dos tweets feitos por páginas de marcas, lidera com a maior porcentagem desse formato comparado ao Facebook e Instagram. No caso do Instagram, os vídeos representaram 17,1% de todas as postagens das marcas, um aumento de 16,3% em relação ao segundo trimestre de 2019. Já o Facebook registrou um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com os vídeos representando 18% do conteúdo nessa plataforma. Além disso, o uso do Facebook Live aumentou 27% em comparação com o segundo trimestre de 2019 e 126% nos últimos quatro meses, se tornando o formato com maior engajamento da plataforma.

“Vídeo é uma ótima maneira de gerar engajamento orgânico, já que os profissionais de marketing tentam alcançar o público que ainda está em casa”, pontua Alexandra. “Devido aos seus níveis consistentemente altos de engajamento, prevemos que muitas marcas continuarão aproveitando o Facebook Live e as transmissões ao vivo no terceiro e quarto trimestres. Para nós, a mensagem está clara. As marcas que não investirem em lives estão deixando de lado uma oportunidade de engajar mais”, conclui.

Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.

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Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports

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Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.

Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.

Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.

O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.

O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”

Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.

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GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas

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O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.

A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.

A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.

O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.

“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.

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